Ir para conteúdo

Patagônia - 14 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bueno, caríssimos.

 

Estávamos planejando há cerca de meio ano uma viagem pelas Patagônias Chilena e Argentina.

A viagem incluiria tudo que temos direito, desde Península Valdés até Pucón (a ideia era fazer um roteiro circular), por cerca de 30 dias. Porém os imprevistos foram acontecendo e o resultado disso foi nada mais nada menos do que roteiro cortado pela metade! Ou até mais que isso ::grr::

Bem, meu coração dói a cada olhada no mapa e cada verificada no google pra eu saber se é isso mesmo, se eu estou consciente que estou adiando mais uma vez conhecer lugares tão sensacionais como Bariloche, por exemplo, enfim, um pouco de drama é bom e todo mundo já deve ter passado por isso aqui ou vai passar. hahaha. Vamos lá,decidimos que vamos partir dia 01 de janeiro e retornar dia 15 de janeiro OBRIGATORIAMENTE e o roteiro ficou mais ou menos assim (até o momento):

 

Porto Alegre / Buenos Aires /Trelew = 1 dia

 

Trelew - Puerto Madryn - Península Valdés (Aqui pinta a primeira grande dúvida... O que eu devo realmente conhecer na Península? Fiquei encantada com Puerto Pirâmides, Punta Tombo e Punto Delgado, mas não sei se dá pra fazer no tempo que estimei...) = 2 dias

 

Trelew / Ushuaia - Trekking no glacial Martial, navegação no canal de beagle, lagos Fagnano e escondido (lendo e relendo muita coisa, penso se realmente não deveríamos abortar essa missão dos lagos em razão da distância), Parque Nacional Tierra del Fuego = 3 dias

 

Ushuaia / Punta Arenas - Ilha Magdalena (ou só passagem para Puerto Natales? Dizem que lá é parada interessante para comprar itens pra Trekking, confere?) = 1 dia

 

Punta Arenas / Puerto Natales / Torres del Paine - Trekking em Torres del Paine (trilhas alternativas). Infelizmente não teremos tempo pro circuito W = 3 dias

 

Puerto Natales / El Calafate - Glaciar Perito Moreno e passeio de barco = 2 dias

 

El Calafate / El Chaltén - trilhas para conhecer Fitz Roy = 2 dias

 

El Chaltén / El Calafate / Buenos Aires / Porto Alegre = 1 dia

 

Notem que temos 15 dias beeeeeeeem contadinhos. O que eu posso fazer pra diminuir esse roteiro? Li em algum lugar que poderia ir de Ushuaia direto para El Calafate e de lá para Torres del Paine, cortando Punta Arenas e Puerto Natales que seriam cidade de passagem... Se isso for possível ganhamos 2 dias? E com esse tempo seria possível fazer a ida ou a volta por terra pra economizar?

 

Bom, agradeço quem puder me dar uma luz! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu acho que esse seu roteiro precisa estimar melhor o tempo de deslocamento entre cidades.

 

Não vou opinar sobre Puerto Madryn/Trelew porque não conheci, mas como você tem pouco tempo, eu cortaria a parada em Punta Arenas pra conhecer a Isla Magdalena e ao invés disso, eu faria o passeio para conhecer a Isla Martillo em Ushuaia que tem muitos pinguins também (só lembrar que existe a possibilidade de conhecer a Isla Martillo no passeio de barco pelo Canal de Beagle mas sem pisar na ilha ou ir numa outra excursão terrestre que aí sim visita a Isla Martillo em terra firme).

 

Eu também acho que você poderia cortar a ida para Torres del Paine e focar apenas na Patagônia Argentina dessa vez e colocar mais dias em El Chaltén. Dessa forma você poderia pegar um voo de Ushuaia até El Calafate, economizando tempo e estresse com imigrações Argentina/Chile (e talvez até saia mais barato se vc comprar a passagem de avião multi-cidades)

 

Dessa forma, o roteiro ficaria:

 

- Porto Alegre/Trelew: 1 dia

- Trelew: 2 dias

- Ushuaia: 3 dias (+ 1 dia de deslocamento entre Trelew até Ushuaia)

- El Calafate: 2 dias (+ 1 dia de deslocamento de Ushuaia até El Calafate)

- El Chaltén: 4 dias

- El Calafate/Porto Alegre : 1 dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Também é possível sim... faria um roteiro assim então:

 

- Porto Alegre/Ushuaia: 1 dia

- Ushuaia: 3 dias

- Ushuaia/Puerto Natales: 1 dia

- Torres del Paine: 4 dias

- Puerto Natales/El Calafate: 1 dia

- El Calafate: 2 dias

- El Chaltén: 3 dias

- El Calafate/Porto Alegre : 1 dia

 

No entanto esse roteiro têm 16 dias. Pra tirar 1 dia seria bem difícil... talvez pegaria meio dia da chegada a Ushuaia e tiraria 1 dia de Ushuaia para ficar com 2,5 dias ou então tiraria 1 dia de Torres del Paine e faria em 3 dias (Glaciar Grey + Valle Francês + Mirante Torres)

 

E não elimine El Chaltén de jeito algum. A menos que você não queira fazer trekking (mas se for assim, pra que iria pra Torres del Paine?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fiz um roteiro pela patagônia em janeiro, e sinceramente não tire o Torres del Paine da viagem em hipotese nenhuma, foi o lugar mais sensacional da viagem, o que eu te aconselho a vc é realmente fazer apenas ushuaia, puerto natales(torres del paine) e el calafate já que são apenas 14 dias!

 

Ushuaia - uns 4 ou 5 dias (coneça e acampe no parque nacional tierra del fuego)

Punta Arenas - 1 dia (não tem nada muito legal, fora a zona franca, que dá pra vc comprar equipamentos baratos, esse dia é mais pq fica muito dificil ir direto até puerto natales)

Puerto Nateles - uns 5 dias (vá ao torres del paine, faça o circuito W, sério, é espetacular, é muito cansativo e tal, mas vale muito o esforço, eu esperava um lugar lindo e mesmo assim fui surpreendido)

El calafate - (Vá ao Perito Moreno, tbm é um lugar único)

 

Infelizmente acredito que não vai dar tempo de vc ir até El Chaltén, conhecer o Fritz Roy, se não ficaria muito corrido e vc não aproveitaria direito as outras cidades.

 

PS: esse roteiro é sensacional, mas é muito cansativo, tem que ta bem preparado, mas vale muito a pena! Leve barraca, saco de dormir, fogãozinho de camping, etc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Também é possível sim... faria um roteiro assim então:

 

- Porto Alegre/Ushuaia: 1 dia

- Ushuaia: 3 dias

- Ushuaia/Puerto Natales: 1 dia

- Torres del Paine: 4 dias

- Puerto Natales/El Calafate: 1 dia

- El Calafate: 2 dias

- El Chaltén: 3 dias

- El Calafate/Porto Alegre : 1 dia

 

No entanto esse roteiro têm 16 dias. Pra tirar 1 dia seria bem difícil... talvez pegaria meio dia da chegada a Ushuaia e tiraria 1 dia de Ushuaia para ficar com 2,5 dias ou então tiraria 1 dia de Torres del Paine e faria em 3 dias (Glaciar Grey + Valle Francês + Mirante Torres)

 

E não elimine El Chaltén de jeito algum. A menos que você não queira fazer trekking (mas se for assim, pra que iria pra Torres del Paine?)

 

 

 

Certo José, acho que vou fazer isso então, adaptar esse roteiro que tu me sugeriu pra que ele fique em 14 dias (tirar um dia de Ushuaia e um dia de Torres del Paine), quero muito os trekkings de El Chaltén, mas como tô cortando tudo, já tô sedada com o tanto de cortes da minha viagem e nem sofro mais (tô dramática hoje, rs). Obrigada mesmo! ::kiss::::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dá tranquilamente para tirar 1 ou até 2 dias de Ushuaia e passar um dia em El Chaltén.

Em El Chaltén se acordar cedo, você volta da Laguna de Los Três até o meio da tarde...e como você vai no verão, vai estar tranquilo de andar!

Minha foto do avatar é em Chaltén..foi um dos lugares mais bonitos que já estive na vida..e se eu não tivesse ido nesse lugar teria ficado muito decepcionado!

 

Abraços e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Eu fiz um roteiro pela patagônia em janeiro, e sinceramente não tire o Torres del Paine da viagem em hipotese nenhuma, foi o lugar mais sensacional da viagem, o que eu te aconselho a vc é realmente fazer apenas ushuaia, puerto natales(torres del paine) e el calafate já que são apenas 14 dias!

 

Ushuaia - uns 4 ou 5 dias (coneça e acampe no parque nacional tierra del fuego)

Punta Arenas - 1 dia (não tem nada muito legal, fora a zona franca, que dá pra vc comprar equipamentos baratos, esse dia é mais pq fica muito dificil ir direto até puerto natales)

Puerto Nateles - uns 5 dias (vá ao torres del paine, faça o circuito W, sério, é espetacular, é muito cansativo e tal, mas vale muito o esforço, eu esperava um lugar lindo e mesmo assim fui surpreendido)

El calafate - (Vá ao Perito Moreno, tbm é um lugar único)

 

Infelizmente acredito que não vai dar tempo de vc ir até El Chaltén, conhecer o Fritz Roy, se não ficaria muito corrido e vc não aproveitaria direito as outras cidades.

 

PS: esse roteiro é sensacional, mas é muito cansativo, tem que ta bem preparado, mas vale muito a pena! Leve barraca, saco de dormir, fogãozinho de camping, etc!

 

 

Certo, Felipe. Digamos que eu seja um tanto quanto "metida" e não sinto medo do fator cansaço e me sinto relativamente preparada pra isso, assim que fechar o roteiro (que acho que já tá praticamente fechadinho) já vou começar a pesquisar o que é necessário em equipamentos e roupas, pois mesmo estando acostumada com trekkings aqui, não quero subestimar um lugar que eu não conheço (e muito menos quero dar muita ênfase pra minha preparação física, que pode não estar lá essas coisas até lá, rs).

 

Quanto ao roteiro, infelizmente não vou poder fazer o circuito W em torres del paine. Se um dia tiver a oportunidade de voltar eu faço. Até porque o roteiro não tem metade do que eu queria colocar em razão do tempo, mas paciência, é escolha versus oportunidade, né. Nesse momento prefiro conhecer um pouquinho de Torres del paine e um pouquinho de El Chaltén.

::otemo::::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Dá tranquilamente para tirar 1 ou até 2 dias de Ushuaia e passar um dia em El Chaltén.

Em El Chaltén se acordar cedo, você volta da Laguna de Los Três até o meio da tarde...e como você vai no verão, vai estar tranquilo de andar!

Minha foto do avatar é em Chaltén..foi um dos lugares mais bonitos que já estive na vida..e se eu não tivesse ido nesse lugar teria ficado muito decepcionado!

 

Abraços e boa viagem!

 

 

Victor, um dia em el Chaltén eu conheço o Fitz Roy? Quero tanto! ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pelas sendas normais você consegue chegar bem perto sim!! Indo pela Laguna de Los Tres.

A minha foto é na Laguna Torres, com o Cerro Torres atrás e o Fitz bem lá longe..

Eu fui no meio do inverno, tava muuuuito difícil de andar...fui e voltei em 8 horas até o Fitz. Se você for no verão vai ser mais fácil e rápido ainda..

Daria pra chegar em Calafate e pegar a ultima van às 18 horas..passar o dia em Chaltén e voltar na van das 18 horas tbm.

Na minha opinião, 5 dias em Ushuaia é demais...não tem tanta coisa pra se fazer assim lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...