Ir para conteúdo

Pedra Bonita - São Conrado - RJ


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Mochileiros.

 

Fiz a trilha para a Pedra Bonita domingo, dia 26 de agosto. Aproveitando que meu salto de parapente ia demorar um pouco, fui com um guia que conhecia o local e que era instrutor de parapente, Vinicius. Acho legal indicar algumas dicas aqui para quem quer conferir uma das vistas mais maravilhosas do Rio de Janeiro.

 

Vale lembrar de cara que, para chegar ao início da trilha, tem que ir de carro, já que fica bem próximo da rampa de voo livre Mauricio Klabin, em São Conrado, no Parque Nacional da Tijuca. Tem estacionamento no local.

20120829194317.JPG

Pelo o que eu vi, tem duas trilhas de subida/descida, sendo uma mais longa e fácil e a outra mais curta e difícil. Uma se faz em 40 minutos e a outra na metade do tempo, descendo é claro. E foi o que fizemos. Subimos pela primeira, após o portão de entrada, logo na guarita com placa de indicação da trilha para a Pedra Bonita. Um responsável registra o nome com o vigilante e então sobe, sobre pedras arredondadas, numa trilha secular construída pelos escravos na época do café! Esta, é mais tranquila do que a da Urca, sem muitos declives e com alternância de elevação e plano reto, já que os escravos precisavam descansar das sacas após as subidas íngremes. São uns 30m de subida até uma curva acentuada, o ponto de parada obrigatória para pegar fôlego até o fim! Não tem arranha-gato e é bem delineada.

 

Na descida, pegamos uma segunda trilha diferente, próxima ao ponto de parada, logo lá em cima, que vai dar no estacionamento, que fica logo acima da guarita de entrada. São uns 20m de descida frenética até lá embaixo, sobre declives perigosos e raízes soltas, além de arranha-gatos muito chatos. Tem menos galhos e plantas arranha-gato do que o Morro Maior dos Dois Irmãos, e mais declives de pedregulhos e árvores do que a Urca! Eu não indico esse trecho para a subida, embora seja bem mais curto, porque ele é de difícil trajeto. Ele é mais indicado para a descida, como nós fizemos, pois você já sairá no estacionamento.

 

Bem, o visual é maravilhoso, podendo ver a colossal Pedra da Gávea bem próxima, a praia da Barra da Tijuca e adjacências de um lado, e São Conrado e adjacências do outro. Lindo, mesmo em tempo nublado!

Quem for conhecer a paisagem, deixe o relato aqui que será bem-vindo!

Boas trilhas!!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120829191028.JPG 500 375 Vista Praia de São Conrado]Praia de São Conrado abaixo[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120829193319.JPG 375 500 Trilha]Um trecho da trilha mais longa, mais leve e com passagem livre.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120829193800.JPG 500 375 Vista Pedra da Gávea]Pedra da Gávea e praia da Barra da Tijuca ao fundo.[/picturethis]

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...