Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#952000 por arturmp
24 Abr 2014, 09:13
Não achei no fórum um bom relato de ida/volta do terreirão para o tesouro (só uma travessia que chegou ao tesouro por cima). Quero ver se desta vez posto um relato.

Engraçado se chegar na entrada do parque e o guardinha perguntar o que vai fazer (dado que muitos picos são de acesso proibido, pelo que sei)...
Guardinha: "vai ficar 5 dias no terreirão? o que pretende visitar por lá?"
X: "er.. visitar o bandeira várias vezes.. garantir tempo bom.."

#952013 por Otávio Luiz
24 Abr 2014, 09:54
Eu já pretendo conversar com os guardas parques sobre a ida ao Tesouro e Pedra Roxa, visto que Tesourinho e Cruz do Negro é no caminho pro Tesouro. Quero com isso instigar os parques a abrirem suas trilhas para os montanhistas, pois não há preservação sem conhecimento, e só se conhece o parque caminhando por ele.
No PARNA São Joaquim, através de um debate que começou aqui no fórum, conseguimos conversar com o chefe do parque e fizemos a travessia com autorização do mesmo, que antes era proibida. ::otemo::
Achei um tracklog até o Tesourinho, que é um pouco antes do Tesouro, e ainda uma parte da trilha até a Pedra Roxa no site do Clube dos Aventureiros:
:arrow: http://www.clubedosaventureiros.com/
E um relato muito bom sobre estas montanhas, com fotos, no site do Tácio:
:arrow: http://www.clubedosaventureiros.com/
Estou estudando, vamos ver se vai dar certo minha ida em julho... ::hahaha::
#956552 por Otávio Luiz
07 Mai 2014, 17:28
Mais uma dúvida: pra ir a Alto Caparaó é melhor de Carangola ou Manhumirim?
Pois tem Itapimirim de SP pra estas duas cidades, de qual delas é mais fácil chegar?
#957166 por Otávio Luiz
09 Mai 2014, 08:31
Valeu Frederico!!!
É que olhando no google parece que Carangola é mais perto. E ajudou bastante os horários dos ônibus! ::otemo::
#959659 por Bruno.Jorge
14 Mai 2014, 23:22
Fala ai Pessoal., sou do Rio e já fui duas vezes ao Pico., em 2006 fui com um grupo por pedra menina e fiz a travessia pelo terreirão., em 2012 fui sozinho e queria ir pelo terreirão pois achei mas suave a caminhada e ai confundi Casa Queimada com o Terreirão pelo fato da casa abandonada do tempo da guerrilha., bisonhice minha., ai subi e desci por pedra menina., gostaria de me juntar ao grupo nestas trilhas não permitidas., terá escalada ou só trilha?...

Bruno Jorge
ipxbrasilrj@gmail.com
99638-9696
#959744 por arturmp
15 Mai 2014, 09:12
Fala Bruno,
Acabei travando a data da viagem, pois vou ter que trabalhar segunda pela manhã. Saio de SP 2a-feira à tarde ou à noite e chego em Alto Caparaó na terça-feira à tarde. O plano é:
3a-feira: chegar no parque e acampar no terreirão
4a-feira: acordar cedo, ida e volta do/pro Tesouro (passa por Cruz do Negro e Tesourinho).
5a-feira: acorda de noite, sobe o Bandeira pra ver o sol nascer. Depois vai até a Pedra Roxa. Volta pro Terreirão, desmonta o acampamento e volta pra casa...
Pelas previsão do tempo, teremos um clima favorável na 4a. 3a e 5a tem algum risco de tempo nublado e chuva leve. Posso tentar adiantar a viagem p/ fazer a Pedra Roxa na 3a-feira se a previsão piorar na 5a.

Por enquanto eu vou solo, por falta de conhecidos com interesse e tempo disponível. Se animar também, a companhia é bem vinda!

Abs
Artur
artur.passos@gmail.com
#959760 por Otávio Luiz
15 Mai 2014, 10:33
Artur, depois conta pra gente como foi, estou com planos bem parecidos para julho.... principalmente as autorizações para o Tesouro e Pedra Roxa... ou não...
#959765 por arturmp
15 Mai 2014, 10:44
Otávio, dessa vez pretendo postar um relato legal no site. Depois de tanta informação extraída, chegou a hora de colaborar.

Sobre a autorização: eu não pretendo informar a administração do parque. Já peguei autorização p/ acampar no Terreirão e vou ficar nisso. Se questionado, vou falar que vou ficar por lá, visitar o Bandeira, etc. Enfim, desconversar.

Não quero correr o risco de ir até lá e não poder visitar esta parte. A parte permitida (circuito Bandeira - Cristal) eu já fiz no ano passado...

Vc mencionou que conseguiu uma aprovação no Parque de Sao Joaquim e pretende conversar com os guardas sobre a ida ao Tesouro e à Pedra Roxa. Eu acho que isto faz um grande bem para a "comunidade" montanhista, mas envolve um risco para a sua viagem. Acredito que um diálogo que envolva todo um grupo/associação de montanhistas tem mais chance de sucesso. Como não faço parte de algo assim, não vou arriscar.
#959777 por Otávio Luiz
15 Mai 2014, 11:05
Ok, aguardo seu relato, principalmente da parte Bandeira -> Pedra Roxa, que tenho algumas dúvidas ainda.
Boa sorte!!!
#961442 por Bruno.Jorge
20 Mai 2014, 06:44
Fala Artur., cara depois que postei via sua data., pra mim durante a semana é complicado., no máximo eu consigo fugir do Rio nas Quinta a noite., e ai sobram a Sexta/Sábado/Domingo., cara sucesso na empreitada solo e posta ou me envia as fotos para eu ver.

Otávio qual serão suas datas para Julho?., seria em final de semana ou durante., querendo companhia e as datas se encaixando conte comigo., vamos nos falando...
#961464 por Otávio Luiz
20 Mai 2014, 08:48
Como estarei de férias, minha ideia é de 5 a 7 de julho no PARNASO e 8 a 11 de julho no Caparaó.
Quem estiver disponível nesta data é só dar um toque! ::otemo::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante