Parque de Goiás é destino perfeito para safári fotográfico

Publicação de notícias & eventos relacionados aos interesses do público Mochileiro/Viajante independente.


Parque de Goiás é destino perfeito para safári fotográfico

Mensagem não lidapor LEO_THC » 17 Mai 2009, 12:07

FONTE: Terra
http://turismo.terra.com.br/interna/0,, ... afico.html


É preciso paciência. Os animais estão por toda a parte, mas não necessariamente debaixo de nossos olhos. No vasto campo, em meio ao capim alto, algo balança de repente: é um grupo de porcos-do-mato ou veados campeiros. Talvez seja uma ema, a maior ave brasileira, que de tanto correr por aqui deu nome ao parque nacional. Com um pouco mais de sorte, pode ser também um tamanduá-bandeira, que encontra seu refúgio enquanto o cerrado brasileiro é tomado pelas plantações de soja.

» Veja mais fotos do parque nacional das Emas
» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos
e notícias

O parque nacional das Emas fica no sudoeste de Goiás, nas fronteiras com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Junto com a chapada dos Veadeiros, ele foi declarado patrimônio natural da humanidade pela Unesco, em 2001. Uma das grandes diferenças entre a chapada e o parque é o relevo: enquanto a primeira se caracteriza pelas variações de altitude e pode alcançar até 1.600 metros, o segundo é mais nivelado.

Os amplos espaços cobertos de capim podem até parecer monótonos se comparados às vistas estonteantes de outros parques do cerrado brasileiro. Mas essa reserva não foi feita para se olhar de longe, e sim de perto. Suas maiores belezas estão nos pequenos detalhes: as flores silvestres que crescem após o início das chuvas, as cerca de 400 espécies de aves - araras, corujas, gaviões, periquitos, pica-paus -, as árvores retorcidas de casca grossa, os cupinzeiros de até dois metros de altura que emitem luzes fosforescentes em determinadas épocas do ano. Cada visitante terá seus próprios flagrantes, que merecem ser registrados em uma expedição fotográfica.

Além da vastidão dos campos, eventualmente pontilhados por áreas arbóreas, o parque possui vales úmidos e cursos d'água. O principal rio é o Formoso, cujas águas azuladas são tão limpas que não conseguem camuflar as pedras. Para chegar até ele, atravessa-se uma agradável trilha de 2,5 quilômetros, que termina em um merecido banho.

Serviço
O Parque Nacional das Emas possui duas entradas: uma a 80 km da cidade de Mineiros e outra a 25 km da cidade de Chapadão do Céu, ambas em Goiás. O ingresso na área de conservação custa R$ 3 por pessoa e, para visitá-la, é preciso o acompanhamento de um guia cadastrado. O preço da diária de um guia custa cerca de R$ 100, independentemente do número de pessoas no grupo. O agendamento pode ser feito com a associação de guias de Chapadão do Céu pelo telefone (64) 9626-0035 (Aluísio Cabral). Mais informações sobre o parque podem ser obtidas pelo número (64) 3929-6000 ou no site http://www.agroecologica.tur.br.
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano


"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
Avatar do usuário
LEO_THC
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 2611
Desde: 15 Dez 2004, 13:07
Localização: Salvador

Voltar para Notícias & Eventos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante