Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!

#737263 por james dean
15 Jul 2012, 23:05
eu tbem quero mto ir lá... mas esse mes de julho e agosto, nao vou poder mesmo.
vc já fez essa trip Silana????
#737801 por james dean
17 Jul 2012, 14:26
PRIMEIRA VEZ SUA NO PICO DA BANDEIRA?
#738277 por Sandro Galdino
18 Jul 2012, 17:44
Olá, Pico da bandeira pode ir tranquilo e bem agasalhado esperando o frio forte.
Quanto a trilha e super tranquila muito marcado o solo, se for no sabado vai ter muitas pessoas indo para cume, lá pode juntar com outros grupos.
#739499 por Jeh felice
22 Jul 2012, 13:45
Fiz essa trilha pelo lado de MG dia 16, o sol não abriu, muita neblina, chuva...nao deu pra apreciar muito, entao antes de irem deem uma olhada no tempo pra ver se vale a pena, e indico irem pelo lado do ES ja subi a um tempo atras e menos cansativo pq o acampamento tem como ir de carro
#739788 por Sandro Galdino
23 Jul 2012, 11:39
Bom dia galera.
Fui ao Pico essa semana, visual do pico e incrivelmente maravilhosa, realmente encanta e acho que a travessia deve ser mais linda ainda. Meu roteiro foi o simples indo por minas até o terreirão e um descanco ate subir as 2:30 da manhã paa o pico para ver o sol nascer as 6 horas, caminha tranquila sem muitos esforço quem e do ramo, frio? para quem está andando -6 nem sente, mas cuidado com a roupa que usa, pois pode molhar de suor e depois vc vai ficar gelado, acho que 80% passa por esse problema.

Mas nem tudo são flores, vamos lá fiquei assustado primeiramente com numero de pessoas despreparadas para a trilha, maioria das pessoas não tem ideia de como é um situação de trilha ainda mais com frio e pouco conforto, chega reclamando da caminha do frio de tudo com isso passa aperto, gente lugares assim são lindos mas temos que respeitar nosso limites não é verdade galera.
Outra coisa que acho que o parque manda muito mal é deixar as mulas subirem da tronqueira ao terreirão vc vai ver que o solo acabou, a trilha já não tem somente um caminho existe varias vias de acesso, varios caminhos paralelos, varios trechos que a erosão acabou criando valas, o numero de pessoas é grande? é sim, tem culpa nisso? tem sim mas as mulas vão criando caminhos alternativos e mais faceis, com o tempo o turista que não conhece acaba usando, bom é minha opnião.
vai chegar um dia que vai ter estrada até o terreirão ou o parque vai cobrar uma entrada super cara para poder controlar o numero de pessoas e tentar arrumar a erosão causada pelos anos errados de uso.
Uma pena o parque é lindo, voltarei em breve.
#740208 por james dean
24 Jul 2012, 11:21
Sandro Galdino escreveu:Bom dia galera.
Fui ao Pico essa semana, visual do pico e incrivelmente maravilhosa, realmente encanta e acho que a travessia deve ser mais linda ainda. Meu roteiro foi o simples indo por minas até o terreirão e um descanco ate subir as 2:30 da manhã paa o pico para ver o sol nascer as 6 horas, caminha tranquila sem muitos esforço quem e do ramo, frio? para quem está andando -6 nem sente, mas cuidado com a roupa que usa, pois pode molhar de suor e depois vc vai ficar gelado, acho que 80% passa por esse problema.

Mas nem tudo são flores, vamos lá fiquei assustado primeiramente com numero de pessoas despreparadas para a trilha, maioria das pessoas não tem ideia de como é um situação de trilha ainda mais com frio e pouco conforto, chega reclamando da caminha do frio de tudo com isso passa aperto, gente lugares assim são lindos mas temos que respeitar nosso limites não é verdade galera.
Outra coisa que acho que o parque manda muito mal é deixar as mulas subirem da tronqueira ao terreirão vc vai ver que o solo acabou, a trilha já não tem somente um caminho existe varias vias de acesso, varios caminhos paralelos, varios trechos que a erosão acabou criando valas, o numero de pessoas é grande? é sim, tem culpa nisso? tem sim mas as mulas vão criando caminhos alternativos e mais faceis, com o tempo o turista que não conhece acaba usando, bom é minha opnião.
vai chegar um dia que vai ter estrada até o terreirão ou o parque vai cobrar uma entrada super cara para poder controlar o numero de pessoas e tentar arrumar a erosão causada pelos anos errados de uso.
Uma pena o parque é lindo, voltarei em breve.

TBEM ACHO UMA SACANAGEM ESSE LANCE DAS MULAS.... FALTA UM POUCO DE CONSCIÊNCIA POR PARTE DA ADM. DO PARQUE E TBEM DOS SEM EXPERIÊNCIA, MESMO PQ A MAIORIA DAS PESSOAS QUE CURTE TRILHAS E TRAVESSIAS E TEM UM CERTO GRAU DE EXPERIÊNCIA, TEM PRAZER EM CARREGAR SUA CARGUEIRA NAS COSTAS....SERVE COMO TREINAMENTO PRA TRAVESSIAS MAIORES....
ACHO QUE ESTRADA QUE DA ACESSO AO ACAMPAMENTO, MULAS QUE CARREGAM TRALHA, FAZ COM QUE A "TRAVESSSIA" PERCA A SUA ESSENCIA.
VAI DEGRADANDO O AMBIENTE, AI DEPOIS QUANDO PROIBIR O ACESSO COMO FOI FEITO NO PARQUE NACIONAL DO PICO DA NEBLINA, VAI PREJUDICAR QUEM REALMENTE GOSTA DESSE "ESPORTE" E NÃO ESSE BANDO DE DOMINGUEIRO QUE VAI PRA ESSES LUGARES PRA COLOCAR SOM ALTO E BADERNAR COMO ACONTECE POR LÁ... JA CANSEI DE LER RELATOS AQUI MESMO FALANDO SOBRE ISSO.... NÃO É SÓ EU QUE TO FALANDO NAO. ::grr::
#740638 por FRANCISCO CARDOSO
24 Jul 2012, 22:15
Eita, deixa eu dar uns pitacos por aqui.

Estive por lá semana passada. Estive a semana toda.
No outro tópico eu falei só maravilhas, que são maiores é claro.
Porém, como o Sandro falou há problemas por lá.

1 - Pessoas despreparadas: são a grande maioria. Presenciei desde crianças até mais maduros principalmente sem roupa adequada. Quando refiro a roupa adequada não falo do "trekeiro" vitrine. Não, lá não é necessário ir paramentado como quando se vai para a alta montanha. Eu por exemplo não uso bastões de caminhadas. Não gosto, eles mais me atrapalham que ajudam... Mas é importante seguir o vestir em três camadas. Uma segunda pele, um fleece e uma jaqueta anorak seria o básico, além de um calçado adequado. Proteger o rosto tb ajuda! A maioria vão de calça jeans e blusas simples. Saem dos camping todos empacotados; depois de 500 metros de subida estão molhados e aí já viu: congelam. Lá venta muito e isso aumenta a sensação de frio. Vi pessoas subindo com bolsas daquelas com alças... penduricalhos por todos os lados ... Tinha um grupo de adolescentes da região serrana do RJ (justo de lá) que iam subir com shortinhos e blusinhas de manga curta ... Isso sem falar na ausência de lanternas, mesmo de mão (aliás, eu só uso lanterna de mão, gosto mesmo rs).
2 - Mulas: elas realmente aumentam a erosão das trilhas. E elas vão não somente ao Terreirão; elas seguem até bem próximo ao Bandeira, se necessário! Esse é um problema que mais cedo ou mais tarde terá que ser racionalizado. O uso de animais para transporte de cargas é comum em grandes parques mundo afora; portanto não acho que seja o caso de suprimir por completo, mas sim de estabelecer regras mais rígidas!
3 - Farras: na seg pra ter eu não dormi no Terreirão. Uma galera enorme badernou e transformou a casa de pedra num local explosivo. Vi bebidas alcoólicas, correria, enroscaram na amarração da minha barraca, enfim, foi um desassossego geral. Outro dia, um grupo fez da casa de pedra uma mini boate hahahaha
4 - Fiscalização: No Terreirão onde fiquei mais tempo, guarda parque só no final de semana. Lá deveria ter fiscalização constante. Isso evitaria problemas como descrevi acima. Na portaria, no dia em que passei eu entraria com o que quisesse ...
5 - Respeito a regras: presenciei pessoas que queriam fazer fogueiras, mesmo no Abrigo de Visitantes. Isso deu o maior bafafá por lá. Mas o serviço de guarda parque conseguiu resolver! Ponto pra eles!
6 - Lixo: teve um dia que o Terreirão estava repleto de lixo. O vento derrubou os tambores e os quatis reviram o lixo todo ... alguns tambores tem tampa, mas as pessoas tiram as tampas e não as colocam no lugar. Confesso que fiquei apreensivo em ter a barraca furada por um quati rs
7 - Trilhas: são fáceis; claro, há muitas pedras por elas, mas isso é café pequeno pra quem tá acostumado a andar por aí. Porém, é comum as pessoas se perderem, sobretudo quando saem do Terreirão pra subir o Bandeira à noite. E olha que a trilha é super sinalizada! Após mais ou menos 1km de subida, antes um pouquinho de chegar no local denominado Barro Preto, há uma lage de pedra, cuja trilha vai subindo por ela. É comum as pessoas tenderem pra a esquerda, quando na verdade a trilha se mantém mais à direita. Após o Barro Preto, 1 km mais ou menos, a tendência das pessoas é virem caminhando e seguirem direto à direita (meio reto), quando na verdade a trilha tende para a esquerda. No dia que subi de madrugada, saímos quase 4 da manhã do Terreirão. Havia um grupo que tinha saído 2 da madruga, inclusive um grupo que tava fazendo tronqueira-terreirão-topo. Alcançamos e ainda orientamos o grupo no Barro Preto: estavam perdidos!!!! Pra se ter idéia da facilidade,chegamos no topo muito cedo, às 5:15 da manhã! Sol mesmo só às 6:20 ...
8 - Pra finalizar, grande parte dos problemas por lá seriam evitados se houvesse maior fiscalização, rigor mesmo, desde a portaria até nos camping. Presença constante e em tempo integral de guarda-parques! Além disso, uma maior orientação aos visitantes, até mesmo impedindo a entrada daqueles que estivessem sem condições físicas e de vestimenta para frequentar o espaço. Para o bem delas mesmo!

Evidente que problemas existem em todo lugar. E lá no Bandeira vai muita gente, muita mesmo! Eu imagino que deva ser um dos parques mais visitados do Brasil. Na semana que lá fiquei (seg a noite até sex de manhã), olha, imagino que mais de 300 pessoas passaram por lá ... É muita gente pra um parque!
Quando converso com alguém cuja estrutura esteja inadequada, sempre procuro de modo didático e sutil dar alguns toques visando melhor conforto. Acho que isso é o mínimo que devemos fazer e não ficar rindo e tirando sarro como infelizmente fazem alguns (vi um grupo de "trekeiro vitrine" fazendo isso lá - lamentável) !
Mas saliento tb que, todas as vezes que precisei de funcionários/serviços do parque, nossa, fui super bem atendido. Os guarda parques foram sempre muito solícitos e simpáticos! As pessoas da cidade, aliás, desde Manhumirim, sempre solícitas!

O que importa que lá é lindo e fica sempre a vontade de voltar ...
Abs a todos
#740930 por james dean
25 Jul 2012, 15:23
FRANCISCO, VC DISSE TUDO! ACHO QUE 70% DESSE PROBLEMAS SERIAM RESOLVIDOS COM A PRESENÇA EFETIVA DOS GUARDA - PARQUES...
MAS QUE LÁ É MARAVILHOSO, TA SUPER PROVADO QUE SIM!!!!
#741849 por Ra_fael
27 Jul 2012, 15:48
Galera valeu pelas informções aí....to querendo ir agora no inicio de agosto, sex, sab e domingo de bh mesmo.

James, fiz já Lapinha Tabuleiro, foi muito doido, dia inteiro de caminhada pena que não fui a cachoeira, machuqueio o pé (marinheiro de primeira viagem, fiz trilha de tenis.....rs) mas foi muito bom.
#741889 por james dean
27 Jul 2012, 17:03
NOSSA.... QUE Q VC ARRUMOU NO PÉ RAFAEL?!
POR UM ACASO VC TEM MAPA DE LÁ??!
ABS...
#742116 por Ra_fael
28 Jul 2012, 15:48
E ai james, pisei de mal jeito num lajedo e machuquei o tornozelo....normal..

tenho o mapa sim, em jpg (carta ibge baldim) e tenho a trilha marcada no Google
se quiser me passe seu e-mail que te mando o Kml, acho que tenho os pontos gps também....

Abraço e marca uma reputação pra mim aí igual eu fiz pelo relato do FRANCISCO...(rss)

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante