Ir para conteúdo

Peru: Cusco, Valle Sagrado, Machu Picchu e Lima!! Com fotos!


Posts Recomendados

  • Membros

Buenos días amigos !!

 

Eu estava louca pra escrever sobre a viagem mais incrível que já fiz.. minha visita a terra dos Incas, o Peru !!

Eu sabia que seria maravilhoso, mas na verdade foi muito melhor do que eu imaginava !! É até difícil falar.. porque só indo e vendo pra se ter uma ideia real do que é estar lá !!

 

Bem, vou começar dando a dica que julgo mais importante pra viagem: vai conhecer Cusco e Lima?? Então vá primeiro a Lima pra depois ir a Cusco.. senão Lima não vai ter graça nenhuma !! ;p

 

Eu desde novinha sonhei conhecer Machu Picchu, mas ainda não tinha tido a oportunidade nem grana para ir, então achei uma bela promoção da TAM e comprei as passagens pra Lima por 540 reais ida e volta !! E depois mais 141 dólares ida e volta Lima-Cusco pela Star Peru. Pronto?? Não.. eu não tinha companhia.. ai decidi ir sozinha mesmo, não perderia a oportunidade mesmo querendo fazer essa viagem mais alguém.. até porque pra quem eu ia compartilhar os momentos mágicos?? Então eis que vi com grupo aqui no Mochileiros que estava indo pra lá também, me juntei a eles e hoje digo que não poderia ter feito escolha melhor !! De companhia viraram companheiros e amigos que quero levar pra vida toda !! Felippe, Fernando e Cristiane vocês fizeram toda a diferença !! Obrigada por tudo !!

 

Então vamos começar !!

 

18/04/2013 (quinta-feira): Esse dia não poderia contar muito, porque meu voo pra Lima foi a tarde e só cheguei lá 10 e poca da noite. Então fui direto pro hostel pra dormir e no outro dia partir pra Cusco. Reservei um hostel perto do aeroporto o Pay Purix Hostel por 42 reais num quarto privado, ele é bem normalzinho só pra passar noite mesmo e fiquei chateada que o café não começava cedo e o transfer foi caro também, paguei 22 soles pra vir e mais 22 pra me levarem até o aeroporto de manha (é muito perto, não valia nem metade desse valor).

 

19/04/2013 (sexta-feira): Acordei cedinho e super animada !! Meu voo foi às 8h e 9 e pouquinha eu estava em Cusco !!! Cheguei feliz e com um pouco de medo da altitude, pois Cusco esta a mais ou menos 3400 metros acima do nível do mar. Então fui logo tomando um chazinho de coca e mastigando umas bolhas também (ajuda bastante) !! Eu ia esperar o Felippe, mas como estava cansada resolvi ir logo para o hostel !! Peguei um taxi por 12 soles até o Pariwana. Chegando lá me encantei com o hostel.. sem dúvidas o melhor que já fiquei !! Tudo é bom, os quartos, o clima, a estrutura, os atendentes, tudo tudo !! (27 reais por noite em quarto compartido de 6 pessoas com banheiro).

 

DSC07746.JPG

Pariwana Cusco

 

De cara conheci uma galera do Brasil e fomos dar uma volta e comprar umas coisinhas básicas para uso pessoal e quando voltei o Felippe estava lá me esperando !! Então fomos dar mais uma volta pra agora conhecer melhor a cidade !!

No primeiro momento do passeio encontramos um amigo que ele conheceu no voo e ficamos andando os 3 !! Visitamos o Mercado primeiro !! Lugar bem bacana, não muito limpo, mas vale a pena !!

 

DSC07085.JPG

Mercado Central de San Pedro

 

Dali conhecemos as diversas plazas (peguem um mapinha no hostel), andamos pelas ruas de pedra e pela Plaza de Armas (linda linda) !

 

DSC07103.JPG

Alguma Calle por Cusco...

 

DSC07109.JPG

Plaza San Blas

 

DSC07094.JPG

Plaza de Armas

 

Andamos, andamos e andamos... (o tempo voa.. quando fui ver já eram 17 e poca ) e voltamos pro hostel para descansar um pouco e mais tarde sair pra conhecer a noite cusqueña !

Dito e feito.. mais tarde nos encontramos os 3 e fomos para a Plaza de Armas (onde tb esta concentrada as noitadas), mas ainda estava relativamente cedo e então voltamos para o bar do hostel beber a famosa cerveja local (a deliciosa Cusqueña) e mais tarde um pouco voltamos para a Plaza e fomos no Mama Africa !! Eu tinha lido bastante sobre o local !! E é realmente legal !! Bem temático e animado, com happy hour até meia noite ! (Depois posto fotos do local, ainda não estou com elas)

 

20/04/2013 (sábado): Acordamos cedo e logo a Cris e o Fer chegaram !! Então fomos ver um passeio de parte do Valle Sagrado no próprio Pariwana (outra dica: os passeios de lá valem a pena pelo que pesquisamos) !! Esse passeio nós conhecemos Chinchero, Maras e Moray !! Custou 35 soles e mais 10 soles de entrada em Moray (como não compramos o boleto turístico tivemos que pagar entradas separadas e esse valor foi nosso guia que conseguiu como se fossemos locais).

 

Primeira parada foi em Chinchero, em uma típica casa de tecelãs para conhecer o belo trabalho delas !! Lá ouvimos sobre como são feitos os tecidos e um pouco da história local. Infelizmente não ficamos muito, pois o tempo é curto e há muito pra se ver !

 

DSC07131.JPG

Chinchero

 

DSC07134.JPG

Chinchero

 

Próxima parada foi a altíssima cidade de Maras (aproximadamente 4000 metros de altitude), onde fomos até as Salineras de Maras que possui os impressionantes poços de sal formados por uma fonte de água salgada, e é dali que aquele povo tira o sustento, dessa produção de sal. É bem interessante e bonito.

 

DSC07165.JPG

Salineras de Maras

 

Confesso que na subida de volta ao ônibus eu quase passei mal, senti falta de ar e tontura.. mas logo sentei, bebi água e melhorei !

 

Depois dali fomos pra última parte do nosso passeio...

 

Moray, nosso primeiro sítio arqueológico, uma espécie de antigo laboratório Inca com gigantes círculos na terra que simulavam altitude e clima, assim podendo testar seus plantios.

É muito interessante ver a tecnologia que era utilizada pelos Incas !

 

DSC07192.JPG

Moray

 

Dali voltamos pra Cusco, já era a tardinha e aproveitamos pra fechar o passeio do dia seguinte lá no Pariwana, fechamos Valle Sagrado (transfer com guia) + trem pra Aguas Calientes + transfer pra Machu Picchu e entrada (com guia) + transfer de volta pra Cusco por 211 dólares.

Depois disso fomos até a Plaza de Armas jantar e apreciar a paisagem com o pôr do sol !

 

DSC07238.JPG

Plaza de Armas

 

No final da janta a Cris não estava se sentindo bem então voltamos para o hostel pra descansar.. eu como sempre empolgada e ligada no 220, arrumei minhas coisas pro dia seguinte, me arrumei e fiquei no bar do hostel !! Os meninos tb ficaram, mas resolveram não sair pra noitada !!

Eu combinei com uma amiga do Brasil e ela foi com um grupo pro nosso hostel e de lá parti com eles pro Mama Africa de novo ! Mas dessa vez nem fiquei muito porque o dia seguinte seria intenso.. ;)

 

Valle Sagrado e Machu Picchu

Bem essa parte foi sem dúvidas o auge da viagem !! A parte mais esperada e mais sensacional !! Toda expectativa é esperada é pouca diante da beleza e encanto de Machu Picchu !

 

21/04/2013 (Domingo): Acordamos bem cedinho pra guardar nossas mochilas no locker do hostel (é de muita ajuda, pois não precisamos levar nossas mochilas pra nosso passeio nem pra Aguas Calientes, levamos só o necessário pra 2 dias) ! É super seguro e muito recomendável !

Nosso transfer chegou 8h e partimos pra nossa esperada aventura ao Valle Sagrado !

 

Nossa primeira parada foi num pequeno mercadinho de Pisac, onde pudemos ver um pouco do artesanato local e seus típicos bichinhos: Lhamas e Alpacas !

 

Depois dali tomamos o bus e mais pra frente paramos num ponto estratégico pra apreciar a vista do Valle Sagrado, o Mirador Taray !! A Codilheira dos Antes é mesmo maravilhosa !

 

DSC07281.JPG

Valle Sagrado

 

Pisac é conhecido pelo seu forte em artesanato, como cerâmica, prataria, bijus, mantas e muito mais !! Tudo produzido pelo povo do local !! Os preços também são mais em conta... e foi no famoso mercado de Pisac nossa próxima parada !

 

DSC07287.JPG

 

O tempo ali foi bem curto e não deu tempo de fazer muitas compras, mas tem muita coisa pra ver no local !! E sem contar a bela cultura andina !

 

Continuando no caminho, nosso próximo destino era o Centro Arqueológico de Pisac !! Na entrada tivemos que comprar o passe (já que não tínhamos o boleto turístico que da direito a entrada em diversos pontos) por 70 soles e o guia instruiu a quem não comprou no mercado, comprar ali chapéu e manta, pois o sol estava bem forte e sem muita sombra pra nos proteger !! Belaaaaa dica !! A manta que comprei foi minha companheira o resto da viagem !! Ela é perfeita pra essas ocasiões.. protege do sol mas não fica aquele calor insuportável !! É própria pra isso mesmo !! Tanto que se vê muitos locais usando !! ;)

 

O local é impressionante.. o guia conta a história local e a gente só vai se encantando ainda mais com tudo !! É realmente muito lindo, a fortaleza e suas ruínas, as tumbas (adoro esse tipo de história, vontade de ir lá perto ver), a zonas agrícolas, os canais de água, etc !! Eh incrível !! Eu amei muitoooo !!! Meu sonho era ser arqueóloga, então tudo isso me dá uma realização a parte !!

 

DSC07347.JPG

Pisac

 

DSC07323.JPG

Pisac

 

DSC07344.JPG

Pisac

 

Bem depois dali paramos pra almoçar.. e seguir viagem !!

O destino foi Ollantaytambo !! O nome difícil de aprender, mas depois viciante de falar !!! =D

 

Ollantaytambo é uma cidade incrível.. parece cena de filme.. um verdadeiro túnel do tempo !!

Fomos então pra ultima parte do nosso tour, o Parque Arqueológico de Ollantaytambo !! Mais um show de informações do nosso guia de paisagens espetaculares !!

 

Aquela região foi um antigo complexo militar, religioso e agrícola !! Ou seja, foi uma região muito importante para os Incas ! O parque é uma fortaleza gigante que impressiona.. impossível não pensar na dificuldade que aquele povo passou pra construir algo tão grandioso !! As pedras gigantes eram trazidas de baixo e era necessário mais de 2.000 homens para transporta-las ! Mias uma vez fiquei maravilhada com tudo aquilo !

 

DSC07359.JPG

Ruínas de Ollantaytambo

 

DSC07353.JPG

Impressionante...

 

O tour continuaria para Chinchero e depois de volta pra Cusco, mas dali iriamos pegar o trem para Aguas Calientes. Como era só 21h deu bastante tempo de conhecer bem a cidade.. passear pelas ruas, comprar lembranças, tomar uma cerveja na praça.. o tempo passou que nem vimos !!!

Então deu a hora e pegamos nosso trem, pela Peru Rail !! Bem confortável e foi uma viagem bem divertida com a presença de um brasileiro maluco que foi o último a subir no trem !!

 

DSC07409.JPG

Menininha linda e simpática moradora de Ollanta

 

DSC07395.JPG

Pequeno comércio na praça

 

Chegando em Aguas Calientes tinha uma pessoa nos esperando com informações e passagens de ônibus pro dia seguinte !! Ficamos no Pirwa por 31 reais a noite !

 

22/04/2013 (segunda-feira): Chegou o tão esperado dia.. conhecer Machu Picchu ::love:: , a cidade perdida dos Incas, uma das 7 maravilhas do mundo... (suspiros...)

 

Madrugamos pra pegar o ônibus cedinho, deixamos umas coisas no hostel e fomos nós !! A empolgação era evidente para todos nós !! Cada segundo que nos aproximávamos eu ia ficando mais apreensiva !!

Chegamos então na base do parque para aguardamos nosso guia !! Compramos água (dica super importante: não deixe pra comprar lá.. o preço é absurdo !!! 8 soles uma garrafinha pequena ) e então começamos a aventura !

 

Começando por uma curta subida por degraus de pedra (porém puxada, até porque qualquer coisa na altitude cansa), mais ou menos 10 minutos e chegamos a tão famosa vista panorâmica de Machu Picchu !!!

Não existem palavras pra descrever a emoção que é ver aquele lugar.. não tem como falar.. é plenamente perfeito !! Inacreditável existir um lugar como esse.. de deixar qualquer um arrepiado !!

Ali então o guia contou um pouco da impressionante história do lugar e seu povo... mas confesso que nem da pra prestar muita atenção de início.. a gente quer ver tudo, quer tirar foto.. sei lá !!

 

DSC07703.JPG

Vista panorâmica de Machu Picchu

 

Então fomos com o guia conhecer um pouco mais da história e andar pelo lugar.. a sensação eh maravilhosa.. você, um simples mortal caminhando por aquele lugar mágico...

 

Passamos por várias partes da cidade, impressiona como tudo tem um porque, tudo esta ligado... principalmente ao Sol e a Lua !! Templos, observatório, roca cerimonial, praças, setores agrícolas, casas, fontes, uma imensidão de cultura.. de história !! Eu me interessei muito por tudo e quero saber mais.. dedicar um tempo melhor pra conhecer a cultura.. ter sobre isso e voltar lá !!

Tudo é mágico.. uma das partes que me deixou mais impressionada (e arrepiada) foi no local onde eram feitas oferendas aos deuses.. o guia pediu para 2 pessoas colocarem a cabeça em buracos na parece e que todos fizessem o som "on".. nossa... o som ecoa no lugar e parece que ondas saem das pedras.. é lindo...

 

DSC07575.JPG

Machu Picchu

 

Continuamos mais um tempo e então o guia se despediu e alguns foram fazer a trilha Waynapicchu (nós não conseguimos ingresso que é bem limitado) e nós continuamos andando pelo lugar.. conhecendo com mais calma.. apreciando e parando pra descansar..

Mais tarde um pouco comemos um cachorro quente (absurdo de caro também) pra então iniciar a nossa trilha que era livre e tão alta quanto Waynapicchu, Intipunku, Portal do Sol !!

 

Bem.. a trilha é um capítulo a parte.. é incrível, porém exaustiva !! Vão dizer que são 40 minutos.. o que eu acho humanamente impossível (a não ser que vc seja um Inca), até porque são degraus e mais degraus.. fizemos 40 minutos na volta.. descida.. ::mmm:

Mas vale a pena !! Eu não faria de novo, mas faria outras pra conhecer ! Mas fiquei muito feliz de ter ido até lá !! A paisagem é maravilhosa.. vc pode ver a cidade de Machu Picchu bem pequenina..

 

DSC07671.JPG

Vista de Intipunku

 

DSC07692.JPG

Um zoom durante o caminho...

 

DSC07697.JPG

Na volta...

 

Descemos a trilha e ficamos mais um pouco.. mais uma vez a hora voou.. chegamos 7 e pouquinha e saímos quase 17h.. com certeza aqueles momentos vão ser eternos !! Eu agradeci muito por poder estar ali..

 

Pegamos o bus e voltamos pra Aguas Calientes.. como nosso trem de volta era só 21:30 mais uma vez tivemos tempo de conhecer a cidade e tomar aquela cervejinha e um pisco pra comemorar !!

 

23/04/2013 (Terça-feira): Acordei cedo pra tentar aproveitar os últimos minutos em Cusco ::love:: .. queria muito conhecer o Museu Inka para ver as múmias, mas meu voo não era tarde e então desisti da ideia.. fui apenas me despedir da bela Plaza de Armas..

 

DSC07741.JPG

Plaza de Armas

 

Parti então ruma a Lima, a Capital do Peru !

 

Cheguei por volta de 14h e pouca no aeroporto devido atraso no voo (que passou pra TACA) e mais uns 50 minutos pra chegar a Miraflores com o trânsito básico de cidade grande (saudade de Cusco)...

Arrumei minhas coisas no Pariwana Lima (que tb é bem legal, principalmente os atendentes que são maravilhosos) e almocei lá mesmo (o bar do hostel eh ótimo) !!

Depois fiquei sabendo que o próprio hostel faria um tour por Miraflores (prática bem legal, todos os dias tem alguma programação interessante) e aproveitei então né.. ainda mais que estava sozinha nesse momento !

Fiz o tour com o guia argentino (comédia, gente boa d+) e a orla da praia fez eu me sentir um pouquinho melhor de estar ali ! Não que a cidade seja ruim, longe disso, mas como dica principal que já falei antes Lima perde a graça se for visitada depois de Cusco...

 

DSC07749.JPG

Vista Larcomar

 

DSC07759.JPG

Parque do Amor

 

O tour visitou os principais pontos de Miraflores, que é um dos melhores bairros pra se ficar em Lima, como o shopping Larcomar, Calle de Las Pizzas (que é uma parte bem boêmia), Parque do Amor, etc.

 

Mais tarde fiquei tomando uma cervejinha no bar do hostel e fui dormir..

 

24/04/2013 (Quarta-feira): Acordei mais animada pra esse dia !! Até porque meus companheiros Fer e Cris estavam chegando !!

Pela manhã fomos então visitar o Centro Histórico da cidade !! Pegamos um taxi, que é a melhor forma de andar em Lima, barato !!! Pagamos 12 soles até lá, a melhor parte é que o preço é fechado.. com aquele trânsito o valor seria um absurdo..

 

DSC07784.JPG

Catedral

 

DSC07824.JPG

Convento de São Francisco

 

Passeamos um bom tempo lá.. assistimos a guarda no Palácio do Governo, andamos e andamos.. almoçamos um mexidão típico de arroz, frango e ovo (é bem mais barato comer em Lima) e voltamos pra Miraflores fazer umas comprinhas !!

 

Existe em Miraflores uma rua de compras, é bem pertinho do Pariwana, se chama Calle Petit Thouars, tem galerias pra todos os lados !! Como eu ainda quase não tinha feito compras aquela foi a deixa neh.. Mas porém pelo que o pessoal percebeu após comprar no Mercado de Cusco, ali estava mais caro !

 

Mais a noite saimos para nosso próximo passeio, o Circuito Mágico das Águas, no Parque da Reserva !!

E olha é realmente mágico.. um lindo espetáculo por apenas 4 soles !

 

DSC07833.JPG

Parque da Reserva

 

25/04/2013 (Quinta-feira): Nada de acordar cedo... e bem, a princípio eu tinha planos de conhecer as ruínas de Lima, tanto a Pachacámac e Huaca Pucllana, mas depois de vir de Cusco nada disso tinha mais tanta importância (pode ser que eu fui errada, mas deixei pra lá). Então resolvemos ficar ali pelo arredores mesmo !!

Começando por um passeio com calma pelo Parque Kennedy que era em frente ao Hostel Pariwana (excelente localização) e subimos em direção ao Larcomar (o pessoal ainda não conhecia) e foi lá que almoçamos e depois de ficar tempinho passeando também resolvemos tomar um café e uma sobremesa olhando para o Pacífico !!

 

DSC07938.JPG

Parque Kennedy

 

Então continuamos até o Parque do Amor e a Cris quis descer até a praia (é muitoooo alto), e eu estava com uma preguiça enorme... mas ai fomos !!

Bela escolha !! A praia eh muito linda !! E super diferente.. com pedras ! E pedras grandinhas até.. o barulho do mar fica até diferente !! Dali ficamos passeando pela orla até o pôr do sol.. eu me despedindo do Peru !

 

DSC07995.JPG

Barrancos

 

DSC08046.JPG

Barrancos

 

A noite então eu queria sair pra balada, meus amigos não poderiam ir porque seguiriam viagem logo de madrugada, então resolvi ir com o pessoal do hostel !!!

Fomos pra uma baladinha famosa em Lima, a Help !! Foi bem legal, banda de rock local, ambiente bem diferente !! Sempre bom conhecer lugares novos né !! De lá a galera ainda ia partir pra outra, mas pra mim já não dava porque tb pegaria voo cedinho.. então voltei pro hostel !

 

E por aqui vou ficando.. com as melhores lembranças possíveis para uma viagem !! Com novos amigos e um novo amor, Cusco e toda sua a cultura Inca! ::love::::love::::love::

 

Até breve se Deus quiser !! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 119
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Uma palavra descreve seu relato : MARAVILHOSO ::cool:::'>

Estou acompanhando ::otemo::

 

Parabéns pela viagem e suas fotos me fizeram sentir-me ali com você. Falta 30 diassssssssssssssssssssssssssssssssssssss para chegar a minha vez ::otemo::

 

Eitaa obrigada !!!

Ai aproveita muita a sua viagem.. aquela terra eh magica !!

Hoje ainda eu posto a segunda parte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Estou adorando o relato!! Já ansioso pelo restante ::otemo::

 

Obrigada !!

 

Em breve posto a continuação ! :D

 

 

 

Suas dicas serão muito importantes, viajo semana que vem já, ansiedade a mil!!! Pelo que vi você nem comprou o boleto turístico e conseguiu uns preços bons né??? Quero ver se consigo isso tmb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Suas dicas serão muito importantes, viajo semana que vem já, ansiedade a mil!!! Pelo que vi você nem comprou o boleto turístico e conseguiu uns preços bons né??? Quero ver se consigo isso tmb!

 

Isso, não comprei !!

Eu paguei 10 soles por Moray e 70 soles pra Pisac e Ollantaytambo (valido por 2 dias com direito a Moray e Chinchero tb)

Machu Picchu eh a parte do boleto tbm, 128 soles só a entrada simples sem trilha especial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Suas dicas serão muito importantes, viajo semana que vem já, ansiedade a mil!!! Pelo que vi você nem comprou o boleto turístico e conseguiu uns preços bons né??? Quero ver se consigo isso tmb!

 

Isso, não comprei !!

Eu paguei 10 soles por Moray e 70 soles pra Pisac e Ollantaytambo (valido por 2 dias com direito a Moray e Chinchero tb)

Machu Picchu eh a parte do boleto tbm, 128 soles só a entrada simples sem trilha especial.

 

 

Poxa legal, e esse valor era tipo um boleto turistico parcial ou era o preço que vc pagou no hostel com guia e deslocamentos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...