Ir para conteúdo

Pernambuco - Comes e Bebes


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t3]Sabores de Pernambuco[/t3]

Resolvi abrir este tópico para direcionar as dicas e sugestões de comidas, bebidas, quitutes e locais onde achar tudo e mais um pouco sobre a nossa culinária local, e às vezes nem tão local assim, mas reiventada pelo tempero nordestino, mais precisamente, tipicamente pernambucano.

 

Eu já tinha percebido a falta de um tópico direcionado, mas hoje o desejo teve de ser saciado, devido a uma visita que eu fiz à MIT 2010 (Mostra Internacional de Turismo) que ocorreu esse fim de semana, aqui, em Recife. Sai olhando tudo e procurando saber de tudo e mais um pouco e peguei vários informativos sobre lugares, passeios, culinária e etc.

 

Espero que todos contribuam informando o que comeram e onde e que vale a pena os outros conferirem.

Pelas minhas mensagens eu já dei várias dicas e até postei algumas fotos. Mas agora, temos um 'cardápio' (tópico) para expormos nossas boas impressões culinárias sobre a região.

 

Have a nice trip aaaannnddd enjoy our menu! :wink:

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

[t1]Comedoria de Mercado[/t1]

 

Inicia hoje, 24/05/10 até o dia 23/06/10 o 4º Circuito de Comedoria de Mercado - Simplicidade com sabor e qualidade.

O circuito abrange os Mercados da Boa Vista, Cordeiro, Encruzilhada e Madalena que irão se transformar em grandes pólos de gastronomia, cultura e arte, visando divulgar e valorizar a culiária local.

São 60 bares participantes que apresentam seus pratos de destaque, num variado cardápio regional a preços acessíveis.

 

Para conferirem as delícias de cada mercado, segue abaixo um pouco de cada mercado, seus endereços e a respectiva lista de bares participantes:

 

[t3]Mercado da Boa Vista[/t3]

Mercado da Boa Vista e tão antigo quanto o de São José. Não se sabe, ao certo, a data de sua inauguração. Entretanto, no livro Recife, a Capital do Estado de Pernambuco, editado em novembro de 1889, Barbosa Viana informa: Além do Mercado de São José, tem o município o Mercado da Boa Vista, que atualmente não funciona, mas que a municipalidade cogita reabrir.

 

De fato, o mercado foi totalmente reformado e reinaugurado em 02 de dezembro de 1946. Antônio Pereira era o prefeito da cidade e Otávio Correia o governador de Pernambuco. Passaria por outras reformas, em 1991 e 1994. Possui 63 boxes, que comercializam cereais, verduras, frutas e legumes, carnes, aves e frios, além de ervas e armarinhos. Há nove bares, que servem comida regional no café da manhã, almoço e jantar. A clientela é formada, principalmente, por sindicalistas e políticos, que se deliciam com o famoso patinho cozido no feijão preto.

 

Localizado à Rua de Santa Cruz, no Bairro da Boa Vista, sabe-se que o local foi estrebaria e Cemitério da Capela, hoje transformada em Igreja de Santa Cruz. Ali funcionou um mercado de escravos. Onde hoje é o compartimento no. 1, os servos eram chicoteados.

 

Bares participantes: Bar da Charque, Bar da Fava, Bar da Batatinha, Buchadas Bar, Cachaçaria Matulão, Mercearia São Sebastião, Neto's Bar.

 

[t3]Mercado da Encruzilhada[/t3]

Era imperativa a construção de um novo edifício para abrigar as atividades de comercialização de gêneros alimentícios. O prédio onde funcionava o velho mercado era uma estação ferroviária desativada e estava em péssimas condições. A cada dia se prestava menos ao fim a que se destinava. Buscou-se, então, um terreno vizinho, junto ao antigo, aviou-se a planta e, 22 meses após o lançamento da pedra fundamental, a obra foi entregue ao público. O Mercado da Encruzilhada fica à Rua Dr. José Maria, no Bairro da Encruzilhada, passou por várias reformas sem, entretanto, alterar-lhes as características originais.

 

Os 156 compartimentos, arejados e bem iluminados, foram demarcados com placas explicativas segundo os gêneros de comércio - para facilitar a vida dos compradores. Construíram-se câmaras frigoríficas de grande capacidade, de modo a evitar a perda de alimentos como carne, peixe, frutas e verduras. Nos pisos, alternaram granito artificial e cerâmica de fabricação local. As paredes foram revestidas com azulejo natural para facilitar a limpeza e garantir a higiene. O andar superior foi destinado à administração e foi construído sobre lajes de concreto armado.

 

De cada lado do mercado, ergueram-se dois restaurantes e dois bares. Hoje são 17, divididos entre as alas sul e norte. Servem comidas típicas no café da amanhã e almoço comercial. Na Praça da Alimentação, na ala sul, pode-se saborear uma deliciosa peixada, no Lélis, ou um bacalhau supimpa no Bragantino. A clientela é diversificada: juizes, políticos, advogados, intelectuais, gente do povo.

 

Bares participantes: Bebe's Bar, Café com Graça, Caldinho K entre Nós, Catina do Patinho, Comelândia, Fava do Benedito, O quiosque do Nino, Toalha de Mesa, Bar da Dadá, Bar do Sargento, Box da Kel, Cafua, Confraria do Lelo, Família Carvalho, Lanchonete Recife.

 

[t3]Mercado da Madalena[/t3]

O Bairro da Madalena e local de grande importância histórica. Foi rentável zona açucareira do Recife antigo. As terras foram doadas por Duarte Coelho ao cunhado Jerônimo de Albuquerque. Depois de sua morte, foram divididas entre os filhos que, por sua vez, as passaram adiante. Uma dessas partes foi adquirida por Pedro Afonso Durol, casado com dona Madalena Gonçalves Furtado. Ali o proprietário implantou um engenho de açúcar, movido por animais. A propriedade, onde se construiu o Sobrado Grande de São João Alfredo - casa grande do engenho -, ficou conhecida como Passagem de D. Madalena.

 

A construção do mercado teve início em 6 de fevereiro de 1925, e a inauguração se deu no mesmo ano. No local se reunia um aglomerado de feirantes, que ali vendiam frutas e verduras, sem qualquer interferência por parte da prefeitura. Funcionava à noite e, por isso, recebeu o nome de Mercado do Bacurau. O horário noturno atraía, além de comerciantes, boêmios, que buscavam um local vivo nas noites provincianas do Recife. Nos fins de semana, o movimento era mais intenso durante o dia, com destaque para o comércio de comidas típicas: mungunzá, tapioca, cuscuz com café, e o saboroso sarapatel de Manoel Mendes.

 

No mercado original só havia compartimentos na parte periférica. No centro, havia grandes pedras, em áreas cobertas, onde se comercializavam frutas e verduras. Mais tarde, com a ampliação do espaço, as pedras foram substituídas por boxes e, na ala sul, passou a funcionar uma cooperativa, que comprava produtos vindos do interior. Hoje, são 180 compartimentos, que oferecem alimentos variados: frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e peixe. A parte onde funciona a administração conserva a estrutura original. Alterou-se, apenas, a parte térrea, onde funcionavam os sanitários e o depósito.

 

O Mercado da Madalena fica no bairro de mesmo nome, Praça Solange Pinto Melo, Rua Real da Torre. Ainda hoje é ponto de encontro de boêmios. Ali, eles vão tomar a saideira e recuperar as energias dispendidas nas noitadas com um bom cuscuz com bode guizado, sarapatel e outras guloseimas da cozinha regional.

 

Bares participantes: Minha deusa Bar e Cachaçaria, O Botequinho, Recanto dos Amigos, Silvia Bar, S'ôpa, Tempero Nordestino, Arrumadinho do Abílio, Bar da Branca, Bar da Galega, Bar da Márcia, Bar do Artur, Bar do Jairo, Bar do Victor, Bel Bar, Cia do Petisco, Confraria dos Chifrudos, Dona Cotinha, Dornellas Bar, Feijoada e Pé de porco Luizinho, Jota's Bar 1 Comidas e Bebidas, Macaxeira e Cia, Orlando Bar e Lanchonete e Recanto do Petisco.

 

[t3]Mercado do Cordeiro[/t3]

O Mercado do Cordeiro, localizado na zona Oeste da Capital pernambucana, está de portas abertas para receber a população de Recife e os turistas.

Horário – Os admiradores da gastronomia regional contam com um horário gigante para desfrutar dos pratos servidos na praça de alimentação do Mercado do Cordeiro. Os restaurantes e lanchonetes do centro atendem ao público de segunda a quarta-feira, das 6h às 22h. Os boxes de alimentação esticam ainda mais o horário, de quinta a sábado, só fechando as portas quando o último cliente sair. Já aos domingos, é possível aproveitar o centro gastronômico até às 18h.

 

Bares participantes: O Escritório, O Petisqueiro, Recanto do Leléu, Roberto Bar, Bar da Dalva, Bar da Fava, Bar da Rosália, Bar da Suely, Bar da Tonha, Bar do Dunga, Bar do Gilvan, Bar do Gringo, Bar do Matuto, Bar do Neco, Bar do Pedro.

 

Sites:

Comedoria de Mercado

Comedoria // As delícias dos mercados em festival

HISTÓRICO DOS MERCADOS

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá a todos...

 

Eu moro em Caruaru, mas estou sempre em Recife...e nas minhas andanças por lá descobri um restaurante que elegi o meu preferido.

 

Por isso, se vc for a Recife, vá ao Guaiamum Gigante de Boa Viagem, fica ao lado da boate "Dona Carolina"...os pratos de lá são deliciosos e o preço é justo (isso significa que não é caro..srsrs)...e se for mesmo, não deixe de provar os caldinhos que tem lá..eles são simplesmente fantásticos, os meus preferidos são os de aratu (espécie de carangueijo) e camarão e pode pedir um aratu gratinado tb, que vcs não vão se decepcionar.

 

Esse restaurante é muito bacana, não só pela ótima comida que servem por lá, mas também pela localização, na orla de Boa Viagem, o ambiente é gostoso pra bater um bom papo com os amigo e paquerar bastante tb...tem muita gente bonita.

 

E uma ótima pedida depois que sair do Guaiamum Gigante Boa Viagem é ir para a boate que fica do lado, "Dona Carolina"...sempre tem muitaaaaaaaaaa gente bonita lá!

 

Um abraço a todos e qualquer coisa...é só entrar em contato.

 

msn: mairabarcellos007@hotmail.com

Link para o comentário
  • Colaboradores

É maravilhoso o caldinho de aratu.. sempre peço quando vou la (Guaiamum Gigante - Boa Viagem).

E o melhor que vem com acompanhamento.. rsss...

Dias desses tb pedi o prato de sururu... puts... bom demais!!!

 

Bem lembrado Maira!!!

E sobre os comes e bebes fora da época de São João, o que de bom tem em Caruaru?

= )

 

Esse 'bichinho feio' é o tal do aratu que dá um caldo (ensopado, também) MA-RA-VI-LHO-SO(s)!!!! ::otemo::

O caldinho de Maracaípe, pra mim, é o melhor do estado!!!!

 

20100909225001.JPG

Foto no passeio de Jangada pelo Pontal de Maracaípe (o dos cavalos-marinhos). ::cool:::'>

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Eu amo comida...mas, não sou do tipo que simplesmente devora um prato assim que ele é servido. Eu gosto de olhar, sentir o cheiro, sentir a comida abrindo o meu apetite por meio de todos os sentidos.

 

Nas minhas andanças, eu sempre procuro experimentar um pouco da culinária local e diversificar nos restaurantes locais pra identificar o que cada um tem de melhor.

 

Olha, aqui em Caruaru tem um pouco de tudo...desde para aqueles que gostam de buchada, mocotó, vaca atolada, bode na brasa com feijão de corda a uma boa massa ou sushi.

 

Falo logo que não curto essas comidas muito pesadas como buchada e mocotó e sinceramente, a carne d ebode também não é um dos meus atrativos preferidos.

 

Aqui em Caruaru, eu posso indicar que o melhor rodízio de sushi é o do restaurante Via Regional, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, geralmente acontecem nas quintas-feiras e custa R$ 21,00 por pessoa (mas, vale a pena cada centavo)...enquanto que a melhor pizza seria a do restaurante La Massa, localizado em frente à Prefeitura de Caruaru.

 

Se vc gosta de caldinhos...não saia gastando dinheiro à toa, nem prejudicando seu paladar com porcaria...aqui em Caruaru se vende muito caldinho, mas poucos são os que prestam..a maioria é uma grande mer... O melhor caldinho de Caruaru é o do restaurante Via Regional 2 - Frutos do Mar...aí sim tem caldinhos que valem a pena vc pagar e comer...o de feijão e camarão são simplesmente deliciosos, custam R$ 4,00 e vem uma generosa porção com duas torradinhas.

 

Bom, com relação a culinária local...se vc é adepto à charque...vai adorar o Bar da Charque, é um restaurante localizado por tras do Campo do Central, e lá tem uma enorme variedade de pratos, onde a figura principal é a charque..tem charque ao molho, tem charque assada..cozida...desfiada...com recheio...etc etc etc...é claro com um feijãozinho de corda, farofinha bem fininha, verdurinha e uma macacheira frita..affff...e os preços são bem aceitáveis (não é caro não).

 

Se vc vier a Caruaru e quiser um lanche rápido, em um local que serve café da manhã, almoço e jantar de qualidade...vá à Padaria Pães e Delícias, localizada bem no Centro de Caruaru (quase em frente à Igreja da Catedral)...lá vc vai poder fazer qualquer uma das 3 refeições do dia com qualidade e bom preço e se somente quiser um lanche....não deixe de comer a coxinha de frango com catupiry (R$ 2,00) e os pasteizinhos de carne açucarados (atenção...os pequenininhos são mais gostosos).

 

Olha tem muitos outros pratos que posso contar aqui...mas, como dizia Jack...vamos por partes...srrs

 

Um abraço e até a próxima.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Como sempre Adália com ótimas ideias para ajudar os mochileiros. Vou roubar a ideia do tópico 'Comes e bebes' pro fórum Maranhão, tá, Adália? hehehe

 

Aos poucos, vou tentando lembrar as melhores coisas e os melhores lugares onde comi em Pernambuco. Dessa última viagem, indico agora um lugar maravilho, super charmoso e com ótima comida - pra quem gosta de crepes e saladas:

 

La Plage - crepes e saladas (http://www.crepeslaplage.com.br/site/index.php).

Eu fui na La Plage de Casa Forte, mas pelo que vi no site tem uma La Plage em Boa Viagem também.

 

O preço não é caro, e tem crepes maravilhos (alguns para um paladar mais excêntrico e outros mais simples), doces e salgados; o atendimento também é elogiável - o que, claro, faz muita diferença.

 

Só de olhar as fotos do site dá vontade de correr pra La Plage agora mesmo. Pena que eu estou tão longe =/

 

É, isso. Quem gosta de crepes, não pode deixar de conhecer.

 

Abraços,

Natália :P

Link para o comentário
  • Colaboradores

kkkkkkkkkkkkk fala sério!!!

Nossa adoro o La Plage.. e o de Boa Viagem é melhor.. o ambiente mais intimista e aconchegante..

Por coincidência, jantei la ontem. Meus preferidos sao os nºs 22 e 35... Lex Amoureux e Monpelier.

ai ai ...

 

No inicio da semana eu comi em outra creperia, tb gostei muito.. Ile de Crepe. Fica na Av. Conselheiro Aguiar, perto dos restaurantes conhecidíssimos, Ilha da Kosta. Também é um restaurante pequeno, mas ainda prefiro o La Plage em termos de aconchegante, porem o crepe é delicioso.

 

E uma outra opção sempre lembrada para crepes aqui, porém ainda nao fui la.. é o Anjo Solto. Fica na Galeria Joana D'arc no bairro do Pina. Sempre é eleito pela veja como o melhor crepe de Recife... Este eu ainda tenhoq ue conferir.

 

Pois autorizo.. copie minha ideia e crie um tópico la no Maranhão.

E mais.. vc 'fuleirou'!!! Veio pra ca duas vezes e nao postou quase nada...

Muito feio isso!!! hahaha

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Comida mineira:

 

Restaurante Ô Mineiro

Rua Astorga, 96 - Bairro Ilha do Retiro

 

Boa comida, ambiente agradável - com ar condicionado -, ótimo atendimento e preço bom, principalmente pra quem come muito. É daqueles restaurantes onde você paga uma quantia X e come o quanto quiser. Se não me engano, paguei uns R$ 15. Homem paga um pouquinho mais caro. Recomendo!

De sobremesa, tem muitos doces de frutas - um melhor que o outro.

 

--------

 

Comida mexicana:

 

Restaurante El Chicano

Rua Sebastião Alves, 45

Bairro: Parnamirim

Telefone: (81) 3269-5311

 

'O bar é especializado em petiscos das cozinhas das Américas do Sul e Central. Das comidas, o destaque são os chips de plátano, lâminas finas de banana-da-terra fritas e crocantes, acompanhadas de sour cream, cebolinha, tomate jalapeño, chilli e guacamole.'

 

A decoração com motivos mexicanos é super interessante; tem um ambiente interno - com ar condicionado - e outro do lado de fora. O atendimento é bom, os preços bem razoáveis (não lembro mais exatamente os preços pra contar aqui).

Gostei bem mais do El Chicano do que do que do Boratcho (na Galeria Joana d'Arc). Os nachos são bem melhores.

 

Se gostar de comida mexicana, não deixe de conhecer o El Chicano, de experimentar os nachos e os mojitos de lá. Tudo de bom!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ainda não conheço muito Recife, mas soube recentemente que o site - Agenda Recife elaborou uma seleção de melhores lugares onde comer e beber em Recife. Achei legal a seleção , ficou bem semelhante à da Veja Recife eu acredito , mas teve umas novidades.

 

Acho que vale a pena conferir. Para acessar essa coletânea basta clicar na opção "Comer e Beber " na página inicial do site.

 

Muito legal o topico Adália :)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...