Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#156587 por khumbu_
11 Mai 2005, 19:27
Eu pretendo ir ao Pico também nop feriado do fim do mês, sairemos de Resende-Rj 5ª, pernoitaremos em algum lugar por lá, e partiremos pro pico na sexta pela manhã, minha intenção inicial é fazer a travessia , acampando lá em cima, no pico da bandeira, ou o mais próximo dele, alguém já tentou ? a Adm . do parque proíbe? Mas para isso eu prescisaria de informes de como proceder para voltar pro lado mineiro e quanto tempo demora esse retorno.
Outra dúvida que tenho é em relação aos campings, eles possuem limites de vagas? Caso eu não consiga uma, é possivel pernoitar nas
imediações ou trilhas que levam ao Pico?
Alguém pode me indicar outras atrações do lado mineiro durante a subida ap pico?
agradeço desde já.

#156686 por drizzt
12 Mai 2005, 08:21
Fala KHUMBU! Bão?

Quanto ao acampamento, é proíbido acampar fora das áreas. E SIM, elas tem limites de vagas, quando fiz a minha reserva na 5ª passada faltavam apenas 10 vagas para o TERREIRÃO (MG) e a TRONQUEIRA já estava lotada havia 15 dias. Não sei quanto ao acampamento capixaba...

Você pode ter muitas informações no site oficial do parque: http://serradocaparao.vilabol.uol.com.br

Abraço
#157763 por drizzt
16 Mai 2005, 22:54
É isso ai khumbu, não tendo uotro jeito... Me lembro, que em uma das vezes que fui tinha uma galera (que não estava com a gente) que não tinha reserva. Eles tiveram que aguardar um tempo para serem liberados...
#157995 por khumbu_
17 Mai 2005, 19:47
Como faço pra reservar vagas no camping TERREIRÃO???
Alguém tem o tel do lugar??!?!
#158860 por fac_maiden
20 Mai 2005, 09:10
Aê...galera dia 25/06/2005 estarei no Pico da Bandeira pela 10ª vez....gostaria de saber se nessa data algume que frequenta o fórum vai estar por lá.....eu sou morador de Linhares-ES....e estou organizando uma excursão que sai daqui de Linhares no dia 24 às 23:00h. Se alguem estiver interessado...favor entrar em contato pelo meu e-mail. Quero encontrar alguém lá para trocarmos idéias e dicas sobre o esporte. Pois a maioria das pessoas que vão são "marinheiros de 1ª viagem"...mas tudo bem.......Abraços para vc´s....
#159127 por drizzt
21 Mai 2005, 10:09
<font face="Comic Sans MS">Opa... Chegarei no parque na quinta, dia 26. Acamparemos no Terreirão e vamos ficar até domingo. Não sabemos ainda em qual dia subiremos ao pico...

Por lá, procure pelo acampamento dos LAMAS, perto da casinha de lixo...

Abraço</font id="Comic Sans MS">

[^]
#159569 por fac_maiden
23 Mai 2005, 16:48
POis é...estarei lá dia 25.....e estarei indo embora no dia 26. Ficarei só o fim de semana lá mesmo....num vai dá pra curtir tudo não.....mas vai valer a pena.......
Passei pelo seu acamp.....só rpa dar um alô e trocar uma idéia...já que vamos subir durante a madrugada.....eu saio gritando lá quem é do acamp do LAMAS..aiuhaiuhaiuha.....estarei com uma camisa do mochileiros preta.......dificil vai ser ver a camisa nakela escuridão...se bem que será lua cheia.....em todo caso...nos esbarramos por lá.....

FUixxxxx......;)))
#160300 por drizzt
26 Mai 2005, 07:17
Galera é hoje! Tamo saindo de BH daqui a pouco (por volta das 8:00) com destino ao Parque. Iremos acampar no Terreirão e deveremos subir pro Pico de hoje pra amanhã. Ficaremos até domingo.

Se alguém estiver por lá esses dias, procure pelo acampamento dos LAMAS...

Abraço a todos
#160443 por Rogerio Felix
27 Mai 2005, 10:24
Galera em ritmo de aventura,

Muito maneiro isso. Estarei subindo dia 02/06 até o dia 05/06, estarei pelos acampamentos do Parque.

Nunca ir sem reservar Camping, os do lado de Mg ficam mais lotados e os do lado do Es, são mais vazios, derrepente dá pra fazer pelo lado Capixaba.

Grande abraço a agalera que vai pra lá e espero que seja bom pra todos.

Valeu,

Rog.
#161168 por drizzt
31 Mai 2005, 00:29
SIMPLESMENTE INDECENTE!!!!

Cheguei de lá ontém e foi excelente, talvez a melhor das 3 idas minhas ao parque. Fizemos o Pico da Bandeira, o Calçado e só não fomos ao Cristal porque a neblina começou a subir rapidamente. Daí, descemos o vale do Rio Caparaó (e não Cipó, como estava anteriormente) até o Terreirão, muito bom!!!! Matão total!!!

Ah, fizemos também um pico ao lado do terreirão que também tem uma vista muito bonita do "mar de nuvens"...

Depois colocarei as fotos pra galera ver...
#162860 por tiagobossi
05 Jun 2005, 12:21
Para quem se interessa em subir o Pico da Bandeira pelo lado mineiro ai vão algumas dicas:

Alto Caparaó é uma cidadezinha muito simpática, mas, atenção, não possui banco nem hospital. Posto de gasolina tem.

O parque tem uma infra-estrutura muito boa. Para datas mais concorridas vale a pena fazer reserva.

Da Tronqueira (último ponto que se alcança de carro) até o pico são nove quilometros. Os primeiros 4.500m são tranquilos, a caminhada é muito bonito, margeando o Vale Encantado. Fiz a caminhada a noite com lua cheia, nem precisamos de lanterna neste primeiro trecho.

A metade do caminho é demarcada pelo Terreião. Última área de Camping antes do pico. Possui banheiros e uma casa para quem quiser alugar. Possui tb um posto de vigilância.

A segunda metade (do Terreirão ao Pico) é mais difícil, mas nada impossível. Vale a pena guardar forças para os últimos 800m. Esse aí é pedreira, literalmente. Vale a pena chegar imediatamente antes do nascer do sol. Chegar no pico muito cedo não adianta nada e vc vai acabar congelando. Verdade: pegamos tempo nublado (só no final, acabou que não deu para ver o nascer do sol) e lá em cima o frio é de encardir. Só como observação vale dizer que meu gorro, máquina fotográfica e cílios congelaram. Meu rosto ficou coberto por uma fina camada de gelo. E isso pq ficamos lá em cima menos de 20 minutos.

Dica: para quem pode o melhor é sair para o Terreirão (metade do caminho) durante o dia, armar barraca e tratar de descansar para alcançar o pico durante a madrugada e ver o nascer do sol. Levem binóculo, pois se o céu tiver limpo, dizem, dá para ver até o litoral do ES.

Subir da Tronqueira direto até o pico e voltar no mesmo dia (que foi o que eu fiz) é pesado. Dá para fazer, mas é pesado.

Desça devagar ou seus joelhos vão para o espaço. Leve bastante líquido, sanduíches, frutas e barra de cereais. Mas evite subir muito pesado. Cuidado para não exagerar nos agasalhos durante a subida ou seu suor acaba congelando. É importante, sim, levar agasalhos bem quentes para os momentos que vc para de caminhar (principalmente no pico).

Durante o dia dá para subir sem guia. Durante a noite, não. Dizem que dá para subir acompanhando apenas as setas, mas vc acaba se perdendo.

IMPORTANTÍSSIMO: Nada de banho quente logo após a descida, espere seu corpo se aclimatar primeiro. Senão vc acaba no hospital.

No mais, uma boa viagem e leve uma boa máquina fotográfica, as paisagens são deslumbrantes.

Lá é maravilhoso. Uma das viagens que vc se lembra para sempre.

Tiago.
#162985 por fac_maiden
06 Jun 2005, 07:58
Pois é....o Pico sempre deixando saudades......estarei chegando em Alto Caparaó no dia 25 bem pela manhã.....pra poder subir o Pico à noite......Irei acampar mesmo na Tronqueira....vai ser demais....espero ver alguém do fórum por lá nesses dias......abraços.....
#163032 por Rogerio Felix
06 Jun 2005, 10:45
Simplesmente demais,

Acabo de retornar de lá e brevemente irei postar meu relato de viajem.

Agradeço a todos os amigos de de certa forma, impulsionaram a vontade de visitar esse lugar magnifico.

Grande abraço a todos e mais uma vez muito obrigado,

Rogério Félix.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes