Troca de informações sobre as Rotas e os meios de transporte na Europa
#1138821 por Oliveira_BH
17 Nov 2015, 22:16
criskeune escreveu:Gente, eu não sei como eu consigo manter a calma nuna situação dessas, pois nesse ano, é a segunda vez que eu estava em viagem pela Europa e acontece um atentado em Paris.

Eu estava em Londres no dia 07 de janeiro, embarcando em Heathrow para Berlim, quando aconteceu o atentado contra o Charlie Hebdo.

E agora em 13 de novembro, eu estava jantando com minha mãe e meu irmão num restaurante em Barcelona quando recebi uma ligação de um familiar perguntando onde estávanos e nos informando sobre a série de atentados em Paris.

Voltei ao Brasil ontem, no dia que já estava marcada a viagem de volta.

Sobre a segurança nos trens europeus e na Europa em geral (atrações turísticas, monumentos, etc) eu entendo o que o Adriano diz sobre a finalidade do Espaço Schengen e sobre os custos de se manter uma estrutura de segurança como existe em aeroportos e no Eurostar.

Mas eu creio que poderia haver um pouco mais de cuidado, especialmente na situação mundial que existe hoje.

Cito como exemplo algumas situações que eu presenciei na Europa nessas duas viagens que eu fiz esse ano:

1) Em janeiro, meu roteiro envolvia Londres - Berlim - Paris. Eu tinha hotel reservado em Paris e passagem ("avulsa") pela Air France, de Berlim a Paris para o dia 12/01/2015, mas em razão da repercussão dos ataques e por insitência da família no Brasil, eu cancelei de última hora a estadia em Paris e mudei o itinerário para Praga, comprando de última hora uma passagem de trem de Berlim para Praga e cancelando o voo da Air France e o hotel em Paris. Tudo muito fácil, apesar de eu ter perdido alguns euros nessa troca (compensados pelos preços muito mais em conta em Praga na baixa temporada).

Pois bem, quando eu embarquei no trem para Praga na Hauptbahhof de Berlim e me dirigi à cabine onde era o meu assento, eu vi uma mala abandonada, sozinha, na tal cabine (essas cabines pequenas com 6 assentos). Me apavorei e saí do trem e falei com a fiscal que estava fora do trem, avisando que tinha uma mala sozinha na cabine. Ela nem me deu bola, dizendo que deveria ser de um passgeiro que foi comer algo no vagão restaurante .... Ok, eles devem ser acostumados com esse tipo de situação, mas eu acho que uma mala sozinha no minimo merece um certo cuidado, uma certa investigação! ....Voltei para a cabine com mil pensamentos ruins na cabeça ... O dono da mala voltou, pareceia ser um alemão podre de rico, mas putz, aquela mala sozinha para mim foi muito perturbadora!

2) Na viagem que eu fiz agora em novembro com minha mãe e meu irmão, quando estivemos na Sagrada Família em Barcelona, tinha um guardinha com um detector de metal na entrada. Ele apenas pedia para abrir a bolsa e passava aquele detector muito rapidamente por dentro. Bem, minha bolsa tinha mil e uma coisa com metal (celular, niqueleira, máquina fotográfica, etc) e o tal detector sequer apitou. Qando foi a vez do meu irmão, que estava com uma mochila superpesada, carregada de lentes e flashs fotográficos, ele simplesmente disse para o guardinha que ali tinha equipamento fotográfico e o guardinha deixou ele passar sem sequer revistar a mochila ou passar o detector de metal...Nem quero pensar, mas qualquer maluco com uma arma poderia dar uma desculpa parecida e não ser barrado na entrada.

Me lembro também que não é só no Eurostar que tem o esquema de segurança. Na Espanha, pelo que eu me lembre, nas estações de trem há detector de metais, como nos aeroportos, para os trens de médio e longo curso (até mesmo no trecho Madrid - Toledo), esquema implantado após o atentado de 2004 na Estação Atocha. Mas não vi tal equema em Barcelona, na Estação Sants, quando peguei o trem regional para ir à Cava Freixenet, na cidade de Saint Sadurni d'Anoia.

Abs,

Cris

criskeune, obrigado pelo relato.
Em meu planejamento, se eu resolver alugar um carro, os custos irão aumentar consideravelmente. Mas se antes eu já tinha uma certa preocupação quanto a isso, como as coisas estavam "normais" deixava para lá, mas agora com essa situação, não sei se estou disposto a arriscar.

#1140779 por rcperito
25 Nov 2015, 15:14
Pessoal, boa tarde!

Sou novo membro aqui do mochileiros.com, mas desde sempre sigo os relatos para um mochilão na Europa, e por bem estou, finalmente, organizando uma viagem para out/16 e tenho uma dúvida IMENSA quanto a passagem aérea, vamos lá:

Tenho uma mini rota a fazer, que seria Chegar ou sair de Amsterdã ou Chegar e sair de Berlin (neste meio tem mais algumas cidades e tals, mas o destino inicial ou final seria estas 2 cidades).

Agora que vem minha dúvida, que para muitos deve ser o de menos, para comprar passagem aérea, é melhor comprar ida e volta para uma certa cidade? Ou compro só ida para uma e apenas volta por outra? (por exemplo, ida pra Berlin e Volta por amsterdã) entenderam? Desse jeito não ficaria mais caro as passagens? Pois sempre soube que ida e volta da mesma cidade sempre é mais barato.

Poderiam ajudar com essa minha dúvida?

Agradeço desde já!
#1146921 por Leandroqueiroz
21 Dez 2015, 15:29
Adriano ou pessoal,

Queria uma opinião de vocês a respeito dessa viagem que comentei acima. Conforme exposto vou pra Roma, Alemanha, terminando na França.
Então, surgiu a idéia de assistir um jogo de tênis do ATP de Roma que inicia de 9 e vai até de 15 de maio/16.
Porém, pelo itinerário que estava programando, iria embora da itália exatamente dia 10 ou 11, para Munique-ALE.
Pergunto, seria viável chegar em Roma e logo ir para Florença, fazer veneza, etc e depois voltar a roma para assistir o jogo dia 10/05. E ir de Roma direto para Munique? Ou teria outra opinião ou sugestão?
Obrigado.

Leandro.
#1146971 por xxxxxxxxxx
21 Dez 2015, 18:30
Possível é, só vai ser um pouco mais cansativo e caro, pois você vai ter que andar mais de trem, e para ir de Roma a Munich, você terá que que ir de avião, por é muito longe para ir de trem, ônibus ou carro até Munich... Então só dê uma olhada nos preços dos voos de Roma a Munich nas datas que você precisa.
#1147385 por Leandroqueiroz
23 Dez 2015, 08:37
Estive pensando em fazer na seguinte forma.
Chego em Roma, depois vou para Florença, depois vou pra Veneza e termino em Milão. De lá, pego um trem de volta para Roma, assisto o jogo, durmo em Roma e pela manhã cedo pego um voo para Munique.
Fiz um simulação de gastos, o trecho do voo ficou em torno de 50 euros e o trem de 35 euros.
Realmente, vou pensar se vale a pena, considerando, meu interesse em assistir o jogo.
Obrigado.!!
#1148428 por Luciano_MS
27 Dez 2015, 22:11
Pessoal, podem me ajudar uma dúvida? Gostaria de viajar os seguintes trechos de trem. Levaria umas 2 semanas pra fazer esses trechos:

Roma - Florença (avião ou trem?)
Florença - Veneza (avião ou trem?)
Veneza - Paris (avião ou trem?)
Paris - Barcelona (avião ou trem?)
Barcelona - Lisboa (avião ou trem?)

Pensei em utilizar a opção de passe chamada "Eurail Select Pass", do site Rail Europe. Esse passe te dá o direito de viajar até 4 países fronteiriços (o que é o caso), mas me parece que estas cidades não fazem parte do pacote. Vocês podem me sugerir a melhor forma de realizar esses deslocamentos de trem? Sabem se algum deles está incluído neste "Eurail Select Pass" ou teria que comprar trechos separados? Se que de avião, em alguns casos, a passagem é mais barata que o trem, mas caso um deles não seja viável, o que poderia fazer de trem (gostaria de fazer 1 ou 2 trechos de trem pela Europa, pelo menos). Como sugerem esses deslocamentos? Valeu!
#1148488 por xxxxxxxxxx
28 Dez 2015, 09:17
Roma x Florença x Veneza faça de trem, são só 2 horas de viagem cada trecho, compre as passagens avulsas na http://www.trenitalia.com ou http://www.italotreno.it com uns 60 dias de antecedência, vai ser muito mais barato que o Select Pass. Na minha opinião, os trens Italianos de alta-velocidade são alguns dos mais modernos e confortáveis de toda Europa

O restante é longe e demorado demais para se ir de trem, são 8 a 16 horas de viagem indo de trem, e mesmo com o Select Pass, você tem que pagar taxas de reserva adicionais, que muitas vezes são mais caras do que uma passagem comprada avulsa com uns 60 ou 90 dias de antecedência. Então faça o restante de avião.

Indo de avião, só tente evitar chegar ou sair de Paris com a Ryanair, pois ela opera no aeroporto de Beauvais, que fica literalmente lá na pqp, você vai gastar 3 horas e 25 Euros para chegar no centro de Paris, pague um pouquinho mais, mas chegue ou saia de Paris pelos aeroportos de Orly ou CDG (Charles de Gaulle).
#1148743 por Luciano_MS
28 Dez 2015, 21:26
Valeu, Adriano. Ajudou bastante. Que tarifa de reserva seria essa? Eu to olhando 2 trechos aqui: de Paris para Barcelona são 7 horas de trem de alta velocidade e 89 euros. Já de Madrid para Lisboa são 39 euros e sai à noite, e chega por volta das 7h em Lisboa. Vi pelo site da Rail Europe. Será que avião ainda é mais barato? To achando o tempo e os preços bons de trem, a menos que tenha essa tarifa de reserva que você disse. No site não vi nada sobre isso.
#1148784 por xxxxxxxxxx
28 Dez 2015, 23:04
A ideia do passe de trem da eurail é viajar sem custo adicional por todos os países onde ele é válido, bastaria chegar na estação de trem, embarcar no próximo trem disponível. Tudo lindo e maravilhoso na teoria, mas na prática é um pouco diferente, em quase todos os trens internacionais de alta-velocidade e nos trens noturnos você tem que reservar um assento com bastante antecedência, pois não pode viajar em pé como nos trens domésticos, e o preço da reserva de assento não está incluso no preço do passe de trem, você tem que pagar a parte.

Resumindo, os passes de trem eram uma mão na roda até uns 15 ou 20 anos atras, antes da popularização da internet, mas hoje em dia, na grande maioria dos casos eles são uma furada completa. Você pode consultar os trens onde a reserva é compulsória e os preços da reserva neste link: http://www.eurail.com/plan-your-trip/gu ... ation-fees

Sobre a Raileurope, evite comprar deles sempre que possível, é só uma agência de viagens que revende passagens mais caro, eles sempre cobram mais caro por algo que você consegue comprar direto das operadoras de trem de uma forma mais barata.

Sobre ir de Paris a Barcelona de trem, nem é tanto pelo preço, mas sim pelo tempo perdido. Será que vale a pena você perder praticamente um dia inteiro só para andar de trem? Pois o trem é só durante o dia, e vai te custar quase que um dia inteiro dentro do trem, entediado sem ver e nem fazer nada de interessante. Pessoalmente eu acho que pegar um voo lá pelas 20:00 horas para Barcelona tem um custo benefício muito maior do que perder um dia dentro do trem. Assim você teria o dia todo livre em para aproveitar Paris, e lá pelas 17 ou 18 horas, quando as atrações turísticas já estão fechadas mesmo, você vai para o aeroporto, pega o voo, e chega em Barcelona a tempo de dormir cedo e acordar descansado e disposto para um dia cheio de atividades no dia seguinte...

Já o trem para Lisboa é um trem noturno, onde você vai passar a noite inteira no trem, este preço é para viajar em assentos que na maioria das vezes são piores do que os dos ônisus interestaduais aqui no Brasil. Ai é com você decidir se vale a pena passar uma noite mal dormida ou até mesmo em claro no trem, se você não vai chegar cansado, com sono, mau humorado e com dor de cabeça em Lisboa... Mas se for de trem noturno, pegue ao menos um couchete, que é uma cama num beliche, não é muito confortável, mas você ao menos pode ir deitado e tentar dormir.

Mas em fim, a viagem é sua, você deve fazer o que achar melhor para você.

Sites onde você pode consultar os preços:
Avião: www.skyscanner.com.br
Trem: França - Espanha: http://en.voyages-sncf.com/en/
Trem Espanha Portugal: www.cp.pt ou www.renfe.es
#1158520 por arigatti
27 Jan 2016, 12:39
Viajo nesse domingo para Munich, budapeste, berlim, amsterdam, londres e lisboa. Comprei todos os bilhetes de trem (exceto para londres que vou de onibus e lisboa de avião), pelo site DBahn. algumas foram enviadas pelo correio e outra foi passagem eletrônica por email. O preço era muito mais baixo que raileurope. em média custou 29,00 euros o trecho em trens noturnos. Super recomendado comprar pelo site DBahn. http://www.bahn.de seguro e rápido, a passagem eletrônica chegou na hora em meu email, já as duas que só vendiam bilhete físico vieram pelo correio e demoraram um mês para chegar. valeu galera
#1159562 por alexander.tovar
30 Jan 2016, 19:36
Infelizmente é fato que à partir do Brasi, é 99% de chances de ter a compra de passagem de trem recusada no sistema da SNCF, uma hora ou outra aprova, mas sempre terao dor de cabeças, nao importa o Cartao seja Visa, Master ou Amex, o problema é a origem da emissao dos Cartoes: Brasil!!Infelizmente tb é fato que somos campeoes em Fraudes, ate pelo tamanho do País!!Sendo assim venho ajuda-los a resolver de vez esse problema: COMPREM PELO SITEhttp://WWW.CAPTAINTRAIN.COM, É UM SITE SITUADO NA FRANÇA, confiável, e se vc tiver conta pelo paypal tb pode comprar atraves dessa conta!!Nao tem taxa, e os precos sao os mesmos da sncf, pois eles reservam pelo mesmo sistema…O lucro deles vem da comissao que as empresas de trem pagam pra eles por venderem suas passagens.COMPREI E RECOMENDO!!CHEGA DE TER A MENSAGEM “PAYMENT REFUSÉ, ESSAYER DANS 24 HEURES OU AVEC UNE AUTRE CARTE” BOA SORTE A TODOS!!DEIXO AQUI REGISTRADA A DICA, POIS É MUITO TRISTE SERMOS DISCRIMINADOS!!!E COM CERTEZA A COMPRA ANTECIPADA COM ATE 90 DIAS VCS VAI AXHAR PRECOS INCRIVEIS!!!FICO A DISPOSIÇAO! MEU FACE: ALEXANDER TOVAR!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante