Ir para conteúdo

Patagônia Chilena(Torres del Paine) e Argentina (El Calafate e El Chalten) Novembro de 2009!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pessoal, tudo certo? Depois de 2 anos e meio , criei vergonha na cara e vim fazer o relato da trip que fiz em novembro de 2009, a idéia era ficar uns 30 dias na patagônia,

Porém como verão a seguir fiquei bem menos!

 

Desculpem pelos erros de português e pelo relato pobre, fazem 2,5 anos que fiz a viagem então algumas coisas fugiram da memória, levem em consideração que é meu primeiro relato e escrevo muito mal rs..

 

O Roteiro Inicial seria:

 

SP x El Calafate x Torres del Paine x El Chalten x Ushuaia....

 

Porém ficou:

 

SP x El calafate x Torres del paine x El chalten x Sp...

 

De 30 dias fiquei 13 dias... Foi uma viagem inesquecivel com muitos altos e baixos, muitos perrengues e despreparo tanto fisico quanto emocional, afinal era minha primeira trip internacional para longos trekking e solo...

 

Para essa viagem, me preparei alguns meses antes, pesquisando tudo que podia sobre os lugares, passagens, hostels e equipamentos... Nesses meses de planejamento tive de comprar todo meu equipamento de trekking pois não possuia nenhum. Como não tinha muita grana, e tinha receio de comprar fora, acabei comprando tudo aqui no Brasil e com o dinheiro que dava, logo mais posto a lista de equipamento.

 

Não estava em boa forma para esta trip e devido a isto botei na minha cabeça que iria treinar meses antes para chegar em boa forma para fazer todos os passeios, pura ilusão, não consegui manter um ritmo de treinamento, no final das contas acho que estava pior do que quando comecei rs.. mas pensei comigo, tudo bem, vai dar tudo certo, só ir com calma rs... no relato vocês vão ver o quão errado eu estava.

 

Bom chega de mimimi e vamos ao relato:

 

_____________________________________________________

 

Atenção: os Preços informados neste relato são referentes ao final de 2009

 

 

Passagens Aereas foram compradas pela decolar.com, as passagens de ida e volta nos trechos: Sp x Buenos Aires x Calafate x Ushuaia x Buenos Aires x Sp... ficou em R$810,00.. comprando com 2 meses de antecedência.

 

Lista de equipamentos:

 

Equipamento camping e trekking:

 

- Barraca: Manaslu Discovery Mountain (adaptada) Peso: 3kg

- Mochila: Deuter Air Contact Pro 70+15 Peso: 3,3Kg

- Saco de dormir: Quechua S0º Ultralight Peso: 1,70Kg

- Isolante Térmico Peso: 180gr

- Bastões de Caminhada: 2 x Quechua Raid 700 Peso:400gr o par

- Panelas: Azteq Trip Peso: 260gr

- Fogareiro: Azteq Urano: Peso: 135gr

- Lanterna: Black Diamond ICON + Jogo de pilhas extras: Peso: 250gr

- Bolsa para transporte da cargueira: Equinox Peso: 200gr

- Garrafa Agua: Alpen Pass 500ml: Peso: ???

 

 

Vestimenta:

 

- Botas : Asolo Fugitive Gtx Peso: 1,4kg

- Anorak: Ansilta Expedition II Peso: 650gr

- Softshell: Triboard CR500 (270gr de preenchimento) peso: 450gr

- Fleece : Quechua Forclaz 200 (200gr de enchimento) Peso: 300gr

- Calça Fleece: Quechua Peso: 200gr

- Underwear (calça e blusa): Quechua Peso: 350gr

- Calça Bermuda: Quechua Peso: 250gr

- Calça suplex: Quechua Peso: 180gr

- camiseta manga curta Dry: 2x Quechua Peso: 200gr as duas

- Camiseta manga longa Dry: 1x Quechua Peso:150gr

- Toalha Super absorvente: Quechua Peso: 200gr

- Calça Impermeavel: Quechua Peso: 200gr

- 2 pares de meia trekking: Quechua Peso: 280gr

- 2 pares de meia Liner: Stylo Peso: 70gr

- Par de Luva corta vento: Quechua Peso: 120gr

- 2 Gorros/cachecol : Quechua Peso: 100gr

- Polainas: Quechua Peso: 250gr

- 3 Cuecas Microfibra : Trifil Peso: ???

- Oculos de sol de grau: Peso??

- Oculos de grau reserva: Peso??

Comida:

 

- Cafe Soluvel individual para 15 dias Peso: 280gr

- Sopa Soluvel Individual para 12 dias Peso: 220gr

- 7 saquinho de arroz instantaneo para 1 refeição cada : Blueville Peso: 500gr

- Pure de batata instaneo: ?? Peso: 500gr

 

Outros:

 

- Tripe para equipamento fotografico: Manfrotto Peso: 1,5kg

- Camera fotografica Nikon D50 + Lente 18-250mm + Case + 4 Baterias + Cartões de memória + 2 Filtros + Carregador: Peso: 2,2kg

- Remédios e higiene pessoal Peso : 320gr

 

 

Total sem agua e faltando algumas comidas: 20,9Kg (lembrando que certas coisas foram vestidas e não na mochila)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Inicio da trip:

 

1º dia São Paulo x Buenos Aires(31/10/2009)

 

Acordei naquela expectativa absurda, primeira trip internacional sozinho, um frio na barriga intenso, o dia foi de arrumar as malas pois como todo bom brasileiro deixei

Tudo para última hora rs..

 

equipamento_pq.jpg

Tudo que entrou na mochila!!

 

O vôo da Aerolinas para Buenos Aires sairia as 21:00h do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Depedidas aqui, despedidas ali, arrumei a mala tirei umas fotos e parti para o aeroporto!

 

pronto_pq.jpg

Mochila já na bolsa de viagem preparado para viagem!!

 

Cheguei no aerporto e fui direto ao guichê da policia federal para declarar a saida de bens, no meu caso equipamento fotográfico, 20 minutinhos de fila e pronto estava com o papel em mãos, basta preencher o equipamento e o número de série, o Agente federal confere carimba e pronto pode ir embora..

 

Fiz o check in e com 20 minutos de atraso estava indo para Buenos Aires.. Devido a alguns relatos de amigos que a aerolineas estava em decadencia, fui ja com uma primeira impressão ruim, porém fui surpreendido, serviço de bordo foi excelente, até vinho eu tomei...Durante o vôo alguns sustos devido a uma tempestade próximo a Buenos Aires, o avião despencava alguns metros rs...

 

Enfim, pousando em Buenos Aires, imigração para Brasileiros, basta mostrar rg e pronto.. Estava devidamente em território Argentino. Peguei a mala e sai para o saguão, vou dizer que fiquei desapontado, o Aeroporto de Ezeiza era minusculo, uma salinha pequena. alguns bancos, um café e uma doceria e só rs.. alias a doceria e o café já estavam fechados rs.. só me restou dormir!! Ao lado.. dois Espanhois que estavam voltando da patagônia faziam o mesmo.

 

dormindoezeiza_pq.jpg

Soneca no Aeroporto

 

Meu vôo só sairia na manhã seguinte!!!

Bons sonhos!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

2º dia Buenos Aires x El calafate (01/11/2009)

 

Às 05:00h da matina eu acordo, Junto minhas tralhas e vou aos guichês para finalmente poder fazer o check-in, chegando aos guichês, informei a atendente qual o vôo e destino, e foi ai que descobri que meu vôo sairia de um outro prédio, um que ficava ao lado de onde eu estava rs.. ela disse que faria o check-in ali mesmo mas que eu deveria me dirigir ao prédio A que eu estava no prédio B. Ok.. foi o que fiz e ai veio a surpresa rs.. eu fiquei esse tempo todo em um anexo do aeroporto rs.. em uma sala de desembarque minúscula imaginando que este era o principal rs.. ok vacilão!!!! ::prestessao:: O aeroporto de Ezeiza é gigante!! Enfim, localizei o portão e como ainda faltava muito tempo, resolvi ir comer alguma coisa.

 

Fui ver o preço de um pacotinho de batata frita... e tava custando 10AR$, achei caro, Fui ao Mc Donald's e comprei um café da manhã lá.. um copão de café + um lanchinho la de ovo com presunto e queijo... e mandei ver por AR$10,50, valew muito mais rs.. ::hahaha::

 

Já no avião uma puta chuva do lado de fora, torci para que não estivesse chovendo em El calafate. Vôo com algumas turbulências., mas nada comparado ao vôo de sp x buenos aires.

 

aviaoezeiza_pq.jpg

Chuva em Buenos Aires!!!

 

Na aterrisagem a galera bateu palma ::lol4:: acabei batendo também mas sem saber o porque ahahaha ... Aeroporto de calafate é um OVO, mto pequenininho.. na esteira para pegar as malas, pedi para um casal bater uma foto minha, para minha surpresa o casal era brasileiro rs...

 

elcalafate_pq.jpg

chegada em El Calafate.

 

Bom saindo do aeroporto já estavam com uma plaquinha com meu nome, peguei o transfer da Vez Patagonia, que me deixou direto no Hostel America del Sur (paguei 75 pesos no hostel, mas é muito bom ::cool:::'> ), no hostel me informei se ainda daria tempo de ir ao Glaciar Perito Moreno no mesmo dia, o recepcionista me disse que deveria sair correndo pois o passeio sairia as 14:00 ja eram 13:20, bom deixei as coisas no quarto, peguei só uma blusa, camera e fui para o terminal rodoviário, cheguei faltando 15 minutos, foi o tempo de comprar o passeio e entrar no bus.

 

O guia do passeio era muito engraçado, dava em cima das gringas nas frentes dos namorados sem dó!! Para dar explicação falava metade em ingles a outra metade em espanhol.. no final ningue entendia nada rs... O caminho até o parque é muito bonito, varias montanhas nevadas, a entrada do parque foi de AR$60,00, entram no onibus cobrando logo na portaria, Argentinos pagam metade, e se entrar antes das 07:00 não paga.

 

caminhoperitomoreno_pq.jpg

Caminho para o Perito Moreno.

 

Dentro do parque já se começa a ver os blocos de gelos boiando, muitas lebres correndo pela estrada, e logo menos já se tem a primeira vista do glaciar, para quem nunca viu nada parecido a vista é impactante, muito lindo mesmo, o onibus faz uma parada numa pequena marina onde saem os passeios para o big ice e minitrekking. Algumas pessoas desceram e o restante foi para as passarelas.

 

peritomoreno_pq.jpg

Primeira vista do Glaciar

 

Existe um café/restaurante próximo as passarelas. O glaciar é fantastico, as passarelas chegam realmente bem perto, muito lindo.. vale a pena ficar um tempo admirirando e ouvindo o barulho que faz quando o gelo se parte.. magnifico.. depois de algumas fotos e de ter percorrido toda passarela, hora de voltar.

 

peritomoreno5_pq.jpg

Glaciar Perito Moreno

 

Dica.. tentem fazer o passeio mais cedo! O passeio do periodo da tarde é mto curto, fica muito pouco no glaciar..

 

Bom cheguei em Calafate novamente as 20:30, e fui resolver duas coisas:

 

1º comprar passagem para o dia seguinte para puerto natales/Torres del paine. Na rodoviaria me disseram que não seria possível no mesmo dia ir a torres del paine, que teria de ficar um dia em puerto natales, como meu cronograma era apertado, resolvi pagar bemmmmmmmm mais caro e ir direto de calafate para torres del paine via passeio, esse luxo me custou AR$310,00 bemmmm salgado... ::vapapu::

 

2º Fazer compras para torres del paine visto que o passeio iria direto a torres. O mercado fechava as 21:30, bom corri para la.. chegando la o mercado tava uma zona, muita gente comprando e pouquissimas opções e para minha surpresa nada de miojo ::Ksimno:: comprei o restante (spaguetti, molho, atum, barrinhas, aveia), paguei e na hora de ir embora não tinham sacolinha, e ai como faz? tive de levar tudo do mercado ao hostel numa caixa de papelão !!!

 

No hostel, arrumei a mochila, entrei na internet para mandar noticias, tomei um banho e fui dormir, pedi para me acorderem as 05h.. o transfer me pegariam as 05:30, no quarto estavam um alemão e um casal de franceses.. logo nao entendia nada do que falavam...

 

Neste dia não almocei nem jantei.

 

até amanhã em Torres del Paine !! \o/....

 

++ FOTOS:

 

aviaocalafate_pq.jpg

Chuva em Buenos Aires.

 

peritomoreno2_pq.jpg

1ª Vista Perito Moreno

 

peritomoreno3_pq.jpg

Vista Glaciar Perito Moreno

 

peritomoreno4_pq.jpg

Imensidão do Glaciar Perito Moreno

 

peritomoreno6_pq.jpg

Vista das passarelas

 

vistaperitomoreno_pq.jpg

Arredores Perito Moreno

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

3º dia El calafate x Torres del Paine (02/11/2009)

 

Acordado as 05:00h, juntei as tralhas e fui tomar café, café negro ruimmm e sucrilhos murcho rs, mas OK... as 05:40h o transfer aparece, eu era o último, na van, muitos idosos, pois era um passeio de bate e volta até torres, no meu caso desceria na portaria Laguna Amarga e não voltaria com eles.

 

A viagem era longa, algo em torno de 4h.. como ainda estava com sono dormi rs e acordei numa parada para ir ao banheiro, uma lanchonete no meio do nada... como o café da manhã foi fraco comprei duas empanadas por AR$3,00 cada, muito boas! ::cool:::'>

 

Assim que entrei na van, como a paisagem não mudava, era sempre a mesma coisa acabei cochilando novamente rs, só fui acordar na fronteira, quando tivemos de registrar a saida da argentina e entrada no chile, 20 minutinhos e bora para estrada, voltamos a parar novamente em Cerro Castilho, onde tivemos de passar nossas mochilas em Raio X e abrir para os fiscais verificarem se não estavamos entrando com nada de origem animal/vegetal, qualquer coisa que não seja industrializada, como estava tudo OK.. depois de alguns bons minutos perdidos continuamos, paramos numa lojinha para os gringos trocarem dolar por peso chileno, como ja havia feito o cambio aproveitei para mandar dois postais e comprar alguns chocolates.

 

frontera2_pq.jpg

Fronteira Argentina x Chile

 

Mudamos de van e de guia, para ir em definitivo a torres del paine!! Após poucos minutos já avistavamos o maciço paine imponente a nossa frente é algo maravilhoso, mesmo o dia estando nublado foi algo maravilhoso, paramos duas vezes para fotos , a última na Laguna Amarga!

 

torres_pq.jpg

Primeira visão do Maciço Paine

 

Logo menos já estavamos na guarderia Laguna Amarga, pagamos 15.000 Pesos Chilenos, o pessoal da van seguiu viagem e eu fiquei, abasteci o reservatório de agua, falei com os guarda parques que alguns amigos já tinham passado antes e que iria encontrar com eles no Serón, o guarda parques proibiu, falando que o Circuito Paine ainda estava fechado devido a muita neve acumulada e avalanches no PASO JOHN Gardner, e que se eu quisesse ir para aqueles lados teria de assinar um termo de responsabilidade, e que se algo acontecesse não iriam atras de mim. Como meus colegas também tinham assinado resolvi assinar e encontrar com eles no serón e depois decidiriamos o que fazer. Pedi informações para um guarda parques voluntário e novo, que me passou informações de onde iniciava a trilha, sendo assim nem olhei no Mapa, confiei e fui rs... ::toma::

 

torres2_pq.jpg

Trilha errada Torres del Paine

 

Ai que aconteceu o pior, peguei o sendero que o guarda parques tinha informado, e mandei ver, depois de algum tempo de caminhada o sendero sumiu, na tentativa de encontrar acabei descendo o morro e me enfiei num charco sem fim ao lado do rio... o vento era absurdo naquela hora e o tempo começou a virar, já preocupado e cansado resolvi voltar, subir aquele morro ingrime, com um peso lascado na mochila, cansado e com aquele vento, foi cruel.

 

torres3_pq.jpg

Vista da trilha errada em Torres del Paine

 

Pois é.. o mais dificil aconteceu, eu consegui me perder em torres del paine ahahahahaha!!! ::prestessao:: o sendero informado pelo guarda parques começava antes da ponte e eu deveria ter atravessado a ponte antes... pois é... me fu....

 

torres4_pq.jpg

Perdido em Torres del Paine

 

Enfim, depois de 5hrs de caminhada em vão cheguei novamente a guarderia Laguna Amarga, fui pedir explicações para o guarda parques que me passou a informação errada, e ele se fez de desentendido, que entendeu errado pensou que eu queria ir até um mirador e etc.. mas no fim não tinha nem mirador nem nada..

era um sendero para cavalos, enfim.. pedi outras informações para um outro guarda parques de mais idade, o qual pediu desculpas e disse que o rapaz estava la apenas a um dia e que não conhecia quase nada ainda, e me recomendou pegar o onibus e ir para o Campamento e hosteria Torres, foi o que fiz.. paguei 2.500 pelo transfer até lá. Chegando la fui procurar um bom lugar para armar a tenda, encontrado o lugar começou a briga para montar a D. Moutain sozinho e com um puta vento, enfim consegui mas já estava de noite, enfiei tudo na barraca, peguei uma muda de roupa, chinelo e toalha e fui tomar um banho, o cansaço e desespero era tanto que não percebi e tomei banho no banheiro Feminino, de porta aberta ahaha, como já era tarde ninguem apareceu no banheiro rs..

 

O Banho foi ótimo quente e revigorante, como estava cansado só deu tempo de preparar um rango rapido (arroz com frango) e capotar, para no dia seguinte decidir o que fazer...

 

O céu estava estupendo, lua cheia e noite estrelada, lindo. Mas o cansaço era enorme e não consegui bater fotos.

 

boa noite!!!

+++ FOTOS:

 

frontera_pq.jpg

Fronteira Argentina x Chile

 

guanaco_pq.jpg

Guanaco?? na estrada para Torres del Paine

 

lagunamarga_pq.jpg

Laguna Amarga com as Torres ao fundo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

4º Dia Torres del Paine x Tentativa Base das Torres (03/11/2009)

 

Coloquei o relógio para despertar as 07:00, porém não consegui acordar rs.. fui levantar já eram 09:20 e todos do acampamento já tinha ido embora, tomei café com calma e fui decidir o que iria fazer. Decidi então tentar fazer um bate e volta na base das torres, esvaziei toda a mochila, botei só o necessário e iniciei a caminhada, o tempo estimado era de 4h para ir e de mais 4h para voltar, então logo daria tempo de subir e voltar ainda no claro.

 

campamentotorres_pq.jpg

Manaslu no campemto Torres

 

A caminhada começou tranquila, mas depois de alguns poucos minutos começa uma subida forte rumo ao valle ascencio, após 1h de subida eu não aguentei e desisti, resolvi voltar, foi triste, muito triste ir até torres del paine e não conseguir conhecer nada, era um sonho que não iria se realizar, porém o desgaste fisico proporcionado pela trilha errada, e o desgaste emocional, por ter me perdido, do parque estar fechado e estar sozinho pesou muito e acabei decidindo voltar... ::Ksimno::

 

subidatorres_pq.jpg

Subida para o Valle Ascencio/ Base das torres

 

A Descida foi bem mais tranquila, parecia que tinha tirado um peso das costas, terminada a descida só pensava em chegar logo no acampamento e ficar de boa pensando no que acabava de acontecer, porém os problemas não acabavam por ai, chegando próximo a hosteria torres, temos de atravessar um pequeno rio com uma ponte, pois então, quando estava atravessando a ponte vi que tinha um boi/touro, imenso do outro lado bem no meio do sendero, bom, esperei um tempo e o fdp não saia rs, decidi então continuar de cabeça baixa e não encarar o bixo, tava dando certo, mas quando eu tava terminando de passar pelo bixo o desgraçado deu de querer correr atras de mim, sai num pinote só e desci para o rio rs, fiquei la uns 20 minutos esperando o bixo cair fora rs.. ::vapapu::

 

subidatorres3_pq.jpg

Ponte e o touro la atras perto do sendero

 

Passei novamente em frente a Hosteria, que é muito linda, deve ser absurdamente caro rs e enfim cheguei novamente ao acampamento, e fui logo preparar uma macarronada com molho de atum, que estava maravilhoso, após o almoço como ainda tinha bastante tempo, aproveitei para tomar um belo banho e lavar algumas roupas.

 

hosteriatorres_pq.jpg

Hosteria Torres

 

De banho tomado, acendi uma fogueira (no campamento torres tem local especifico para acender), e fiquei relaxando o resto da tarde tomando suco, comendo orio, escrevendo e curtindo o visual das torres de longe msm, até peguei no sono rs, quando acordei ja estava bem mais frio, me agasalhei, fiz o resto do macarrão e fui dormir com a intenção de ir embora no dia seguinte.

 

campamentotorres2_pq.jpg

Descansando campamento torres

 

No meio da noite me deu uma vontade louca de mijar, quase arrebento a barraca no desespero ahaha, quando saio la fora, uma supresa, tinha nevado e estava tudo branco... lindo lindo lindo.... voltei correndo para barraca rs, no relógio tava marcando -4ºC.... ::Cold::

 

Até amanhã

 

+++ FOTO:

 

subidatorres2_pq.jpg

Lago Nordenskjold

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

5º Dia Torres del Paine x Puerto natales (04/11/2009)

 

Acordei tarde nesse dia, estava meio desapontado comigo mesmo, mas bola para frente, outras oportunidades virão !!! Levantei , tomei um café reforçado, e comecei a desmontar a barraca e arrumar minhas coisas!

 

vistacampamentotorres_pq.jpg

Vista da minha janela

 

Arrumado tudo fui falar com o guarda parque e acertar minhas contas, fiquei um bom tempo conversando com ele, no final ele só me cobrou uma diaria do camping rs (4.000 pesos), me informou que não precisaria pedir o transfer era só eu aguardar em frente ao refugio que o transfer passaria la , e me deixaria na laguna amarga, na hora de me despedir começou a nevar, primeira vez que eu vi nevar, achei lindo, e frio rs ::Cold::

 

Nevasca_pq.jpg

Nevando em Torres del Paine

 

Bom esperei passar um pouco e me dirigi ao refugio, deixei minha mochila la fora e fiquei esperando o transfer do lado de dentro quentinho rs, depois de um bom tempo chegou o transfer (2.500 pesos), embarcamos, e depois de alguns minutos ja estavamos na guarderia laguna amarga, onde fiquei conversando mais um bom tempo com o pessoal até que o onibus para puerto natales chegasse, nas conversas que tive um dos guarda parques informou que ontem de noite sairam para fazer uma trilha acima

da guarderia pois haviam avistado dois pumas e foram tentar encontrar, mas só o rastro do bixo nada mais.... depois de muito tempo de espera me despedi dos amigos que fiz e do parque, estava na hora de ir embora, mas com uma certeza de que voltaria para realizar meu sonho, e eu voltarei. ::otemo::

 

casaguardaparquetorres_pq.jpg

Casa dos Guarda Parques em Laguna Amarga, aos fundos as Torres

 

A viagem de torres del paine para Puerto Natales foi demorada, o motorista era muito, mas muito lerdo, o ar condicionado no talo, frio pra burro nem consegui descansar direito. Enfim chegamos de noite em Puerto Natales, e ainda precisava achar um hostel para ficar, fui em uns 4 e todos estavam lotados, estava começando a ficar preocupado rs, até que me indicaram um hostel, bati na porta o dono estava jantando mas disse que havia vaga, o lugar era horrivel rs.. era um clube de futebol que servia como hostel, tudo muito bagunçado e sujo, mas... era o que tinha para hoje, só tinha eu e mais dois israelenses no hostel, peguei um quarto só para mim, o dono estava jantando junto com amigos e assistindo um jogo de futebol, me convidaram para jantar , aproveitei a deixa e comi uma parrilla com eles, não tava bom mas matou a fome rs..

 

Na hora do banho desisti rs, o banheiro tava um nojo só rs.. me troquei e fui dormir, dentro do saco de dormir claro ...

 

+++ FOTOS:

 

tempotorres_pq.jpg

Previsão para os próximos dias

 

torresfechado_pq.jpg

Aviso que o Circuito Paine estava fechado

 

vistalagunamarga_pq.jpg

Vista desde a guarderia Laguna Amarga

 

vistalagunamarga2_pq.jpg

Estradinha que leva até o Campamento Torres

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

6º Dia Puerto Natales x El calafate (05/11/2009)

 

Acordei cedinho , arrumei minhas coisas e fui tomar café, por incrivel que parece foi o melhor café que tomei na viagem, pão fresquinho, várias geleias, frutas, leite, café, suco, chá, frios, muito bom, mas pelo que vi era tudo do dono do hostel, na verdade acho que nem é um hostel, deixaram eu ficar la só ahahaha...

 

puertonatales2_pq.jpg

Centrinho de Puerto Natales

 

Como não confiei muito no hostel, resolvi sair com a mochila nas costas, e fui tentar comprar o quanto antes a passagem para El calafate, comprei pela Cootra mas a mesma só sairia no final do dia (18:15h), a passagem custou 11.000 pesos, conversei com o pessoal da operadora do trajeto e eles deixaram eu guardar a cargueira no escritorio deles, aproveitei então o resto do dia para caminhar pela cidade, a cidade é muito gostosinha, bem simples, mas muito bonitinha, entrei na internet, mandei noticias, vi que tem uma agencia do santander, mas nem tentei sacar. Aproveitei para almoçar bem e fui num restaurante comer um bom bife com batata frita e vinho... ::cool:::'>

 

barconatales_pq.jpg

Barco em Puerto Natales

 

Enfim depois de passear e de esperar muito tempo chegou a hora de partir, de Puerto Natales até El Calafate é uma viagem cansativa, passando por lugares bonitos e outros bem feios, pegamos alguns trechos com neve na estrada mas nada que não permitisse a passagem, por fim cheguei em El Calafate já tarde da noite, fui direto para o Hostel America del Sur, mas o mesmo estava lotado, pedi ajuda ao atendente que ligou para um outro hostel próximo e disse que havia vaga, o hostel ficava na rua da frente, o hostel era bom, fiquei num quarto com 3 beliches, mas fiquei sozinho, banho quente, banheiro limpo, aproveitei para lavar roupas e deixar secando no aquecedor, preparei um rango e fui dormir, no dia seguinte iria para El chalten.... ::otemo::

 

secaroupa_pq.jpg

Secando roupa no Hostel

 

+++ FOTOS:

 

puertonatales_pq.jpg

Descansando em Puerto Natales

 

puertonatales3_pq.jpg

Orla de Puerto Natales

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

7º Dia El calafate x El Chalten (06/11/2009)

 

Acordei cedo e fui tomar café, pão geleias e frios, deixei a mochila no hostel e fui até o terminal de onibus comprar as passagens para el chalten, comprei as passagens pela Caltur com opção de hospedagem no hostel deles, saia bem mais em conta o hostel deles é o Pioneros del valle, hostel mtooooo bom.... ::cool:::'> eles tem um pacote que você compra passagem de ida e volta(aberta), mais primeira diaria no pioneros del valle com um preço bem legal.

 

Passagens compradas, dei uma volta pela cidade e depois voltei para buscar a mochila, o ônibus saiu de calafate as 13:00, a viagem para el chalten é legal mas cansativa, a estrada estava em obras com bastante desvios, depois de um bom tempo tem uma parada no HOTEL LA LEONA, muito legal a história, comi um pedaço de bolo, bati umas fotos e continuamos viagem!

 

laleona_pq.jpg

Parada no Hotel La Leona

Logo depois já estamos passando ao lado do Imenso Lago Viedma e já podemos avistar o enorme Glaciar de mesmo nome, e pouco mais a frente já temos a visão magnifica e impactante das montanhas de Chalten e la estava o imponente FITZ ROY, parecendo cuspir fumaça de tão forte que era o vento e as nuvens no seu topo, a visão é realmente linda, coisa de outro mundo.... ::love::

 

chaltenestrada_pq.jpg

Primeira vista do Fitz Roy visto da estrada para Chalten

 

O vilarejo de El Chalten é minúsculo, vive apenas do turismo, o ponto final do onibus é praticamente dentro do HOSTEL PIONEROS DEL VALLE, deci e fui direto para o hostel, falei com a atendete (Vicko), super atenciosa e legal, me mostrou meu quarto e me passou as informações principais, estava dividindo o quarto com um espanhol, um galês e um Argentino, o Espanhol era guarda parques dos Pirineus, e estava de ferias pela patagonia. O quarto é grande, as camas são ótimas, os Lockers são gigantes, o banheiro é individual de cada quarto, e separado, o vaso fica num banheiro e o chuveiro em outro, agua bem quente.... ::cool:::'>

 

Deixei as coisas no locker e como já era tarde resolvi ir ao passeio mais próximo que era o Chorrillo Del Salto, uma queda d'agua bem bonita próximo ao vilarejo, caminho quase todo ao lado da estrada que vai até o lago del desierto, porém a paisagem é linda, um vale com montanhas nevadas, coisa de filme com o rio de las vueltas sempre ao lado, caminhada tranquila em pouco tempo ja estava no Chorrillo, tirei algumas fotos fiquei curtindo o lugar, tirando umas fotos para os gringos e depois retornei ao hostel...

 

chorrillodelsalto_pq.jpg

Chorrillo Del Salto

 

No hostel fiz amizade com o espanhol que estava no mesmo quarto que eu e com um Argentino que estava com dor de corno e estava viajando as pressas para afogar as magoas, combinamos então de irmos jantar juntos, fui tomar banho e me encontrei com eles uma hora mais tarde no saguão do hostel, fomos os três num restaurante recomendado pelo pessoal do hostel, não me lembro o nome mas era mto bommmmmmmm.. pedi um bife de chorizo com papas fritas que estava uma delicia, dessa vez não pedimos vinhos, fomos de cerveja, descemos umas 10 garrafas de quilmes rs, estavamos combinando de irmos até a laguna de los três no dia seguinte, mas o espanhol tinha outros planos, ele estava indo para o paso del cuadrado, as infos era de que tava muito ruim para aqueles lados, muita neve fofa, mas o espanhol veio com equipo completo e foi mesmo assim rs, então combinei com o argentino de irmos nós dois, o mesmo topou e ficamos de nos encontrar logo cedo. Pagamos a conta e voltamos ao hostel.

 

5 minutos depois já estava dormindo rs....

 

+++ FOTOS:

 

laleona2_pq.jpg

Placa com distancias das principais cidades

 

valleelchalten_pq.jpg

Vale em Chalten, vista indo para o Chorrillo del Salto

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

8º dia El chalten x Campamento poincenot x Laguna de Los Tres (07/11/2009)

 

Acordei bem cedo, tomei um banho, arrumei a mochila peguei minhas coisas e desci para preparar o café (o hostel não fornece café da manhã) ::bad:: enquanto tomava café meu amigo argentino foi alugar alguns equipamentos, Botas e anorak, pois havia vindo sem nada só com as roupas do corpo ::lol4:: , café terminado aguardei mais uns cinco minutos e chega o argentino, com um timberland e um anorak. Avisei a Vicko que iria retornar somente no dia seguinte, ela falou que não tem problema que poderia acertar depois...

 

Bora para trilha então, a trilha se inicia na parte baixa do vilarejo, sentido laguna del desierto/chorrillo del salto, a trilha começa subindo forte, trilha bem demarcada, no meio da subida já temos um mirante com uma bela paisagem do vale do rio de las vueltas, lindo! Para!!! tira fotos, recupera o folego, ajeita a mochila e bora.

 

subidafitz_pq.jpg

Mirante na primeira subida!! Ao fundo rio de las vueltas

Depois de mais algum tempo de caminhada pegamos um desvio a direita para o mirador do Fitz Roy, o visual é fantástico o Fitz é imponente, muito lindo mesmo, ali tem uma placa identificando todos os picos, ficamos ali um tempo admirando, tirando fotos e zarpamos...

 

miradorfitz2_pq.jpg

Fazendo pose no Mirador do Fitz Roy

 

Depois de mais um tempo caminhando chegamos ao Acampamento Laguna Capri , havia algumas pessoas acampadas ali, maioria das tendas eram de agências e com pessoas de mais idade, descendo um pouco pela trilha chegamos na laguna de mesmo nome, Laguna capri, com uma vista muito bonita do fitzroy e compania, parada para um lanche rapido e mais algumas fotos, o argentino até tirou foto com a bandeira do Brasil ahaha..

 

lagunacapri_pq.jpg

Fitz Roy visto da Laguna Capri

 

Seguimos a trilha, o visual a partir daqui é muito bonito, com o maçico do fitz roy a sua frente quase sempre, depois de algum tempo adentramos num bosque e ja estamos no campamento poincenot, onde a única estrutura é uma latrina rs, o argentino me ajudou a montar a barraca num lugar bem limpo de raizes e pedras e bem abrigado do vento, terminada a montagem jogamos mochilas la dentro e fomos subir a laguna de los tres!

 

fitzroy_pq.jpg

Trilha para campamento Poincenot com o Fitz Roy de fundo

 

Mais leve!! Mas ainda cansado de carregar os 25kg da mochila até o acampamento sofri na subida da laguna, a subida é bem forte e ingrime, vai fazendo zigue e zague até o topo, já no final da subida muita neve e gelo, cuidado aqui para não escorregar e rolar ladeira abaixo, o visual é fantastico, pelas fotos não da para ter noção da magnitude de tudo aquilo, tive uma surpresa ao chegar no topo e ter vista completa da laguna e dos picos, a laguna estava totalmente congelada, tinha um doido atravessando a laguna e subindo sentido campo de gelo, acho que ele ia tentar cruzar por ali rs..

 

fitzroy2_pq.jpg

Laguna de los três

 

Obs. Se prestarem atenção na foto verão lá embaixo perto da Laguna duas pessoas caminhando.. assim da para ter uma noção melhor do tamanho disso tudo.

 

A vista da Laguna congelada era magnifica.. mto mas mto bonito mesmo, sem dúvida um dos lugares mais lindos que ja vi na minha vida, a energia daquele lugar é fantástica, bom desci toda a ladeira até a laguna e de la subi mais um trecho para um morro onde tinha vista da laguna de los tres e também da laguna sucia que tem uma cor linda e não estava congelada, apenas alguns pedaços de gelo na superficie, ficamos ali eu, o argentino e tres alemães que estavam vindo do brasil, os alemães puxando um fumo ::tchann:: ficamos ali mais ou menos uma hora e meia.. curtindo o visual... do nada ouvimos um estrondo vindo do fitz, e uma pancada de gelo/neve despencando, sensacional.. muito lindo mesmo, como o argentino ainda teria de voltar para chalten decidimos voltar, só na descida que tive noção real do tanto que subi ..

 

lagunasucia_pq.jpg

Laguna Sucia

 

Chegando ao acampamento tomamos um café , dividimos uma bolacha e me despedi do argentino, voltariamos a nos ver mais a frente! Logo após o argentino ter ido embora eu arrumei as coisas na barraca, tomei um banho de gato com lenços umidecidos, quando comecei a ouvir la do lado de fora: "pqp, cara%¨&$... etc etc.. " ::lol4:: sai para fora e conheci o Matias, um brasileiro que tava viajando pela america do sul, tava vindo da laguna torre com um grupo de franceses (bem porcos por sinal ), começamos a conversar e fizemos amizade, ficamos batendo papo um bom tempo e combinamos de voltarmos juntos amanhã para chalten, depois que ele voltasse da laguna de los tres, ai o frio e vento chegou de tal maneira que tivemos de nos recolher, coloquei umas pedras em volta da barraca e fui deitar, fiquei preocupado com o Matias, pois o mesmo estava numa barraca simples, com um isolante fino e um saco mais ou menos, mas como o cara tinha vindo de outro acampamento achei que estaria de boa. Fui dormir...

 

até amanhã...

 

+++ FOTOS:

 

miradorfitz_pq.jpg

Eu e o Argentino no mirador Fitz Roy

 

miradorfitz3_pq.jpg

Placa indicando nomes dos picos

 

fitzroypb_pq.jpg

Fitz Roy em PB

 

fitzroy1_pq.jpg

Trecho final da subida da Laguna de Los Três com bastante neve

 

fitzroy3_pq.jpg

Laguna de Los Três

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

9º dia acampamento Poincenot x El chalten (08/11/2009)...

 

A noite fez um frio do cãooooooo, acordei de madrugada olhei no relógio dentro da barraca e estava marcando -8º ::Cold:: , nevou a noite e de manhã estava tudo branco... acordei, tentei ir ao banheiro , mas ao abaixar as calças vinha um puta vento gelado e eu desistia ahaha, voltei e fui buscar agua para o café da manhã, tive de quebrar uma coluna de gelo fino em cima do rio para poder pegar agua, voltei para barraca para fazer o café, e tive a companhia de um gavião patagonico, ele ficou o tempo todo ao meu lado rs.. lindo... o Fitz Roy tava encoberto, o Matias ainda não tinha voltado!!

 

manaslu_pq.jpg

Manaslu no Acampamento Poincenot

 

Arrumei as coisas dentro da barraca e fiquei esperando ele chegar, quando ele chegou me falou que passou um frio do cão de noite, que não conseguiu dormir nada, que acendeu o fogareiro dentro da barraca e pegou fogo na porta que é toda fechada rs, só sobrou a porta telada rs, ::prestessao:: , arrumamos as coisas, desmontamos as barracas e começamos a voltar, voltamos de baixo de neve e garoa fina e muito frio, no meio do caminho estava exausto por conta do peso da mochila, foi ai que descobri que tinha ajustado ela toda errada, o Matias me deu algumas dicass, ajeitamos algumas coisas e o peso melhorou mtooooooooooooooooo, enfim, bom ajuste é essencial.. e experiência também, depois de um tempo começou a esquentar mais, Matias que estava com um anorak da Conquista já tava todo encharcado, eu com o ansilta estava tranquilo, o trecho final é de matar, pois é um longo trecho de descida, e com a mochila carregada os joelhos sofrem muito, tivemos de parar algumas vezes para descansar e depois seguir.

 

Chegamos bem cansados ao hostel, primeira coisa foi ir ao banheiro UFAAAAAAAA ali não tinha vento gelado ahaha, depois um merecido banho (pasmem, os franceses chegaram depois da gente.. tinham ficado 3 dias sem banho), e chegaram no hostel e foram dormir sujos rs, vai entender rs, banho tomado, lavei roupas e meias e deixei secando, calcanhares estavam um pouco vermelhos mas não estavam machucados, a bota ta aprovada ::cool:::'> , não deu nenhuma bolha mesmo estando um pouco grande, de banho tomado, falei com o matias, disse que tinha macarrão e molho sobrando para fazemos uma macorranada para janta, ele foi comprar salsicha e fomos preparar a janta, discutimos com uma americana que queria usar os dois fogões só para ela rs ! ::vapapu:: O Matias na hora de preparar o macarrão , colocou sal grosso ao inves de sal refinado pois não tinha, adivinha o que aconteceu??? Ficou mais salgado que o salar de uyuni!! Bebemos uns 2l de suco cada para um prato de macarrão rs, Matias também comprou pão e frios, pois haviamos combinado de amanhã cedo subirmos a Loma del Pliegue tumbado e os pães seriam nossos lanches (pão e queijo).

 

Depois da macarronada, fui mandar noticias para familia, e ficar de boa no hostel curtindo um pouco o visual da janela. Fui dormir cedo!

 

Amanhã... loma del pliegue tumbado...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...