Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#167202 por hugovl
20 Jun 2005, 13:48
Galera, tentei subir o pico este fim de semana. Mas infelizmente não deu. Sai da tronqueira as 19:00 e chegui ao terreirão as 21:00. Fui bem tranquilo. Estava fazendo muito frio, como não levei barraca fiquei na casa de pedra, estava muito frio. Mesmo muito bem agasalhado passei muito frio.

As 2:30 da madrugada, com 3 graus, começamos a subir até o pico. Após 2 horas de caminhada, quase na reta final, começou a chover. Parte grupo decidiu voltar e eu e a outra parte continuamos. Caminhamos mais uns 15 minutos. Quando demos conta que a chuva não ia passar e sim, ela só aumentava, já era tarde. Toda a trilha virou um rio, a água descia como uma cahoeira lá de cima. Ficamos todos enxarcados. Voltamos. Nos perdemos pois a cerração e a água encobrirão a trilha. Após muito sofrimento, escorregões e escoriações chegamos ao terreirão. Lá estava um caos, as barracas alagaram, poucos ainda tinham peças de roupas secas. Um colega meu apresentou pricipio de hipotermia. Pedimos ajuda aos guardas e eles foram sensacionais, fizeram um café, nos empretou agasalho e cobertores. Na casa dos guardas, ficamos sabendo que o parque tinha fechado temporariamente, ninguem sai nem entrava, devido a chuva. E quem estava na tronqueira era "aconselhado" a ficar por lá. Só 4 horas depois, por volta das 10:30 os veiculos foram liberados para descer, sempre usando a 1a marcha.

Resumo da aventura, foi uma lição que com a natureza não se brinca. Pico da Bandeira pode SIM ser perigoso. Mesmo que o dia esteja bom, o tempo pode mudar. Leve capa de chuva, as roupas tem que estar em sacos pláticos lacrados.

Bom é isso, que a experiencia sirva para todos. Pois, em alguns momentos, houve risco a integridade fisica de muitos.

Até,
Hugo Venturini Loureiro

#167490 por Rogerio Felix
21 Jun 2005, 11:29
Hugo,

Boas palavra de conselho, graças a deus eu não passei por isso e graças também por não ter havido nada com nenhum de voçes, a não ser um pouco mais de experiencia e adrenalina.

OS guardas são maneiros mesmo.

Rog.
#167506 por MOG
21 Jun 2005, 11:58
Fala Hugo,

Já passei por essa situação duas vezes, mas conseguimos sair ilesos.

Vale lembrar que a chuva vem do nada, quando saímos da tronqueira o céu estava limpo e nem sinal de chuva.

Acho que deveria ter um abrigo de emergência nas trilhas para casos como esses.

Abraços
#168687 por drizzt
24 Jun 2005, 12:59
É galera, eu também já passei por isso. Foi na minha segunda ida ao parque. Nos atrasamos e chegamos na portaria já de noite. Subimos até a Tronqueira e iríamos acampar no Terreirão. Mochila nas costas e começamos a subida. Bem no início, desabou uma tempestade que cobriu toda a trilha. Saímos da trilha e nos perdemos por um tempo. Encontramos com outros grupos perdidos. No total, devíamos ser umas 12 pessoas com apenas 3 lanternas que prestavam...

Custamos a encontrar o Terreirão e quando encontramos, a roupa da galera estava toda molhada. A minha estava protegida e pude emprestar agasalhó pro resto da galera...

É isso aí, cuidado na montanha nunca é demais...
#173451 por samuel_adv
08 Jul 2005, 19:06
Salve pessoal!!!

Agora em julho/agosto devo pegar um tempo bom, sem chuva, por lá? Frio eu sei que vai estar!! hehe! Aliás, já tô acostumando, pegamos -2,4 em Itatiaia no fim do mês passado.

Estou querendo ir no final do mês, lá pelo dia 24/25-jul (LUA CHEIA!!!), estarei de férias e estou tentando juntar uma turma aqui do sul de MG para rachar o diesel da toyotinha... (cerca de 1500km ida e volta, em 5 no jipe fica bem mais em conta)

Enfim, por qual lado vale mais a pena subir, por MG ou pelo ES? Qual a estrutura em ambos os lados? Qual camping é melhor ficar? Qto tempo demora cada lado? Ó tem som de ú? Q tanto de pergunta! :-)

Dicas, sugestoes, palpites e informaçoes sao sempre muito bem vindas, como sempre!

Abraços!!!!!
#176944 por samuel_adv
20 Jul 2005, 11:24
Bom, como ninguem respondeu minhas perguntas, e como quem fica parado é poste, corri atrás de mais algumas informações (além das que constam aqui no tópico), dividi-las-ei com a galera:

O site oficial do PARNA Caparaó é http://www.parquenacionaldocaparao.com.br/index.php
Lá consta o fone para reserva, que tem que ser agendada com certa antecedência.

No site www.descubraminas.com.br tem muitas dicas interessantes sobre as demais atrações do Parque - embora o destino mais procurado lá seja o Pico da Bandeira, ainda tem muita coisa legal para se ver. (pesquise no site pela cidade de Alto Caparaó).

No DescubraMinas tbm tem a previsão de qto tempo demora cada trecho da caminhada (segundo eles, de 1:40 a 2:00 horas da Tronqueira até o Terreirão; e depois mais 2:00h até o Pico). Claro que isso varia de pessoa para pessoa, depende do condicionamento físico, além das proprias condições climáticas.

Como vou ter tempo sobrando, vou ficar na Tronqueira, que fica perto de outros atrativos do Parque (como o Vale Encantado e a Cachoeira Bonita).

Qto às informações em relação ao lado capixaba, não achei (nem procurei) muita coisa, até pq tenho tempo de sobra para a viagem, mas não tenho grana sobrando, então vou ficar aqui pro lado de MG mesmo. Ah, talvez estique até a Cachoeira da Fumaça, vai depender de qto eu economizar de combustível na estrada.

Pra variar, a galera aqui deu pra trás, e vamos em apenas 2 pessoas na toyota - eu e mais um, o que encareceu nossa trip... paciência; tem coisas que só o seu cartão de crédito (e um checão pré!) faz pra vc! Daqui a trinta dias eu vejo como pagar a viagem! :-)

Enfim, é isso.

[]´s e até a volta!!!!
#177635 por Gabriel_lost
21 Jul 2005, 22:03
alguém pode me dizer que casa de pedra é essa q geral ta fala?
#177661 por Augusto
22 Jul 2005, 00:55
Pelo q sei, existem 2 versões sobre a Casa de Pedra:

A 1ª é de foi construída pelos zeladores do parque há muitos anos, como um abrigo rudimentar.

A 2ª é contada pelos moradores da região.
Eles dizem que o Terreirão serviu de esconderijo para os guerrilheiros opositores do regime militar brasileiro, na década de 60, tendo sido eles os verdadeiros construtores da casa.


Como abrigo, é um bom local p/ quem não leva barraca. O único porém são os ratinhos e os quatis q vem atrás de comida.


Abcs.


Augusto
#179738 por samuel_adv
29 Jul 2005, 08:54
Voltei do Pico da Bandeira!!! MUITO SHOW!!!! Ainda aproveitamos o embalo e fomos para o Calçado e para o Cristal... tem muita foto, estou separando as melhores, em breve coloco um pequeno relato aqui!

[]'s!
#208957 por Augusto
05 Nov 2005, 05:02
Postado pelo usuario ECNES
em 02/06/2005 00:52:05
mensagem

Pessoal preciso de uma dica de roupas pra subir o pico da bandeira...que jaqueta ou anorak vcs me recomendam...?E de preferencia num preço legal...rs Pretendo ir dia 23 de julho.
Fico agradecido!



Replies:





------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuario fac_maiden
em 02/06/2005 10:52:18
mensagem:

Opa......eu estarei lá no dia 25 de junho........
Anorak...aconselho os da marca Conquista.....são muito bons e de um preço bem legal.....quanto a jaquetas....dê preferência as forradas com pena de ganso....ou aquelas térmicas mesmo impermeáveis.....se não possuir nenhuma dessas então opte pela lã....pois é mais quente que algodão ok.......
Durante a subida....voc~e vai suar um pouco...por isso dê preferência a rioupas mais leves durante o percurso....pois a temperatura do seu corpo irá subir....então se vc estiver com muitas roupas no corpo....vai querer tirar tudo....pois debaixo delas vai fazer muito calor...e vc vai se sentir inconfortável.......daí leve em uma mochila...as roupas secas e quentes....pois quando chegar no Pico....o frio vai apertar.....aí vc vai precisar tirar akela camisa molhada do suor e colocar roupas secas.......

Abraços...Espero q eu tenha ajudado




-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuario Rogerio Felix
em 02/06/2005 11:22:12
mensagem:

To Indo esse fim de semana e ja arrumei minhas roupas, com muito moleton e muito agasalho pesado, onde nem de perto eu passe um pouco de frio.

Tome cuidado pra não levar coisas desnecessárias e esquecer do essencial em termos de comida e vestimenta.

Rog.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuario Goodventure
em 02/06/2005 11:58:52
mensagem:

Ecnes,
não sou especialista, mas estamos indo para Bariloche no inverno e achei muita coisa legal para frio e caminhada na Decatlhon (http://www.decatlhon.com.br). Tb tem um site muito legal com preços ótimos (http://www.arcoeflecha.com.br).

[]´s e boa sorte....






-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuario ECNES
em 02/06/2005 23:45:22
mensagem:

Valeu pessoal...sem dúvida foi de grande importancia e ja fico feliz por saber que posso contar com dicas como essas e outras. Aí Fac_maiden eu vou pelo lado capixaba.Abraços a todos







----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuario alexes
em 20/07/2005 10:44:12
mensagem:

Estarei lá dia 23 tambem, sou marinheiro de primeira viagem estou indo me aventurar, nem seir direito como chegar lá pelo lado do ES mas vou ver o que acontece... Se tiver alguma dica me fala.Abraços







---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuario samuel_adv
em 20/07/2005 11:12:48
mensagem:

Finalmente, férias!!! Estou saindo para o Parque Nacional do Caparaó no dia 24/07, devo chegar no domingo à noite (+ ou - 900km de estrada)... fico até o dia 27, será que encontro algum mochileiro por lá?

Realmente, a dica é levar uma "troca" de camiseta, além de meias extras (depois que eu enfiei o pé na lama em Itatiaia, aprendi a levar um par de meia "reserva" - isso enquanto nao compro uma bota impermeável); um bom anorak (pra cortar o vento) além de agasalho (pq só o anorak não esquenta nada) são indispensáveis.

[]´s!!!
#234853 por khumbu_
16 Jan 2006, 13:17
Será que saindo do Vale do Paraíba (Resende-RJ) em um feriado desses que terá em Abril , de 3 dias, eu consigo ir numa boa ao Pico da Bandeira?
#234874 por Hugodcp
16 Jan 2006, 13:54
khumbu,

Dá sim, claro que quanto mais tempo melhor, eu mesmo saindo da cidade do Rio de Janeiro já fiz o Pico da Bandeira e o do Cristal em um final de semana comun.

Fui na sexta a noite chegando lá de manhã, por volta de meio dia subi até o Bandeira, voltando a noitinha e no dia seguinte (domingo) fui no cristal.

Abraços

Hugo de Castro
#267913 por edusousa
14 Jul 2006, 18:52
Olá Samuel.....que cidade do sul de minas moras......pois estarei de férias nesse período e de repente podia participar e ajudar nas dispesas da viagem.......

Grande Abraço !!!


samuel_adv escreveu:Bom, como ninguem respondeu minhas perguntas, e como quem fica parado é poste, corri atrás de mais algumas informações (além das que constam aqui no tópico), dividi-las-ei com a galera:

O site oficial do PARNA Caparaó é http://www.parquenacionaldocaparao.com.br/index.php
Lá consta o fone para reserva, que tem que ser agendada com certa antecedência.

No site www.descubraminas.com.br tem muitas dicas interessantes sobre as demais atrações do Parque - embora o destino mais procurado lá seja o Pico da Bandeira, ainda tem muita coisa legal para se ver. (pesquise no site pela cidade de Alto Caparaó).

No DescubraMinas tbm tem a previsão de qto tempo demora cada trecho da caminhada (segundo eles, de 1:40 a 2:00 horas da Tronqueira até o Terreirão; e depois mais 2:00h até o Pico). Claro que isso varia de pessoa para pessoa, depende do condicionamento físico, além das proprias condições climáticas.

Como vou ter tempo sobrando, vou ficar na Tronqueira, que fica perto de outros atrativos do Parque (como o Vale Encantado e a Cachoeira Bonita).

Qto às informações em relação ao lado capixaba, não achei (nem procurei) muita coisa, até pq tenho tempo de sobra para a viagem, mas não tenho grana sobrando, então vou ficar aqui pro lado de MG mesmo. Ah, talvez estique até a Cachoeira da Fumaça, vai depender de qto eu economizar de combustível na estrada.

Pra variar, a galera aqui deu pra trás, e vamos em apenas 2 pessoas na toyota - eu e mais um, o que encareceu nossa trip... paciência; tem coisas que só o seu cartão de crédito (e um checão pré!) faz pra vc! Daqui a trinta dias eu vejo como pagar a viagem! :-)

Enfim, é isso.

[]´s e até a volta!!!!
#285719 por luiscoms
30 Dez 2006, 13:34
Boa noite pessoal! To querendo subir o pico em 1 fds, será que dá?

Como faço para sair de BH de ônibus e ir pra lá?

A idéia é sair de BH sexta feira por volta de 16 horas, (ou quando tiver um ônibus próximo a este horário). E pernoitar no parque de sex para sábado, do sábado para domingo subir e voltar domingo a tarde para chegar aqui domingo a noite...

Será viável?
Alguém sabe a linha?

Abração!
#286347 por Kilminster
09 Jan 2007, 12:43
lfvv escreveu:Boa noite pessoal! To querendo subir o pico em 1 fds, será que dá?

Como faço para sair de BH de ônibus e ir pra lá?

Abração!


Cara não sei informar se existe onibus direto pra Alto Caparaó que é a cidade base para a subida do lado de MG, só ligar na rodoviária que te informam. Caso não tenha, é só ir de bus até Manhuaçu e pegar outro pra Alto Caparaó. Se quiser pegar carona pode descer no trevo de Manhumirim, poucos Km depois de Manhuaçu e arrumar carona pra Alto Caparaó. Tá pensando em fazer essa viagem quando? Sou de BH e to afim de ir lá tb. Me add no msn: frtelles@hotmail.com

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante