Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#715213 por Rafael Freitas
10 Mai 2012, 16:08
Parque Nacional do Caparaó

Subida ao Pico da Bandeira pela Portaria do Lado Capixaba

12 Principais Dúvidas Com Respostas

1° Pergunta: Porque a escolha pelo lado Capixaba do Parque?
Resposta: O visual da trilha até o Pico da Bandeira pelo lado Capixaba é esplêndido, bem mais atrativo que pelo lado Mineiro, além de melhor infraestrutura de camping e menor número de visitantes.

2° Pregunta: Qual o nível de dificuldade da trilha pelo lado Capixaba do Parque?
Resposta: O nível é considerado moderado para pesado, é necessário preparo físico, bom equipamento e muita força de vontade. O percurso é basicamente em subida sobre pedras, sendo em alguns pontos extremamente exaustivo.

3° Pergunta: É possível fazer a trilha até o Pico da Bandeira sem guia.
Resposta: É possível sim, o parque não possui uma excelente marcação, mais a que existe serve para se orientar, logicamente, requer do mochileiro uma experiência positiva em navegação, bom senso de orientação, observação dos mapas anteriormente, e contar com o bom tempo.

4° Pergunta: Qual a condição das estradas dentro do Parque?
Resposta: As estradas são boas, contudo em sua grande parte, muito íngremes, até o Camping Macieira, é tranquila a subida, carro 1.0 lotado chega, da Macieira até a Casa Queimada, a coisa aperta, as subidas se tornam muito íngremes, com trechos de subida não calçados, carros 1.0 com muito peso podem ter dificuldade, retomadas são “impossíveis”, você deve manter a rotação, ir devagar e sempre, observar sempre o nível da água, ter uma boa habilidade na direção, se a intenção for se deslocar direto até a Casa Queimada em um carro 1.0 lotado, indico duas viagens dividindo equipamentos e pessoal a partir da Macieira.

5° Pergunta: Qual horário para iniciar a trilha até o Pico da Bandeira?
Resposta: Um bom horário saindo da Casa Queimada é às 02h00min, esse é um bom tempo para um grupo de nível médio, grupos com maior dificuldade em locomoção devem sair antes, grupos mais bem preparados conseguem sair 03h00min.

6° Pergunta: Faz muito frio?
Resposta: Durante o dia, as temperaturas são bem moderadas, sendo agradável caminhar com roupas leves, até mesmo para os corajosos um banho de cachoeira, contudo, pela noite, o clima muda radicalmente, a temperatura começa a cair, ventos frios dificultam ainda mais as coisas, é fácil que chegue a temperaturas perto de zero grau ou até mesmo negativas.

7° Pergunta: O que devo levar?
Resposta: Equipamentos básicos de camping: Mochila, Barraca, Esteira, Saco de Dormir, Bastão de Caminhada, Cantil, Fogareiro, Gás, Lanterna, Pilhas Extras, Capa de Chuva, Copo, Prato, Panela, Bota/Botina/Calçado, Roupas (gorro, luva, meias, casaco pesado, etc), Material de Higiene, Comida, 1° Socorros, Sacos Plásticos (lixo, roupas sujas, etc).

8° Pergunta: O que devo comprar de comida?
Resposta: Vou passar a minha dica pessoal: Café da manhã (pão/bisnaguinha, salame fatiado/queijo, café solúvel, fruta), Lanche da manhã (biscoitos, barra de cereal, suco em envelope, chocolate), Almoço (enlatado/prato pronto, suco em envelope, chocolate), Lanche da tarde (biscoitos, barra de cereal, suco em envelope, chocolate) e Jantar (Miojo, Caldo, Salame, suco em envelope, chocolate).

9° Pergunta: É fácil chegar até o Parque?
Resposta: As estradas estão em ótimas condições, sendo fácil a navegação para os companheiros que vão de carro, lembrando que a portaria do parque pelo lado do ES fica em Pedra Menina, para companheiros que vão de ônibus, a logística também é bem simples, os que saem de MG, RJ, SP, vão para Espera Feliz, de lá para Pedra Menina em um ônibus de linha, depois arrumam condução (táxi/frete) até o Parque, quem sai do ES, vai direto para Dores do Rio Preto, de lá para Pedra Menina e depois arruma condução (táxi/frete) até o parque.

10° Pergunta: É possível fazer o Pico em um final de semana?
Resposta: Sim, é possível fazer em um final de semana.

11° Pergunta: Como é a estrutura dos Campings?
Resposta: O Camping Macieira, conta com total infraestrutura, como ducha aquecida a gás, luz elétrica, churrasqueiras, outros, o Camping Casa Queimada, conta apenas sanitários e área de camping.

12° Pergunta: Onde consigo contatos de guias, condução até as áreas de camping, clima, etc?
Resposta: A portaria do parque tem todas essas informações para vocês companheiros, quem sãos os guias cadastrados, transporte, previsão do tempo, pousadas, etc.

Qualquer outra duvida, estou à disposição para sanar, basta entrar em contato.
Atenciosamente,
Rafael Freitas.

#731204 por xcelmo
25 Jun 2012, 21:46
Boa noite, amigo, estou subindo o por ES agora dia 01/07, e estava questionando exatamente a quarta pergunta, carro 1.0 sobe? Vi que até a macieira onde vou ficar acampado é tranquilo depois fica meio sinistro, meu paliozinho acho que não aguenta a pressão, esse percuso da macieira até onde o carro chega seria muito distante? Tipo complicado fazer a pé? no caso deixaria o carro na macieira e subiria dali em diante, estou no carro com 4 pessoas mais o peso do Kit gás que não é leve, mais bolsa de todo mundo.

att Celmo Chaves.
#885011 por alex.idt
03 Out 2013, 09:03
Olá Rafael,

Excelente iniciativa. Parabéns. Foi muito esclarecedor em vários pontos de dúvidas.

Eu pretendo realizar uma subida ao pico da Bandeira no ano de 2014, e gostaria de, se possível, algumas informações adicionais sobre esta escalada. São elas:

1 - Qual a melhor época do ano para subir o Pico da Bandeira?
2 - Qual seria a melhor logística para quem está chegando pelo Aeroporto de Vitória/ES? Teria algum outro aeroporto mais próximo e mais indicado?
3 - Vi que em um fds semana seria possível a escalada ao pico da Bandeira, mas caso dispusesse de algum tempo extra, quais atrativos da região vc recomendaria?

Agradeço desde já pela atenção.

Abço!
#1062175 por bruno viana fagundes
26 Fev 2015, 00:07
Boa noite Rafael , bacana suas orientações , vou estar hospedado na cidade de Manhumirim, e de lá vou para Pedra bonita ,gostaria de saber se da pra fazer trilha numa terça a noite e já retornar na quarta de manhã , e se a cidade de pedra menina tem hospedagem ? to viajando apenas com mochila,. valeu.
#1063446 por Roger Lezino
02 Mar 2015, 18:47
Caramba Rafael! Muito bom o texto!

Estou com viagem marcada pra lá com uns amigos... Já subi pelo lado mineiro, mas apaixonado pelo ES que sou, estou ansioso para subir pelo lado capixaba!
Valeu pelas informações valiosas!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante