Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais

#1175131 por nathan_mg
28 Mar 2016, 08:56
michelleaguiar escreveu:Boa tarde! Alguém indica alguma empresa que faz a subida do Pico da Bandeira? Sou de Belo Horizonte e não queria fazer a trilha sozinha por minha conta. Pretendo ir no feriado de 21 de abril.

Obrigada!


Sobre empresas que fazem eu não sei, mas lá é um parque muito bem estruturado, conta com guardas muito educados e prestativos nos 2 acampamentos (Tronqueira e Terreirão), há banheiros/vestiários com chuveiro (frio), e as trilhas são muito bem demarcadas, com estacas presas ao solo ou pinturas de setas nas pedras. Sem contar que em feriados o parque fica bem cheio e tem um monte de gente subindo e descendo as trilhas o tempo todo.
#1175149 por nathan_mg
28 Mar 2016, 09:52
michelleaguiar escreveu:Obrigada!

Estava preocupara em ir sozinha, mas li muitos relatos nesse final de semana e acho que vou na raça mesmo! Tem um relato de novembro em que não estava podendo acampar no Terreirão. Você sabe se já normalizou?

Abs!


Sim, normalizou a uns 15 dias. Houve um problema na fossa dos banheiros em que precisou da interdição de lá para que fosse solucionado. Fiquei acampado lá este fim de semana, está tudo normal. Se você tem costume de fazer trilhas, pode ir sozinha que não terá problemas. Se tiver alguma dúvida, é só falar que eu ajudo no que puder. :wink:
#1175260 por michelleaguiar
28 Mar 2016, 14:55
Ah que ótimo!

To organizando as coisas e qualquer dúvida te pergunto sim!

Pretendo sair de BH cedinho, acampar no Terreirão e subir de madrugada. É tranquilo deixar as coisas no camping enquanto faz a trilha? Você levou muita coisa na mochila nessa segunda parte?

Muito obrigada pela ajuda!
#1175311 por nathan_mg
28 Mar 2016, 16:53
michelleaguiar escreveu:Ah que ótimo!

To organizando as coisas e qualquer dúvida te pergunto sim!

Pretendo sair de BH cedinho, acampar no Terreirão e subir de madrugada. É tranquilo deixar as coisas no camping enquanto faz a trilha? Você levou muita coisa na mochila nessa segunda parte?

Muito obrigada pela ajuda!


O esquema é esse mesmo, sair de BH cedinho, chegar em Alto Caparaó na hora do almoço, subir pro Terreirão e atacar o cume de madrugada. Nas duas vezes que fui, deixei minha coisas na barraca, sem cadeado, e não tive problema algum, acho que este tipo de problema ainda não chegou por lá (Graças a Deus). Entretanto, por precaução, levei comigo pro cume minhas coisas de valor como celular, carteira, chaves e documentos do meu carro. Além disso, levei apenas água, camera, um fleece de reserva caso o frio apertasse demais lá em cima, barras de proteina e um Gatorade.

Te indico dar um pulo no Pico do Calçado, fica a 1km do Pico da Bandeira no sentido Espirito Santo, de lá tem-se uma vista incrível do Bandeira, que não dá pra ser visto direito pela subida do lado mineiro.

Outra dica certeira: Considere para subir pro cume o mesmo tempo que você gastar do Tronqueira ao Terreirão, não mais que isso. A distância é praticamente a mesma, e a falta de peso no ataque ao cume é compensada pelo grau mais elevado de dificuldade na trilha, daí você sobe com menos peso, porém mais devagar, então fica elas por elas. Digo isso pois as sugestões quanto ao horário de saida do Terreirão variam muito, tem quem indique sair 2h da manhã, 3h, 3:30h... E se você chegar muito cedo lá em cima, vai passar um frio absurdo sem necessidade, visto que o grande momento é o nascer do sol. Portanto, para não ficar na dúvida, use como parâmetro o seu próprio tempo gasto na primeira parte. Eu gastei 2h no Tronqueira-Terreirão e 1:40h do Terreirão ao Pico dessa última vez. Vc vai lembrar dessa dica, ;)
#1176618 por canandes
01 Abr 2016, 16:20
michelleaguiar escreveu:Ótima dica!! Ainda não tinha essa referência, tava imaginando que gastaria mais tempo na segunda parte...

Também não sabia do outro pico. Quero conhecer sim!

Muito obrigada!


Olá!

Liga pra sede do Parque que eles lhe passarão informações sobre guias. Porém, acho desnecessário, a trilha é bem sinalizada e tranquila.

Aqui você consegue obter informações. http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/g ... tante.html
#1179612 por thierseuller
13 Abr 2016, 09:06
canandes escreveu:Olá!

Dê uma olhada no link abaixo. Nele você irá encontrar sua resposta.

http://www.picodabandeiratur.tur.br/info.htm




Muito bom, obrigado canandes!
Felizmente a melhor época começa agora em maio, hora de começar a planejar então! ::otemo::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes