Ir para conteúdo

Patagonia Argentina e Chilena (Nov/2008)


Posts Recomendados

  • Membros

PATAGÔNIA ARGENTINA E CHILENA

Período: 15/11/2008 a 06/12/2008 - total 22 dias

 

Nosso roteiro passou por Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales, Parque Nacional Torres del Paine, El Calafate, El Chalten e Buenos Aires. Estávamos em dois casais e quando podíamos optávamos por pegar táxi ou alugar um carro, pois na maioria das vezes ficava mais barato. O câmbio da argentina era USD1 = 3,27 pesos e R$1=1,40 pesos. E no Chile, um dólar estava valendo 657.000 pesos chilenos.

 

 

USHUAIA

 

15/11 – Fomos num vôo das Aerolineas Argentinas (RioxUshuaia), compramos as passagens no Brasil cerca de um mês antes. Chegamos em Ushuaia por volta das 19h, já tínhamos feito reserva no Hostal Los Calafates e o táxi do aeroporto ficou por conta do hostel, jantamos e demos uma voltinha na cidade.

16/11 – Fomos de táxi (20 pesos ida) até o Cerro Martial (teleférico: 35 pesos p/pessoa). Lá tem trilhas e uma vista legal da cidade. À tarde, como o passeio de barco não saiu por causa dos ventos fortes, fomos passar o tempo no Museu Fin del Mundo (20 pesos p/pessoa) e Museu Presídio (25 pesos p/pessoa), este é muito interessante;

17/11 – Alugamos um carro e fomos para o Lago Fagnano e Escondido (são bonitos, mas quem já fez a Rota dos 7 Lagos em Bariloche não achará tão belos assim). Depois, à tarde fizemos o passeio de barco pelo canal Beagle, que passa pelo Farol, Isla Pajaros e Isla Lobos (111p p/pessoa - Barco Tolkeyen). O passeio foi legal.

18/11 – Passamos o dia no Parque Nacional Tierra del Fuego (30p p/pessoa). Têm várias trilhas pra se fazer. Achei legal a agência do Correio Argentino que fica dentro do Parque, vc pode mandar um postal do fim do mundo para o Brasil por 10 pesos (chega +-7dias). À noite jantamos no Restaurante Casa de Los Mariscos na Av.San Martin, tudo o que pedimos estava bom, pra quem quiser provar a Centolla (caranguejo gigante), o prato individual custava 72 pesos.

 

HOSTAL LOS CALAFATES – Calle Fagnano, 456 (4 quadras da principal Av. San Martin) 150p diária matrimonial com banheiro privado, café da manhã e transfer in. Os quartos são bem simples, mas limpos e espaçosos. O dono Ricardo é muito atencioso e simpático. O site é http://www.loscalafateshostal.com.ar.

ACONCAGUA RENT A CAR - Magallanes 1780 - Tel: 424440. E-mail: aconcaguarentacar@hotmail.com ou edunieto@speedy.com.ar. O nome do dono é Eduardo e o valor da diária foi de 150p (GOL 3 p.2007 com seguro e km livre)

EMPRESAS DE ÔNIBUS EM USHUAIA, que fazem para PUNTA ARENAS: Agência Tolkeyen (Av.San Martin, 1267) saídas: 7:30h (180 pesos) e-mail: ventas@tolkeyenpatagonia.com; Agência Tolkar saída 5:30h (165 pesos) e Agência Comapa, desta não sei preços e horários (eles não têm saída nas quartas-feiras);

 

PUNTA ARENAS

 

19/11 – Saímos de ônibus de Ushuaia (8h) para Punta Arenas. Compramos nossas passagens 2 dias antes na agência Tolkeyen por 180 pesos por pessoa (Buses Pacheco). O ônibus fez muitas paradas (uma pra abastecer, uma na aduana argentina, uma na aduana chilena, um pro lanche e outra pra pegar o ferry e atravessar o Estreito de Magalhães). Chegamos em Punta Arenas por volta das 22h. Já tínhamos reservado o Hostal El Mirador, e fomos de táxi pra lá (2 dólares), só depois descobrimos que o hostel busca os hospedes na agência de bus. Nós precisávamos jantar, só que não tínhamos pesos chilenos, então o dono do hotel gentilmente nos emprestou, até fazermos o câmbio no dia seguinte. Jantamos no Restaurante Arco Íris (+-5000 pesos pra comer a vontade).

20/11 – Fizemos o câmbio e depois almoçamos no Rest.Arco Íris novamente. À tarde, fomos pra a Pinguinera Seno Octay pela Agência Viento Sur (15500 p/pessoa), site: http://www.vientosur.com.

21/11 – Fomos para a Zona Franca, compramos comidas pra levarmos p/Torres del Paine e almoçamos lá mesmo. À tarde, às 14:30h, partimos rumo a Puerto Natales – Empresa Buses Fernandes (6000 p/pessoa), compramos as passagens no dia anterior. Acho que tem outras duas empresas que também fazem p/Natales com vários horários (3 a 4 saídas por dia).

 

HOSTAL EL MIRADOR – Balmaceda,648 – Valor: 20.000 pesos chilenos - diária matrimonial com banheiro privado e café da manhã. Era tudo muito limpo, só que os quartos são bem pequenos e simples, mas em compensação, a ducha do banheiro era maravilhosa. É um ambiente familiar e os donos do hostal são muito atenciosos e simpáticos, nos ajudaram em tudo que precisamos. Site: http://www.hostalelmirador.cl.

 

PUERTO NATALES

 

21/11 – Chegamos em P.Natales às 17:30h, o táxi ficou por conta do Hostel Reymar (que nós reservamos por telefone no mesmo dia, antes de sair de P.Arenas). Fomos pesquisar sobre aluguel de carro, a diária de um carro econômico era +/-35000 e de um carro 4x4 era +/- 45000. Até que, na última empresa que entramos, fomos atendidos por uma figurassa chamada Patrício Porras (Rotundo Rent a Car) que nos ofereceu um 4x4 por 35000. O carro era não era novo, mas parecia em bom estado, então alugamos por três dias, tempo que passaríamos no Pq.Nac.Torres del Paine. Fizemos a reserva do Hostel Reymar para volta de TdP.

 

HOSTAL REYMAR – Calle Baquedano, 414 - Phone: 56-61-413610. Site: http://www.hostalreymar.cl . Valor: 20.000 pesos chilenos - diária matrimonial com banheiro privado e café da manhã. Hostel mt bem localizado. Ficamos hospedados duas vezes, uma antes de ir pra TdP e outra na volta. Na primeira vez em que ficamos, como o hostel estava lotado e outros que consultamos também não tinham vaga, aceitamos ficar num quarto single, que era minúsculo, mas da segunda vez que ficamos lá, foi ótimo, acho que o dono reservou o maior quarto do hotel pra gente e o banheiro tinha um box de verdade, coisa meio rara pois o padrão na região são as cortininhas... O café da manhã era bom, tipo self-service.

ROTUNDO RENT A CAR –Sr. Patrício Porras – Calle Manuel Bulnes, 651 – http://www.ppuexpeditions.cl – 35000 diária de um carro 4x4, com seguro e km livres. NÃO RECOMENDO. Em TdP, tivemos problemas com o carro que alugamos, ligamos pra ele e pedimos que ele fosse lá pra levar outro carro. Depois da troca de carro, tivemos problemas no outro carro também (na bateria). No final deu tudo certo, mas passamos alguns momentos de aperto sem necessidade. O custo total do diesel foi 41.000.

 

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE

 

22/11 – Saímos de P.Natales rumo ao Pq.Nac.Torres del Paine. As paisagens da estrada para o Pq são lindas, pena que tempo não estava mt bom. A estrada não é bem sinalizada, tem que ficar atento pra não errar o caminho.

Uma hora antes de chegarmos na portaria do parque, começou a sair uma fumaça sinistra no carro, ficamos muito preocupados, paramos até que a fumaça parasse de sair, ninguém conseguiu descobrir o motivo. Seguimos em frente e um tempo depois aconteceu a mesma coisa. Desespero total, até que achamos uns homens trabalhando num galpão, onde meu marido conseguiu ligar para a empresa que alugamos o carro e pediu que ele levasse outro carro pra gente, marcamos na portaria do parque (laguna amarga) e uma hora depois ele estava lá com outro carro do mesmo modelo.

A entrada do parque custa 15000 p/pessoa. Fomos até a cascata paine (perto da portaria) que é uma cachoeira mt bonitinha. Depois seguimos de carro até o Salto Grande (inicio da trilha do Mirador Cuernos 1h-4km). Linha cachoeira e o mirador é simplesmente espetacular, pena que o tempo continuava nublado e na volta da trilha pegamos chuva, mas a vista do mirador é linda, só não digo perfeita porque o sol não apareceu.

Depois seguimos de carro até a Posada Rio Serrano. Em TdP as hospedagens são mt caras e mt concorridas e como não queríamos acampar, optamos por ficar lá num quarto quádruplo com banheiro privado. Pelo preço, estávamos achando que teríamos muito mais conforto, mas não foi bem assim. O atendimento era péssimo e a limpeza deixou muito a desejar. Só não me arrependo, porque não tínhamos outra opção melhor. Os outros hotéis da região custavam três vezes mais.

23/11 – Acordamos cedo para fazer a trilha do Mirador das Torres (19km). Só que estava chovendo quando acordamos e ficamos muito indecisos, se valia a pena, sair debaixo daquela chuva toda. Saímos e pouco depois parou de chover. Entramos no carro e nada dele “pegar”, depois descobrimos um mau contato no cabo da bateria e seguimos até a Hosteria Las Torres para iniciar a trilha (já era 10h, bem mais tarde do planejado). Iniciamos a trilha com sol, aproveitamos para apreciar as belas paisagens durante todo o percurso. A última parte da trilha, 1h e meia de subida muito íngreme por pedras, foi muito cansativa e forçou muito meus joelhos. Eu não tenho muito preparo físico, resolvo fazer estes trekkings só quando estou de férias, ou seja, uma vez por ano. Fiquei os três dias seguintes com a musculatura toda dolorida. Mas tudo isso foi irrelevante, perto das belas paisagens que passei. Achei as torres lindas e olha que nem tinha sol. Quando chegamos ao Mirador das Torres fomos premiados, com a neve caindo sobre a gente e sobre aquelas belas montanhas. O tempo total da trilha foi de 9 horas (incluindo 1h lá em cima) e valeu muito a pena. Voltamos para o pernoite na Pousada Rio Serrano.

24/11 – Fizemos o passeio de barco até o Glaciar Grey, saída às 8h na Hosteria Grey (duração 3h) – 40.000 pesos por pessoa. Valeu a pena o passeio, porque foi o primeiro glaciar que vimos durante a viagem. Depois fizemos uma pequena trilha do Mirador Ferrier, nos despedimos de TdP e voltamos para P. Natales, devolvemos o carro, almoçamos no Restaurante Picada de Los Carlitos e dormimos no Hostel Reymar. Apesar de o Picada ser famoso entre os mochileiros, dois de nós tiveram problemas de infecção intestinal após comerem lá, achamos melhor a comida no Rest. Los Pioneros, que fica de frente para o mar.

 

POSADA RIO SERRANO – dentro do Parque Nacional Torres del Paine – próximo à administração do Parque. Site: http://www.baqueanozamora.com/Posada%20Serrano.html . Valor: 100.000 pesos chilenos - diária do quarto quádruplo com banheiro privado e café da manhã. E 90.000 pesos do quádruplo com banheiro compartido. Não gostamos do atendimento, muito menos da limpeza, pagamos caro e até a calefação era racionada, só era ligada algumas poucas horas no início da noite. NÃO recomendo.

 

Empresa de ônibus de PUERTO NATALES para EL CALAFATE: Agência COOTRA (Calle Baquedano, próx. ao Hostel Reymar), saímos às 8:30.

 

EL CALAFATE

 

25/11 – Chegamos em El Calafate e depois de rodarmos a procura de cabanas para quatro pessoas, optamos por ficar na Pousada Jardim de Los Presentes. Almoçamos num restaurante chamado Cabalache. Os restaurantes na cidade são bem caros e optamos por fazer nossas refeições seguintes na cabana, há um bom supermercado na av. principal onde se pode comprar de tudo.. No último dia fomos comer no Rick’s, um tenedor libre bom para provar o “cordero patagonico”.

26/11 – Ficamos andando na cidade, tomamos sorvete de calafate etc... Compramos as passagens para El Chalten na pousada mesmo e no final do dia, alugamos um carro.

27/11 – Pegamos o carro rumo ao Parque Nacional Los Glaciares (78km da cidade), a entrada custa 40 pesos por pessoa. Passamos o dia inteiro lá, andando nas passarelas no Glaciar Perito Moreno e também fizemos um passeio “moreno fiesta” (50 pesos por pessoa). Vale a pena alugar carro pois você não fica sujeito a horários de excursão, podendo curtir mais tempo no Glaciar. Na volta para a cidade, devolvemos o carro e fomos para pousada.

 

POUSADA JARDIM DE LOS PRESENTES – Calle Guido Bonarelli, 72 - Phone: 02902-491518. Site: http://www.lospresentes.com.ar . Valor: 180 pesos - diária cabana para 4 pessoas com microondas, fogão, frigobar, uma cama de casal e duas de solteiro (sem café e com transfer). A dona Judith é atenciosa e a pousada fica mais ou menos umas seis quadras da Av.San Martin. Fica na continuação da rua do Hostel Los Dos Pinos, indo pela passarela, mas as instalações são mais novas e o valor saiu mais em conta, muito bom custo/benefício.

SERVI CAR –(rent a car) – 225 pesos c/200 km livres – http://www.servicar4x4.com.ar . Gastamos 50 pesos com gasolina em um dia de passeio.

Empresa de ônibus de EL CALAFATE para EL CHALTEN: Várias Agências com mesmos horários e preços – Chalten Travel (http://www.chaltentravel.com) e Caltur (http://www.caltur.com.ar). Saídas: 7:30h, 13h e 18:30h. Valor: 130 pesos - ida e volta.

 

EL CHALTEN

 

28/11 – Chegamos a El Chalten e escolhemos a Cabaña La Loma pra ficar, fizemos umas compras no supermercado e padaria e depois demos uma volta na pequenina cidade.

29/11 – Fizemos a trilha para o FITZ ROY (total 12,5km). Pegamos um táxi remis até El Pilar para de lá iniciarmos a trilha, desta forma não precisaríamos fazer o mesmo percurso na ida e na volta, assim conhecendo mais paisagens, poupando uma boa subida no começo e diminuindo o tamanho total do percurso. Pagamos 80 pesos pelo remis (sendo que bus cobrava 40 pesos por pessoa). Iniciamos a trilha em El Pilar por volta das 10h e, até o acampamento poincenot, a trilha é bem agradável, passando por um lindo mirador do Glaciar Piedras Blancas. Depois do acampamento Rio Blanco, a trilha passa a ser uma subidona sem fim, mas no final a linda vista da laguna de los três compensa o esforço. O tom de azul da lagoa é divino e o monte Fitz Roy também.

30/11 – Neste dia estávamos muito cansados, então resolvemos não fazer nada muito pesado. Fizemos a trilha para o Mirador Las Aguilas e Mirador Los Condores (1km). À tarde, fizemos uma cavalgada de 3h de duração (150 pesos por pessoa) – El Relincho (Av. San Martin, 545).

01/12 – Eu optei pelo TREK VIEDMA (350 pesos por pessoa) – passeio de barco até o Glaciar Viedma e depois umas duas horas de caminhada sobre o gelo com grampones. O gelo não é tão branco quanto o das fotos que vi do trekking no Perito Moreno, portanto, se não se importar de pagar mais caro, acho que este deve ser mais bonito. Comprei na PATAGÔNIA AVENTURA (Av. San Martin).

Meu marido optou por um passeio bem mais radical, o ICE TREK (280 pesos por pessoa) – Agência Chalten Travel – são doze horas de caminhada, vai pela trilha até o mirante do Cerro Torre, de lá atravessa o rio de tirolesa, depois continua andando por uma trilha até chegar ao Glaciar Grande – caminha sobre o gelo +- 1:30h com grampones, com direito a uma pequena escalada em parede de gelo. Ele só não gostou da agência, pois falaram que ficariam sobre o gelo de 2 a 3 horas, quando na prática foi bem menos que isso (apesar do clima excelente no dia), e do guia, que tinha má vontade com tudo. Como há várias agências que fazem este passeio, NÃO recomendamos a Chalten Travel.

02/12 – Voltamos para El Calafate, ficamos na mesma pousada Jardim de Los Presentes para o pernoite, onde havíamos deixado parte da bagagem para não ter que levar tudo para El Chalten, pois no dia seguinte pegaríamos um vôo para Buenos Aires.

 

CABAÑA LA LOMA– Av. Antonio Rojo, 241 - 493111. Valor: 280 pesos - diária cabana para 4 pessoas com microondas, fogão, frigobar e dois quartos (um com cama de casal e outro com duas beliches).

 

BUENOS AIRES

 

03/12 – Pegamos um táxi da pousada até o aeroporto de El Calafate (60 pesos). O vôo foi das Aerolíneas Argentinas (que compramos quando estávamos em Ushuaia). A passagem custou 589 pesos por pessoa (isso porque comprovamos que tínhamos entrado no país pelas Aerolíneas, senão a passagem teria saído ainda mais cara). Existe uma companhia aérea mais barata (430 pesos) – LADE – mas os vôos estavam lotados e só tinha disponibilidade para cinco dias depois. A taxa de embarque saiu 18 pesos por pessoa.

Chegamos em Buenos Aires e pegamos um táxi (25 pesos) do Aeroparque até o Hotel Ibis (Hipólito Yrigoyen, 1592) – 205 pesos a diária pro casal sem café da manhã. Antes de retornarmos ao Brasil, passamos dois dias lá (nós já conhecíamos de outra viagem). Descansamos, fizemos compras e assistimos ao show no Sr.Tango (muito bom, cheio de efeitos e luzes etc). Um verdadeiro espetáculo que custou 80 pesos a entrada + 15 pesos o transfer ida e volta do hotel.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bacana o relato !!

 

Realmente alugar carro as vezes é mais barato que contratar os passeios, ainda mais quando se está em 2 casais !!

 

Muito bom receber notícia do Ricardo e Ada (Los Calafates em Ushuaia) e do Sr. Marcos (Reymar em Puerto Natales)... são muito gente boa !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...