Ir para conteúdo

PESCA ESPORTIVA


Posts Recomendados

  • Membros

Bom,não sei se alguém mais aqui do fórum gosta de praticar pesca esportiva como eu,se gosta esse será o nosso tópico para trocar idéias sobre equipamentos,destinos de pescarias,fotos e etc!

Afinal de contas,nada mais legal do que mochilar levando junto uma varinha de pescar!

Abraços para todos!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Para começar,vamos falar das varas de pesca,desde a nossa boa e velha "varinha" de bambu,até as mais sofisticadas como as de fibra de carbono,kevlar,titânio e até boro!

Todas as varas sintéticas,das mais simples até as mais sofisticadas,são compostas de um "corpo",chamado de blank.Este que pode ser,maciço ou tubular(varas ocas).

-Blanks maciços: sua maior característica é a resistênciaà força e a choques.

-Blanks tubulares: mesmo a fibra de vidro sendo a matéria prima mais barata e resistente,ela perde para as de fibras de garfite em leveza e sensibilidade.

 

-Cabo ou Grip

pode variar de acordo com o material,o formato e o comprimento.Hoje os materiais mais usados na sua fabricação são o EVA e cortiça.

O comprimento é uma variável importante,e depende da estrutura do pescador,como o tipo de pescaria.Varas compridas para arremessos mais longos,possuem cabos mais longos e varas mais curtas,para arremessos com uma mão só,têm cabos mais curtos também.

 

-Passadores

componentes muito importantes em qualquer vara,pois estão em constante atrito com as linhas.Podem variar de materiais compostos de cerâmica,óxido de alumínio e titânio.

Link para o comentário
  • Membros

-Categoria/classe e libragem

é o quanto de "peso" as varas suportam.Dividem-se nas seguintes categorias ou classes:ultra-leve,leve,média-leve,média,média-pesada,pesada e ultra pesada.A escolha da categoria depende do tipode peixe que vc irá pescar,assim como seu peso e tamanho(o do peixe).A correspondência entre categoria e libragem é:

-leve===abaixo de 10lb

-média-leve===entre 10 e 14lb

-média===entre 14 e 17lb

-média-pesada===entre 17 e 30lb

-pesada===acima de 30lb

E lembrando que 1 libra corresponde a 453,59 gramas.

Link para o comentário
  • Membros

-Ação da vara

é a resposta,ou a reação da vara quando ela é forçada,e a velocidade com que retorna à sua posição.Se considerarmos a ação,as varas são divididas em lentas,médias e rápidas.

Varas de ação rápida tem maior flexibilidade próximo à ponta,já as varas de ação lenta,curvam mais próximo à base.

Não devemos confundir,por exemplo,varas rápidas com varas pesadas,ou lentas com varas leves.

 

-ação rápida:curvam próximo à ponta,ideais para físgadas difíceis,típica nos peixes de boca óssea como traíras,cachorras e dourados.

 

-ação média:curvam à partir de seu meio,para peixes que são físgados com uma certa facilidade,como robalos,tucunarés,black-bass e podem ter suas bocas rasgadas com físgadas rápidas.

 

-ação lenta:curvam à partir de sua base,boas para peixes que "experimentam" a isca antes de carregá-la,ou quando usamos iscas mais leves,que recebem mais impulso no arremesso.

Link para o comentário
  • Membros

Mas qual anzol usar?Essa não é uma resposta simples de responder...

Ela vai depender de uma série de variáveis que devem ser analisadas para evitar de comprar o material errado e surpresas desagradáveis,seja em uma competição ou em uma simples pescaria de lazer.

Po isso optei pelos anzóis mais populares e usados no Brasil,de maneira popular como são conhecidos.

 

-Lambari e Tilápia

independente do tamanho,a pesca de lambari é tão popular que um dos anzóis mais usados é o "ponta de cristal" ou "mosquitinho"

 

 

20100126004845.jpg

 

-o tamanho deve ser de 16 ou 18 para lambari e de 12 à 14 para tilápias.

Link para o comentário
  • Membros

-Maruseigo

indicado para todos os tipos de peixe,na numeração 8 à 16.Para varas lisas(telescópicas),recomendo o uso de 8 à 14,e 16 à 22 para a pesca de arremesso.

20100126214128.jpg

 

-Chinu

anzol versátil para os mais variados tipos de peixe.Os tamanhos recomendados são de 2 à 4 para varas lisas,e 6 à 9 para arremesso.São bastante usados para a confecção de chuveirinhos para a pesca de carpa cabeçuda.

20100126214638.jpg

Link para o comentário
  • Membros

-Circle hook

é o anzol ecologicamente correto!Esse tipo de anzol dificilmente penetra no órgãos internos dos peixes,pois sua fisgada ocorre no "canivete",como chamamos,a região de encontro entre os ossos das mandíbulas.Isso ocorre pelo fato de sua ponta ser voltada para dentro,por isso nas pescarias com esse tipo de anzol,basta firmar a vara para que o peixe se fisgue sozinho.

São bastantes eficientes nas pescarias de peixes redondos,como tambaquis e peixes de couro,como piraras,pintados etc.

A numeração de 2 à 2/0 atende à maior parte das necessidades.

20100126215808.jpg

 

-Wide gap

anzol com formato diferenciado e indicado para iscas vivas.Muito usado para a pescaria de robalos e tucunarés.Alguns pescadores usam o wide gap com anti enrosco para pescar em lugares com muitas estruturas submersas.

Os tamanhos mais indicados são do 1 à 2/0.

20100126220448.gif

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Bom meu amigo,respeito seus ideais,infelizmente sei que os animais sentem dor como qualquer ser vivo,mas nem por isso,eu e mais algumas milhares de pessoas vamos parar de pescar.Pesco desde criança,vou continuar pescando e vou ensinar meus filhos a pescar!Mas não se esqueça que a grande maioria das melhoras nas leis referente a pescaria,foram feitas por pescadores esportivos,e não os pescadores que apenas acabam com tudo e nem se importam com isso.

Se não fossem os pescadores esportivos,muitos ribeirinhos não teriam ter o que comer,e ae teriam que partir para a pesca predatória.Veja o caso no Mato Grosso,graças à muitos pescadores esportivos,o Dourado,está proibido de ser pescado,se não me engano,até 2015!Pq infelizmente ele estava acabando devido a pescadores predatórios.É graças a nós,pescadores esportivos,que a piracema também é respeitada!Um policia o outro!

Sinto muito se feri os seus sentimentos pelo tópico sobre pesca esportiva,mas se for a vontade da maioria dos participantes e dos moderadores,eu paro de postar sobre esse "esporte",tudo bem assim?!

Se vc quiser,um dia eu te levo pra pescar uns tucunarés pra vc sentir a adrenalina,rsrsrsrs!!

 

Abraço à todos!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...