Ir para conteúdo

Pico do Paraná - O Retorno!


Posts Recomendados

  • Membros

Eai galera!

Então, resolvi fazer esse relato da minha segunda vez no Pico Paraná para caso alguém tenha alguma dúvida do restante do trajeto. Os relatos da galera me ajudaram bastante a tirar várias dúvidas, então acho que de alguma coisa vai servir. É um relato com muitas fotos, tentei ilustrar da melhor maneira possível.

 

A trip foi há algum tempo já, coisa de 1 mês (subimos em um final de semana de junho) mas estou começando esse relato só agora pois meu mochilão pela América do Sul e meus três empregos estão me tomando tempo ::dãã2::ãã2::'>

Só esclarecendo, no primeiro relato eu falo que ficamos no A1, mas acabei descobrindo depois que esse era na verdade o A2 ::cool:::'> .Sem mais delongas vamos lá.

 

Já estava pensando em fazer novamente o PP desde a última vez que desci dele (Pico Paraná - Abril 2011). Como meu amigo Caetano tinha entrado no exército, estava cheio da vibe da mata e tal e topou fácil. Quem se candidatou também foi o Flavio (vide Pako), que estuda e trabalha comigo. Eu já tinha noção do caminho, o Caetano estava com um bom preparo físico devido ao exército, agora o Pako... ::putz::

 

Sexta-feira o Pako veio aqui para casa para arrumarmos as mochilas. O Caetano deixou a dele aqui e seus equips também e eu acabei arrumando tudo.

 

 

Checklist

 

antesdepois.jpg

 

Segue também algumas fotos mais próximas do nosso checklist. Não estava com todas as coisas ai (faltava algumas coisas do Pako e do Caetano) mas já da uma idéia do que levamos. Acho que ajuda um pouco

[picasa]http://picasaweb.google.com/101773696187215718091/Checklist#[/picasa]

 

 

Alimentação

 

1.jpg

 

- 4 Pct. Miojo

- 12 Barrinhas cereais

- Bisnaguinhas com Nutella

- 3 Pct. Bolacha

- Queijo Provolone

- Queijo Mussarela Ralado

- Bacon Picado

- Linguiça Picada

- Seleta Milho/Ervilha

- Molho Tomate

- Chá (pacotinho)

- Queijo Parmesão Ralado

- Orégano

- Açúcar

- Pct Massa Rapi10 (acho que é assim, mas pode ser pão sírio ou derivados)

- 2 Pct Suco em pó (não fizemos)

- 1 Pct (Sopa com macarrão)

- 1 Barra Chocolate

- 3 Bombons

 

Lembrando que isso foi comida para três pessoas. Não sobrou nada, apenas os 2 pct. de suco.

 

Como tínhamos prova no sábado e a trip precisava ser nesse final de semana acabamos saindo tarde. Acho que nunca tinha feito uma prova tão rápida. A ansiedade tava grande. Assim que saí já encontrei o Pako e o Caetano estava esperando a gente no estacionamento. Embarcamos rumo a fazenda.

 

Chegamos por volta do meio-dia (sim, bem tarde). Arrumar tudo, abastecemos os reservatórios e comemos uns sandubas que eu havia preparado para o almoço. Quando pergunto para o Caetano onde está o cartão da máquina... ::putz:: Ele esqueceu, então ao invés de fotos com uma Nikon D90, acabamos tirando fotos com a minha Cybershot 6.0 (ainda bem que levei). Iniciamos a caminhada por volta das 13hrs (sim, bem bem tarde!)

 

Ajustes finais

DSC04862.JPG

 

Pako, o verdadeiro mochileiro ::lol4::

DSC04865.JPG

 

Nem preciso dizer o quanto aquela imagem do Pako era engraçado pra mim. Parecia um farofeiro, eu já tava imaginando quanto tempo levaria para ele pedir pinico!

Acho que deu uns 20min de subida e ele sentou de vez. Depois de umas 10 paradas essa foi a mais demorada. Eu e o Caetano na pressa, querendo andar rápido e ele lá morrendo ::lol4::

Chegamos a vários desabafos, de como ele ia parar de fumar, começar a fazer exercício e etc. Quase desistiu e foi dormir no carro, mas enchemos tanto que fizemos ele levantar. E começou a minha bela frase que duraria o resto da trip "estamos quase chegando". Foi só assim para fazer ele andar até a primeira parte que rolou um visual. Acho que aquilo deu um ânimo nele e ai fomos embora, em um bom rítimo até.

 

DSC04870.JPG

 

Eu, Caetano e Pako. Paradinha para descançar.

DSC04874.JPG

 

Eu já tinha curtido aquele visual antes. (Claro que é algo que vale a pena mesmo se estivesse subindo pela 10º vez) Mas para os dois era a primeira vez, então estavam na pira! ::hahaha::

DSC04879.JPG

 

Logo mais chegamos na divida do Pico do Paraná com o Caratuva. Partimos para o PP é claro.

DSC04882.JPG

 

"Fod... :( "

DSC04884.JPG

 

Um pouco depois chegamos na parte da mata, onde se tem um bom pedaço de trilha em mata fechada.

 

Primeiros grampos (Eles ainda não sabiam o que seriam os verdadeiros grampos ::lol4:: )

DSC04892.JPG

 

E continuam por pedras e galhos

DSC04898.JPG

 

DSC04904.JPG

 

Primeira queda do caetano, nem preciso dizer que a gente tava na metade do caminho e já estava começando a escurecer... ::ahhhh:: A neblina tava pegando também!

DSC04915.JPG

 

Apartir dai não temos mais fotos até o outros dia. Escureceu bem rápido, e a chuve veio que veio. Headlamps na cabeça, Anorak vestido e vambora (Pako não tinha nenhum dos dois ::bad:: )

O pako só estava se fodendo, com uma lanterninha mini, ele ia no meio da gente guiado pelas nossas lanternas. Quem já foi pro PP sabes como é o quando estamos quase no A2. Essa trilhas é complicada, subidas e descidas sinistras, bem irregulares e com bastante lama por causa da chuva. Foi complicado, confesso. Só dava para ver a sombra monstruosa do PP entre a neblina. Adrenalina a mil, foi um tesão! ::otemo::

 

Quando chegamos aos grampos, hahahhaha, eu já sabia o que tinha pela frente então tava tranquilo, mas posso dizer que para o Caetano e o Pako foi um choque ::lol4::

Enquanto subíamos aquele negócio na escuridão e na chuva, eu falava com o Pako e ele simplesmente não respondia, só ia subindo. Acho que ele nem tava mais ali, foi só no instinto/medo que ele subiu.

Depois de mais 1h de caminhada finalmente chegamos no A2, posso dizer que essa 1h foi foda, parecia que nunca ia chegar, eu também senti essa parte, tava morto já.

 

Quando vi já estávamos no A2, dei de cara com umas barracas e uma galera. Dei boa noite para eles e não responderam, achei estranho. Tudo bem que chegar três locos lá de noite deve assustar, mas...

Simplesmente eu não consegui ver NADA além de 1, 2m na minha frente. Eu já conhecia o A2 e não conseguia me localizar. Ficamos andando um tempo ainda até achar o lugar para as barracas, tinha bastante gente lá naquele dia.

Finalmente encontrar um lugarzinho e começamos a montar as barracas, debaixo de chuva.

 

Como tinha para o exercício começou a bater o frio, e QUE FRIO!! ::Cold::

PP no inverno com chuva é complicado. Montei minha barraca, e tinha algo errado, eu não sei o que eu fiz, aquela porra toda escura e eu ali me batendo com a barraca. Acabei montando ela meio errada mesmo e fui pra dentro. Tudo molhada. Minha calça e 2º pele encharcadas. Um frio siniiistro. O mais foda foi que minha bota molhou dentro. Acho que foi da água que escorria pela calça seilá. Mas isso foi foda.

 

Como a barraca que o Pako levou era grande (não lembro a marca, mas era tipo 4 pessoas) decidimos fazer a janta lá dentro mesmo. Troquei de roupa, coloquei meu chinelo e fui pra barraca deles. Foi tranquilo, ligamos o fogareiro lá dentro mesmo, sabíamos do risco mas era impossível fazer de outra forma. Tava de boa, até que o pako foi pegar a panela para servir um prato e derrubou um pouco (tenho um cabo daqueles da Quechua, um lixo. Nunca segura direito!). Zoei ele um pouco e quando fui pegar derramei quase toda a panela no chão da barraca. Meu deus eu não sabia se era de tristeza ou a cena do Pako, que invés de juntar a parada e colocar na panela, no mesmo instante que caiu ele começou a comer o macarrão do chão mesmo ::lol4::::lol4:: porra a gente tava com muita fome, fazia tempo que eu não ria tanto.

 

Depois de comer fui pra minha barraca e morri. Era umas 2hrs e eu acordei. FRIO ::Cold:: Nem tenho o que dizer, tava frio demais, eu tava com um calça fleece, 2 meias, casaco fleece, 2 camisas e meu saco de dormir da T&R (acho que 4º) e acordei com frio. Tentei me esquentar e não dava. Conseguir dormir mais um pouco mais fui acordando de poucos em poucos. Foram -2º aquela noite.

 

Tinha colocado o despertador para 5:30. Queria poder levantar, comer alguma coisa e ficar vendo o sol nascer. Nada feito. Tava impossível de sair da barraca, era muito tenso. Frio mesmo. Acabei desistindo.

Não sei ao certo que horas eram quando eu levantei, devia ser por volta das 8hrs. Era possível sair da barraca já e tinha um bom sol. Quando abri minha barraca só gritei para eles: "vocês tão perdendo".

 

A visão do A2 é realmente irada!

DSC04918.JPG

 

Comemos algo rápido e partimos rumo ao cume. Estava meio tarde e teríamos que nos agilizar.

 

Visão do A2 (nossas barracas são das da direita_

DSC04921.JPG

 

DSC04922.JPG

 

A visão que rola subindo o PP é animal também, vale cada esforço!

DSC04925.JPG

 

DSC04927.JPG

 

Cume do PP coberto pelas nuvens, nosso destino

DSC04928.JPG

 

DSC04931.JPG

 

Só visual foda

DSC04933.JPG

 

DSC04934.JPG

 

DSC04935.JPG

 

DSC04936.JPG

 

Realmente queria saber como essa rocha parou ali assim

DSC04939.JPG

 

DSC04945.JPG

 

DSC04946.JPG

 

Eu curtindo a brisa :D

DSC04952.JPG

 

DSC04958.JPG

 

DSC04960.JPG

 

DSC04959.JPG

 

DSC04961.JPG

 

Esses são uns grampos quase chegando no cume

DSC04970.JPG

 

O que ajudou muito foram essas plantinhas! Como não estávamos com forças para ir até a água do A2 subimos com pouca, e essa foi uma ótima maneira de economizar!

DSC04972.JPG

 

Continua o caminho ao cume

DSC04974.JPG

 

Pako e Caetano

DSC04981.JPG

 

Cruzamos um pessoal na subida, tinham acampado lá no cume, e se arrependido! Falaram que o frio tinha sido sinistro, e que algumas barracas congelaram por fora.

Depois de aproximadamente 1h de subida CHEGAMOS! ::otemo::

 

Estava uma neblina sinistra na hora.

DSC04997.JPG

 

Mas de vez em quando ela passava e aí era só alegria!

DSC05002.JPG

 

O visual é sem palavras, só indo até lá mesmo para saber, é algo que não envolver somente a visão, tem algo a mais.

 

O registro de nós três no cume

DSC05004.JPG

 

Assinamos o belo livro/caderno do cume, ficamos um tempo por lá curtindo e depois partimos

 

DSC04988.JPG

 

DSC04987.JPG

 

Logo chegamos ao acampamento e resolvemos fazer o almoço. Eu e o Caetano fomos pegar água pois o reservatório havia acabado, aproveitamos e lavamos a louça também, mas só pensávamos em uma coisa: Pizzas!

 

DSC05009.JPG

 

Nada como um prato bem feito em uma trip assim

DSC05010.JPG

 

Desorganização da minha barraca (e ele toda torta por estar montada errada)

DSC05011.JPG

 

Tentativa fracassada de secar a roupa

DSC05012.JPG

 

Pako feliz por estar comido

DSC05013.JPG

 

Lariiica

DSC05016.JPG

 

Como havia acabado quase todos os condimento para o recheio, acabamos colocando o que tinha sobrado de chocolate ::otemo::::otemo::::otemo::

DSC05019.JPG

 

Após isso ajeitamos todas as coisas, e partimos rumo a fazenda. E enquanto isso o Caetano ia caindo... ::lol4::

DSC05023.JPG

 

Agora pegamos algumas fotos da trilha perto do A2, imagina isso na escuridão e com chuva ::bad::

 

DSC05035.JPG

 

DSC05037.JPG

 

DSC05040.JPG

 

E os belos grampos, a parte mais legal da trip hahaha.

 

Pako tenso na descida

DSC05041.JPG

 

DSC05055.JPG

 

DSC05056.JPG

 

DSC05067.JPG

 

Os grampos não são difíceis de passar, parece tenso até nas fotos, mas é tranquilo!

 

Voltando..

DSC05072.JPG

 

Carregando a água

DSC05082.JPG

 

Parte da volta

DSC05084.JPG

 

De repente chegamos a uma parte e o sol começou a entrar na mata. Estava tudo frio e úmido, aquele sol foi tudo de bom

DSC05091.JPG

 

Pako: Falta muito? ::lol4::

DSC05092.JPG

 

Muita lama, estávamos sujos pra caralho!

DSC05103.JPG

 

Chegamos a uma parte, deveria faltar em torno de 2hrs para chegar a fazenda. Era meio tarde e resolver esperar pelo pôr do sol já que não tínhamos visto o nascer.

Fizemos aquela sopa, que caiu muito bem! Ali estava um sol legal, e deu para tirar as roupas e meias e deixar secar um pouco. Logo o céu ficou irado!

 

DSC05116.JPG

 

DSC05114.JPG

 

Sabe aquelas fotos, tipo pegando o sol??

DSC05123.JPG

 

Sei

DSC05124.JPG

 

E assim começamos a descer, visual irado e logo começou a ficar noite. E que noite! O céu estava ANIMAL. Muitas estrelhas mesmo, pena que não deu nenhuma foto. (ah a D90 agora)

DSC05129.JPG

 

É isso ai, espero que esclareça como é a trip para alguém. Qualquer coisa é só perguntar! Escrevi esse relato bem rápido, então qualquer erro me desculpem hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Colaboradores

Mandou bem no relato George, li os teus dois e curti mesmo, me tirou várias dúvidas!!

 

Estou planejando ir pra lá agora em abril, vou com mais dois amigos tb, só falta escolher certinho a data e arranjar alguns equipos que a gente ainda não tem.... mas são detalhes....

 

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...