Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#496628 por Leandromdelima
24 Ago 2010, 11:28
Bom dia, amigos de mochila.

Fui convidado a fazer o pico do Escalavrado por uma amiga minha e gostaria de saber mais ou menos como é. Fiz uma busca aqui no fórum e não encontrei nenhum relato. Alguém que já fez pode me dizer como é? Quanto tempo mais ou menos e qual o nível de dificuldade? Vi uns videos no youtube com uma parte onde as pessoas usavam cordas. É preciso equipamento de escalada?

Grato pela tenção ;)

#496865 por rafalesao
24 Ago 2010, 21:33
Opa....
que eu saiba nao precisa de cordas, as vezes apenas por uma segurança extra, mas nao que seja imprescindivel.. Nunca subi, mas como vou muito a terezopolis subir outras montanhas converso muito com um guia local de minha confiança. O escalavrado até onde eu sei é uma escalaminhada toda em aderencia, entao prepare porque as panturrilhas vao doer bastante.
Essa amiga sua ja foi? Tem locais aonde a trilha nao é muito demarcada. As vezes vcs podiam contratar um guia,heim?
Grande abraço
#632455 por José Luiz
12 Set 2011, 23:10
Leandro,

Embora muita gnt faça sem equipo, não é recomendável.. Tem lances de muita exposição e é comum ver gente "travada".. além de não serem raros acidentes.. pois se chover ou garoar a coisa complica muito..
Existem uma infinidade de relatos na net e já existe até um guia de trilhas do parque com croqui da montanha.. Eu classifico como semi-pesada com lances de 1o grau.

SdM,

José Luiz
#930863 por lgcarmo
19 Fev 2014, 15:37
Olá,

O Escalavrado não é só trilha, possui lances de escalada, não que seja muito difícil, mas o equipamento e conhecimento tornam-se necessário. Existe gente que faz sem nada... Mas isso não é regra e a maioria leva equipamento de escalada. Tem alguns lances extremamente expostos. Tenho um vídeo que fiz lá, dá para ter uma noção. Segue abaixo os links do relato e vídeo que postei no meu blog. Abraço.

Link para o relato: http://pitbullaventura.blogspot.com/2013/11/video-da-subida-ao-escalavrado-pitbull.html

Link para o vídeo: http://pitbullaventura.blogspot.com/2013/09/subida-ao-escalavrado-parque-nacional.html

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante