Trajeto- São Paulo-Lima-Huaraz-Lima-Ica-Nazca-Arequipa-Yanque-Arequipa-Cuzco-Machu Picchu-Cuzco-Lima-São Paulo
08/08 - Partimos de Guarulhos-SP com destino à Lima com 1:15h de atraso, chegamos em Lima às 14:00h e uma van do hotel que reservamos (http://www.casa-andina.com) foi nos pegar no aeroporto. Detalhe: tivemos sorte pois fizemos a reserva pela internet e fomos realocados sem custo adicional para o 5 estrelas da rede Casa Andina, na av. La Paz, a duas quadras do Pq. Kennedy, onde a diária + barata é US$ 351,00!!!!
Depois de descansarmos e deixarmos as mochilas, fomos comprar o ticket do Mirabus (http://www.mirabus.com) noturno, para visitar os principais pontos da cidade e o famoso parque das águas. (50 soles por cabeça - 4h de duração)
09/08 - Domingo em Lima, fomos passear na cidade e fomos ao Larcomar, shopping à beira-mar para turistas e para a classe média peruana. Almoçamos por lá e também fizemos compras. Aproveitamos também para ir até a Av. Javier Prado para comprar as passagens de bus dos trechos que ainda faltavam. Compramos Lima-Ica pela Oltursa, Ica-Nazca pela Ormeño e Nazca-Arequipa pela Oltursa. O restante dos trechos de bus já tínhamos comprado pela internet (http://www.cruzdelsur.com.pe)
À noite, 22:00hs, partimos para Huaraz, serviço Cruzero da Cruz del Sur. A estrada é bem ruinzinha e sacolejamos a madrugada inteira, sem dormir.
10/08 - Em Huaraz, um táxi (cortesia da pousada) foi nos buscar no terminal de bus, às 6:00 da manhã. Ficamos no Olaza's Bed & Breakfast (http://www.olazas.com) - em nota: o valor da diária foi de 90 soles p/casal (US$ 30) c/ café da manhã. Os pontos positivos do lugar: limpeza, quartos grandes, água quente 24 h, localização (a 10 min Plaza de Armas); pontos negativos: as funcionárias do local são bem mal-humoradas e o café, que teoricamente era a partir das 7:00hs demorava uns 40 minutos para ser servido. Mas acho que foi um bom custo-benefício.
fotos do lugar:
Como Huaraz é uma cidade que está acima dos 3000 mts de altitude, à tarde contratamos um táxi pelo hotel, para fazermos um passeio e ajudar na aclimatação, visto que faríamos nos próximos dias passeios a mais de 4500 mts de altitude.
o táxi nos levou ao MIRADOR RATAQUENUA e RUÍNAS DE WILLCAWAIN. custo: 40 soles.
aproveitamos também para ir até uma agência para fechar os tours e trekkings que iríamos fazer. As opções são muitas e chegamos à conclusão de que Huaraz é um lugar para se passar 2 MESES e não 9 dias (nosso caso).
Depois de dar uma volta pela cidade resolvemos pegar a agência mais organizada e que nos atendeu melhor:
Adventure Travel Agency Huascaran (http://www.huascaran-peru.com) Calle Jr. Pedro Campos , 711 - em frente ao campo de futebol Sport Soledad. O Paulino, peruano experiente em atividades de aventura e conhecedor da região nos ajudou bastante, até nos casos em que não tinha nada a ver com os passeios (indicou até médico para nós, pois tivemos problemas com bactérias!)
Recomendo muito esta agência.
11/08 - TOUR LAGUNAS LLANGANUCO - A 30 soles por cabeça, este Tour, apesar do nome que leva, só permite conhecer 1 das 2 lagunas de Llanganuco (a Chinancocha).Para conhecer as duas tem de contratar tour específico nas agências ou fechar com um táxi. Mais informações me perguntem no tópico de Huaraz, pois trouxe muita informação de lá. Saímos às 9:00h da manhã para a região norte do Callejón de Huaylas, com paradas em povoados como Anta, Carhuaz, Mancos, Yungay e finalmente Pq.Nacional Huascáran (lagunas llanganuco), onde temos de pagar 5 soles de entrada por cabeça.
Yungay é muito interessante pois foi um lugar totalmente destruído pelo forte terremoto que ocorreu na região em 1970. Além disso, de lá você tem um ótima vista do Nevado Huascaran, o mais alto do Peru. Pelas fotos vocês podem ver que o tempo neste dia não ajudou muito, estava com muitas nuvens.
12/08 - Laguna Churup - para este dia estava programado este passeio, mas estava muito mal com febre e diarréia, e meu noivo com muito sangue nas fezes. Fomos ao médico (incluí um tópico no 'Peru' sobre o problema que tive) e ficamos de quarentena. Nada de sucos, gorduras, frituras. Durante os próximos 5 dias somente pão, água, chá de coca, gatorade, arroz, frango e batata cozidos; além do remédio que o médico receitou.
Em tempo, tínhamos contratado este trekking por 100 soles cada, com taxi só para nós e guia + alimentação. Falamos com o pessoal da agência e cancelamos sem custo ou prejuízo.
Este trekking pode ser feito em 1 ou 2 dias. Faríamos o de 1. O carro sai de Huaraz e vai até Pitec. De lá, caminhada de 2:30h até a laguna Churup. (Se alguém tiver interesse posso postar um mapa que peguei por lá. Dá para fazer a trilha sozinho, pagando só o transporte até lá, o que sai muito mais em conta. Assim que tiver scaneado posto no tópico de Huaraz).
Ah! dica de restaurante em Huaraz, que achei um lugar bem complicado de comer...tinha muitos lugares suspeitos: o restaurante Le Bistro, na Av. Luzuriaga. Ele é confiável, preço +ou-, e com vista para a plaza de armas.
Foto minha no terraço do hostal com vista para as montanhas e a plaza de armas de Huaraz.
13/08 - TOUR RUÍNAS CHAVIN DE HUANTAR - Este tour partiu às 9:00hs da manhã, passamos por vários povoados como Recuay, Ticapampa, Catac. Cruzamos a cordilheira Blanca pelo túnel Cahuish em direção ao Vale de Conchucos. O trajeto é longo, quase 4 hs de Huaraz. No caminho paramos na Laguna Querococha, lindíssima. Nos templos de Chavín, civlização que antecedeu as de Paracas, Nazca e Inca, o que mais me chamou a atenção foram as galerias subterrâneas. Este passeio teve custo de 35 soles por cabeça.
14/08 - TREKKING LAGUNA PARÓN - Este foi o passeio mais caro de toda a viagem, pagamos 300 soles (150 para cada) num trajeto que partiu às 7:30 hs de Huaraz com chegada às 10:00 hs na Laguna. Quero deixar claro que esse preço inclui guia e refeição e só saiu este preço porque queríamos fazer o trekking somente eu e meu noivo mais o guia. Se optar entrar num grupo com mais pessoas o preço cai bastante.
No caminho passamos por Carhuaz, Yungay e Caraz, para adentrar na quebrada Parón. O trekking é plano e o caminho bem demarcado. A trilha margeia a laguna e, em média tem tempo de ida e volta de 2:30 h.
continua....

)
).
na estrada!!
. Uma alternativa seria o tour iniciar às 11:00h e não 14:00hs!
) e também por ter feito trilhas em Huaraz.
tem de lembrar pra quem falta o que...
nossa morro de medo de voar...acho que não vou superar isso nunca!!! Bom, foi uma viagem super interessante, com paisagens fantásticas e com a oportunidade sempre enriquecedora de aprender sobre culturas antigas e/ou diferentes da nossa.

Resumo