Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#831161 por SaraPereira
20 Abr 2013, 16:43
Olá pessoal,
Estou planejando ir a Pedra da Mina no feriado do dia 1° de Maio. Estava pesquisando aqui e pensei em ir pela Trilha do Paiolinho, parece ser mais fácil de orientação. Mas vi alguma fotos da Trilha da Toca do Lobo e acho que ela é bem mais bonita, só que achei muito pouca informação. Alguém ai teria a carta com essas duas trilhas (pensei em subir pela Toca do Lobo e descer pelo Paiolinho). Seria de grande ajuda e qualquer dica é bem vinda! ;)

#831177 por Ransato
20 Abr 2013, 17:36
Olá SaraPereira

Você não disse quanto tempo quer ficar na montanha, se for um bate-volta no mesmo dia recomendo ir pela trilha do Paiolinho pois é mais curta. Mas mesmo assim só faça o bate volta se você tem um bom condicionamento físico e está acostumada com trilhas pois a subida leva em torno de 6 horas e a descida em média 4 horas.

Se você está pretendendo ficar mais de um dia (pernoitar) pode considerar as 02 opções, pela Toca do Lobo dependendo do seu condicionamento você irá pernoitar no Maracanã e no outro dia uma boa pernada até a Pedra da Mina e descer pelo Paiolinho (como você mesmo disse), mas na minha humilde opinião muito cansativo (por esse motivo perigoso) e sem tempo de desfrutar o que é mais belo.....as paisagens. Além do problema de falta de água que acarreta mais peso à ser levado.

Ou subir pelo Paiolinho, aproveitar a tarde que terá no topo da Pedra da Mina para explorar o local, dormir e descer no outro dia sem pressa e com calma.
#831190 por SaraPereira
20 Abr 2013, 18:16
Oi Ransato,
Então tenho 3 dias pra fazer tudo, tinha pensado em ir pelo Paiolinho, acampar no último ponto de água, depois no topo da Pedra da Mina para ver o nascer do sol e descer no 3 dia. Depois achei que ia ser um pouco monótono...rs, por isso pensei em ir pela Toca do Lobo acampar no Capim Alto Amarelo (não sei ao certo se lá seria um ponto de acampamento..rs), no outro dia ir para Pedra da Mina e acampar, e descer no 3 dia.
#831243 por Ransato
20 Abr 2013, 21:42
Com 03 dias para a trilha acho melhor subir pela Toca do Lobo mesmo, no Capim Amarelo tem alguns pontos para acampamento ou se quiser um pouco mais pra frente tem o Maracanã que é uma área maior.
#831701 por Ransato
22 Abr 2013, 11:07
Ela é bem batida pelo constante pisoteio mas com alguns totens mas você tem que ter uma certa experiência em trilhas. Te recomendo ler alguns dos vários relatos aqui no site para ter uma real ideia do que vai achar pela frente.
#831748 por Otávio Luiz
22 Abr 2013, 13:21
Sara, pelo que entendi (pois não conheço a região, apenas os relatos) você vai fazer uma 1/2 Serra Fina, descendo pelo paiolinho.
Dá uma lida nos (vários) relatos da travessia da Serra Fina, acho que você vai encontrar mais informações, e na net deve ter tracklogs, mapas, croquis, etc... visto que é uma travessia bem conhecida e frequentada.
#831803 por SaraPereira
22 Abr 2013, 15:24
Isso mesmo Otávio, vou fazer só até a Pedra da Mina. Já li bastante coisa e também achei a carta topográfica da região, porém sem a marcação da trilha. Vou procurar mais algumas coisas.
Obrigada Ransato pelas dicas.
#832409 por Sandro
23 Abr 2013, 23:52
A navegação na Serra Fina não tem segredo Sara, ainda mais este trecho Toca do Lobo / Pedra da Mina é uma trilha só. Apenas na saída do Capim Amarelo tem uma outra trilhazinha que muitos pegam errado, mas ela logo acaba e a galera logo percebe qual é a correta.

Boa caminhada.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante