Ir para conteúdo

Parque Estadual de Itapuã - Perguntas e Resposta


Posts Recomendados

  • Membros

[align=][t1]Parque Estadual de Itapuã[/t1][/align]

 

O Parque Estadual de Itapuã, criado em 1991, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que guarda uma das últimas amostras dos ambientes naturais da região de Porto Alegre. Localizado no município de Viamão, abrange cerca de 5.570 hectares, onde se encontra uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias de água doce, dunas, lagoas e banhados, bem como um número significativo de espécies raras e ameaçadas de extinção: cerca de 40 espécies de répteis, 30 espécies de anfíbios, 200 espécies de aves incluindo as migratórias, e um expressivo número de espécies de mamíferos, entre estes a jaguatirica, a lontra e o bugio-ruivo. O Farol de Itapuã, concluído em 1860, marca o encontro das águas do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. Existem elementos históricos que evidenciam fatos da Revolução Farroupilha (1835-1845) no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos. No Centro de Visitantes, há uma exposição fotográfica permanente com diversas imagens da unidade de conservação, e para grupos agendados é ministrada uma palestra com as informações e a história do Parque.

 

O Parque Estadual de Itapuã está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, inclusive nos feriados ocorrentes nesse período da semana, das 9h às 18h. Atualmente apenas duas áreas estão abertas à visitação – Praia das Pombas e Praia da Pedreira, sendo que o número de visitantes está limitado a 350 pessoas por praia, por dia. As trilhas interpretativas não estão disponíveis para visitação no momento. No Centro de Visitantes pode-se assistir a um vídeo sobre o Parque, além de visitar a exposição fotográfica permanente com diversas imagens da Unidade de Conservação. O Parque oferece infra-estrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, com vigilância. Quanto à alimentação, somente na Praia das Pombas há lanchonete em funcionamento, sendo indicado que o visitante leve seu próprio lanche, principalmente em caso de visita à Praia da Pedreira. Quanto ao uso das churrasqueiras, destaca-se que não há disponibilidade desse equipamento para todos os visitantes que ingressam no Parque, portanto seu uso está condicionado à ordem de chegada. Além disso, é obrigatório levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque (gravetos, etc.). A visitação no Parque Estadual de Itapuã tem como foco a contemplação da natureza e a recreação em contato com os ambientes naturais. Visando à conservação da natureza no Parque e à segurança dos visitantes, algumas normas devem ser respeitadas nessa Unidade de Conservação.

 

 

Algumas imagens aereas do Parque:

itapua3.jpg

 

itapuaPombas.jpg

 

itapua2.jpg

 

itapua6.jpg

 

itapua4.jpg

 

itapua5.jpg

 

itapua9.jpg

 

itapua7.jpg

 

itapuaPontadoPontal.jpg

 

 

- É permitido: banhar-se nas áreas demarcadas; usar guarda-sol, somente nas praias de areias; usar somente bóias de braço (crianças devem ter sempre acompanhamento dos pais ou responsáveis); usar piscina infantil, somente sobre áreas de terra ou areia.

 

- Não é permitido: usar jet-ski, prancha, caiaque e assemelhados; acampar ou pescar; deslocar-se nas pedras; circular de bicicleta; jogar bola; usar churrasqueiras portáteis e fogareiros a gás; ouvir som alto; pular dos trapiches; alimentar os animais existentes no Parque; coletar qualquer tipo de material vegetal; pendurar quaisquer objetos nas árvores; entrar no Parque com animais domésticos; ingressar no Parque com lenha e utilizar gravetos e/ou materiais existentes no Parque para fazer fogo.

 

Ingressos:

- Valor atualizado R$ 5,13 (preço em Março 2012) por pessoa/por praia.

- Os ingressos são vendidos somente na entrada do Parque, até as 17h.

- O ingresso é cobrado por pessoa e por praia; caso o visitante deseje conhecer as duas áreas, deverá adquirir ingresso para cada praia.

- Crianças com até 10 anos de idade são isentas do pagamento de ingresso.

- O valor do ingresso é determinado pela Lei Estadual n° 8.109/1985, que define as taxas de serviços diversos relativos aos órgãos estaduais, com base na Unidade Padrão Fiscal (UPF). Para valores atualizados, consultar o site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA. Telefone 3227.6516

 

 

Localização: O Parque Estadual de Itapuã situa-se na região metropolitana de Porto Alegre, no município de Viamão.

 

mapax.jpg

 

aMapa1.jpg

 

 

 

 

Como chegar:

Partindo de Porto Alegre

- De carro:

- pelo bairro Glória, pela av. Oscar Pereira e Costa Gama;

- De ônibus:

- partindo de Porto Alegre, a linha é Viamão/Farol de Itapuã (Fone 51 -3485-4070), que tem seu ponto de embarque no Centro da cidade, na travessa Francisco Leonardo Truda (entre av. Mauá e rua Siqueira Campos). O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas.

 

Partindo de Viamão

- pelo Cantagalo ou estradas Acrísio Prates e Ricardo Vieira Barcelos.

- Outros acessos:

- RS-020 – liga Cachoeirinha a Porto Alegre;

- BR-116 – liga Canoas a Porto Alegre;

- BR-290 – liga Eldorado do Sul a Porto Alegre;

- BR-290 – liga Osório a Porto Alegre;

- RS-040 – liga Viamão a Itapuã.

 

 

Estradas:

De Porto Alegre são 53 km de asfalto e 4 km de estrada de terra até a portaria do parque.

Para a Praia da Pedreira são mais 3 km de estrada de terra, (em boas condições).

Para a Praia da Pombas são mais 2 km de estrada de terra, (em boas condições).

 

 

Distância do centro da Capital (km): 57

 

 

Funcionamento:

Quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.

 

 

[creditos]Fontes textuais: SETUR, SEMA, Bem Te Vi BRASIL

Imagens: Skyscrapercity[/creditos]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esse eh um destino imperdivel pra todos que vistam Porto Alegre na minha opiniao, seja no verao para se refrescar nas aguas do Guaiba ou no inverno pra apreciar a natureza bucolica da natureza. So recomendo chegar bem cedo (um pouquinho antes do horario de abertura do Parque) quem pretende ir la no verao, pois as praias possuem um limite no numero de visitantes e geralmente lotam cedo nessa epoca... uma alternativa pode ser o Camping das Pombas que fica ao lado da Praia das Pombas, mas fora do Parque, e tambem os passeios de barco ate o Farol que partem da Vila de Itapua.

 

 

 

Camping das Pombas

Ao lado do Parque de Itapuã, ao lado da Praia das Pombas.

O camping tem barracas para alugar, tem luz 220V, e chuveiros quentes a gás.

Tem restaurante e lancheria que funciona aos sábados e domingos nos meses de verão, de novembro até fevereiro.

Tel. (51) 9224.6964

 

 

Farol de Itapuã Turismo

Oferece diversos passeios de barco pela região.

Passa pela Ilha da Pombas, Ilha do Junco, chegando ao Farol de Itapuã,

nos dias de calor é possivel o mergulho em locais escolhidos pelo comandante.

Horários da Agência: terças e sextas das 13h às 18h;

Sábados e Domingos das 9h às 19h.

Saída na Marina da Vila de Itapuã com no mínimo 5 pessoas.

Tel. (51) 3494.1111 ou 9997.5030

http://www.faroldeitapua.com.br

 

 

 

 

Alem das praias o Parque tambem possui diversas trilhas, mas infelizmente elas estao fechadas para visitaçao:

 

Trilha da Onça - Tem 3.280 metros (ida e volta) com duração de duas horas. O grau de dificuldade é leve a moderado. O ponto de partida é a Praia das Pombas e o destino é a Praia da Onça. As diferentes espécies de bromélias e orquídeas, além da caliandra e da vassoura vermelha, são algumas das flores que adornam a trilha. A presença de fraléias, uma espécie de cacto que está em extinção, evidencia a recuperação da natureza. A visão panorâmica do Lago Guaíba e da Praia das Pombas é uma maravilhosa recompensa. Atende até dois grupos de 15 pessoas por dia.

 

Trilha da Fortaleza - Percurso que sai da Praia da Pedreira e segue até o topo do Morro da Fortaleza com extensão de 3.070 metros, realizada em aproximadamente duas horas e meia. É uma trilha histórico-cultural onde podem ser vistas trincheiras da época da Revolução Farroupilha (1835-1845) e a própria fortaleza que abrigava os farrapos. No caminho natural, encontram-se espécies da flora como as corticeiras da serra e do banhado, gravatás e butiazeiros. Atende um grupo de 10 pessoas por dia, com saída no período da tarde.

 

Trilha do Araçá - Percurso que sai da Praia da Pedreira e segue até a Praia do Araçá, com 1.900 metros, realizada em menos de duas horas. Trilha percorrida em trecho florestal com boa sombra, que permite vislumbrar belas paisagens, como a Praia do Araçá e o Farol de Itapuã. O passeio envolve o visitante e descreve como funcionava o antigo caminho de comércio entre praias. A trilha atende grupo de até 10 pessoas por dia, pela manhã.

 

Trilha da Visão - Percurso pela crista do Morro do Campista com extensão de 2.900 metros (ida e volta), percorrida em aproximadamente duas horas. Conta com inúmeros mirantes naturais, que possibilitam a contemplação de belos ângulos das paisagens do Parque. A trilha pode ser percorrida por pessoas acima de 15 anos. Atende até dois grupos de 15 pessoas por dia e necessita de agendamento pelo fone (51) 3494.8082.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O lugar eh lindo mesmo, deveria ser um dos principais destinos pra quem visita Porto Alegre mas ainda eh desconhecido ate mesmo da maioria dos portoalegrenses. Algumas fotos minhas do Parque:

 

 

Praia da Pedreira

 

20120713214806.JPG

 

20120713214855.JPG

 

20120713214542.JPG

 

20120713214644.JPG

 

20120713214834.JPG

 

20120713214951.JPG

 

20120713214731.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

Praia das Pombas

 

20120713215015.JPG

 

20120713215106.JPG

 

20120713215156.JPG

 

20120713215247.JPG

 

20120713215323.JPG

 

20120713215401.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Parque fechado e literalmente abandonado. A informação de estar fechado somente com um aviso no último acesso, depois de percorrer 55 km de POA. Não consta nada no site governamental, pelo menos informando aos interessados. consta aberto das quartas feiras aos domingos. Como dito, FECHADO e ABANDONADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

pessoal, pretendo visitar o parque agora no verão

tendo em vista o post do colega acima, alguém sabe dizer como está o parque? também vi um tal de projeto butiá, que é um restaurante, mas caro pra carai.

então, alguém dá notícias do parque? abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
pessoal, pretendo visitar o parque agora no verão

tendo em vista o post do colega acima, alguém sabe dizer como está o parque? também vi um tal de projeto butiá, que é um restaurante, mas caro pra carai.

então, alguém dá notícias do parque? abs

 

Lu, até onde sei o parque estava fechado há quase 2 meses devido falência da empresa que realizava a segurança do parque! Mas segundo a SEMA, o parque reabrirá justamente neste final de semana, dia 10 e 11 de janeiro, inclusive a praia das Pombas, porém com restrição de 350 pessoas! Não sei te dizer como vai ser o andamento da carruagem, mas acredito que continue funcionando só em fds, e nem todas praias abertas ao público!

 

Abraços

R. Bruxel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...