Ir para conteúdo

Patagônia Argentina - El Calafate - Inverno/2012 (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

A cidade de El Calafate fica na região da Patagônia Argentina e faz parte da Província de Santa Cruz. O nome El Calafate vem de um arbusto que cresce na região e produz uma pequena fruta que pode se fazer doces e geleias. A cidade de El Calafate é agradável e é um destino turístico em plena expansão, principalmente pelos famosos glaciares que são formados na região. Além dos glaciares, você encontrará montanhas, bosques e lagos e tive a oportunidade de ficar 4 dias e 4 noites para desfrutar das atrações da região.

 

Chegando ao Aeroporto

 

Não existem vôos diretos para El Calafate partindo do Brasil. Você terá que partir de alguma cidade da Argentina (geralmente Buenos Aires) e depois pegar outro voo para chegar em El Calafate. Eu cheguei em El Calafate pelo voo Aerolíneas Argentinas AR 1896 que partiu de Ushuaia e cheguei por volta das 17h20min do dia 27 de agosto de 2012.

 

Dica: El Calafate tem um clima muito instável e grandes variações de temperatura durante o dia. As temperaturas variam entre 10ºC e 28ºC no verão e -5º e 10ºC no inverno. Desta maneira, é sempre bom estar preparado com casacos independente da época do ano que você irá visitar a cidade.

 

Chegando ao Hostel

 

O aeroporto fica a 16Km do centro de El Cafalate. Assim, você precisará pegar algum translado ou táxi para chegar na cidade. Como a distância é grande para ir de táxi, uma maneira muito eficiente e barata é pegar o translado que se chama Ves Patagônia que te deixa na porta do seu hostel ou hotel. Apesar de poder reservar pelo site, dá para reservar na hora que você chega ao aeroporto. O preço que eu paguei foi de 38 pesos argentinos para ir e voltar do aeroporto (na volta eles também te buscam no horário programado). Eu fiquei no Hostel International Point.

 

Dia 01 – 28/agosto/2012 – Glaciar Perito Moreno

 

Se você foi até El Calafate, há uma imensa probabilidade que tenha ido por causa dos glaciares. Se você foi e ainda não sabe o que fazer, é essencial que vá ao Parque Nacional los Glaciares. Este parque possui uma superfície de 7.240 km² e é o segundo maior do país. O Lago Argentino localiza-se neste parque e nas suas margens encontram-se os glaciares. O glaciar mais conhecido é o Glaciar Perito Moreno, mas nas proximidades encontram-se outros como o Glaciar Spegazzini e o Glaciar Upsala.

 

O primeiro dia foi dedicado apenas a visita do Glaciar Perito Moreno. Este glaciar possui 250 km2 de superfície e 30 km de extensão, sendo a terceira maior reserva de água doce do mundo. Seu nome foi dado em homenagem ao explorador Francisco Moreno que fez o estudo da região no século XIX. O glaciar fica a 80 Km de El Calafate e a melhor maneira para chegar é contratando um serviço em uma das agências de turismo da cidade. O valor que eu paguei para este passeio foi de 160 pesos argentinos, além da entrada no parque no valor de 70 pesos argentinos (este é o valor de entrada no parque para turista proveniente da América do Sul. Assim, leve o seu passaporte senão terá que pagar 140 pesos argentinos).

 

A primeira parada foi no caminho para o Parque Nacional los Glaciares onde se tem a oportunidade de tirar fotos do Lago Argentino. Chegando ao Parque Nacional, a primeira visão que você terá de um glaciar é no Mirados de Los Suspiros, um nome totalmente fiel à reação de todas as pessoas que estavam vendo aquela paisagem.

 

01.jpg.f7e4423d9840962ad02113ac4196975d.jpg

 

02.jpg.9578d8ddcc6e6fbc9bd62c941b695977.jpg

 

03.jpg.c1bc48454ea365f30a59207d86696601.jpg

 

Neste ponto, você terá duas opções: fazer um passeio de catamarã que te leva mais perto do glaciar ou ir direto para as passarelas. Eu fiz a escolha de ir direto para as passarelas por dois motivos. O primeiro foi que o passeio de catamarã leva cerca de uma hora, o que significa que quem for terá uma hora a menos para andar pelas passarelas (eu tive 3 horas para andar). O segundo foi que eu já tinha reservado o passeio de catamarã no dia seguinte (Navegação Todos os Glaciares). A diferença entre os dois passeios de barco é que a visita ao Perito Moreno te dá acesso de barco à parede sul do glaciar enquanto o passeio da Navegação Todos os Glaciares te dá acesso à parede norte. Mesmo assim, preferi ir direto para as passarelas.

 

As passarelas do Perito Moreno te dão diversos ângulos de observação do glaciar. As passarelas possuem 7 pontos de observação, localizados em diferentes alturas e distâncias, conectados entre si e que podem ser percorridos como você quiser. As passarelas são muito bem sinalizadas e estruturadas, sendo um passeio bem tranquilo e acessível à todos. Pelas fotos não dá para ter uma dimensão da altura do glaciar, porém, ele tem uma altura de 74m acima do nível da água e uma profundidade de 170m.

 

04.jpg.293610b5b34015ad221c3c9a3f84b709.jpg

 

05.jpg.7e3e334e61ed073d75ca4794871914bd.jpg

 

06.jpg.83c60ca00f7432b969414083f2be7a51.jpg

 

Dia 02 – 29/agosto/2012 – Navegação Todos os Glaciares

 

O segundo dia foi dedicado à outro passeio que existe no Parque Nacional los Glaciares: Navegação por Todos os Glaciares. Este passeio percorrerá lagos e canais da região a bordo de um catamarã que leva à três glaciares distintos, Glaciar Perito Moreno, Glaciar Spegazzini e o Glaciar Upsala. Este passeio dura o dia todo (deve-ser levar coisas para comer) e o valor foi de 500 pesos argentinos, mais 70 pesos de entrada no parque nacional (este é o valor de entrada no parque para turista proveniente da América do Sul. Assim, leve o seu passaporte senão terá que pagar 140 pesos argentinos).

 

Dica: apesar de não depender muito de você, tente chegar ao Puerto Bandera o quanto antes. Quanto mais cedo chegar, melhor será a posição que você poderá se sentar dentro do catamarã. E também vá com roupas de inverno já que fora do barco faz muito frio.

 

07.jpg.508a853f8bc25b06310010673d1fa973.jpg

 

08.jpg.f9e85ecacb6401beb6c9da74c4e78d24.jpg

 

A barco começa a sua trajetória passando pela Boca del Diablo para chegar ao Brazo Norte. Neste ponto já é possível se observar algumas formações de gelo na superfície da água que vão se intensificando a medida que o barco se aproxima dos glaciares.

 

09.jpg.55fd4091e4bf209764d7fed1e4322fb6.jpg

 

Terminando o Brazo Norte, o barco começa a sua trajetória pelo Brazo Spegazzini que terá término no glaciar que leva o seu nome. O Glaciar Spegazzini é o mais alto no Parque Nacional los Glaciares, chegando a 135 m de altura. O seu nome é uma homenagem ao botânico Carlos Luis Spegazzini que foi o primeiro a estudar a flora local.

 

11.jpg.be2e1671c8c19e26446db665676a3279.jpg

 

Neste ponto o barco dá meia volta e começa a sua trajetória pelo Brazo Spegazzini em direção ao Brazo Upsala que terá término no glaciar que leva o seu nome. O nome Glaciar Upsala se deve ao fato da Universidade de Uppsala, da Suécia, ter realizado o primeiro levantamento da região no século XX. Porém, não foi possível se aproximar da parede do glaciar pela alta quantidade de gelo que estava bloqueando a passagem (o Glaciar Upsala está em retrocesso).

 

12.jpg.ee78a46b1bb07f055276db944a25f1bf.jpg

 

Saindo deste ponto, o barco irá voltar ao Brazo Norte, passar novamente pela Boca del Diablo e seguir o seu caminho em direção ao Canal de los Tempanos para chegar à parede sul do Glaciar Perito Moreno. Este caminho demora mais de uma hora para ser percorrido e é o momento de fazer o seu lanche e apreciar a vista de dentro do barco. Quando cheguei a parece sul até pude ver as passarelas que eu tinha percorrido no dia anterior.

 

14.jpg.8e2aafba434e569bf773c7c241cda84e.jpg

 

15.jpg.031bd62c09c0c99942285258520e5cce.jpg

 

16.jpg.f66204903e099ef6587479472d7fa3a1.jpg

 

Saindo do Perito Moreno o barco volta ao Puerto Bandera e de lá voltei ao hostel. A viagem de volta é demorada e você chega bem cansado, porém, com um sensação de que viu uma das paisagens mais belas do mundo.

 

Dia 03 – 30/agosto/2012 – Passeio de 4×4

 

Neste dia fiz um passeio de 4×4 pelo Cerro Frias que fica a 23Km de El Calafate com a agência Cerro Frias. A camionete me buscou no hostel no horário programado e dirigiu pela mesma estrada que leva ao Perito Moreno. Após 20 minutos de estrada tem início o Cerro Frias em que a 4×4 irá subir a montanha através de caminhos distintos e você poderá desfrutar de paisagens maravilhosas, principalmente do Lago Argentino. Após cerca de duas horas de excursão tive a oportunidade de tomar café em um lugar muito aconchegante que fica na base da montanha. O valor do passeio foi de 220 pesos argentinos por 4 horas.

 

17.jpg.fbc0d242813f28f779f60f66e9de2acf.jpg

 

18.jpg.50b2a9b27c152ff9b70e2b9e47e7267c.jpg

 

19.jpg.318dd6c48d1d66dc03b6d647b68c8c97.jpg

 

Dia 04 – 31/agosto/2012 – Cidade de El Calafate

 

Nas minhas viagens eu geralmente reservo um dia para andar por toda a cidade e conhecer um pouco mais da região. Este era o meu último dia na cidade já que no próximo eu precisaria pegar o voo de volta para o Brasil.

 

El Calafate é uma cidade com pouco mais de 5mil habitantes e a maioria do movimento e comércio da cidade ficam na Av. de Libertador San Martin. É uma cidade muito organizada e limpa, um exemplo para muitas cidades.

 

21.jpg.ab7ee8954550317501a8f9f6d79e368d.jpg

 

23.jpg.eb498d0d99fff557750c8972e88a3515.jpg

 

24.jpg.2a634ec7869bd5b176a29ee3366bb9ec.jpg

 

Dia 05 – 01/setembro/2012

 

Este era o dia do meu voo para o Brasil com conexão em Buenos Aires e não daria tempo de fazer mais um passeio já que todos eles levariam algum tempo. Assim, tomei o último café da manhã no hostel antes de ir ao aeroporto. Para chegar ao aeroporto, eu já tinha reservado o transfer Ves Patagônia na minha chegada à El Calafate.

 

Considerações Finais

 

El Calafate é uma cidade para todos. Há espaço para os turistas já que o Parque Nacional los Glaciares é muito bem estruturado e a navegação é a bordo de um catamarã muito confortável. Há também espaço para os aventureiros que querem fazer trekking no gelo, visitar a cidade de El Chaltén e o Parque Torres del Paine (Chile).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Que lugar incrível!

 

Erick, você acredita que em um dia e meio é possível conhecer o parque e a cidade ou precisa de mais tempo?

 

Olá, realmente o lugar é incrível !!!

 

Se você tiver um dia e meio dá tempo de conhecer a cidade e o parque nacional todos los glaciares. A cidade não é muito grande e dá para conhecer em meio dia. Deixe o dia inteiro apenas para o Parque Nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estava frio sim...mas como eu tinha passado uns dias em Ushuaia, El Calafate já estava beeem melhor !!! Ushuaia foi muito frio... ::Cold::

 

Eu queria fazer o Big Ice mas ele fica fechado no pico do inverno !!! Então deixei para uma próxima oportunidade quando eu voltar em uma época mais quente...aí faço Big Ice e Torres del Paine ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Adorei o teu relato Erick!

 

Estamos indo agora em agosto, vc acha que tem como fazer o mini trekking?? E em qual agência vc comprou o passeio ao Perito Moreno? Nós orçamos com uma agência para tentar deixar reservado para o dia exato que pretendemos ir e eles orçaram em 800 pesos! achei mto estranho! :0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gisele,

 

Obrigado. Foi bem legal fazer este relato e relembrar das coisas que eu fiz !!! =)

 

Quanto ao Perito Moreno,acredito que você esteja falando da visita nas passarelas. Eu comprei o passeio no próprio hostel que eu fiquei (Hostel International Point). Como o parque fica um pouco afastado da cidade, uma van veio me buscar e trazer de volta ao hostel (já estava inclusa no pacote do passeio). O passeio me custou US$40, mas a entrada do parque não estava inclusa. A entrada você paga no momento de chegado ao parque (somente em dinheiro). O valor normal custa US$17 por pessoa (para residentes do Mercosul, com apresentação do passaporte).

 

Este total de US$57,00 não está incluso uma pequena navegação que você pode fazer na parede sul do Perito Moreno. Como eu coloquei no relato, eu já iria fazer a navegação por Todos los Glaciares e resolvi apenas ficar na passarela. Talvez este valor de 800 pesos esteja incluso esta pequena navegação (mas mesmo assim achei caro).

 

O Mini Trekking estava disponível na época que eu fui (final de agosto). Mas acabei não fazendo (me arrependi...rs). Mas é uma desculpa para voltar. ::otemo::

 

Se tiver mais alguma dúvida pode mandar mensagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Abaixo estão os gastos que tive em El Calafate em Agosto/2012 para vocês terem como referência para este inverno !!!

 

Hostel

Hospedagem por 4 noites no Hostel International Point, em um quarto com banheiro privativo. O custo foi de US$50 por noite, com café da manhã incluso. No total, US$200 pelas 4 noites.

 

Passeios

 

Parque Nacional dos Glaciares: este passeio foi comprado no próprio hostel. Como o parque fica um pouco afastado da cidade, uma van veio me buscar e trazer de volta ao hostel (o preço da van já estava incluso no preço do pacote). Ele dura o dia todo e é preciso levar um lanche, suco e água para comer durante o dia. Há também uma opção de comer na lanchonete do parque, mas os preços são um pouco abusivos para o serviço oferecido. O passeio custou US$40 por pessoa e a entrada do parque não está inclusa. Para entrar, você terá que pagar na chegada ao parque um valor de US$17 por pessoa (para residentes do Mercosul, com apresentação do passaporte).

 

Todos los Glaciares: esse passeio é feito com um barco que passa pelos 3 glaciares principais de El Calafate e o passeio foi adquirido no próprio hostel. Ele se inicia às 7h, quando um ônibus te busca no hostel e termina por volta das 18h. Deve-se levar um lanche para comer durante o dia já que dentro do navio as opções são bem limitadas e os preços são abusivos. O passeio custa US$125 por pessoa, além do transporte até o local que custou US$12 por pessoa. Como o passeio é dentro do parque, você deverá pagar novamente a entrada mencionada anteriormente de US$17 por pessoa e um adicional para utilização do porto, no valor de US$2.

 

Cerro Frias: este pacote também foi adquirido no próprio hostel. Ele durante somente um período, podendo escolher realizar durante a manhã ou durante a tarde. O 4x4 foi nos buscar e deixar no hostel no horário programado. O passeio custou US$40 e tinha um lanche da tarde incluso.

 

Mini Trekking: este eu não fiz, mas custa por volta de U$120,00 por pessoa.

 

Alimentação

 

Da mesma forma que ocorreu em Ushuaia, os passeios duravam o dia todo. Eu tomava um bom café da manhã e levava um lanche para comer durante o dia. Somente no dia que foi feito o passeio de 4x4 que almoçei na cidade (La Lechuza). O pessoal do hostel havia nos indicado um mercado ali perto (La Anonima) para comprar água, suco e já haviam alguns lanches prontos para serem comprados. Em média, gastei cerca de US$ 100 por todos os dias.

 

Transporte

 

Cidade: também não foi preciso utilizar transporte dentro da cidade pois, além da cidade ser pequena, todos os passeios tinham transporte incluso.

 

Aeroporto: o aeroporto não é tão perto da cidade e havia duas opções: pegar um táxi ou contratar um serviço de van disponível no aeroporto. Acredito que a segunda opção é melhor já que o serviço é de qualidade e o preço é convidativo. O preço foi de de US$19 por pessoa, e a van me deixou na porta do hostel e me buscou no hostel no dia programado para levar de volta ao aeroporto.

 

Resumindo, os meus gastos foram os seguintes:

 

El Calafate: US$ 200,00 (Hostel) + US$ 253,00 (Passeios) + US$ 100,00 (Alimentação)

 

Aéreo: Trecho São Paulo - Buenos Aires - Ushuaia - El Calafate - Buenos Aires - São Paulo = US$ 819

 

Algumas dicas:

 

•A maioria dos passeios podem ser contratados diretamente pelo hostel, mas tem alguns que terão que ser contratados na agência de turismo, como o Big Ice em El Calafate.

•Atenção às datas dos passeios: nem todos eles são realizados todos os dias. Por exemplo, o passeio Todos los Glaciares em El Calafate é feito 3 vezes por semana e nem todos eles estão abertos o ano todo (Big Ice).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...