Ir para conteúdo

Patagônia COLOSSAL! Ushuaia, Torres del Paine ("W"), El Chaltén, Calafate e Buenos Aires! Gastos, dicas, fotos e video!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá pessoal,

 

Antes de começar o relato quero explicar o título: Uma das coisas que mais me impressionou durante a viagem foi o tamanho dos locais que visitei! Tudo é muito maior do que se ve nas fotos. Em segundo lugar gostaria de agradecer imensamente a São Pedro por dias incrivelmente ensolarados e de vento praticamente nulo! kkkkkk. Sério! Foram apenas 2 dias de chuva, o que é totalmente inesperado! Até a dona da padaria em El Chaltén falou que eu estava com muita sorte com o clima. :D

 

E para resumir a viagem em poucos minutos, fiz esse vídeo com alguns dos pontos altos desse mochilão. Não se esqueçam de mudar a configuração para assistir em HD! hehe

 

 

Roteiro:

 

Dia 1: (07/04/14) – Rio de Janeiro - Ushuaia

Dia 2: (08/04/14) – Ushuaia (Farol do fim do mundo e Pinguineira)

Dia 3: (09/04/14) – Ushuaia – Punta Arenas

Dia 4: (10/04/14) – Punta Arenas – Puerto Natales

Dia 5: (11/04/14) – Puerto Natales – Torres del Paine (1º dia do “W”: Hosteria Torres – Acampamento Las Torres)

Dia 6: (12/04/14) – Torres del Paine (2º dia do “W”: Acampamento Las Torres – Los Cuernos)

Dia 7: (13/04/14) – Torres del Paine (3º dia do “W”: Los Cuernos – Italiano)

Dia 8: (14/04/14) – Torres del Paine (4º dia do “W”: Italiano – Grey)

Dia 9: (15/04/14) – Torres del Paine (5º dia do “W”: Grey – Paine Grande) – Puerto Natales

Dia 10: (16/04/14) – Puerto Natales – Calafate – El Chalten

Dia 11: (17/04/14) – El Chalten

Dia 12: (18/04/14) – El Chalten (Chorrillo del Salto, Mirador de los Condores, Mirador de las Aguilas)

Dia 13: (19/04/14) – El Chalten (Laguna de los Tres)

Dia 14: (20/04/14) – El Chalten (Loma del Pliegue Tumbado)

Dia 15: (21/04/14) – El Chalten (Laguna Torre)

Dia 16: (22/04/14) – El Chalten (Segunda vez em Chorrillo del Salto)

Dia 17: (23/04/14) – El Chalten – Calafate (Laguna Nimez)

Dia 18: (24/04/14) – Calafate (Big Ice)

Dia 19: (25/04/14) – Calafate – Buenos Aires

Dia 20: (26/04/14) – Buenos Aires (Obelisco, Casa Rosada e Puerto Madero)

Dia 21: (27/04/14) – Buenos Aires (Caminito, San Telmo, Recoleta e Floralis generica)

Dia 22: (28/04/14) – Buenos Aires – Rio de Janeiro

 

Considerações gerais:

 

Hospedagem: Geralmente não gosto de reservar hostel antes, pois “engessa” o roteiro, mas fechei o hostel de Ushuaia porque chegaria na cidade cansado para procurar. E como fui em final de temporada sempre tinha vaga. Não se esqueçam de perguntar se tem calefação... Um amigo ficou em Calafate em um hostel de apenas 60 pesos que não tinha. Passou frio!

 

Dinheiro: Não troque pesos no Brasil. Leve reais e faça o “cambio negro” que será bem mais vantajoso. Entrei em contato com o Andre Dyniewicz pelo Facebook e combinamos 1 real por 3,9 pesos. Cotação um pouco mais baixa do que o convencional porque ele foi até o aeroporto Ezeiza (que fica muito longe do centro da cidade) para fazermos a troca, mas se você trocar com ele no centro fica mais vantajoso. Na verdade ele não pode ir e mandou um amigo no lugar. O cara é super confiável! Resolvi arriscar e levar todo o dinheiro em espécie, pois não queria pagar as exorbitantes taxas de cartão. Antes de ir comprei uma caneta para identificar notas falsas que é vendida em papelarias (paguei cerca de 10 reais). A Patagônia é realmente cara, mas mesmo assim ainda é mais barata que algumas partes do Brasil. De maneira geral achei os preços justos, mas comia em restaurantes e lanchonetes fora das principais zonas turísticas e ficava sempre e quartos compartilhados.

 

Clima: O clima na Patagônia é imprevisível, instável e extremo! Pode fazer sol, chover e nevar no mesmo dia. Por isto se você tiver mais flexibilidade eu recomendo alguns dias extras no roteiro, pois certamente você ficará preso no hostel sem poder sair por conta do clima ruim. Felizmente dei MUITA sorte... O clima estava perfeito na época que fui!

 

Roupa: Por conta do clima imprevisível eu recomendo levar roupas técnicas que são mais leves e seguram bem o frio, embora já tenha visto aqui gente que foi de moletom e ficou de boa. O que eu considero o básico: Anorak (impermeável e transpirável), fleece, segunda pele (calça e blusa) e bota de trekking (impermeável) e blusas dryfit que tiram o suor da pele e joga para fora, deixando sua pele seca (mas isso se vc for fazer trekking, caso contrário qualquer blusa serve). Para entender melhor como funciona o esquema sugiro que leiam aqui. Comprei algumas coisas na zona franca de Punta Arenas que realmente tem um preço melhor que no Brasil. Do Brasil levei um anorak impermeável (mas não transpirável) da The North Face e uma calça impermeável da Columbia. Ambos comprados em La Paz na Bolívia e com 99% de chance de serem falsificados, mas deram conta do recado!

 

Passeios: Uma vantagem da Patagônia em relação a outros mochilões que fiz é que dá para conhecer grande parte dos lugares a pé (com exceção do Big Ice, Farol do fim do mundo e Pinguineira), o que deixa a viagem mais barata. Diferente por exemplo do Atacama onde tudo depende de passeios fechados com empresas.

 

Transporte: Não há viagens noturnas de curta duração na Patagônia (pelo menos eu não vi). A não ser que você vá de Calafate para Bariloche, por exemplo, que aí são mais de 24 horas de viagem. A grande maioria dos ônibus tem calefação, mas é sempre bom perguntar antes de comprar as passagens. Outro ponto importante: Os horários e preços variam de empresa para empresa. Portanto pesquise!

 

Comida: Acho que vai ser difícil algum país superar a comida brasileira. Mais um país e mais uma vez achei a comida sem sal. Comi o bife de chorizo que é um pouco mais duro em relação ao “lomo” (filé). Mas a carne argentina é realmente mais macia e suculenta. Já as empanadas tem em qualquer lanchonete e nada mais é que uma espécie de pastel assado, embora a massa seja diferente.

 

Segurança: A Patagônia é super tranquila. Em nenhum momento me senti inseguro. Já em Buenos Aires a coisa muda de figura. Não recomendo andar sozinho à noite por alguns lugares. O bairro La Bocca, por exemplo, é muito perigoso. Se for ao Caminito fique apenas naquele quarteirão.

 

Seguro viagem: É sempre bom fazer! Fechei com a Porto Seguro Viagem e paguei R$89,26

 

Alfajores e doce de leite: Como vocês irão perceber aqui no meu relato eu sou louco com doces, então resolvi escrever esse tópico especial sobre o que a Argentina faz de melhor. Quanto aos alfajores experimentei de 3 marcas que já havia pesquisado antes da viagem: Koonek (alfajor artesanal que só tem em Calafate), Cachafaz e Abuela Goye. Os da marca Koonek eu achei a massa um pouco seca, e o chocolate não é tão gostoso. Experimentei também o de sabor calafate que não tem nada de mais. Não recomendo! O da marca Cachafaz é muito boa! Não achei com tanta frequência em Buenos Aires, então assim que encontrar compre! Experimente um recheado de doce de leite sem cobertura de chocolate... O melhor! Já o da marca Abuela Goye também está entre os meus preferidos! Além de doce de leite, tem também sabores diferentes como nozes e amêndoas. Aprovado! E por fim aqui vai uma dica: Fuja do alfajor Havana! Não que ele seja ruim, mas é que existem outras marcas muito melhores. O Havana é mais pra pegar turista que acha que a marca é a melhor por ser a mais famosa (tem loja em toda esquina de Buenos Aires).

Já em relação aos doces de leite só experimentei uma marca que a dona da padaria em El Chalten me indicou: La Serenisima (Estilo Colonial). Anote este nome! Sem dúvida o melhor doce de leite que já comi! Tem um sabor que lembra vagamente um caramelo... Bom demais! Muito melhor que o famoso Viçosa aqui no Brasil. E custa muito barato. No Carrefour em Buenos Aires paguei 12 pesos (aproximadamente 3 reais) em um pote de 400g. Mas lembre-se que tem que ser o “Estilo Colonial”.

 

Vejo muita gente aqui no Mochileiros em busca de dicas, então se você não quer ler o relato todo, eu separei algumas dicas que escrevi ao longo do texto para facilitar. Aqui estão elas:

 

- Na Patagônia, as coisas começam a funcionar quando nasce o sol, ou seja, na época que fui era lá pelas 8-9h da manhã (não sei como é em alta temporada)! E na parte da tarde todo o comercio também fecha e só vai abrir por volta das 15h.

- Indo de El Chalten para Calafate de onibus, o motorista faz uma parada no aeroporto, assim, não é necessário ir até Calafate e depois pegar outro transporte até o aeroporto... O que já economiza tempo e dinheiro!

- Para ir até a Laguna de los Tres pegue um transfer até a Hosteria Pilar. A trilha é bem mais rápida e plana na ida e você ainda vê o Glaciar pedras blancas.

- Experimente o chocolate Sahne Nuss da Nestlé. Um dos melhores que já comi! Muito bom mesmo, mas é carinho e só tem no Chile.

- Todos os dias às 15h um cara que conhece Torres del Paine como ninguém dá uma palestra com dicas e informações atuais sobre as trilhas do Parque. Recomento muito assistir.

- Para o W, leve apenas uma garrafinha de água de 500 ml. O tempo todo haverá um rio onde você poderá enchê-la e assim não precisa ficar carregando peso. A água é proveniente do derretimento das geleiras e é potável.

- Antes de começar uma trilha em Torres del Paine, embale tudo que não pode molhar de jeito nenhum (roupas e saco de dormir) em sacos plásticos grandes. Não confie apenas na capa de chuva da mochila!

- Quando estiver acampando, antes de dormir esquente um pouco de água, coloque dentro da sua garrafinha e jogue dentro do saco de dormir. Assim, ela vai liberando calor aos poucos e esquentará seus pés!

- As baterias das câmeras em lugares frios descarregam muito rápido. Coloque-as dentro do saco de dormir para dormirem com você... Assim elas duram mais.

- Entregue suas baterias na recepção dos refúgios assim que chegar, pois na alta temporada você pode ficar sem tomada! A tomada do refugio é de pinos redondos desse tipo aqui. Por via das dúvidas leve adaptador!

- Leve baby whipes para “tomar banho” nos acampamentos que não tem chuveiro. Também serve para limpar as mãos caso você esteja com preguiça de sair da barraca ou molhar a mão na água fria. hehe

- Fique atento na trilha do acampamento Las Torres para Los Cuernos! Depois do refúgio Chileno, assim que você avistar os lagos lá em baixo (deixando o Valle do rio Ascencio para trás) e logo que iniciar a descida, você encontrará uma plaquinha pequena do lado direito escrito “shortcut”, que é um atalho que te poupará aproximadamente 1h de caminhada. Este atalho também serve para quem for de Los Cuernos para o acampamento Las Torres ou Refúgio Chileno.

- Devido as recentes infestações de ratos nos campings, recomendo levar uma corda para pendurar a comida nas árvores.

- Nada de ir a pé ou transporte público para o Caminito. Vá de taxi, pois o bairro La Boca é um dos mais perigosos de Buenos Aires.

 

Um resumo dos hostel de que fiquei em cada cidade, lembrando que sempre ficava em quartos compartilhados com 4 ou 6 camas:

 

- Ushuaia: Antarctica Hostel (Antártida Argentina, 270)

Hostel excelente! Boa localização, quarto com calefação e com o chão feito de um material que não esfria, ou seja, dava pra nadar descalço dentro do quarto. Tem cozinha compartida e locker nos quartos. Café da manha muito bom com pão, manteiga, doce de leite, suco, cereal, leite, café e ovo cozido. O banheiro é no estilo vestiário e bem limpo, o ruim é que fica no primeiro piso enquanto que os quartos ficam no segundo andar. Recomendo!

 

- Punta Arenas: Hostal Doña Anita (Av Independencia, 512)

Gostei apesar de não ter café da manhã e ser um pouco afastado do centro. Os quartos ficam nos fundos da casa da dona do hostel, ou seja, esqueça badalação, pois o clima é bem familiar. Tem calefação e a cama é confortável. Não tem cozinha para os hóspedes (pelo menos não vi). Recomendo se você está apenas de passagem pela cidade.

 

- Puerto Natales: Yagan House (O'Higgins 584)

Foi o melhor hostel da viagem. Bem localizado e todo feito de madeira, ele tem uma área de convivência bem legal com uma lareira. Tanto os quartos quanto os banheiros são limpos e cheirosos. Tudo é muito bem cuidado e com cheiro de limpeza. Não me lembro se tem locker, mas acho que não. O café da manhã é muito bom com iogurte, pão, leite, café, manteiga, ovos mexidos e cereal. Recomendadíssimo!

 

- El Chalten: Hostel Pioneros Del Valle (Av. San Martin, 451)

Hostel novo, inaugurado a poucos anos atrás. O hostel é bem grande com dezenas de quartos e uma área de convivência bem ampla no primeiro piso com sinuca e totó. O banheiro fica dentro do quarto e é limpo. Os lockers são enormes e cabem a cargueira inteira. Cozinha compartilhada bem equipada. O staff também é atencioso. A parte ruim é o péssimo wi-fi (me falaram que é assim em todos os lugares de El Chalten) e o café da manhã não está incluso na diária. Recomendo!

 

- Calafate: America del Sur (Puerto Deseado, 153)

Hostel muito bom e com uma bela vista para o lago argentino, apesar de um pouco distante do centro. O café da manhã é ótimo com cereais, pães, manteiga, doce de leite, suco, leite e café. O ruim é o tamanho do banheiro onde fica o box de tomar banho: minúsculo. Possui cozinha compartida, locker nos quartos, internet boa e staff atencioso. Recomendo!

 

- Buenos Aires: Hostel Suites Florida (Florida, 328)

Hostel bem localizado, bem no centro de Buenos Aires e com muitos brasileiros (o que é bom para algumas pessoas que querem socializar mas não falam inglês). O café da manhã é normal, com pão, manteiga, leite, café, frutas (banana ou maça) e mais algumas coisas que não me lembro. Internet péssima nos quartos, mas boa na recepção. Banheiro bom. Possui um barzinho legal com música no subsolo que não atrapalha o sono. Staff péssimo, com má vontade de resolver problemas ou te explicar alguma dúvida. Apesar do povo que trabalha lá, eu acabo recomendando o hostel.

 

Bom, agora vamos ao relato dia a dia. Me desculpem pelo tamanho, mas é porque gosto de deixar tudo bem explicado para evitar dúvidas. Vamos lá...Meus gastos antes da viagem foram: R$1.370,00 da passagem aérea, R$89,26 com o seguro viagem e R$50,00 com a passagem de ônibus de Juiz de Fora até o Rio de Janeiro.

 

Dia 1 (07/04/14) – Chegada a Ushuaia

 

Peguei o avião da Aerolineas Argentinas as 1:40 da manhã no Galeão e segui para Buenos Aires onde fiz uma conexão para Ushuaia. Paguei 1.370 reais pelos trechos: Rio – Ushuaia, Calafate – Buenos Aires e Buenos Aires – Rio de Janeiro. Gostei da Aerolineas. Sem atrasos, lanche simples, mas OK e o avião que fui de Buenos Aires para Ushuaia era um boing enorme... Parecia que estava indo para Nova York. A chegada em Ushuaia foi um show. Fazia sol e dava para ver as montanhas nevadas, os lagos e a vegetação avermelhada. Cheguei aproximadamente as 12:45 e fui no guichê de informações para pegar um mapa da cidade e perguntei se era melhor pegar um taxi ou um transfer até o centro da cidade. Disseram-me que o taxi era mais barato. Desci no Antarctica Hostel (Antártida Argentina, 270). Hostel excelente! Fiz o check in e fui sair para comer algo.

A principal rua é a Avenida San Martin. Fui direto à agência da Pira Tour (Av. San Martín 847) para reservar o passeio pela Pinguineira e pelo Farol do fim do mundo (Faro Les Éclaireurs, que fica no Canal do Beagle) para o dia seguinte. Existem 2 tipos de passeios pela Pinguineira: Um que você fica dentro do barco e outro que você desce na ilha e anda entre os pinguins. Até onde eu sei, a Pira Tour é a única empresa com autorização para andar na ilha. Apesar de caro, achei que valeu mais a pena caminhar pela ilha. É uma oportunidade única de vê-los mais de perto. Apesar de que, em abril é a época que eles deixam a ilha fugindo do inverno que se aproxima. Lembrando que o passeio vai até final de abril (mas pode terminar antes se os pinguins foram embora mais cedo). Fechei o passeio pelo farol do fim do mundo na parte da manha e a Pinguineira a tarde. Do lado da agencia da Pira Tour tem uma padaria bem pequena, bem simples, mas com coisas muito gostosas. Comprei algo para despistar a fome e segui para a agencia Tolkar (Roca, 157) e comprei a passagem para Punta Arenas. Depois resolvi almoçar de verdade aí surgiu um problema: Praticamente todo os restaurantes estavam fechados! Fui procurar saber e descobri que o comercio fecha as portas a tarde. Encontrei os seguintes horários no site do Antarctica Hostel:

 

Lojas: Segunda a Sexta das 10:00 as 12:30 e das 15:30 as 20:30

Restaurantes: Segunda a Domingo das 12:00 as 14:30 e 19:00 as 23:30

 

Passei na Secretaria de Turismo da cidade (San Martin, 674) e peguei o carimbo no passaporte (é grátis) e um folheto com todos os passeios possíveis de serem feitos na cidade (foto abaixo). Fui no supermercado e voltei pro hostel para esperar os restaurantes abrirem. Comi na Pizzaria Dona Lupita (25 de Mayo, 325). Pizza beeeem fraca, mas o preço é aceitável.

 

scanner0003.jpg.b31c49e2e2d488d430a70ca28a716d1d.jpg

scanner0002.jpg.4f256ef492f70ba5538a1d85560ccaed.jpg

 

Gastos do dia:

 

- 140 pesos de diária em quarto compartilhado com 6 camas no Antarctica Hostel

- 65 pesos de taxi do aeroporto de Ushuaia até o Antarctica Hostel

- 83 pesos em compras (águas, bananas, alfajor, iogurte e achocolatado)

- 20 pesos em uma padaria (churros, pão de creme e rosquinhas)

- 60 pesos em uma pizza na Pizzaria Dona Lupita

- 78 pesos em um imã

- 880 pesos pelo passeio com caminhada na Isla Martillo (Pinguineira)

- 400 pesos pelo passeio pelo farol do fim do mundo (Faro Les Éclaireurs)

- 550 pesos na passagem de Ushuaia para Punta Arenas

 

Total: 2.276 pesos argentinos = 583 reais

 

_DSC0008.JPG.c0185b401458ac1fd48ea315c8358877.JPG

_DSC0031.JPG.9d89190d4bf54c6fed3dc7d4c08e1ec8.JPG

_DSC0027.JPG.39b44c78f193b3865b5b33485a66fd91.JPG

 

Dia 2 (08/04/14) – Farol do fim do mundo e Pinguineira

 

O dia amanheceu com sol, mas com algumas nuvens. As 9:15 já estava no porto para pagar a taxa de embarque e as 9:30 partiu o passeio para o farol que também passa na Isla dos lobos. Conheci o Paulo, um brasileiro de 68 anos que estava em Ushuaia para fazer a maratona do fim do mundo que havia acontecido dias alguns dias atrás. Ele comentou comigo que iria para Calafate no dia seguinte, mas que não iria fazer nem o Minitrekking nem o Big Ice. O por quê? O limite de idade para fazer o passeio é de 65. Agora como um senhor que correu uma maratona não pode andar 1 hora e meia no gelo? Enfim...

Durante o passeio dá pra ficar do lado de fora do catamarã para tirar fotos. Apesar do frio, dentro do barco tem calefação. Paramos em uma pequena ilha para fazer uma caminhada de uns 20 minutos e voltamos para o barco. Depois passamos pela ilha dos pássaros onde dá pra ver dezenas de biguás-das-shetland que se parecem muito com pinguins, depois seguimos para a ilha de los lobos aonde vimos os lobos marinos, para finalmente seguirmos para o farol do fim do mundo. O farol é o símbolo da cidade e foi construído em 1919, mas nada mais é do que um farol! rs.

Voltamos para Ushuaia chegando no porto próximo ao meio dia. Durante a volta o Paulo comentou comigo que no Hotel Antartida (Rivadavia 172) eles faziam cambio e que a cotação estava muito boa, mas não me lembro de quanto era. Chegando fui procurar algum lugar para almoçar e encontrei o Trattoria Martina (San Martin 237). Pedi o menu do dia que era um spaghetti de espinafre ao molho a bolonhesa e suco. Estava bom, mas não voltaria lá. Andei pela San Martin até a hora do passeio para a Pinguineira (14:30). Os pinguins ficam na Isla Martillo que fica bem longe da cidade. Primeiro pegamos um ônibus onde ficamos 1:15 até a primeira parada: Um local onde tem algumas árvores que crescem tortas por causa do ventos fortes na região. Mais alguns minutos no ônibus e o grupo é dividido em 2: Uma parte vai para a Pinguineira e outra fica no museu, depois troca. Fui primeiro para o museu e achei bem interessante. Depois pegamos um barco por uns 15 minutos até a ilha. Nessa hora a guia pede que todos andem juntos e que não façam movimentos bruscos. Um coreano ficou louco e queria andar sozinho! Com direito a uma pequena discussão com a guia... Momento constrangedor! kkkkkk

Dava para ver muitos ninhos (buracos no chão) e segundo a guia em janeiro e fevereiro é possível ver centenas de pinguins com seus filhotes. Nessa época tinha poucos pinguins de Magalhães e mais pinguins Gentoo. Apesar de que, a guia disse que os pinguins Gentoo nunca vão embora da ilha. No final do passeio pudemos tirar a típica foto com um grupo de pinguins que estavam na praia. Gostei bastante do passeio. Apesar de mais caro recomendo fazer a caminha na ilha, pois podemos ver muito melhor os pinguins do que apenas no barco.

Voltando pra Ushuaia jantei no Banana Bar e Restaurante (San Martín, 273). Comi um supremo de frango com batata frita. Mais uma vez não gostei muito da comida... E olha que não sou chato para comer.

 

Gastos do dia:

 

- 140 pesos de diária em quarto compartilhado com 6 camas no Antarctica Hostel

- 10 pesos de taxa de embarque no porto

- 76 pesos por um spaghetti e suco no restaurante Trattoria Martina

- 18 pesos por 3 postais

- 83 pesos por um supremo de frango com batata frita no Banana Bar e Restaurante

 

Total: 327 pesos argentinos = 84 reais

 

_DSC0080.JPG.9c261c440e9fdc8a95491af3146ab3ef.JPG

_DSC0163.JPG.058c77fdc5da2ae80fdfe3fb880c221e.JPG

_DSC0135.JPG.a32a3c1a4bfa0b85fd14bf48b6e0c587.JPG

_DSC0191.JPG.1b99c195f8e8a60089c3bb5a3030746f.JPG

598db46eca3f5_3457(1).JPG.a8d87bc74b7b79f47afae3bf4089da53.JPG

_DSC0170.JPG.552808ab126f0eb281555f3e37ea0bcd.JPG

3.JPG.9538f03216b3edecb8ea43804308e71a.JPG

_DSC0272.JPG.3e4b85176fff0bd9ddda759aa83ba2b1.JPG

_DSC0289.JPG.7775dfdc99c017dc0a94ad31724dd4ce.JPG

_DSC0257.JPG.c325e404679520779d961f92d6215745.JPG

598db46fa6f68_3457(2).JPG.2983320f2b4a285201dd2506cf121f00.JPG

_DSC03082.JPG.38692421bc68bcfa53dc2b1c58b357e2.JPG

 

Dia 3 (09/04/14) – Ushuaia – Punta Arenas

 

O ônibus (sem calefação) para Punta Arenas partiu às 5 da manhã. Paramos em Rio Grande para fazer baldeação e seguimos para atravessar o Estreito de Magalhães. Durante a travessia vi vários Golfinhos-de-commerson que eram muito rápidos. Depois entramos de novo no ônibus para finalmente seguir para Punta Arenas, onde cheguei as 17h (12 horas de viagem no total).

Punta Arenas não tem rodoviária, o ônibus te deixa no centro da cidade. Troquei alguns reais por pesos chilenos só para pegar um taxi e segui para o Hospedaje Independencia (Av Independencia, 374) que tinha visto indicação em algum lugar na internet. A entrada do hostel é pelos fundos da casa, passando por um monte de entulhos e pela “área de camping”. O cara que me atendeu estava vendo um jogo de futebol na televisão com um amigo e ficou claramente incomodado por estar interrompendo a partida. Não gostei do clima do lugar... Tudo bagunçado, um homem com cara de drogado estava na cozinha e chegando no quarto me disserram que não tinha locker. Fui embora e por sorte na mesma rua encontrei o Hostal Doña Anita (Av Independencia, 512). Gostei bastante. O clima era bem familiar apesar de não ter café da manhã. Deixei minhas coisas e peguei um coletivo em direção a Zona Franca. Os coletivos aqui são carros que possuem um trajeto definido e vão pegando os passageiros durante o percurso.

Na Zona Franca troquei reais por pesos em um cotação ruim (1 real por 220 pesos) e segui direto para a Balfer com a intenção de comprar todas as roupas que faltavam para o “W”. Algumas coisas eu já tinha e levei do Brasil. A loja é realmente muito boa, tem praticamente de tudo, mas falta funcionário para te atender. Comprei um anorak (22.990 pesos), uma blusa polartec (33.990 pesos), uma calça de fleece (24.990 pesos), 1 camisa dryfit (9.990 pesos), dois pares de meia térmica para trekking (4.990 pesos cada) e uma balaclava (3.990 pesos). Total: 105.930 pesos!

Voltando para o hostel conheci o marido da dona, que me levou para comer um hambúrguer gigantesco e muito bom em um mercado/lanchonete frequentado apenas pelo povo local chamado La Central (Av. España, 1163).

 

Gastos do dia:

 

- 2.000 pesos em taxi do centro até o hostel

- 8.000 pesos no hostel Doña Anita

- 1.000 pesos de coletivo do hostel até a zona franca

- 800 pesos em um pastel em uma lanchonete da zona franca

- 105.930 pesos em compras na loja Balfer da zona franca

- 3.450 pesos no hambúrguer e uma água

 

Total: 121.180 pesos chilenos = 539 reais

 

Dia 4 (10/04/14) – Punta Arenas – Puerto Natales

 

Acordei às 8h, tomei um café na rua e fui andando até a Bus Sur para pegar o ônibus para Puerto Natales as 10h. Existem várias empresas que fazem o trajeto, variando os horários como, por exemplo, a Buses Pacheco e a Buses Fernandez. Confira os horários de cada uma na foto abaixo.

 

scanner0001.JPG.b20126ec6465644f1bd50fb9661bec83.JPG

 

Cheguei em Puerto Natales as 13h. Um frio e um vento fora do normal!!! Segui até o Yagan House (O'Higgins 584) que tinha visto boas indicações. Realmente o hostel é muito bom! Lugar familiar, chão feito de madeira, bem legal. Não tinha vaga em quarto compartilhado, paguei mais caro e fiquei num quarto privado sem banheiro, o que acabou sendo uma boa, pois descansei melhor e espalhei todas as minhas coisas no chão para me organizar para o W. Comprei toda a comida em um mercado em frente ao hostel, mas depois percebi que o lugar é bem carinho. Existem outros supermercados na cidade mais em conta. Dica: Experimente o chocolate Sahne Nuss da Nestlé, mas que só tem no Chile! Um dos melhores que já comi! A barra é grossa e vem com amêndoas inteiras! Muito bom mesmo, mas é carinho.

Comprei um pacote de ziplocks que foi muito útil para armazenar o restante da comida que não era utilizada e evitava que ela molhasse. Depois fui até o Erratic Rock Base Camp (Baquedano 731) que é um hostel e que também aluga equipamentos. Dica: Todos os dias às 15h um cara que conhece o Parque como ninguém dá uma palestra com dicas e informações atuais. Recomento muito assistir. Aluguei tudo que precisava, mas a barraca, por exemplo, só tinha para 2 pessoas, a vantagem é que dá para colocar todas suas coisas dentro, mas a desvantagem é o peso a mais. Não estava com tempo de procurar em outros lugares então foi de 2 pessoas mesmo.

Passei em uma loja e comprei uma headlamp que foi muito útil, pois não ocupa a mão como a lanterna comum. A passagem de ida e volta para o Parque você pode comprar no hostel mesmo. À noite cozinhei no hostel e fui arrumar minha mochila. Aqui vai a lista de tudo que levei, lembrando que fui sozinho, então tudo é para 1 pessoa:

 

Equipamentos:

 

- 1 Anorak (impermeável e transpirável)

- 1 Calça impermeável

- 1 Calça segunda pele (térmica)

- 1 Calça de fleece (usava para dormir)

- 1 Blusa de manga comprida de polartec

- 1 Bermuda (não usei)

- 5 Blusas (sendo 2 dryfit e 3 de algodão)

- 5 Cuecas box (evita o atrito entre as pernas)

- 5 Meias (especiais para trekking, que sejam quentes e grossas, pois evitam o atrito do calcanhar com a bota)

- 1 Balaclava

- 1 Bota de trekking (não era impermeável, mas recomendo que seja)

- 1 Barraca para 2 pessoas

- 1 Saco de dormir (-9ºC)

- 1 Isolante térmico

- 1 Par de bastões de tekking (no meu caso ajudou muito nas subidas e para dar estabilidade principalmente quando bate as rajadas de vento)

- 1 Toalha seca rápido pequena

- Kit cozinha (fogareiro, gás, panela, copo, garfo e prato de plástico)

- Câmeras (Nikon D5100 com lentes 18-55mm e 55-200mm e uma GoPro Hero 2 com alguns acessórios)

- Um netbook (Sim, me julguem! haha... Um peso extra, mas era a única maneira de carregar a GoPro e descarregar os cartões de memória).

- Kit higiene (Baby whipes, xampu, sabonete, pasta e escova de dente)

- Protetores auriculares (Muito bom! Tenho o sono leve e pra mim foi de muita utilidade. O vento nas árvores, o barulho dos glaciares... Nada me acordava. Apesar disso ocorreu um fato engraçado que vou relatar mais a frente.)

 

Comida:

 

- 2 Porções de macarrão (tirei da embalagem e coloquei no ziplock)

- 2 Pacotes de molho pronto à bolonhesa

- 1 Pacote de arroz com legumes (deu para comer 2 vezes)

- 4 Pacotinhos de queijo ralado (colocava no macarrão e no arroz. Ficava muito bom)

- 1 Pacotinho de purê de batata desidratada (não usei)

- 3 Cup noodles

- 1 Pacote com 8 pães

- Queijo e salame fatiados

- Leite e café em pó (usei 1 vez apenas)

- Coisas para comer na trilha (1 pacote de biscoito, 4 barrinhas de cereal, 2 barras de chocolate)

 

O restante das roupas e equipamentos que não iria usar no W deixei no depósito do hostel. Calculei bem a comida e não sobrou nem faltou. Não precisa comprar nada no Brasil para levar. Lá tem de tudo e muita variedade. E lembre-se: Menos é mais!!! No final a minha cargueira de 70 litros ficou lotada e juntamente com a mochila de ataque devia pesar uns 15 kg (mesmo assim estava pesado para mim). Dica: Leve apenas uma garrafinha de água de 500 ml. O tempo todo haverá um rio onde você poderá encher e assim não tem que ficar carregando peso. A água é proveniente do derretimento das geleiras e é potável. Outra dica: Embale tudo que não pode molhar de jeito nenhum (roupas e saco de dormir) em sacos plásticos grandes. Não confie apenas na capa de chuva da mochila!

 

Quanto ao frio só passei um pouco a noite no acampamento Las Torres e Los Cuernos. Dica: Antes de dormir esquente um pouco de água e coloque dentro da sua garrafinha e jogue dentro do saco de dormir. Assim, ela vai ficar liberando calor por um bom tempo e esquentará seus pés! hehe. Mais uma dica: As baterias das câmeras em lugares frios descarregam muito rápido. Coloque-as dentro do saco de dormir para dormirem com vc... Assim elas duram mais. Levei celular só para funcionar como despertador. Coloquei no modo avião e reduzi o máximo o brilho da tela... A bateria durou os 5 dias!

No Parque não pega celular e não possui wi-fi, portanto qualquer acidente ou emergência deve ser avisado aos guardas parques que ficam nos refúgios e campings.

 

Pode parecer redundante falar sobre isso, mas eu fiquei um pouco confuso quando fui pesquisar sobre o W em Torres del Paine, então vou tentar explicar direitinho aqui a diferença entre refúgio e camping (apenas aqueles que fazem parte do circuito W):

Bom, os refúgios são uma espécie de hotel que ficam em pontos estratégicos do Parque. Neles você encontra restaurante, quartos com calefação e lugares onde dá para comprar biscoitos, sucos, chocolates, etc. Mas tudo isso tem um preço alto... Se não me engano, o quarto compartilhado custa cerca de 50 dólares. Também é possível alugar equipamentos de camping como barracas, sacos de dormir e isolante por um preço mais caro do que em Puerto Natales. É possível carregar as baterias da máquina na recepção dos refúgios, mesmo que você esteja acampando. Basta pedir aos funcionários da recepção que eles colocam para carregar para você! Para a alta temporada é recomendado reservar os refúgios com bastante antecedência. Existem 2 empresas que administram estes refúgios: A Fantástico Sur e a Vertice Patagonia. Todos os refúgios tem uma área de camping, mas nem todos os campings tem refúgios.

Já os campings existem de dois tipos: Os pagos e os grátis. Os pagos ficam próximos aos refúgios e o preço inclui o direito de acampar, carregar suas baterias, tomar um banho quente e usar a área de cozinha (cozinhando com seus próprios equipamentos obviamente). Já os grátis não tem banho, apenas um banheiro com vaso sanitário. Apesar de grátis, tem um guarda-parque em todos eles que podem ajudar em algum caso de emergência. Outra coisa: Os acampamentos grátis não possuem tomadas para carregar as baterias das câmeras!!

 

A Fantástico Sur administra os seguintes refúgios e acampamentos:

- Refúgio e acampamento Torres (não confundir com acampamento Las Torres!)

- Refúgio e acampamento Chileno

- Refúgio e acampamento Los Cuernos

 

A Vertice Patagonia administra os seguintes refúgios e acampamentos:

- Refúgio e acampamento Paine Grande

- Refúgio e acampamento Grey

 

Os acampamentos grátis são:

- Acampamento Las Torres

- Acampamento Itlaiano

 

Atenção: Os refúgios e campings funcionam normalmente durante a alta temporada (verão)! Mas alguns deles fecham durante as temporadas intermediárias. Portanto pesquise antes de planejar algo. Para mais informações sobre Torres Del Paine e sobre o circuito W, de uma olhada nos sites oficiais do Parque neste link e neste outro. E em algumas explicações aqui no Mochileiros. Ou se não mande um email para a Fantástico Sur (ventas@fantasticosur.com) ou para a Vertice Patagonia (ventas@verticepatagonia.cl) que eles respondem rapidamente.

 

ATUALIZAÇÃO: A partir de agora é necessário fazer reserva para acampar no Parque! Mais informações em http://www.parquetorresdelpaine.cl/es

 

Gastos do dia:

 

- 1.000 pesos em um café e uma água

- 5.000 pesos na passagem de Punta Arenas para Puerto Natales

- 15.000 pesos no quarto privado sem banheiro no Yagan House

- 6.500 pesos em uma headlamp

- 650 pesos em um cadeado

- 18.970 pesos no supermercado

- 75.000 pesos em aluguel de equipamentos (Preços da diária de cada equipamento: 3.500 pesos na barraca (para 2 pessoas), 3.000 pesos do saco de dormir, 1.000 pesos no isolante, 4.000 pesos no kit cozinha e 3.000 pesos no par de bastões de trekking) e 2.500 pesos no gás.

- 15.000 pesos na passagem de ida e volta de Puerto Natales para Torres del Paine

 

Total: 137.125 pesos chilenos = 623 reais

 

Dia 5 (11/04/14) – Puerto Natales – Torres del Paine (1º dia do “W”: Hosteria Torres – Acampamento Las Torres)

 

Hosteria Las Torres > Acampamento Las Torres: 9 km (3.5 hrs)

Acampamento Las Torres > Mirador Base Las Torres (ida e volta): 1.6 km (1.5 hrs.)

 

Dificuldade: Alta

Distância total: 10.6 km

Tempo total: 5 hrs.

 

Acordei cedo, tomei o café do hostel que era muito bom (torrada, geleia, iogurte, cereal, café e ovos mexidos) e segui para a rodoviária. As 7:30 o ônibus da Buses Gomez partiu para o Parque. Vou confessar que durante a viagem eu fiquei tenso. A ficha caiu e fiquei com muito receio de estar ali sozinho... O maior medo era de pegar uma chuva forte, nevasca. E detalhe: Nunca tinha acampado na vida! ::hein:

Por volta das 10h chegamos à Administração na Laguna Amarga para pagar a taxa de entrada, pegar um mapa e assistir a um pequeno vídeo com informações sobre o Parque. Nesta hora você deve decidir se vai ficar ali e começar pelas Torres ou se continua no ônibus que irá te deixar em Pudeto para pegar o catamarã e, assim, começar pelo Grey. Como o dia estava perfeito, com sol e sem nuvens decidi começar pelas Torres. Assim, o meu roteiro ficou dessa maneira:

 

598db47d91456_TDPW.jpg.542da3b284ced8153fd3ec5124838c29.jpg

 

Peguei minha mochila e fui de van (paga na hora) até a Hosteria Torres de onde comecei a trilha. Dá pra ir a pé até a Hosteria em 1:30 de caminhada, mas o caminho é sem graça. Comecei a trilha com muita subida até chegar ao Vale do Rio Ascencio. E no primeiro dia você não está muito acostumado com o peso da cargueira nas costas então dá pra sofrer um pouco, mas nos outros dias foi mais tranquilo. Fiquei bobo com o tamanho e com a beleza do vale! No meio do caminho fiz amizade com dois americanos: Ryan e Nate. Durante o trajeto vimos muitas pessoas que não querem fazer a caminhada e sobem no lombo de cavalos. O ruim são as fezes que ficam no meio da trilha. Passamos pelo Refugio Chileno (que em abril está fechado) e seguimos a trilha pelo bosque de lengas e, de vez em quando, avistamos alguns glaciares e a “pontinha” das torres! Por volta das 16h chegamos ao acampamento Las Torres. O acampamento é grátis, portanto nada de banho! Só um vaso sanitário. Dica: Leve Baby whipes para “tomar banho” nos acampamentos que não tem chuveiro... Também serve para limpar as mãos caso você esteja com preguiça de sair da barraca ou molhar a mão na água fria. Montamos a nossa barraca e fomos ver as torres já que o tempo estava ótimo. A trilha dura 1 hora e é de subida o tempo todo, mas só de não estar com a cargueira é um alívio! Nos primeiros 30 minutos a trilha é dentro do bosque, depois o terreno se torna basicamente feito de pedras. Repare no tamanho de algumas pedras pelo caminho! Durante o trajeto começou a cair alguns flocos de neve esporádicos... Achei estranho, pois apesar do frio o sol estava de rachar e não tinha nuvens no céu. Finalmente as torres!!! Gigantes e lindas! A iluminação das torres varia de acordo com o horário do dia. Descansamos e ficamos um tempo sob o sol na beira do lago. Descemos e fui preparar meu jantar. Comi macarrão a bolonhesa com queijo ralado. Apesar de ser molho pronto, estava bom demais! Fui pra barraca e fiquei ouvindo musica até escurecer. Fui dormir cedo por conta do cansaço. Coloquei o relógio para despertar as 6:15 para ver o nascer do sol nas torres se o tempo estivesse bom. Não tive uma boa noite... Passei um pouco de frio nos pés.

 

Gastos do dia:

 

- 18.000 pesos pela taxa de entrada no Parque

- 2.500 pesos pela van da administração (Laguna Amarga) até a Hosteria Torres

 

Total: 20.500 pesos chilenos = 93 reais

 

_DSC0012.JPG.dc0919a91cf8b8262ded6c3ad3b05a95.JPG

_DSC0026.JPG.4ffb0177af0d470313a3c505dab68d74.JPG

_DSC0048.JPG.f6581fe7e6f9750f8db61166173a9a49.JPG

_DSC0072.JPG.4afd4cddfb9292adf1180ce69e7ed6bc.JPG

_DSC0067.JPG.bf2aca31ca1fb3cb53775f8669788951.JPG

_DSC0066.JPG.e079448e4c76583da8e772881eb1d489.JPG

6da1.JPG.d7922ce30b49fe1486506c1d5c90ad52.JPG

6fa123.JPG.312dff8fa570c4d7bb31eab9b7d1bcfc.JPG

_DSC0107.JPG.5dc3aec37ae4a35a7eb76f42d2eb4e64.JPG

 

Dia 6 (12/04/14) – Torres del Paine (2º dia do “W”: Acampamento Las Torres – Los Cuernos)

 

Acampamento Las Torres > Mirador Base Las Torres (ida e volta): 1.6 km (1.5 hrs.)

Acampamento Las Torres > Refúgio Los Cuernos: 12 km (4.5 hrs.)

 

Dificuldade: Média

Distância total: 13.6 km

Tempo total: 6 hrs.

 

Acordei às 6:15, comi alguma coisa na barraca mesmo e às 6:30, ainda no escuro e sozinho, já estava na trilha. A headlamp ajudou muito, pois deixa as mãos livres. Chegando na parte pedregosa encontrei um casal que tinham perdido a trilha. Realmente nessa parte é mais complicada no escuro... A marcação é feita com tinta nas pedras ou com bastões presos entre elas, mas no escuro fica mais difícil achar. Encontramos juntos e seguimos em frente. Sentei em uma pedra bem no alto com uma visão bem ampla das torres e do lago e esperei. Um frio de rachar! Mas valeu todo o esforço. Aos poucos tudo mais mudando de cor até que finalmente os primeiros raios de sol tingem as torres de laranja! Um daqueles momentos que ficam eternamente na memória...

Desci para o acampamento, desmontei a barraca arrumei minhas coisas. Por volta das 10h comecei a trilha em direção a Los Cuernos. Aqui vai uma dica preciosa: Depois de passar pelo refúgio Chileno, assim que você avistar os lagos lá em baixo (deixando o Valle do rio Ascencio para trás) e logo no inicio da descida você encontrará uma plaquinha pequena do lado direito escrito “shortcut”, que é um atalho que te poupará aproximadamente 1h de caminhada. Assim, você não precisa ir até a Hosteria Torres. Já ia passando direto mais um cara me mostrou esse atalho... Agradeci ele demais! kkkkkkk. (Observação: Este atalho também serve para quem for de Los Cuernos para o acampamento Las Torres ou Refúgio Chileno). A trilha não tem nada de muito interessante, a não ser pelo lago Nordenskjöld que tem uma coloração azul leitosa. A trilha foi mais tranquila que no dia anterior, ou seja, como mais descidas que subidas. O ruim foi que em algumas partes temos que passar em lugares de brejos.

Chegamos no Los Cuernos, pagamos a taxa de camping, armamos a barraca (aqui você não monta a barraca diretamente no chão frio, existe um tablado de madeira para montar) e fui entregar minhas baterias na recepção do refúgio para que carregassem para mim. Dica: Leve as baterias para carregar assim que chegar, pois na alta temporada você pode ficar sem tomada! Outra dica: A tomada do refugio é de pinos redondos desse tipo aqui. Por via das dúvidas leve adaptador!

Tomei um banho quente excelente e fui pra cozinha fazer meu jantar. Encontrei duas coreanas que conheci no hostel em Puerto Natales e jantamos juntos. Depois fui para minha barraca descansar um pouco. Deitei com os pés para fora e estava escrevendo no meu cadernos de anotações quando ouvi alguma coisa vindo do lado de fora... Quando olhei para meus pés, um rato estava entrando na minha barraca!! Sai e fui falar com os americanos... Eles comentaram que estava havendo uma infestação de ratos no acampamento que buscam por comida!!! Resultado: Passei a noite inteira espantando os ratos que tentavam entrar na barraca. Tive uma péssima noite. Teve uma hora que estava ouvindo musica de olhos fechados e quando abri tinha um rato entre a barraca e a capa de chuva! Durante a noite choveu um pouco, mas sem vento.

 

Gastos do dia:

 

- 6.000 pesos pelo acampamento Los Cuernos

 

Total: 6.000 pesos chilenos = 27 reais

 

_DSC0037.JPG.fe0ddfe6e315fd74d29e9ed4890a5ee3.JPG

6fa1234.JPG.6ad692ef1b45d0157407f9b129706ace.JPG

6fa12345.JPG.bea366291304e9c9f4295cebd6cceb9e.JPG

6a1.JPG.88eb53983fac7103b32aa5489439a40c.JPG

_DSC0061.JPG.898215ad3bc7b9d8f60ad1b2ca31f2a2.JPG

 

Dia 7 (13/04/14) – Torres del Paine (3º dia do “W”: Los Cuernos – Italiano)

 

Refúgio Los Cuernos > Acampamento Italiano: 5.3 km (2.5 hrs.)

Acampamento Italiano > Mirador do Valle del Frances (ida e volta): 7.5 km (3 hrs.)

 

Dificuldade: Média

Distância: 13 km

Tempo total: 5.5 hrs.

 

Acordei por volta das 8:30, comi alguma coisa, desmontei a barraca que estava molhada por conta da chuva durante a madrugada. Comecei a trilha até o acampamento Italiano. Uma hora depois passei pelo refúgio e camping Francés que foi inaugurado a pouco tempo. Aos poucos o tempo nublado foi abrindo e o sol foi chegando, formando um belo arco-íris quando passamos na “praia” do lago Nordenskjöld. Mais algumas horinhas de subidas e descidas e chegamos ao acampamento Italiano. Armei a barraca, comi um macarrão instantâneo e, sem a cargueira, comecei a subida para o mirador do Valle del Francés. A trilha é de subida tranquila, e segue próxima ao rio francés. No mirador ventava bastante, mas a vista é animal! De um lado as formações rochosas, do outro o glaciar del francés e lá em baixo o lago Nordenskjöld coroado com um arco-íris. Show!!! Fiquei um tempo lá e depois percebi que tinha a continuação da trilha até o mirador britânico. Sozinho, segui pela trilha por mais ou menos 1 hora e de repente a sinalização começou a ficar péssima! A trilha sumia e aparecia mais a frente, até que em uma hora eu me perdi. Sim, por alguns segundos eu andei sem rumo já imaginando como seria meu resgate! kkkkkkkkkkk... Sério, eu fiquei puto com a má sinalização. Encontrei a trilha de novo e resolvi voltar. Devia faltar uns 40 minutos até o mirador britânico, mas já estava cansado, meu calcanhar direito já estava doendo e estava com receio de demorar e escurecer. Voltei e fiz meu jantar. Fiquei na barraca até a hora de dormir. Nesse dia o barulho do vento forte nas árvores e dos estrondos vindos do desprendimento do gelo nos glaciares não me deixavam dormir. O que eu fiz? Coloquei meus protetores auriculares e apaguei!

 

Gastos do dia:

 

- Nenhum!

 

_DSC0071.JPG.281abfecd2e69938e4d079852d5c7350.JPG

_DSC0120.JPG.a9df2dabd1a27800daefdd32cc478224.JPG

_DSC0081.JPG.26a59c370fddcf1d6f9dfd48ebd0e901.JPG

_DSC0105.JPG.2f66b1412e4c437a5c45d0de065978b5.JPG

_DSC0090.JPG.d0e92ae8277e8042044293aed51cbcca.JPG

6e.JPG.12d343a9fa8f0648ecd7c9944df7b164.JPG

 

Dia 8 (14/04/14) – Torres del Paine (4º dia do “W”: Italiano – Grey)

 

Acampamento Italiano > Refúgio Grey: 18 km (6 hrs.)

 

Dificuldade: Fácil (Italiano – Paine Grande); Média (Paine Grande – Grey)

Distância total percorrida no dia: 18 km

Tempo total: 6 hrs.

 

Acordei por volta das 8:30 e fui pegar alguma coisa para comer quando reparei que a sacola de comida estava furada! Comecei a tirar as coisas da barraca e descobri 2 buracos! Os ratos roeram minha barraca e fizeram a festa enquanto eu dormia! ::hahaha:: Com estava com os protetores não ouvi nada! A sorte foi que eles entram apenas na parte que estava o queijo e o salame. Joguei fora e passei a comer pão puro. :roll:

O dia estava nublado e sem vento. Comecei a trilha em direção ao Grey passando por Paine Grande. O caminho até Paine Grande é na maior parte plano e o mais fácil de todo o circuito, mas a paisagem é basicamente formada por árvores carbonizadas devido ao incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque em 2011 causado por um turista israelense.

Chegando em Paine Grande parei para descansar um pouco e fazer um lanche antes de começar a trilha para o Grey. O caminho para o Grey é bem puxado com muita subida e descida. Passei pela Laguna de los Patos e no meio do caminho tem o mirador com uma boa visão do glaciar Grey e de alguns icebergs flutuando no lago Grey. É bem bonito, mas nada que supere o Valle Del Francés e Las Torres. Percebi que algumas pessoas chegam até o mirador e voltam para Paine Grande... Realmente o mirador é o ponto alto desta parte do W, não existe muita coisa interessante na trilha até o refugio Grey, então se você está com o tempo apertado sugiro que vá até o mirador e volte, a não ser que você queira ver o glaciar mais de perto.

Mais algumas horinhas e finalmente o refúgio Grey. Achei o Grey pior que Los Cuernos. As barracas são montadas no chão (no Los Cuernos é em um tablado), é preciso tirar os sapatos para entrar no banheiro e na cozinha (o que é ruim, pois inevitavelmente as pessoas deixam cair comida e água no chão e você tem que ficar pisando naquilo), não tem água quente na torneira e o Box onde se toma banho é mais aberto que em Los Cuernos, o que deixa passar um pouco de vento. Tomei banho e fui preparar o jantar junto com o Nate e o Ryan. Conhecemos outros americanos e ficamos conversando sobre viagens. Antes de dormir pendurei minha sacola de comida em uma corda estendida na árvore pelo Ryan e assim, evitamos que os ratos invadissem as barracas. Portanto fica a dica: Leve uma corda para pendurar a comida. A noite choveu bem fraquinho, mas nada para se preocupar.

 

Gastos do dia:

 

- 4.000 pesos pelo acampamento Grey

 

Total: 4.000 pesos chilenos = 18 reais

 

_DSC0146.JPG.0bdabd9115ccc72c688203d4298316ce.JPG

_DSC0167.JPG.04dcc8a5fcb364b00df3f0c2e041128e.JPG

_DSC0166.JPG.89f49f91aaef6f8e2083b9713c6816ef.JPG

 

Dia 9 (15/04/14) – Torres del Paine (5º dia do “W”: Grey – Paine Grande) – Puerto Natales

 

Refúgio Grey > Paine Grande: 11 km (3.5 hrs.)

 

Dificuldade: Média

Distância total percorrida no dia: 11 km

Tempo total: 3.5 hrs.

 

Hoje dia seria corrido, pois as 12:30 tinha que estar em Paine Grande para pegar o catamarã. Acordei ainda estava escuro e comecei a trilha as 8:20. Fiz a trilha apertando o passo, tirando poucas fotos e descansando pouco. Próximo ao mirador experimentei a tão famosa fúria dos ventos patagônicos... Se não tivesse os bastões de trekking para dar estabilidade teria que me arrastar no chão!! Faltando 1 hora para terminar a trilha cai feio numa decida de pedras que me deixou um roxo enorme na perna. Terminei a trilha em 3h sendo que o normal é em 3:30. Nos últimos metros, quando vamos nos aproximando da recepção do Paine Grande a emoção é forte. Especialmente para mim que nunca tinha acampado, que planejei e fiz tudo praticamente sozinho, correndo o risco de pegar nevascas, chuvas... Sem falar no privilégio de ficar 5 dias naquele lugar com paisagens de filme! A sensação de ter conseguido é indescritível.

Descansei até a hora do catamarã. Chovia um pouco na hora do embarque. O bilhete do catamarã é pago dentro da própria embarcação em dinheiro vivo apenas. Chegamos em Pudeto e pegamos o ônibus para Puerto Natales (com o bilhete que já tinha sido comprado no hostel em Natales).

Depois de terminado o circuito, tenho algumas considerações a fazer: Hoje, analisando o que eu fiz, eu percebo que foi um risco grande ter feito o circuito W sozinho e sem nunca ter acampado antes. Por mais que eu tenha lido dezenas de relatos e me informado ao máximo, na prática a coisa muda de figura. Por muita sorte eu peguei tempo bom, mas poderia ter pegado nevasca, chuvas fortes ou até mesmo me machucado feio, o que poderia ter estragado meu passeio. Portanto se você pretende acampar, eu recomendo muito fazer o circuito acompanhado. O peso da mochila é destruidor, e com outra pessoa você pode dividir o peso dos equipamentos (levando uma barraca para 2 pessoas, por exemplo, ao invés de uma para cada um). Se fosse hoje, indo sozinho, eu teria ficado nos refúgios e levado apenas a comida e os equipamentos para cozinhar. Por diversas vezes pouco aproveitava as paisagens, pois estava morto de cansado. Mas valeu MUITO a pena todo o esforço! Torres del Paine deve ser visitado de qualquer forma!!

Chegando em Puerto Natales, voltei para o Yagan House e fiquei em um quarto compartido. Fui devolver os equipamentos no Camp Base (o cara nem olhou os buracos feito pelos ratos na barraca) e passei no supermercado para comprar alguma coisa para cozinhar no hostel. Depois voltei na rodoviária para comprar a passagem para Calafate. Só tinha uma empresa que tinha vaga para o dia seguinte, todas as outras já estavam lotadas, portanto recomendo comprar com certa antecedência se você for na alta temporada. Comprei pela empresa Zaahj no ônibus das 8:00.

 

Gastos do dia:

 

- 12.000 pesos no bilhete do catamarã

- 11.000 pesos no quarto compartilhado com 4 pessoas no hostel Yagan House

- 10.000 pesos em supermercado

- 14.000 na passagem de Puerto Natales até Calafate

 

Total: 47.000 pesos chilenos = 214 reais

 

6fa.JPG.53f6163d2e26e4f121c23a3918a6347c.JPG

_DSC0210.JPG.24bb58e0082416086e1d67b566529b35.JPG

_DSC0212.JPG.849f0d5ba660b2909203052746292ba1.JPG

 

Dia 10: (16/04/14) – Puerto Natales – Calafate – El Chalten

 

Acordei cedo tomei o ótimo café do hostel e fui para a rodoviária que fica uns 20 minutos a pé. As 8:00 o ônibus partiu. Cruzamos a fronteira e em certo ponto o ônibus para em uma lanchonete. Cheguei em Calafate as 14:00 (6 horas de viagem) e a idéia era ir direto na Hielo y Aventura para fechar o Big Ice no Perito Moreno para o dia seguinte. O problema foi que não havia mais vagas, então tive que recorrer ao plano B: Ir para El Chalten no mesmo dia e reservar o Big Ice para quando retornar. Deixei reservado para o dia 24/04/14 e fui procurar alguma coisa para comer na cidade. Tudo na Avenida San Martin é caro, portanto andei um pouco nas ruas perpendiculares e encontrei a lanchonete Dona Mecha (Comandante Espora 35). Ótima lanchonete e com preços baratos, fica a dica! O ruim é que existem apenas 2 mesas para comer do lado de dentro que se estiverem cheias vai ter que pedir para levar (ou comer do lado de fora). Pedi um hambúrguer com batata frita e segui para a rodoviária. Comprei a passagem para El Chalten as 16:30 na empresa TAQSA. Dica: Já disse, mas vou repetir: O preço e os horários das passagens mudam de empresa para empresa, portanto faça uma pesquisa antes de comprar. Cheguei em El Chalten as 19:30 e segui direto para o Hostel Pioneros Del Valle (Av. San Martin, 451) que já tinha visto boas indicações. Fiz o check in em um quarto compartilhado com 6 camas e com banheiro. Comi uma batata frita de pacote mesmo e fui dormir.

 

Gastos do dia:

 

- 1.200 pesos pelo Big Ice (trekking e transporte até o Parque, não inclui a entrada)

- 65 pesos no sanduiche e batata frita na lanchonete Dona Mecha

- 190 pesos na passagem de Calafate até El Chalten

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

 

Total: 1555 pesos argentinos = 398 reais

 

Dia 11 (17/04/14) – El Chalten

 

O dia amanheceu com chuva e vento, ou seja, um dia perdido, mas tinha reservado alguns dias extras esperando por isso. Então vai a dica: Se quiser conhecer bem El Chalten recomendo ficar no mínimo 5 dias. Assim, as chances de você pegar algum dia com tempo bom aumentam. E outra: Vi algumas pessoas em Calafate que fizeram um bate-volta para El Chalten em 1 dia! Saíram de madrugada, chegaram no inicio da manhã e foram fazer alguma trilha (que por conta do tempo curto só dá para ir a Laguna Torre ou Chorrillo Del Salto) e retornaram a noite. Não faça isso! Você vai perder muita coisa linda! Mais uma dica importante: Se no seu primeiro dia em El Chalten o dia amanhecer bonito, corra para fazer A Laguna de los tres ou Loma del Pliegue Tumbado! Não deixe eles por último porque você pode correr o risco de não pegar mais dias bonitos, e para aproveitar bem essas duas trilhas é essencial que o céu esteja sem nuvens.

Bem, como o hostel não tem café da manhã (se quiser custa 40 pesos), fui a uma padaria na San Martin que se não me falha a memória se chama simplesmente Panaderia... Muito boa, com vários tipos de lanches prontos para levar para as trilhas. Eu gostei mesmo foi dos folhados e dos pães de creme. O ruim é que não se pode comer no lugar, mas fiz amizade com a dona que todos os dias me deixava comer em um cantinho no balcão. Depois fui até o supermercado El Gringuito (Cerro Solo, 108) que é mais barato que os supermercados da Av. San Martin, mas tem pouquíssima variedade. Uma dica: Assim como em Ushuaia, aqui as coisas começam a funcionar quando nasce o sol, ou seja, nesta época do ano lá pelas 8-9h da manhã! E na parte da tarde todo o comercio também fecha e só vai abrir lá pelas 15h. Voltei para o hostel e como estava chovendo o dia foi de descanso. Aproveitei para lavar roupa e mandar notícias para o Brasil. Fui almoçar no restaurante Ahonikenk (Martin Miguel de Guemes, 23). Guarde o nome desse restaurante, pois a comida é boa e o preço é justo. Comi uma carne (steak) com batatas que estava excelente! Carne macia e suculenta apenar de não muito temperada. Voltei para o hostel e dormi a tarde inteira. A noite cozinhei no hostel e fiquei na internet (muito ruim). Conheci meu colega de quarto Cameron, um americano que estava começando sua viagem de 6 meses pela América do Sul e ficamos conversando até tarde.

 

Gastos do dia:

 

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

- 25 pesos pelo café da manhã na padaria

- 60 pesos pelo serviço de lavanderia

- 65 pesos no supermercado

- 110 pesos no almoço no restaurante Ahonikenk

 

Total: 360 pesos argentinos = 92 reais

 

Dia 12 (18/04/14) – El Chalten (Chorrillo del Salto, Mirador de los Condores, Mirador de las Aguilas)

 

Acordei as 8h e fui ver como estava o clima. Sol com algumas nuvens, então decidi ir até Chorrillo del Salto. Tomei café na padaria e segui para a trilha (bem fácil, bem plana) que durou 1h até a cachoeira. A trilha estava bem bonita pois tinha nevado um pouco durante a noite. Vale a pena ir, é bem bonita a cascata. Fiquei um tempinho lá e mais 1h para voltar para Chalten. Fui de novo no Ahonikenk e desta vez pedi um sorrentino de truta com molho de tomate que estava muito bom! Um cara do meu lado pediu uma truta empanada com purê de batatas que parece deliciosa!

Depois do almoço decidir ir até os miradores. Mais 40 minutos de trilha e estava no mirador de los condores... Nada de mais, apenas uma visão da cidade. Até vi 2 condores mas bem de longe. Dali resolvi ir até o mirador de las aguilas, e mais 20 minutinhos até lá. Deu para ver o lago Viedma e algumas montanhas nevadas. Recomendo ir aos miradores apenas se você tiver tempo sobrando na cidade, caso contrário não tem nada de mais. Voltei para Chalten e passei na ótima sorveteria artesanal Domo Blanco (Av. San Martin, 164) e em uma loja de aluguel de equipamentos onde aluguei um par de bastões de trekking por 3 dias. Chegando ao hostel decidi que no dia seguinte iria fazer até a laguna de los tres, então pedi na recepção que fizessem a reserva (por telefone) do transfer até a hosteria Pilar. Na verdade eu teria que ir até a agência para pagar, mas como já estava quase na hora deles fecharem, eles deixaram que eu pagasse para o motorista.

A noite no hostel fui preparar um macarrão na cozinha e encontrei o Cameron com um grupo de alemãs que ele havia conhecido em Ushuaia e que, sem querer, também estavam hospedadas no Pioneros Del Valle. Sentei com eles e jantamos juntos. Depois do jantar o Cameron pegou uma garrafa de rum e coca-cola e começou a tomar. Dei uns goles, mas não queria beber muito, pois no dia seguinte tinha trilha puxada. Eu e as alemãs fomos dormir e o Cameron ficou bebendo e conversando com uma delas sozinhos na cozinha. Lá pelas tantas da madrugada, os 2 entram no quarto numa pregação desenfreada!! Levei um susto na hora, mas fingi que estava dormindo. Eles falavam baixo tentando não me acordar e começaram a transar bem do meu lado!!! ::hahaha::::sos:: Nesta hora eu desejei MUITO estar com meus protetores auriculares! hahahahahaha. A minha sorte é que estava virado para o lado oposto! Mas fiquei puto com aquela situação constrangedora. Depois, na hora que ela foi sair do quarto, ela chutou 2 vezes alguma coisa que estava no chão que bateu na porta e fez um barulho tremendo! kkkkkkkkkkk. Finalmente consegui dormir.

 

Gastos do dia:

 

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

- 25 pesos no café da manhã na padaria

- 86 pesos no almoço no Ahonikenk

- 30 pesos no sorvete de 2 bolas na sorveteria Domo Blanco

- 28 pesos no supermercado

 

Total: 269 pesos argentinos = 69 reais

 

_DSC0011.JPG.af95471580b048570d480335141c4693.JPG

_DSC0023.JPG.ca4cb0d9a4c191ad15ab7de4b40579a1.JPG

_DSC0044.JPG.1c5fcae68e4263fbd46206562af502c6.JPG

_DSC0068.JPG.69e6ec0142e20581067bd0a6d2900062.JPG

23a.JPG.493ff04003bd401ab8f9e29474a977e4.JPG

_DSC0089.JPG.ffa56327bc1c8540c47dbc831be05123.JPG

 

Dia 13 (19/04/14) – El Chalten (Laguna de los Tres)

 

Acordei às 7h, pois às 8h o transfer passaria para me pegar. Lembre-se de comprar o seu lanche para levar no dia antes, pois as coisas só abrem às 8h. Não comprei e dei sorte que o transfer atrasou 15 minutos se não iria só com um chocolate que tinha na mochila! Atenção: Recomendo levar a água, pois não vi muitos rios pelo caminho... Quando encontrava a água tinha um gosto estranho.

O tempo amanheceu perfeito... Vento nulo e sem nem uma nuvem no céu! As 8:45 a van chegou na Hosteria Pilar e começamos a trilha. Recomendo muito pagar pelo transfer por 2 motivos: A trilha é bem mais plana que no caminho convencional (evitando a subida pesada do inicio da trilha) e possui o mirador para o glaciar Piedras Blancas que eu achei muito bonito! Achei que valeu a pena. Vi também alguns pica-paus e muitas árvores (lengas) caídas, que na verdade não vi apenas em Chalten, mas em toda a Patagônia. O que acontece é que o solo é raso, não permitindo uma boa fixação das raízes. Somado a isto, tem a presença dos ventos fortíssimos na região que derrubam as árvores facilmente. Sem falar nos castores (que foram trazidos do Canadá e acabaram virando uma praga, pois não possuem predadores naturais) que derrubam as árvores para construírem seus diques.

Na trilha, próximo ao acampamento Poincenot, encontrei um casal de alemães que conheci no W e que estavam acampando ali. Eles me alertaram que a subida final para a laguna de los tres estava muito escorregadia devido à neve, e que escaladores experientes tinham caído diversas vezes no dia anterior. Segui em frente e, logo depois de ter passando pelo acampamento Poincenot, comecei a observar bastante neve pela trilha. Foi uma das trilhas mais bonitas que fiz pelo conjunto.

A última hora antes de chegar à laguna é de subida, mas naquele dia tinha um agravante: Como eu disse, a neve que tinha caído no dia anterior começou a derreter e junto com o pisoteio formou uma camada de gelo extremamente escorregadia!! Subi bem devagar com a ajuda dos bastões de trekking e sempre procurando pisar em alguma pedra. A subida é bem puxadinha, mas nada que eu já nãos estivesse acostumado. Subi imaginando o desastre que seria a descida! kkkkkkkkk. Finalmente a laguna. Olha, vou te falar que foi um dos pontos altos da viagem! Não tenho adjetivos suficientes para descrever a beleza daquilo... Não só da laguna de los tres, mas do conjunto do lugar: Tudo coberto de neve, o céu azul, o Fitz Roy, as florestas junto com as lagunas lá em baixo... Sensacional!! Como tinha muita neve no caminho, poucas pessoas animavam a descer até a beira da laguna. Desci e fiquei alguns minutos lá em silêncio junto com uma inglesa, só ouvindo o barulho da água. Sensação de paz...

Depois resolvi ir até a laguna Sucia que pouca gente sabe que existe, pois ela fica escondida na parte esquerda. Lá encontrei um casal de americanos que estavam dando comida a um passarinho selvagem que vinha comer na mão! Conversamos um pouco e decidi voltar pra cidade. Como era de se esperar foi complicada a descida... Geral caindo. Eu mesmo cai 3 vezes, sendo uma delas mico total: Cai deitado e fui escorregando morro a baixo estirado no chão! kkkkkkkkkkkkk. Durante a descida encontrei o Cameron e as alemãs subindo, mas estavam quase desistindo de chegar à laguna, mas encorajei-os a continuar. Desci para Chalten usando a trilha convencional. Mais uma vantagem de começar pela Hosteria Pilar: As paisagens da ida serão diferentes da volta. Passei pela laguna Capri e achei muito bonita. Quase chegando em Chalten parei um pouco no Mirador Rio de las Vueltas. De volta a cidade fui de novo no Ahonikenk. Pedi uma pizza de cordeiro que, apesar de um pouco cara, estava deliciosa! A melhor de toda a viagem! Comi metade e pedi para levar o que sobrou. Voltei para o hostel e fiquei a noite na internet.

 

Gastos do dia:

 

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

- 80 pesos no transfer até a Hosteria Pilar

- 35 pesos pelo café da manha e lanche na padaria

- 30 pesos no supermercado

- 135 pesos pela pizza de cordeiro no Ahonikenk

 

Total: 380 pesos argentinos = 97 reais

 

_DSC0022.JPG.05f66955e766cf5d5c956a69bb8fb284.JPG

_DSC0070.JPG.2c7e1461995e53c055a291b5d7df7936.JPG

_DSC0020.JPG.02797817342dd2bebdb3f89c7a655126.JPG

_DSC0062.JPG.ec370191ce6e1fa83f30189769952738.JPG

27a.JPG.c0c2f89d002fcb6c0897e7ce0054c408.JPG

_DSC0184.JPG.9d72f4260ad2b9fc48a921193af0fe2f.JPG

_DSC0176.JPG.2ec72d88e39d74cfc68b2e7fdadea03c.JPG

_DSC0105.JPG.2f66b1412e4c437a5c45d0de065978b5.JPG

_DSC0133.JPG.c62b6f6ca5254f66cb6eab39162948c1.JPG

_DSC0137.JPG.0155e4d149ff9f56888cf6b63ecd3c95.JPG

_DSC0118.JPG.16d62069c713db8a1b6a7998f8dbdfa5.JPG

_DSC0107.JPG.5dc3aec37ae4a35a7eb76f42d2eb4e64.JPG

3741.JPG.1553cb61202769e72c97a867e1a0028c.JPG

35.JPG.3d4b3aa0777eedc7854daef1247018f9.JPG

_DSC0189.JPG.b518ee120553b3147b2af8215e6f478d.JPG

_DSC0193.JPG.9714550599942e23eaad4dc1994164a1.JPG

_DSC0210.JPG.24bb58e0082416086e1d67b566529b35.JPG

_DSC0220.JPG.a2cd967f6539158dbd5ad93d03bd0a25.JPG

 

Dia 14 (20/04/14) – El Chalten (Loma del Pliegue Tumbado)

 

Acordei as 7h, tomei café na padaria e as 7:30 comecei a trilha apara Loma del Pliegue Tumbado que no inicio é bem tranquila, passando por um campo aberto até chegar em um floresta com bastante neve. Observei muitas fezes de um animal de grande porte pelo caminho. Creio que deve ser dos huemuls que são muito comuns na região. Saindo da floresta a trilha segue por uma montanha em uma subida pouco inclinada, com algumas partes planas. Até chegar ao mirador. Sol rachando! Recomendo passar protetor solar. Do mirador já dá pra ter uma boa visão de tudo! Muito bonito, como já esperava.

Resolvi subir mais uma meia hora por um caminho entre a neve para chegar no topo! Aí sim era trilha inclinada. Uma hora tive que deixar os bastões de treeking de lado e usar as mãos para me apoiar nas pedras. Quase uma escalada! rsrs. Lá de cima dá pra ter uma visão 360º de tudo: do Lago viedma, das montanhas nevadas, do Cerro Torre... Show!! Encontrei um americano no topo que disse que a dois dias atrás ele tentou subir mas desistiu, pois o vento estava tão forte que ele quase foi derrubado diversas vezes. Então fica a dica: Vá a Loma del Pliegue Tumbado somente se o clima estiver bom! Fiquei quase 1 hora lá em cima curtindo o visual... Não estava frio nem tinha vento então aproveitei. Conheci também duas brasileiras muito legais que me acompanharam na descida de volta a cidade. Passei na rodoviária, comprei minha passagem para Calafate daqui a 3 dias na empresa TAQSA e acabei encontrando o casal de americanos que tinha conhecido na laguna Sucia no dia anterior. Eles me convidaram para tomar um café até a hora de partida do ônibus deles.

De volta ao hostel comi o resto da pizza do dia anterior e passei o resto da noite conversando com o Cameron que inclusive me pediu muitas desculpas pela noite fatídica. Combinamos de ir juntos a Laguna Torre no dia seguinte. Ele já tinha ido com as alemãs, mas como ele não tinha programação para o dia seguinte ele resolveu me acompanhar.

 

Gastos do dia:

 

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

- 35 pesos no café da manhã e lanche na padaria

- 190 pesos na passagem de El Chalten para Calafate

- 20 pesos no café

- 40 pesos no supermercado

 

Total: 385 pesos argentinos = 99 reais

 

_DSC0004.JPG.235692626791959221485c04e310ce30.JPG

2345.JPG.149fe9b26b52bb977b66961bb3093916.JPG

234567.JPG.999b58c040bfecd300fe9b00fb86163f.JPG

_DSC0016.JPG.b9b2d6a99863cc3644a3019b72fe77e8.JPG

_DSC0017.JPG.94b163b8df688c94440c8f1db5a8865b.JPG

_DSC0029.JPG.cd73d311e6eb776ba0c844156b8c75a5.JPG

_DSC0083.JPG.3f1ca5df7f5e78c26ceefbc69f54d2d5.JPG

_DSC0046.JPG.5c7dec74b43c9cd64f93315c08c9bc19.JPG

_DSC0074.JPG.03ef8ed3aa26e0bbe52ef068d8517257.JPG

 

Dia 15 (21/04/14) – El Chalten (Laguna Torre)

 

Combinei com o Cameron de sair as 9:30. Tomamos o café, compramos nossos lanches e iniciamos a trilha as 10:15. O tempo estava bom, com sol, mas com algumas nuvens. A trilha é bem tranquila e em sua maior parte plana. Passamos pelo bosque de lengas mais bonito de toda a viagem! Cores incríveis! A laguna é realmente muito linda, com vários icebergs vindos do Glaciar Torre. Lanchamos e decidimos ir até o mirador Maestri que pouca gente sabe que existe e que está a aproximadamente 40 minutos da laguna. Para chegar lá é só pegar uma trilha do lado direito. No caminho preste atenção no som de uma cachoeira e procure por uma pequena trilha escondida em direção à floresta... Uma pequena queda d’água muito bonita está escondida ali. Do mirador dá para se ter uma boa visão do Glaciar Torre, descansamos um pouco e retornamos para a cidade. Passamos no supermercado e compramos algumas coisas para fazer um hambúrguer bem estilo americano com batata frita que ficou muito bom! Depois de comer ficamos tomando Quilmes e conversando até tarde. O Cameron realmente era um cara legal. Marcamos de ir até Chorrillo Del Salto no dia seguinte mesmo já tendo ido.

 

Gastos do dia:

 

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

- 35 pesos no café e lanche na padaria

- 60 pesos nas compras para fazer o hambúrguer

- 60 pesos no aluguel dos bastões de trekking (20 pesos por dia)

 

Total: 255 pesos argentinos = 65 reais

 

_DSC0032.JPG.2699887752c2d7b0e96f26e5caca87a8.JPG

_DSC0019.JPG.28a7a008780f8dc80d53cfe75027d43b.JPG

8.JPG.4bfa832582119ba196ce97c77c6c218a.JPG

_DSC0037.JPG.fe0ddfe6e315fd74d29e9ed4890a5ee3.JPG

9.JPG.a9aa1848d5266767e716a47150d44b70.JPG

10.JPG.95f4bcc2a16eb384ebd016d1964dca7b.JPG

_DSC0122.JPG.8e061939ce7314722478c56d2cc7448f.JPG

_DSC0125.JPG.f338802994e005b83b3c4588ddd5d94d.JPG

_DSC0121.JPG.12dadd24b73913d4aee480ad2dcc64aa.JPG

_DSC0107.JPG.5dc3aec37ae4a35a7eb76f42d2eb4e64.JPG

_DSC0092.JPG.7f8282924ce079797ec52bfa4148be87.JPG

_DSC0090.JPG.d0e92ae8277e8042044293aed51cbcca.JPG

_DSC0140.JPG.e671b351cbaeb4f92f1d7b5344510297.JPG

 

Dia 16 (22/04/14) – El Chalten (Segunda vez em Chorrillo del Salto)

 

Acordamos tarde e seguimos rumo a Chorrillo logo depois de tomarmos café. Lá chegando o Cameron tinha ouvido falar que tinha uma trilha “não oficial” subindo as rochas que levava até a parte de cima da cachoeira. Lá em cima não tem nada de espetacular a não ser por uma cachoeira menor, mas já que estávamos lá valeu a pena. Na descida fomos por outro caminho e saímos na parte de trás dos banheiros químicos que existem alguns metros antes de chegar a Chorrillo. Aí vimos que a trilha na verdade começava ali.

Voltamos para a cidade e passamos no supermercado para comprar os ingredientes para fazermos um macarrão a bolonhesa a noite. Fomos até a padaria La Nieve (Av. San Martín, 21. Esquina com Av. Lago del Desierto) e comi duas empanadas, um pão de queijo (tão bom quanto os daqui de Minas Gerais) e um folhado com doce de leite. Tudo estava muito gostoso, recomendo! Depois passamos na rodoviária, pois o Cameron decidiu ir para Calafate comigo no dia seguinte e de lá ele iria para Puerto Natales para se preparar para o W. Passei o resto da tarde descansando no hostel e a noite fizemos o macarrão que ficou péssimo, mas como estávamos com muita fome comemos assim mesmo. Na cozinha conhecemos um americano surdo e mudo (nos comunicávamos escrevendo no celular) que já tinha escalado algumas das maiores montanhas dos EUA.

 

Gastos do dia:

 

- 100 pesos na diária do quarto compartido com 6 camas no hostel Pioneros Del Valle

- 35 pesos no café da manhã na padaria

- 28 pesos no lanche da tarde na padaria

- 88 pesos em compras

 

Total: 251 pesos argentinos = 64 reais

 

_DSC0029.JPG.cd73d311e6eb776ba0c844156b8c75a5.JPG

 

Dia 17 (23/04/14) – El Chalten – Calafate (Laguna Nimez)

 

O ônibus partiu as 10:30 de El Chalten. Dica: No caminho o ônibus faz uma parada no aeroporto, assim, não é necessário ir até Calafate... O que já economiza tempo e dinheiro! Chegando à rodoviária, Cameron pretendia ir no mesmo dia para Puerto Natales, mas como não havia mais ônibus, ele comprou a passagem para o dia seguinte. Ele seguiu para um hostel que ficava próximo à rodoviária que cobrava 60 pesos a diária (mas que não tem calefação). Eu fui para o America del Sur (Puerto Deseado, 153), pois já havia feito reserva com antecedência. Marcamos de nos encontrar dali a 2 horas na Av. San Martin para irmos à laguna Nimez. Segui a pé para o hostel.

Gostei bem do America del Sul. Limpo, café da manhã gostoso, ambiente legal, o único problema é o tamanho do banheiro onde fica o box... Mal dá para abrir os braços de tão pequeno. Arrumei minhas coisas e segui de volta para o centro da cidade. Encontrei o Cameron e seguimos para a laguna. Para entrar e ver os flamingos de perto é preciso pagar uma taxa de conservação. Já que não tínhamos mais nada a fazer, resolvemos entrar. Seguimos por uma trilha demarcada e paramos em pontos específicos de onde dava para ver algumas aves. Os flamingos ficam próximo a “praia” do lago... Mas não me impressionou, pois já tinha visto centenas deles na Bolívia. Voltamos para o centro da cidade e resolvemos comer algo no Pietro’s Café (Av. San Martin, 1002). Péssima escolha! Só tinha 1 garçom par atender todas as mesas!! Pedi uma pizza de calabresa (aquilo estava mais para salaminho do que calabresa) e o Cameron um hambúrguer de carne a milanesa. Os dois estavam muito ruins, parecia que era tudo congelado e ainda pagamos caro por aquilo. Depois andamos um pouco pelas lojas de materiais de trekking, pois o Cameron queria pesquisar os preços de alguns equipamentos. Passamos no supermercado La Anonima (Av. San Martin, 902) e compramos algumas coisas. Me despedi do Cameron e voltei para o hostel.

Conheci 3 ingleses que estavam no mesmo quartos que eu. Eles estavam viajando pela América Latina e, no Brasil, pretendiam ir a Fernando de Noronha. Joguei a real e disse que era um dos lugares mais caros de se conhecer por aqui... Acho que desanimei eles um pouco. Fui dormir cedo, pois no dia seguinte tinha Big Ice!!

 

Gastos do dia:

 

- 30 pesos pelo café da manhã

- 50 pesos pela entrada na laguna Nimez

- 90 pesos em uma pizza no Pietro’s

- 41 pesos em compras

- 130 pesos na diária do quarto compartido com 4 camas e banheiro no hostel América Del Sur

 

Total: 341 pesos argentinos = 87 reais

 

_DSC0006.JPG.fd06a4370c840ff02b095bea7c74435c.JPG

_DSC0052.JPG.fb0494745ee2dd2210ef90a9d2e14165.JPG

_DSC0019.JPG.28a7a008780f8dc80d53cfe75027d43b.JPG

_DSC0047.JPG.29e239687a730e07001ea6cdacc6d510.JPG

 

Dia 18 (24/04/14) – Calafate (Big Ice)

 

Acordei cedo, tomei o café e fiquei na recepção esperando a van da empresa passar as 7h. A viagem até o Perito Moreno dura 1:15. Certa hora um cara do Parque entra no ônibus para cobrar a entrada que deve ser paga em dinheiro. Seguimos em direção as passarelas. Ficamos ali por aproximadamente 1h batendo fotos e esperando a oportunidade de ver o gelo se desprender do glaciar. Voltamos para o ônibus e depois de 15 minutos descemos para pegar o barco onde cruzamos o canal até ao refúgio da Hielo y Aventura do outro lado. Recebemos as instruções e os grupos foram divididos em “inglês” e “espanhol”. Antes de seguir em frente não se esqueça de pegar um par de luvas que a empresa te empresta, pois é obrigatório usa-las uma vez que o gelo pode cortar suas mãos. Seguimos pela floresta até outro ponto onde recebemos os grampones e colocamos uma espécie de cinto de segurança que serve para te puxar de dentro de um buraco caso aconteça algum acidente. Fomos até a borda do glaciar onde são colocados os grampones e onde o guia ensina como se deve andar no gelo.

No inicio do trekking andamos próximo a borda do glaciar até chegar em um ponto que começamos a ir mais pro seu interior. Conheci a Madhu, uma australiana que nasceu na Índia, fez seu mestrado na França e que trabalha na Microsoft em Paris :shock: ! No nosso grupo também tinha um brasileiro muito gente boa, mas também uma perua da Bélgica chata ao extremo! Ela gostava de chamar atenção e ficava reclamando que não queria fazer isso nem aquilo! Quase que falei que ela devia ter feito o Mini Trekking! ::grr:: Aliás, a diferença entre o Big Ice e o Mini Trekking é basicamente o tempo de caminhada, mas no Big Ice existe uma chance maior de ver cavernas de gelo já que entramos um pouco mais para o interior do glaciar. Aliás, as cavernas e “piscinas” formadas pelo derretimento mudam de tempos em tempo, pois o glaciar está em constante avanço e nunca é o mesmo sempre.

Passamos por algumas fendas no gelo cheias de água azul, mas o ponto alto do passeio foi sem dúvida quando atravessamos uma caverna de gelo... Demais!! Paramos alguns minutos para almoçar nosso lanche (que trouxemos de Calafate) e o guia ofereceu um pedaço de bolo. A partir daí seguimos de volta por onde começamos. Tiramos os grampones e o cinto de segurança e seguimos para o refúgio. Chegando próximo a borda do glaciar um pedaço enorme de gelo se desprendeu. Pegamos o barco e durante o percurso foi servido whisky e alfajor. Também ganhamos um pequeno frasco de liquor e um chaveiro. No ônibus voltando para Calafate descobri que a Madhu também estava no America Del Sur e que também estava no mesmo voo que eu para Buenos Aires no dia seguinte. Combinamos de dividir um taxi até o aeroporto que sairia o mesmo preço que o transfer. Chegando a cidade no início da noite segui direto para o centro para comer alguma coisa. Fui ao Restaurante Dona Mecha que fica exatamente em frente a lanchonete de mesmo nome (endereço da lanchonete: Comandante Espora, 35). Pedi um bife de boi com batata frita. A batata estava um pouco encharcada, mas o bife estava macio. Gostei!

 

Gastos do dia:

 

- 130 pesos na diária do quarto compartido com 4 camas e banheiro no hostel América Del Sur

- 60 pesos no serviço de lavanderia

- 150 pesos na entrado Parque Nacional Los Glaciares

- 35 pesos em um imã

- 37 pesos em compras

- 80 pesos no jantar no Restaurante Dona Mecha

 

Total: 492 pesos argentinos = 126 reais

 

0.JPG.ef4f85836fdc1b7c731ca20126e95dc3.JPG

_DSC0127.JPG.1856eaf39e69adc202781a997d5dbfc5.JPG

0h.JPG.b1dbf1e87c68092196ad5ed51a2f776b.JPG

0c.JPG.c55195bc219706f3da0e40a216659ed7.JPG

_DSC0301.JPG.18a8c5bbe96d8605cd35306ad5a24905.JPG

_DSC0268.JPG.e408cfb85ef5bd073b8e8bf5cdb085af.JPG

0g.JPG.fc785adde83a7539fdc25c089352446f.JPG

0a.JPG.41e0b5847c14e9c624098f8f0df17d85.JPG

0b.JPG.30e71dad46892c7e172d120fd7014bed.JPG

 

Dia 19 (25/04/14) – Calafate – Buenos Aires

 

Acordei tarde nesse dia, pois meu voo era só às 17h. Fui para o centro da cidade sacar um pouco de dinheiro e acabei comendo empanadas na lanchonete Dona Mecha (que acabou sendo meu almoço) e tomando um sorvete na Ovejitas de La Patagonia (Av. San Martin, 1197). Experimentei 2 sabores: Chocolate patagônico e de banana com doce de leite... O melhor sorvete de toda a viagem! Recomendo! Lá também vende chocolates que parecem ser muito bons. No caminho de volta ao hostel acabei encontrando a casa de alfajores Koonek (Coronel Rosales, 28) que já tinha visto indicações na internet. Comprei alguns, mas não gostei muito. Fiquei no hostel descansando até o horário que tinha combinado de encontrar com a Madhu na recepção. Enquanto esperava, o telefone do hostel tocou... Era ela dizendo que estava no Hotel Alto Calafate e pedindo que eu pegasse sua mala no depósito e fosse de taxi até lá! Ela tinha ido até o hotel para usar a piscina aquecida e fazer uma massagem pelo preço de 400 pesos por 2 horas... Então fica a dica se você tiver tanto dinheiro quanto ela... rs. Pagamos a taxa de embarque no aeroporto (76 pesos) e depois de três horinhas de avião chegamos ao Aeroparque. Me despedi da Madhu (ela iria pegar um avião para Salta) e peguei um taxi até o Hostel Suites Florida (Florida, 328) que já havia reservado. Ai foi quando dei um mole legal: Entrei no taxi e pedi que me levasse até a rua Florida. Aí o taxista perguntou qual endereço especificamente e eu não tinha!! Achei que todos os taxistas soubessem onde fica esse hostel. E o que aconteceu? Ele deu voltas e voltas comigo! E no final ainda me cobrou pela mala! Fiquei puto! E o pior, li muitas coisas sobre os golpes de taxistas em Buenos Aires e já sabia que devia tomar cuidado.

 

Aqui vão algumas dicas para evitar problemas com os taxistas:

 

- Certifique-se que o taxímetro está ligado.

- Pergunte se ele cobra pela mala. Se sim, pergunte quanto é.

- Tenha o endereço certo em mãos e de preferência com pontos de referência.

- Tenha sempre notas baixas para pagar o taxi.

- Evite conversar muito com o taxista nunca diga, por exemplo, que está viajando sozinho por mais que seja verdade. Sempre diga que você marcou com seus amigos de se encontrarem no lugar de destino.

- Fique de olho na nota que você entregou, pois eles costumam virar para frente e trocar por uma nota falsa e dizer que não podem receber. Em alguns casos recomenda-se até bater uma foto do número de série das notas de 100 pesos antes de entregá-las para comprovar depois que a sua nota era diferente da nota falsa. Em outros casos você pode entregar uma nota de 100 pesos, eles viram para frente e trocam por uma de 10 e dizem que você se enganou. Portanto quando for pagar pare tudo que está fazendo e preste bastante atenção. Muita gente entrega o dinheiro e começa a pegar as coisas dentro do carro ou sai pra pegar a mala enquanto espera o troco. Para vocês terem uma idéia de como funciona o golpe, vejam nesse link uma reportagem sobre o esquema feita pela National Geographic.

- Nunca aceite sugestão do taxista para ir a determinado restaurante ou hostel. Eles tem acordos com estes lugares e recebem uma comissão para levar os turistas. E geralmente são lugares horríveis. Se você não pediu a opinião dele mantenha o seu destino inicial.

- Caso você perceba que caiu em um golpe diga que você não vai descer do carro e que vai chamar a polícia... Costuma funcionar.

 

Bom, fiz o check in no hostel, deixei minhas coisas e voltei pra rua pra comer alguma coisa. Fui de Burger King mesmo. Quanto ao hostel eu gostei. Boa localização, café da manhã bom... O único problema é o povo pouco prestativo que trabalha na recepção. Eles não fazem questão nenhuma de ajudar e se você pergunta como fazer determinado passeio eles vão falar que é melhor fechar o tour com eles do que ir por conta própria. Uma brasileira que estava no meu quarto perdeu a carteira com todos os documentos dentro do taxi no dia que ela chegou... Eles não moveram uma palha para tentar ajudá-la.

 

Gastos do dia:

 

- 18 pesos em 2 empanadas na lanchonete Dona Mecha

- 35 pesos em um sorvete de 2 bolas na Ovejitas de La Patagonia

- 80 pesos no taxi até o aeroporto (160 pesos dividido para dois)

- 20 pesos em compras

- 76 pesos de taxa de embarque no aeroporto em Calafate

- 150 pesos de taxi do Aeroparque até o hostel

- 75 pesos no Burger King

- 15 dólares a diária no quarto compartido com 4 camas e banheiro no Hostel Suites Florida

 

Total: 454 pesos argentinos + 15 dólares = 152 reais

 

Dia 20 (26/04/14) – Buenos Aires (Obelisco, Casa Rosada e Puerto Madero)

 

Acordei tarde e perdi o café da manha do hostel. Comi um biscoito e uma banana que tinha na mochila e sai em direção a Casa Rosada. Nos finais de semana é permitido visitar o seu interior e não precisa pagar nada. Lá dentro tem uma exposição de quadros com os grandes heróis da América do Sul. Tinha até Getulio Vargas e Tiradentes. Se quiser também tem como conhecer os outros cômodos com um guia, mas a fila estava grande então desisti. De lá segui a pé para Puerto Madero. Achei bonito e organizado. Andei um pouco e voltei para o hostel. No caminho de volta passei no restaurante La Junta de 1810 (Av. De Mayo, 639) e comi as melhores empanadas da viagem. Aproveitei e passei no Carrefour onde comprei alguns potes de doce de leite da marca La Serenisima (Estilo Colonial). O Obelisco também estava no caminho do hostel e não tem nada de mais é apenas aquilo mesmo. Voltei para o hostel e descansei. No final da tarde fui até a Pizzaria Guerrin (Av. Corrientes, 1368), lanchonete famosa entre o povo local, e pedi uma fatia da pizza de mussarela que estava excelente. Vale muito a pena ir até lá. A noite os brasileiros que estavam comigo no quarto resolveram tomar uma cerveja no bar. Desci com eles.

 

Gastos do dia:

 

- 15 dólares a diária no quarto compartido com 4 camas e banheiro no Hostel Suites Florida

- 100 pesos em compras

- 35 pesos em um imã

- 45 pesos em 2 empanadas e 1 refrigerante no restaurante La Junta de 1810

- 12 pesos no pedaço de pizza na Pizzaria Guerrin

- 125 pesos em cervejas e porção de batata frita no bar do hostel

 

Total: 317 pesos argentinos + 15 dólares = 117 reais

 

_DSC0002.JPG.c653915771a0a3963ece21349a9d5d6e.JPG

_DSC0003.JPG.3d0ee7059107911fd316cc08584bf3e8.JPG

_DSC0007.JPG.2db11b2e81bb496ae78d97a8d3186f97.JPG

_DSC0030.JPG.02e9b3212e62960f27fbe160a92e376e.JPG

 

Dia 21 (27/04/14) – Buenos Aires (Caminito, San Telmo, Recoleta e Floralis generica)

 

Acordei cedo, tomei café no hostel e fui para o Caminito de taxi. O bairro La Bocca é um dos mais perigosos de Buenos Aires! Um brasileiro que estava no hostel em Buenos Aires contou que saiu da região do Caminito para pegar um taxi em outro lugar e foi assaltado! Levaram a mochila dele com iPad, câmera e documentos. Então fica a dica: Nada de ir a pé ou transporte público... Vá de taxi! E não saia do quarteirão turístico do Caminito! Desça do taxi, dê a volta no quarteirão e volte pro mesmo lugar para pegar o taxi de volta. De todas as atrações de Buenos Aires o Caminito foi a que eu mais gostei, apesar de muita coisa ser só para turista ver. De lá peguei outro taxi para a feira de rua de San Telmo que ocorre todos os domingos. A feira tem de tudo e não é muito diferente das que tem aqui no Brasil. Andei um pouco por lá até encontrar a estátua da boneca Mafalda. Tirei fotos e peguei outro taxi de volta para o hostel. Descansei um pouco e segui para o Restaurante El Palacio de la Papa Frita (Lavalle, 735) que os brasileiros me indicaram. Pedi um combo: Bife de chorizo com batata frita e ovo, refrigerante e sobremesa. A comida é muito boa por um preço aceitável. O melhor é a batata frita deles que tem ar por dentro formando uma espécie de almofadinha. Depois do almoço peguei um taxi até a Recoleta. O cemitério não tem nada de mais, apenas algumas estátuas bonitas e só! De lá segui a pé até a Floralis generica que fica próxima à faculdade de direito. Também não achei nada de mais. Na verdade depois de ter visto tanta paisagem de cair o queixo na Patagônia é impossível se surpreender com alguma coisa em Buenos Aires. Apesar de tudo, gostei de Buenos Aires... Esperava bem menos. Com certeza vou voltar pra visitar com mais calma.

Da Floralis generica resolvi ir a pé até a sorveteria Jauja (Av. Cerviño, 3901), considerada uma das melhores sorveterias da cidade! Levei uns 40 minutos pra chegar (para vocês verem como gosto de sorvete! kkkkkk), mas tinha acabado de fechar! Mas valeu por ter conhecido o bairro de Palermo, que em alguns pontos achei bem parecido com a zona sul do Rio de Janeiro. Passei então na famosa sorveteria Freddo e pedi um combo que vinha com 3 sabores: Creme, chocolate e doce de leite. Decepção total!!! Não é ruim, mas esperava beeem mais... Assim como os alfajores Havana, a sorveteria tem mais fama que sabor! Peguei outro taxi e voltei para o hostel. Encontrei os brasileiros que estavam no mesmo quarto e eles me indicaram os alfajores da marca Abuela Goye. Fui até a loja próxima ao hostel e comprei alguns para dar de presente. A noite sai com eles e fomos até a Casa Rosada para ver ela iluminada. De lá fui mais uma vez até a Pizzaria Guerrin e pedi uma empanada frita (sim, frita!) e uma fatia de pizza sabor molho de tomate e cebola. A pizza estava boa, mas a de mussarela é doidera! A empanada frita também estava gostosa, vale a pena experimentar. Dormi cedo, pois meu voo era às 6h do dia seguinte.

 

Gastos do dia:

 

- 15 dólares a diária no quarto compartido com 4 camas e banheiro no Hostel Suites Florida

- 47 pesos de taxi do hostel até o Caminito

- 35 pesos de taxi do Caminito até San Telmo

- 30 pesos de taxi de San Telmo até o hostel

- 115 pesos no almoço no El Palacio de la Papa Frita

- 77 pesos em alfajores Abuela Goye (11 pesos cada um)

- 26 pesos na sorveteria Freddo (3 sabores)

- 43 pesos de taxi do hostel até a Recoleta

- 41 pesos de taxi do bairro Palermo até o hostel

 

Total: 414 pesos argentinos + 15 dólares = 142 reais

 

_DSC0094.JPG.1071c66a4c57c2612ef337da265cf6e9.JPG

_DSC0060.JPG.6e1214fc6485bb698d535f29a03cf73a.JPG

_DSC0066.JPG.e079448e4c76583da8e772881eb1d489.JPG

45.JPG.2a17e929f1ccbf02ade7da647cf73be2.JPG

_DSC0096.JPG.381fb6153c4fbeb005fd67b27fc2ab6c.JPG

_DSC0100.JPG.69a6f97a5110b93a3ea78acc92edb540.JPG

_DSC0114.JPG.88e0aaa4ce2072c0d6d4b0643596336d.JPG

_DSC0122.JPG.8e061939ce7314722478c56d2cc7448f.JPG

_DSC0128.JPG.d533aa7b88c25289e3cb77afba475a92.JPG

 

Dia 22 (28/04/14) – Buenos Aires – Rio de Janeiro

 

Acordei de madrugada, fiz o check out e pedi que chamassem um taxi até o Aeroparque (quando se pede o taxi pelo telefone o taxista cobra uma taxa de 6 pesos). O taxi ficou em apenas 80 pesos. Pra vocês terem uma ideia, quando cheguei na cidade o desgraçado do taxista rodou tanto comigo que o taxi ficou em 150 pesos... Praticamente o dobro!

Bem, chegando ao Galeão estava sem nenhum real e precisava tirar dinheiro em um caixa do Banco do Brasil. Tive que ir andando para outro terminal carregando minha mochila pesada nas costas até encontrar um caixa. Só esse fato já me deixou estressado, pois o básico a oferecer pra um turista que chega de viagem é um banheiro, uma lanchonete e um caixa eletrônico. Bom, depois de tirar o dinheiro desci até a área de desembarque onde avistei vários taxistas e fui para pegar um taxi até a rodoviária. Nenhum deles aceitava fazer a corrida pelo taxímetro... Só preço fechado de 70 reais até a rodoviária! Um absurdo!! E ainda, eles me perguntavam para onde eu queria ir e quando falava que era pra rodoviária ninguém aceitava... Eles não podem rejeitar a corrida! Esse lance do preço tabelado eu já conhecia, pois o mesmo acontece na rodoviária. Voltei puto pra dentro do aeroporto e foi quando caiu a ficha. Eu estava na área de desembarque, então era óbvio que eles iriam se aproveitar dos desavisados que estavam chegando de viagem. Subi para o segundo andar, fui pra área de embarque e peguei um taxi que estava chegando para deixar um passageiro. Entrei no taxi e alguns metros à frente o taxista parou um colega e perguntou se ele não me levava até a rodoviária. Tive que descer do taxi, pegar minha mochila no porta-malas e mudar de carro. No caminho até a rodoviária obras para todos os lados e um congestionamento sinistro! Quando o trânsito fluía, o taxista fazia barbeiragens no transito, foi quando ele me propôs de me deixar do outro lado da avenida e assim eu atravessaria a rua, andava alguns metros até a rodoviária, evitando de dar uma volta que demoraria mais tempo. E assim foi! ::grr::

Peguei o ônibus na rodoviária até a minha cidade e assim terminou o mochilão!

 

Gastos do dia:

 

- 45 reais de taxi do Galeão até a rodoviária

- 50 reais na passagem do Rio até Juiz de Fora

 

Total: 95 reais

 

O melhor e o pior:

 

Observação: Exclui Buenos Aires das comparações, pois seria covardia comparar as belezas da Patagônia com a capital.

 

O lugar mais bonito: Amanhecer nas Torres (Torres del Paine)

Difícil escolha, mas fico com o amanhecer nas Torres. Por pouco não fui ver por preguiça de acordar cedo! À medida que o sol vai nascendo as Torres vão mudando de cor e formando um reflexo no lago que resultam em uma composição perfeita! Mas a Laguna de los Tres ganha pelo conjunto: A laguna com o Fitz Roy, aquela neve toda, as florestas e os lagos lá embaixo... Show!

Menção honrosa: Laguna de los tres (El Chalten).

 

O lugar mais feio: ?

Na Patagônia não vi nada que considerasse feio então fica sem resposta.

 

A maior surpresa: Valle Del Frances (Torres del Paine)

Li muito sobre o parque e minhas expectativas eram altas apenas para ver as Torres, mas o vale surpreendeu! É tudo o que falam e muito mais! Pra qualquer lado que você olha é bonito: De um lado o glaciar, do outro as formações rochosas, no meio o rio e lá em baixo o lago Nordenskjöld!

 

Um must go: El Chalten

Apesar de toda a fama (mais que merecida) de Torres del Paine eu fico com Chalten pelo conjunto. Em um dia de trekking, por exemplo, é possível ver paisagens absurdas como geleiras, lagos, cachoeiras e florestas de lengas sem precisar acampar. Os lugares que você deve ir se for a El Chalten (por ordem de beleza): Laguna de los Tres, Loma del Pliegue Tumbado e Laguna Torre.

Menção honrosa: Circuito W (Torres del Paine)

 

Considerações finais:

 

Recomendo fortemente a ida na época do ano em que fui. O outono deixa a paisagem realmente mais bonita, além de ser temporada intermediária e assim os lugares estão mais vazios. Muitas pessoas podem dizer que as paisagens são repetitivas. De fato, tudo se resume a geleiras, lagos, montanhas nevadas e florestas, mas como tudo é tão bonito, é difícil reclamar! Não vou mentir, se você pretende ver todas essas paisagens, esteja preparado para horas de caminhada com muita subida e descida, mas não se preocupem... Não precisa ser um atleta para fazer as trilhas.

 

A patagônia é cara... Prepare o bolso! Meus gastos totais com a viagem ficaram em R$5.293,26

 

E assim termina mais uma viagem incrível! Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida estou aqui pra responder com maior prazer! ::tchann::

_DSC0105.JPG.56df5cad6bda0e270a721edb88c24e0d.JPG

_DSC0107.JPG.543bbdea3f7a2c67a03d7540be04f536.JPG

_DSC0210.JPG.604fd443b430e8ddefc6b38ddd3b2ddd.JPG

_DSC0037.JPG.d0d05b9659b2d6c0f0da515e40c7eb9d.JPG

_DSC0107.JPG.03a9efc8904a5186006a8076354be65a.JPG

_DSC0066.JPG.ed7260b2e5a18b1ea7f4b05c2138dc0b.JPG

_DSC0122.JPG.dcaa34f419f501b42dc7f4f754437657.JPG

_DSC0019.JPG.d2199f9aada088d90a5741d52c85b49f.JPG

_DSC0090.JPG.a437c0187672a127ee0f5216da72b817.JPG

_DSC0029.JPG.8cb5c1741267f375899dacbe185cca63.JPG

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Colaboradores
Parabéns pelo relato e pelo vídeo!! As fotos ficaram lindas!

Realmente você teve muita sorte com o tempo!! ::otemo:: Eu peguei MUITO vento, principalmente em TDP! Mas mesmo assim, vale a pena ver de perto todas essas paisagens tão lindas!!

Valeu Carla! O seu relalo foi um dos ultimos que li antes de viajar! Peguei várias dicas. ::otemo::

 

Abracos!

 

Daniel... Que viagem!

 

Relato detalhado, fotos muito boas e vídeo incrível!

 

Parabéns e bora planejar a próxima trip agora! ::otemo::

Valeu Rafael! Esperando seu relato do Mexico em Novembro! Haha

 

Abracos!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Muito bom o relato!! Parabéns!! e o vídeo ficou topíssimo também...hehehe ::otemo::

 

Valeu Thiago! Esse vídeo deu um cadim de trabalho... levou 3 dias para ser editado... ::hahaha::

 

Parabens pela viagem e pelas fotos maravilhosas!

 

Desculpe a pergunta chata, mas qual é a câmera que vc usou? As fotos ficaram realmente sensacionais!

Que isso, fique a vontade para perguntar. Então, usei uma Nikon D5100 com 2 lentes: uma de 18-55mm e outra de 55-200mm. Sempre tiro as fotos no modo manual e em formato "RAW" (que depois eu converto para JPEG no Lightroom).

 

:D

Link para o comentário
  • Colaboradores
Parabéns pelo relato!

 

Fotos sensacionais e muitas dicas. Pretendo ir à Patagônia em novembro, mas sozinha não teria ainda a coragem de fazer certas trilhas autônoma com acampamento!

 

Show! :D

Obrigado Bruna. Realmente eu não aconselhor acampar lá sozinha, a não ser que vc já tenha experiencia. Eu nunca tinha acampado na vida, mas dei muita sorte de pegar tempo bom, pq se não acho que teria desistido.

 

abraços

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...