Ir para conteúdo

Patagonia dos 10 aos 70 anos: 19 dias em TDP, El Calafate, Ushuaia, P.Natales, P.Arenas e B. Aires


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola Mochileiros,

 

Com 2 anos de atraso, finalmente compartilho com vocês a viagem que fizemos no início de 2009 para a Patagônia, conhecendo Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales, Torres Del Paine e El Calafate. Foram 19 fantásticos dias de viagem, curtindo paisagens e climas completamente diferentes do que estamos acostumados no Brasil.

 

Nosso roteiro foi o seguinte:

 

24/jan Floripa – Buenos Aires

25/jan Buenos Aires

26/jan Buenos Aires

27/jan Buenos Aires - ushuaia

28/jan Ushuaia

29/jan Ushuaia

30/jan Ushuaia – Punta Arenas

31/jan Punta Arenas – Puerto Natales

01/fev Puerto Natales – Torres Del Paine

02/fev TDP

03/fev TDP

04/fev Torres Del Paine – Puerto Natales

05/fev Puerto Natales

06/fev Puerto Natales – El Calafate

07/fev El Calafate

08/fev El Calafate

09/fev El Calafate

10/fev El Calafate – Buenos Aires

11/fev Buenos Aires – Floripa

 

Viajamos em um grupo de 7 pessoas. Eu, minha esposa, nossos 3 filhos e meus pais. Na época da viagem, nossa filha tinha 13 anos e os nossos filhos gêmeos 10 anos. Meus pais estavam na faixa dos 70 anos, com ótima forma física para a idade. Em resumo, um grupo muito unido, cheio de disposição, mas bastante heterogêneo.

 

Como nosso grupo era grande e viajamos em alta temporada, optei por fazer todas as reservas de hospedagem e transporte antecipadamente. Os contatos com as pousadas foram feitos por email e os pagamentos antecipados foram feitos com cartão de credito ou western union. Alguns dias antes da viagem reconfirmei todas as reservas. Todas funcionaram 100%. Para comprar passagens de bus no Chile usei uma operadora chilena chamada Paliaike q também reservou as cabanas em TDP. O site é http://www.turismopaliaike.com/

 

Boa parte do planejamento fiz consultando as dicas aqui no site. Apesar do atraso em contar a viagem, espero que o relato da nossa viagem seja útil para quem vai para a Patagônia. E como diria o poeta, antes a tardinha do que nunca. Vamos ao relato!

 

 

 

Buenos Aires (24 a 26/01/2009)

Os 3 dias que passamos em Buenos Aires foram uma espécie de esquenta da viagem. Aqueles dias para se desligar da rotina e entrar no clima. Acho que temos pouco a acrescentar sobre a cidade. As dicas e relatos sobre a capital portenha são muito extensos e completos. Conhecemos os lugares tradicionais. Caminhamos muito pela cidade e usamos metro quase sempre. O MALBA (museu de de arte latino americana) foi a melhor surpresa para nós. Como era janeiro e fazia um calor infernal, o charme da cidade e seus cafés ficou um pouco prejudicado pelo suor em bicas. Como a maioria dos argentinos estava de férias, muitos justamente em Floripa, o idioma oficial nas ruas era o português, com muitos turistas brasileiros em compras.

 

Comemos bem, com deliciosos bifes de lomo, chorizos e ojos de bife. Provamos uma parrilada, mas não aprovamos. Alfajores e sorvete Freddo tornavam a sobremesa sempre especial.

 

Ficamos hospedados no hotel Reconquista, na rua de mesmo nome bem no centro. Para nós o preço foi ótimo, pois pagamos no apto quádruplo o mesmo valor do casal.

 

Trocamos dólares no aeroporto, onde o cambio é comercial. Ou seja, quase impossível ter alguma taxa melhor.

Ushuaia (27/01 a 30/01/2009)

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110223233127.jpg 500 375 Legenda da Foto]Saímos do hotel em BA ainda escuro para pegar o vôo para Ushuaia. Na descida do avião, já se pode ver o conjunto de montanhas e seus cumes branquinhos de neve. O aeroporto é minúsculo e como demoramos para sair já não tinham mais táxis. Nós e alguns outros retardatários do vôo tivemos que esperar até que chamassem mais táxis. Enquanto isso, o vento gelado nos dava as boas vindas à patagônia.[/picturethis]

 

Deixamos as coisas no apart hotel Aires del Beagle (bem legal) e fomos caminhar na beira do canal, curtindo o frio e o vento. Aproveitamos para escolher o passeio de barco que faríamos no dia seguinte. São vários quiosques com diversas opções de passeio. O almoço demorou mais tempo do que o previsto e acabamos chegando um pouco tarde no teleférico do Glaciar Martial.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110223232451.jpg 500 375 Legenda da Foto]Para não perder o último horário de descida, começamos a caminhada bem acelerados. Quando percebemos que não ia mesmo dar tempo, paramos e ficamos brincando de escorregar no gelo. Mesmo não tendo chegado até o glaciar, a vista lá de cima é espetacular e valeu o passeio.[/picturethis]

 

Na base do teleférico tem uma casa de chá muito charmosa. Os lanches são caros em relação à qualidade, mas o clima do lugar vale uma parada. Fomos e voltamos de táxi para o Glaciar.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110223233643.jpg 500 375 Legenda da Foto]Acordamos cedo para o passeio de barco. No inicio do dia chovia, mas como é comum na patagônia, depois abriu um lindo sol. Tínhamos escolhido a navegação que vai até a Estância Harbeton (a mais antiga de Ushuaia) e retornava por terra conhecendo além da estância, o lago escondido, a represa dos castores e um local que cria huskies siberianos para corridas de trenó. Esse passeio para nas pinguineras, mas você não desembarca. Alem dos pinguins acompanhamos Cormoranes e leoes marinhos pegando um bronze nas pedras no Canal de Beagle.[/picturethis]

 

O passeio guiado pela Estância é bem interessante. As explicações podem ser em espanhol ou inglês. Alem de nós, outras 2 brasileiras faziam o passeio. Então formamos um grupo que chamamos de “espanol despacio”, ou seja, o guia falava em espanhol mas falava devagar de forma que deu para entender quase tudo. Nos jardins da estância curtimos nosso lanche. Gostaríamos de ter desembarcado nas pinguineras, mas fora isso, acho que nesse passeio de dia inteiro curtimos bem o canal de Beagle. Existem outras opções, incluindo passeios curtos que vão apenas até a ilha dos lobos e passeio de veleiro pelo canal de Beagle que deve ser bem interessante.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110223234703.jpg 500 375 Legenda da Foto]No terceiro dia fomos para o parque nacional. Do centro partem vans de várias cooperativas. Você deve ir e voltar com a mesma cooperativa e cada uma tem horários diferentes de ida e volta. Chegamos no parque debaixo de chuva e assim começamos nossa primeira trilha da viagem usando os anoraks. A chuva foi passando até abrir um lindo sol. A trilha da costa (senda costera) é muito bonita e vale a caminhada, começando na Bahia Ensenada e seguindo pela beira do canal de Beagle por aproximadamente 8 km de trilha com subidas e descidas leves até o início da bahia Lapataia. Pensávamos em continuar a trilha atravessando o rio Lapataia até o outro lado da bahia, mas meu pai torceu o joelho e terminou a trilha com bastante dor. Então seguimos até a cafeteria no Lago Roca de onde saem as vans. Enquanto esperávamos pudemos relaxar tomando cervejas geladas e chocolates quentes, conforme o gosto e a idade de cada um.[/picturethis]

 

Como no dia anterior e na maioria dos dias na patagônia, o almoço foi um lanche na trilha curtindo o visual e a natureza. No jantar quase sempre relaxávamos tomando um vinhozinho e comendo algum prato típico. Em Ushuaia não pudemos deixar de provar a merluza negra (um peixe que só tem naquela região) e a centolla (uma espécie de caranguejo gigante). Ambos bem caros, mas deliciosos. Uma vantagem de um grupo grande é que fica fácil provar vários pratos (hehehe).

 

No último dia em Ushuaia, o vôo para Punta Arenas partia no início da tarde. Meus pais foram conhecer o museu do fim do mundo, museu marítimo e do presídio (e gostaram) enquanto nós 5 demos uma volta pela cidade, compramos camisetas e chocolates. Até queríamos ir aos museus, mas não deu tempo.

 

No aeroporto só lembrei que tinha que pagar a taxa na hora em que fomos para a sala de embarque. Já estava em cima da hora e precisei voltar correndo ao guichê para pagar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Punta Arenas (30 e 31/01/2009)

 

Punta Arenas tem poucas atrações, mas era o único destino aéreo possível para TDP a partir de Ushuaia. Chegamos no fim da tarde. A aduana chilena revista mochila por mochila. No aeroporto não tinha local para cambio. Uma lojinha faz um cambio informal, mas a pessoa não estava. Enquanto aguardávamos para trocar dinheiro, convenci o motorista de uma van a nos levar (e a outros turistas na mesma sem pesos chilenos) cobrando em dólar. Nisso aparece um rapaz nos procurando. Sem que eu tivesse solicitado, o hostel Lafayette onde nos hospedaríamos entendeu que eu queria transfer. E ainda era mais caro que a van que eu tinha negociado. O rapaz ficou decepcionado, mas acabou aceitando o mesmo valor da van. De quebra ainda nos levou até um mirante de onde se vê a cidade.

O fim do dia em Punta Arenas foi dedicado a tarefas, aproveitando que estávamos numa cidade maior, como fazer cambio, lavar roupa, fazer compras de mercado para TDP e pegar os vouchers dos bus e cabanas na operadora Paliaike.

 

O hostal Lafayette foi o pior da viagem. O prédio estava caindo aos pedaços. Mas era só uma noite, então passou tranqüilo.

 

No dia seguinte, visitamos o museu salesiano, que conta a historia da colonização da patagônia e é bem interessante. Passeamos pela cidade e sobrou tempo até a hora do bus para Puerto Natales.

 

Chegamos em Natales já tinha escurecido. Fomos para a Casa Cecília (excelente), comemos uma pizza e fomos dormir, pois no dia seguinte as 7 horas seguíamos para Torres Del Paine. Puerto Natales conhecemos na volta de TDP. A maior parte das mochilas deixamos guardadas na Casa Cecília. Levamos apenas o necessário e comida para TDP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Torres Del Paine (01 a 04/02/2009)

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312150842.jpg 500 375 Legenda da Foto]Seguimos para TDP numa van que faz o passeio de um dia pelo parque (full day). O passeio passa pela Cueva del Milodon que não tem muita graça e depois segue para o parque parando em diversos mirantes. Este passeio te dá uma visão geral do parque. Paramos na Laguna Amarga, Salto Chico, Salto Grande, Lago Pehoe, Mirador del Lago Nordenskjöld.

O almoço foi na beira do Lago Pehoé. Além de nós estavam na van mais uns 5 ou 6 turistas, de países diferentes. Todos voltaram para Natales e ficaram morrendo de inveja quando a van nos deixou na ponte do rio serrano onde o pessoal da Cabanas Tyndall já estava nos esperando.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312135257.jpg 500 375 Legenda da Foto]As cabanas são p 4 pessoas, tem cozinha e ficam na margem do Rio Serrano e de frente p as Torres e com vista de Los Cuernos. Então preparamos o jantar, tomamos um vinho e ficamos curtindo o céu ir mudando de cor ate a noite chegar naquele cenário fantástico. É bom lembrar que as cabanas ficam fora dos limites do parque e é preciso guardar os tkts para nao ter que pagar a entrada do parque novamente.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312143703.jpg 500 375 Legenda da Foto]No segundo dia em TDP fizemos a caminhada até o Glaciar Grey. Acordamos cedo e fomos de van ate o Pudeto onde pegamos o primeiro catamara para atravessar o lago Pehoe, que sai as 9:30hs. Como meu pai estava com o joelho ruim, ele e minha mãe ficaram para trás e caminharam pouco neste dia. Mesmo não indo até o glaciar, a vista do caminho é bem legal.

A caminhada é longa, mas bem tranqüila e com lindos visuais, pois em boa parte da trilha vai margeando o lago Grey. De vez em qdo parávamos em um mirante para curtir o visual do lago com icebergs desprendidos e o glaciar ao fundo. Depois de umas 3 hs e meia com paradas, chegamos ao glaciar.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312144212.jpg 500 375 Legenda da Foto]Não tinha mais ninguém, só eu, minha esposa e os 3 filhos. Um momento muito especial para curtir. La fizemos nosso lanche de trilha, acompanhamos alguns desprendimentos de gelo quebrando o silencio absoluto do lugar e descansamos um pouco. Só não podíamos demorar demais, pois precisávamos estar de volta ao Refugio Paine Grande até 18:30hs para pegar o último catamara.

O retorno foi mais rápido, pois paramos menos para curtir a paisagem do caminho. Chegamos com tempo suficiente para tomar uma cerveja e comemorar a nossa conquista familiar na caminhada de 7 horas.

Comparando com o mais famoso Perito Moreno, que conhecemos depois em El Calafate, o Grey é um glaciar pequeno, mas tem a imensa vantagem de ter toda a paz e o silencio da natureza patagonica e ainda saborear a conquista e o lindo visual do caminho.

Voltamos de van para as cabanas e novamente jantamos na cabana curtindo o visual das torres e saboreando um vinhozinho, enquanto descansávamos as pernas para o dia seguinte.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312150041.jpg 500 375 Legenda da Foto]No terceiro dia, meus pais optaram por fazer o passeio de barco ate o glaciar Grey. Nos fomos cedo de van ate a Hosteria Las Torres e subimos ate a base das torres. A trilha pode ser dividida em 3 trechos. O primeiro tem uma grande subida e vai ate o campamento Chileno. Quando estávamos chegando caiu uma bela chuva. Aproveitamos para descansar por lá. Continuamos com chuva fina que logo parou. O segundo trecho é razoavelmente plano e vai ate o campamento japonês. Finalmente no terceiro trecho, o mais cansativo, você sobe pelas pedras ate chegar nas bases das torres. Se der vontade de desistir, NÃO FAÇA ISSO!!! Nos levamos 4hs e meia para subir e 3hs e meia para descer. As crianças agüentaram bem, na foto ao lado os meninos ja estao descendo. Diferente da caminhada do Grey, no caminho não tem visuais especiais, somente no destino final que é indescritível.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312145636.jpg 500 375 Legenda da Foto]A visão na base das Torres, sinceramente, me pareceu estar em outro planeta. Pedras meio lunares, um lago com água muito verde, montanhas com neve. Não sei bem como explicar, melhor ver pessoalmente. Quando chegamos o tempo estava quase totalmente aberto, mas haviam nuvens no topo das torres. Para nossa sorte, quando estávamos saindo, as nuvens saíram. Então ficamos mais um pouco para curtir o visual totalmente aberto.

Como a comida tinha acabado, tivemos que jantar no restaurante do hotel. Negociamos para os meninos não pagarem, mas mesmo assim foi salgado. Buffet livre por 81 dolares para 3 pessoas (27 dolares por pessoa). Sobre o passeio de barco ate o Glaciar Grey, meus pais gostaram bastante.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110312151139.jpg 500 375 Legenda da Foto]No quarto e ultimo dia em TDP, eu e os meninos fomos fazer uma cavalgada, enquanto os outros curtiam o entorno do rio Serrano. O passeio a cavalo tem visuais bem legais do parque e recomendo, mesmo para quem não é apaixonado por hipismo como meus filhos. Existem várias opçoes. Nós escolhemos uma que era bem proxima do Rio Serrano e das nossas cabanas. O passeio pode ser feito todo ao passo, apreciando as paisagens. Mas claro que nos galopamos, sentindo o vento gelado da Patagonia no rosto. Almoçamos num restaurante que descobrimos bem ao lado do hotel. Não me lembro os preços, mas foi bem + barato que no hotel e a comida bem gostosa.[/picturethis]

 

No fim da tarde a van nos deixou na administração onde pegamos o bus regular de volta a Puerto Natales. Com certeza a experiência em TDP foi incrível e inesquecível. Pela beleza das paisagens tão diferentes do que estamos acostumados no Brasil; pela aventura e desafio das longas caminhadas com crianças; pela paz e a energia positiva do lugar; pela nossa união e companheirismo. Enfim, passados 2 anos ainda nos lembramos de muitos detalhes e sempre falamos em voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Puerto Natales (05/02/2009)

 

O bus chega em Puerto Natales já bem a noite. Fomos novamente caminhando até a Casa Cecília onde nossas bagagens nos esperavam. Como a cidade é pequena, dá para fazer tudo a pé. Comemos alguma coisa e fomos dormir

 

Para o dia em Puerto Natales tínhamos planejado ir de barcoum passeio de barco até o Glaciar Balmaceda. Mas como estávamos cansados e achamos q este passeio não ia acrescentar muito, optamos por economizar um pouco e passar o dia passeando pela cidade.

 

Natales é uma cidade simpática. Foi divertido passear pela orla, mas sinceramente não tem muita coisa p conhecer. Fiquei c a impressão de que a cidade é mais a porta de entrada em TDP do que um lugar de interesse turístico em si. A tarde eu e os meninos fomos fazer outro passeio a cavalo, enquanto os demais continuaram passeando pela cidade e foram em alguma lojinhas. O passeio a cavalo foi legal, pois nos adoramos cavalgar, mas o visual era incomparável c a cavalgada que fizemos em TDP. As lojinhas decepcionaram o resto do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

El Calafate (06/02/2009 a 10/02/2009)

 

O bus para El Calafate parte cedo. Fomos caminhando ate o escritório da empresa de onde sai o bus. Ao entrar no bus tivemos um contratempo curioso. Tinham vendido 2 vezes a poltrona do meu paiu e tivemos um bate boca em 3 linguas. As holandesas falavam em inglês comigo que conversava em porunhol com o pessoal da empresa e falava em português com meu pai. Como a empresa não sabia o que fazer, um francês que estava sozinho topou trocar de bus e resolveu o problema.

 

Fora isso, a viagem foi tranqüila. A passagem na aduana sem problemas. O visual da estrada é interessante, mas depois de um tempo, cansa. Chegamos em El Calafate por volta das 13:30 horas. Fomos a pé até a pousada, deixamos as coisas e fomos almoçar num restaurante depois da ponte.

 

Rodamos um pouco pela cidade, marcamos o passeio do dia seguinte e o dia já estava terminando. El Calafate é uma cidade muito turística. Tudo gira em torno do turismo. Lojinhas aos montes, agencias, restaurantes. Fica até um pouco artificial. Como se só houvesse turismo ali.

 

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110419153556.jpg 375 500 Legenda da Foto]No dia seguinte, o primeiro inteiro na cidade fomos fazer o mini trekking e conhecer o perito moreno. Por limitação de idade, meus filhos não podiam fazer o big ice. Meus pais optaram por fazer o passeio de barco, pois também não podiam fazer o mini trekking por ter mais de 65 anos.

Demos sorte, pois o nosso grupo foi primeiro para o trekking e depois para as passarelas. Como fomos no primeiro horário, fomos também os primeiros a fazer o mini trekking.

 

O bus te pega na pousada e vai até um cais onde meus pais pegaram o passeio de barco junto ao Perito Moreno e nós pegamos outro barco até o local onde começa o trekking. Lá eles dão um monte de orientações, dividem em grupos menores que calçam os grampones e seguem com os guias para caminhar no glaciar. Foi bem divertido, tivemos visuais lindos do Perito Moreno sem o tumulto das passarelas. No final do passeio, eles servem whisky com gelo do glaciar. Eu nem gosto de whisky, mas ali era imperdível! No caminho de volta e na base onde pegamos o barco ainda dá para curtir o visual do glaciar, comer alguns calafates e lagartear até o momento de embarcar.

 

A parada seguinte foi nas passarelas. Quanta diferença! Quanta gente, barulho, agitação.... visual das passarelas é lindo. Você está juntinho do glaciar. Mas com as passarelas cheias, um pouco da curtição, pelo menos para nós, se perde. As passarelas são longas, então caminhando bastante, a quantidade de pessoas diminui um pouco.[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110419154129.jpg 500 375 Legenda da Foto]Depois de conhecer o Perito Moreno, o dia seguinte foi dedicado ao outro grande passeio de El Calafate. A navegação por todos os glaciares. Novamente acordamos cedo, o bus da agencia nos pegou na pousada e levou até um cais onde embarcamos. O barco é grande e bem sofisticado. O clima é de passeio turístico tradicional, que eu chamo de turistão, se é que me entendem. Na hora de partir todos devem ficar sentados nas poltronas da parte interna. Mas depois que começamos a navegar, dá pra ficar o tempo todo do lado de fora, curtindo o visual e, principalmente, os muitos icebergs que cruzamos no caminho. E foram muitos mesmo! De todas as formas, dando asas a imaginação. Alguns brancos, outros azuis. Impressionam. O passeio vai até o glaciar Spegazini e depois ao glaciar Upsala. Este último tinha tido um grande desprendimento. Por isso tantos icebergs. Por outro lado, em alguns dias o barco não conseguia chegar até o glaciar. Demos sorte e conseguimos ir até ele. Na volta ainda paramos numa praia onde fizemos nosso lanche (tem lanchonete também) curtindo o visual de outro glaciar.[/picturethis]

 

Para o dia seguinte tínhamos pensado em fazer um bate volta para El Chalten, mas acabamos achando que ia ser muito apertado. Conhecer El Chalten ficou faltando na nossa viagem. Se soubesse que as crianças iriam fazer as trilhas tão tranqüilas, teria planejado alguns dias por lá.

 

Então para o nosso ultimo dia completo na Patagônia optamos por passear pela cidade. Especialmente pela orla do Lago Argentino. Assim como no dia em que passeamos por Puerto Natales, foi bem divertido, mas como as cidades são pequenas sobrou tempo.

 

No dia da partida, nosso vôo era no final da manhã. Então só deu para comprar alguns chocolates e seguir de táxi para o aeroporto. Quando chegamos lá ficamos sabendo que o horário do vôo tinha mudado. E ficamos mofando, pois o vôo seria na parte da tarde.

 

Chegamos em Buenos Aires já no fim do dia e dessa vez debaixo de muita chuva. Como o vôo de volta ao Brasil era no dia seguinte no inicio da tarde, o tempo em Buenos Aires só deu para comprarmos alguns vinhos e alfajores.

 

A volta ao Brasil também foi tranqüila, em um vôo da Tam com conexão em Porto Alegre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Colaboradores
Muito legal o seu relato, parabéns!

Poderia me informar como adquiriu o vôo entre Ushuaia e Punta Arenas (se foi com antecedência aqui no Brasil), e qual companhia aérea oferece a passagem? Obrigada

 

Nos fizemos pela LAN. Compramos pelo site .

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...