Ir para conteúdo

PE Serra do Ibitipoca - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera!

Gostaria de alguma dica de como ir pra Ibitipoca de onibus. Já fui uma vez de carro e agora em janeiro/2005 pretendo ir de onibus...alguém pode me ajudar?

Pode me mandar e-mail tb no catiita@ig.com.br

Valeu

 

Informações anteriores

Postado pelo usuario RAFIUX_di_leve

em 22/04/2004 03:52:26

Mensagem:

 

 

Po....rodei todos os topicos do fórum e não achei ninguem nem comentandu nada sobre a serra de ibitipoca....será que ninguem aqui nnuca esteve lá não??? o lugar é um paraíso... vale a pena conhecer.... lá tem uma das maíores galerias subterrãneasa da am[érica latina.;.... a gruta das bromélias..que tem ligação até são tomé das letras.. e a janela do céu.... faz juz ao nome....

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Perin

em 22/04/2004 15:37:24

Mensagem:

 

 

ainda ñ fui mais pretendo ir conhecer, já fas um tempinho mas nunca da certo

tenho uma amiga q me falou muito de lá, e eu fiquei super empolgado

pretendo ir no segundo semestre

 

abraços

Perin

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mariokn

em 22/04/2004 17:02:16

Mensagem:

 

 

Fala, Perin.

Se pretende conhecer Ibitipoca, vá, vale a pena mesmo, realmente é tudo isso que dizem ser.

O parque é pequeno e dá para fazer as trilhas sozinho, na boa.

Para acampar dentro dele é necessário fazer reserva antecipadamente, bem antecipadamente, ligando diretamente para a adminintração do parque.

Se for de carro, não deixe de abastecer em Lima Duarte. Em Conceição de Ibitipoca não havia postos de gasolina quando fui ano passado.

Evite ir em feriados pois como é relativamente próximo a 3 grandes centros (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo) o parque fica lotadíssimo.

Bom passeio.

 

Mario

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario RAFIUX_di_leve

em 22/04/2004 22:40:46

Mensagem:

 

 

na verdade eu so queria divulgar u lugar que merece ser conhecido pela galera que curte...e é aqui pertinhu da minha casa.... u cara num botou fé nu lance da galeria q sai em são tomé não???? num da pra ir de um lugar pra outro não porque são galeria cheias de ãgua e muito estreitas..coisa de 50cm...mas se ligam por baixo...

 

rodoviária de maluko é posto de gasolina

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Perin

em 26/04/2004 03:30:14

Mensagem:

 

 

Fala Mario

valeu pelo toque, com certesa eu irei no 2 semestre

abraço

Perin

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Mandinha

em 26/04/2004 17:23:32

Mensagem:

 

 

Alguém sabe quantos Km de BH fica Ibitipoca? Sem ser camping, existe algum otro tipo de hospedagem legal por lá?? Bem se sim?? Qual é boa e barata?

Beijos

Amanda

 

Mandinha

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mariokn

em 27/04/2004 15:38:17

Mensagem:

 

 

Fala, Mandinha.

Há várias opções de pousadas sim, fiquei na pousada Janela do Céu (32 - 3281-8118), simples e muito legal.

No centro da cidade tem um restaurante tailandes muito bom, tambem vale a pena conhecer.

Boa viagem.

 

Mario

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario RAFIUX_di_leve

em 28/04/2004 05:29:07

Mensagem:

 

 

MANDINHA....dá uns 350 km.... quanto ao lugar pra ficar.... tem varias pousadas e chalés nu centro da cidade.... e tb tem algumas mais proximas du parque....da ultima vez q fui..fiquei em um camping q tb possuia chalés para casal.. na época os chalés custavam 15 reais dia pór pessoa...tem uns seis meses...

 

rodoviária de maluko é posto de gasolina

Link para o comentário
  • Respostas 143
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

De onde vc vai sair?

 

Só tem onibus direto de Lima Duarte.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario tatamelo

em 19/12/2004 13:16:05

Mensagem:

Será que alguem teria dica de algum camping, não muito caro, em Ibitipoca?

Se possivel queria também algumas dicas.

 

 

 

Replies:

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postada pela usuaria rjquel

em 19/12/2004 18:40:34

Mensagem:

Fiz uma busca na internet:

http://www.ibitipoca.tur.br/hospedagem/camping.php

http://www.ibitipocaceu.com.br/camping.htm

http://www.acamp.com.br/Acamp/AcampMaisApresentaCamping.cfm?camping=388

http://www.estradareal.org.br/cidad/onde_ficar/index.asp?codigo=182

 

espero que ajude.

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuaria Márcia Bastos

em 20/12/2004 11:30:33

Mensagem:

ôi Tata,

 

Há um ano fui ao Parque de Ibitipoca. É uma experiência maravihosa. Acampei no Parque e achei muito prático pois não precisa pagar a entrada do parque, já está embutido na diária do camping (na época R$20,00).

 

Boa viagem e vibrações positivas,

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Floyd

em 20/12/2004 15:09:13

Mensagem:

Sei que deve ser muito bom acampar dentro do Parque, mas tb estou querendo curtir um pouco a noite no arraial....

 

Dei uma olhadinha nos links que a rjquel colocou e achei bem interessante esse camping "Ceu de Estrelas" pq ele fica no meio do caminho pro parque......

Alguem ja ficou nesse camping?? é legal??

 

Abraços

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Ekbral

em 20/12/2004 19:35:27

Mensagem:

As duas vezes que fui a Ibitipoca fiquei no camping da Tiamiuda,é uma fazendinha ,uns 500 metros do centro de Ibitipoca,a caminho do parque ,lá sempre fica uma galera legal e lugar é bem agradável.Fone :0xx3232818115

Ekbral...

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario pachecoeng

em 21/12/2004 11:21:49

Mensagem:

É ISSO AAEEEE Tatamelo..... Naum tem errada É TIAMIUDA na fita!!!! E ela ainda faz um café da manhã Grosso!!!!! A tia manda bem!!! Bolo caseiro, biscoito caseiro...cafezim da manhã.....queijo caseiro...enfim.....lá é muito foda!!!!

 

Valeu....

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Laurence Madureira

em 21/12/2004 15:19:09

Mensagem:

Tatamelo,

 

Vc pretende ir quando para Ibitipoca?

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario tatamelo

em 29/12/2004 12:51:19

Dia 15 de Janeiro estarei indo.

Infelizmente não voui poder acampar no parque pq as reservas para dentro do parque estão esgotadas até o carnaval.

Quem quiser ir tb fica o convite e muito obrigada pelas dicas.

 

Beijos

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario tatamelo

em 29/12/2004 12:55:50

Mensagem:

Entrei em contato e acho q vai ser o Tiamiuda mesmo. Valeu pessoal.

Riquel obrigada pelas dicas.

Só queria saber se é tranquilo conseguir condução para o parque ou se é melhor ir de carro. A moça do camping me falou que é um pouco longe da entrada do parque mas não me disse quantos km.

 

bjs a todos

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuaria AViajante

em 29/12/2004 16:05:35

Mensagem:

gente, eu me sinto meio ridícula em dizer isso, mas achei Ibitipoca meio mais ou menos... Todo mundo ama!!! Fiquei num camping fora do parque, que além de ter um terreno inclinado, era meio sujinho. Pra comer, passei aperto. Era só pão com linguiça, linguiça com pão. Quanto aos passeios, gostei mto de uma cachoeira que fui, não lembro o nome, uma que descia por umas pedras brancas. (não foi a Janela do Céu, dessa eu esperava mais)

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario tatamelo

em 29/12/2004 18:23:46

Mensagem:

Em qual camping vc ficou?

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario chicomau

em 30/12/2004 17:16:59

Mensagem:

Olha Brother, Ibitipoca, hoje em dia, oferece dezenas de opções de hospedagem, pois sua infraestrutura já está bem distante da infraestrutura de quando era um parque selvagem, onde se podia acampar nas grutas ou no coreto em frente à igrejinha (que saudade).

 

Você tem desde o lendário "galinheiro", próximo ao Ibitilua onde irão cobrá-lo de 3 a 5 reais por dia no máximo, até pousadas de alto requinte e bom gosto como o Alphaville ou a pousada Serra da Ibitipoca onde quererão arrancar-lhe entre 100 e 150 reais por casal (mas vale à pena!!!).

 

Para se acampar e curtir o parque, a melhor opção é, sem sombra de dúvida, acampar no próprio parque (mesmo que, como observado anteriormente, assim economiza-se o da entrada), isso sai entre 15 a 20 reais por pessoa dependendo do dia que vc for. Banheiros excelentes (os melhores de camping que já vi), chuveiro quentinho, uma lanchonete próxima à área de camping, além de todo o visual e a curtição de se estar no parque à noite (nada melhor que ver o sol nascer sentado nas ruínas da capela do pico do Pião), etc...

 

Já para se curtir a noite acampado, recomendo o camping/pousada da Flávia - o Ibitilua, que é bem localizado e curtidíssimo. Antigamente, só acampava no Ibitilua quem estava a fim de zoeira, violão de madrugada e coisa e tal, atualmente, para infortúnio dos madrugadores, a Flávia veio cortando isso e o camping está bem mais organizado. Mas de qualquer forma é o Camping/bar por onde já passaram Celso Blues Boy, Blues Etílicos, Big Foe Manfra, Bluecanna's entre outras grandes bandas que tocaram no bar. Sempre rola um agito.

 

Se vc quiser quartinho, eu recomendo, próximo ao Ibitilua, a casa de uma dona que faz Pão-de-Canela. É assim: Bem em frente ao Ibitilua, tem um cruzamento. Pra direita, vai para o parque; para a esquerda desce em direção à estrada de Lima Duarte. É a rua do meio. Vc segue por ela e vai ver uma casa à esquerda, de dois andares com uma plaqueta escrito "vende-se pão-de-canela". É aí. Olha... da última vez que eu fui à Ibiti, fiquei nesse lugar, pagamos em um quartinho bem limpinho com banheiro, a bagatela de 8 reais por pessoa (era casal). Em janeiro, por ainda não conhecê-lo, a dona vai querer te cobrar no máximo uns 12 reais. Vale a pena conferir.

 

Quartos também recomendo os da Aldeia da Pedra, do Toninho (bom custo benefício). Conversa com ele que ele faz um preço camarada.

 

Vi que o pessoal recomendo a Tia Miúda, lá é bonitinho, a meio caminho do parque e do arraial (como a Aldeia das Pedras), mas acho o povo que frequenta aquele camping meio farofeiro... mas se quiser arriscar...

 

Ah, no parque não deixe de se aventurar a descobrir a Cachoeira das Fadas. Não está nem no mapa, e possivelmente até interditada, mas é mais bela de todas, fonte de muitos amores e lendas indígenas.

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario tatamelo

em 01/01/2005 15:33:04

Mensagem:

Chico, Valeu mesmo!!

 

Um excelente ano novo pra todos vocês.

 

 

Beijos

Link para o comentário
  • Membros

Olá Cris, tudo bem? Aí vão as infos que pediu, mas é bom checar os horários nas rodoviárias ou diretamente nas empresas de ônibus, pois eles costumam fazer alterações... Boa viagem... No mais, Gerais...

 

De ônibus, qualquer que seja a localidade de origem é preciso ir para Juiz de Fora/MG. De lá seguir para Lima Duarte, em seguida para Conceição do Ibitipoca e, finalmente para o Parque.

 

São Paulo para Juiz de Fora (Viação Cometa)- Verifique os horários e duração da viagem na rodoviária de sua cidade

Juiz de Fora/São Paulo (Viação Cometa)- ônibus diário: 07:20 / 10:30 / 12:30 / 15:10 / 20:20 / 22:40 / 23:40 / 23:55

 

Juiz de Fora para Lima Duarte (Viação Frotanobre) - Segunda a Domingo: 06:00 / 07:30 / 10:00 / 12:30 / 14:00 / 15:15 / 16:15 / 17:30 / 19:00 / 23:00. Horário de 21:00 somente aos domingos.

Lima Duarte para Juiz de Fora - Segunda a Domingo: 05:15 / 07:00 / 09:00 / 10:30 / 12:30 / 14:00 / 17:00 / 19:00. Horário de 05:00 somente segundas-feiras. Horário de 21:30 somente aos domingos. Duração prevista da viagem: 1h10

 

Lima Duarte para Conceição de Ibitipoca (Viação Vimara) - via São José dos Lopes, Segunda a Sexta: 06:30h - 15:15h. Sábado, Domingo e feriado: 07:30h - 15:15h

Conceição de Ibitipoca / Lima Duarte - via São José dos Lopes - Segunda a Sexta: 08:30h - 17:00h. Sábado, Domingo e feriados: 09:30h - 17:00h. Duração prevista da viagem: 1:10h

 

Dica:

Durante toda semana: Chegar em Juiz de Fora até às 12hs, pegar o ônibus para Lima Duarte das 12:30h chegando em Lima Duarte por volta das 14hs. As 15h sai o Lima Darte/Ibitipoca, chegando em Ibitipoca por volta das 17 horas.

Sábados, Domingos e Feriados: Chegar em Juiz de Fora até as 5:30h, pegar o ônibus para Lima Duarte das 6´00h chegando em Lima Duarte por volta das 07:15h saindo o Lima Duarte/Ibitipoca as 07:30h (dias da semana não é possível pois este itinerário sai às 6:30h), chegando em Ibitipoca por volta das 9:00h.

 

Telefones úteis:

Rodoviária de Juiz de Fora - (32) 3214-5553

Rodoviária de Lima Duarte - (32) 3281-1215

Viação Vimara (Lima Duarte/Ibitipoca) - (32) 3281-1390

Viação Frotanobre (Juiz de Fora/Lima Duarte) - (32) 3215-0904

Viação Cometa (Juiz de Fora/SP) - (32) 3215-1890 (telefone em Juiz de Fora)id="blue">

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

informações retiradas do membro IM:

----- Conceição de Ibitipoca -----

Latitude: 21° 40' a 21° 43'S;

Longitude: 43° 52' a 43° 54'W;

Altitude Entre 1000 e 1784 m.

Clima Tropical de altitude

Temperatura Média Anual 18,9ºc - mínima (-4ºc)

São Paulo 605 km.

A principal atração de Conceição de Ibitipoca é sem dúvida o Parque Estadual de Ibitipoca, que foi criado por lei em 04/07/73, possui uma área de 1488 hectares pertencentes ao Estado de Minas Gerais e que proporciona ao visitante desde suas curiosas cachoeiras de água avermelhada até para quem se aventura a encarar mais de 15km de caminhada vistas surpreendentes em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. O objetivo do Parque é garantir a preservação do ecossistema, possibilitar a realização de estudos e pesquisas científicas e oferecer condições para turismo e conscientização ambiental.

Por ser a maior atração de Ibitipoca, o acesso é muito prejudicado em tempos de chuva, a estrada que da acesso ao parque muitas vezes fica intransitavel para veículos de passeio. Uma vez que chega no parque, deve-se pagar a entrada. Para o uso do camping é necessário o agendamento prévio, pois mesmo com o camping vazio a portaria não aceita turistas que não reservaram antes.

A estrada que dá acesso ao estacionamento é toda em formada por quartzito, que é a mesma rocha que são formadas as grutas do parque. As águas com tom avermelhado da-se devido a um possivel resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal humificada, mas um banho em suas águas geladas é irresistivel.

Os pontos turisticos do Parque são:

- Janela do Céu;

- Gruta dos Moreiras;

- Cachoeirinha;

- Gruta dos Três Arcos;

- Gruta dos Fugitivos;

- Lagoa Seca;

- Lombada;

- Gruta da Cruz;

- Gruta do Manjolinho;

- Lago dos Espelhos;

- Gruta do Pião;

- Pico do Pião;

- Ruína da Capela;

- Gruta dos Viajantes;

- Prainha;

- Ponte de Pedra;

- Gruta dos Coelhos;

- Cachoeira dos Macacos;

- Gruta das Bromélias.

Estão catalogadas no total 15 grutas dentro do parque.

Mapas do parque com todas as trilhas e informações necessárias ao turista são distribuidos em Lima Duarte e encontrado em abundância em Conceição de Ibitipoca. A maioria dos passeios pelo parque é recomendado o acompanhamento de guias, mas a sinalização é bem eficiente e o centro de informações do próprio parque é bem eficaz, ficar perdido é quase que impossivel, até porque é feito um rigoroso controle de acesso de veículos e visitantes e a sinalização conduz bem o visitante ao seu destino.

 

Ponte de Pedra:

Local onde o Rio do Salto escavou a rocha ao longo de muitos anos e hoje tem o formato de uma ponte.

Cachoeira dos Macacos:

Gruta do Pião:

Pico do Pião:

Fica a 1721 metros de altitude, um dos pontos mais altos do parque. Proporciona uma ótima vista (se o tempo estiver bom) ao visitante que consegue vencer suas quase 4 horas de caminhada. No próprio Pico se encontra a Ruína da Capela,

Ruína da Capela (fonte: http://www.ibitipoca.cjb.net):

Quem chega pela primeira vez no alto do Pico do Pião, a 1762m. de altitude, não entende a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. São as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que assolam o cume, restando apenas o altar.

Foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado.

Festas eram realizadas no Pico do Pião com direito a animação de bandas que vinham de Santa Rita de Ibitipoca e de Bias Fortes.

A primeira missa celebrada no Pico do Pião foi em 15 de Agosto de 1925, muito antes da construção da capela.

Mas o Estado vence o processo e passa a ser proprietário das terras a capela fica abandonada, a imagem do Senhor Bom Jesus é levada para o Arraial do Mogol, próximo a Conceição.

 

 

 

Lendas dizem que o sino de bronze da capela se encontra perdido na mata abaixo do Paredão do Pico do Pião, um tal de Sr. Lino ficou a dar badaladas a noite inteira até que ele rolou paredão abaixo.

 

Em Conceição pode-se conversar com o Sr. Zuzú, nascido em 1911 que participou da construção da capela.

 

 

Prainha:

Lago dos Espelhos:

Gruta do Manjolinho:

Lago da Miragens:

Lenda (fonte: ibitipoca.tur.br): Conta uma lenda tupi que o grande Chefe da Tribo dos Coroados morreu em combate com o Chefe dos Pitás. Disputavam o amor da índia Pitás.

Por não tirar seus olhos dos olhos de sua amada durante o combate, o Chefe dos Coroados foi ferido mortalmente. A jovem ao ver seu amado à morte, debruçou-se ao seu ombro.

O Chefe Pitás, então, afastou-se em sinal de respeito. A índia deixou-se morrer de dor.

A crença religiosa indígena conta que, após a morte, os espíritos encarnam nas pedras, nas águas e nas montanhas. O Lago das Miragens, local do combate, sugere por suas formas as siluetas daquele casal: Coroados e Pitás, que habitavam as serras de Ibitipoca.

Lenda ou verdade, o lugar está impregnado de magia e paira no ar o mistério. As montanhas formam imagens do casal indígena, perpetuando aquele romance e drama. A índia está eternamente debruçada ao ombro de seu amado e chora a metamorfose.

 

Personagens interessantes: Zé do Arame (Dono de um restaurante e um bar no Arraial) e Vicente 9:30h.

 

Apoio: http://www.ibitipoca.ufjf.br/

 

Seria interessante conhecer o municipio de Lima Duarte tb, ele é acesso p/ ibitipoca, me parece que foi gravado uma novela por lá.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ai cara, naum sei qnd vc pretende ir, mas lá o camping costuma estar reservado para o ano todo. Da vez q eu fui lá, eu fiquei no camping recanto da vida (axo que é isso). É o camping mais próximo do parque. É mto arrumado lá. Outra dica, caso vc ainda não tenha data para ir, é programar sua viagem para um feriado municipal (na sua cidade, obvio). Nos feriados nacionais aquilo fica mto cheio, e mal dá para entrar nas grutas.

 

 

Disseram ai que a gruta das bromélias sai em São Tomé...contando com uma outra gruta que vai de são tomé até matchu pitchu, deve ser uma travessia e tanto!EHheHehheheheh

 

 

Abraços:

Rameno

Link para o comentário

O ideal é visitar Ibitipoca fora dos feriados prolongados. Aliás, aos incautos, segue a tabela de preços para a entrada no Parque:

Dias de semana (seg/sex).........R$ 5,00

Finais de semana (sab e dom).....R$10,00

Feriados prolongados.............R$15,00

Percebe-se que é muito mais vantajoso conhecer o Parque nos dias de semana comuns. Além de não ter quase ninguém visitando, é muito mais barato.

A área de camping existente dentro do Parque é uma grande roubada: além de ser bem mais cara (R$15,00 por pessoa por dia, enquanto o Camping Ibitilua, o melhor de Ibitipoca, custa apenas R$5,00...), é um verdadeiro campo de concentração: lá, vc. não tem liberdade de sair durante a noite e voltar a hora que quiser. O portão fecha às 20h00 e ninguém mais entra ou sai.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Pela Fernão Dias a única vantagem é não pegar muitos pedágios. Mas em compensação, o stress que se passa com os caminhões não vale a pena.

Aconselharia a seguinte rota:

São Paulo - Taubaté VIA AYRTON SENNA/CARVALHO PINTO

Em Taubaté/SP, pegar a DUTRA (sentido RJ)

Sair da DUTRA na altura do km 33, logo depois que passar Cachoeira Paulista/SP, no sentido Cruzeiro/SP

Seguir rumo a Passa Quatro/MG (cruzando a Serra da Mantiqueira)

Seguir pela MG-158, passando por Passa Quatro/MG, seguir em frente até Itanhandu/MG

Passar Itanhandu/MG, seguir até o vilarejo de Santana do Capivari/MG Pegar à esquerda e seguir até Pouso Alto/MG

De Pouso Alto/MG, seguir até Caxambu/MG

Em Caxambu/MG, pegar a BR-267, até Lima Duarte/MG

De Lima Duarte/MG, pegar a estrada vicinal até Conceição do Ibitipoca/MG.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Os meses de outubro a janeiro apresentam-se com chuvas intensas e descargas elétricas; de fevereiro a maio o tempo apresenta-se limpo, com temperaturas agradáveis e os meses de junho a setembro apresentam-se com baixo índice pluviométrico, temperaturas amenas, às vezes com baixa umidade do ar e riscos de incêndio. No inverno, a temperatura pode chegar a 0ºC e no verão a 36ºC.

 

 

Rog.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...