Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#615433 por Ellen Valeska
22 Jul 2011, 11:19
Ai vai o meu Relato.
Oi pessoal, primeiramente desculpe a demora em relatar a minha primeira aventura, estou me recuperando ainda, rsrsrs. E muito obrigada aos mochileiros (as) que me acompanharam nessa!!! ::otemo::

Foi a trip mais difícil que já fiz até agora ( espero que eu tenha outras) achei que não iria conseguir mas chega um momento que não há como desistir, esta foi a minha primeira montanha, e primeira trip com uma mochila cargueira pesando uns 15kg, confesso que a mochila foi burrice minha!!! ::putz:: eu não precisava de tanta comida e uma barraca tão grande, mas agora já foi, na próxima tento levar o que realmente irei precisar, isto é importante, não levem uma mochila exagerada!
Moro em Ponta Grossa, sai da minha cidade sexta dia 15, ás 9:45 da manhã com destino a rodoviária de Curitiba, cheguei lá as 11:30, e fiquei esperando os meus companheiros desta jornada que conheci aqui nos Mochileiros, Lielto e Jr. Massan. Fomos almoçar, comprar mais comida (ainda não entendo o porquê) e pegamos a estrada, eu não me recordo direito acho que eram 14:30 + ou -.
PS: Para os de primeira viagem, prestem atenção, quando passarem o posto do Tio Doca, mais a frente tem duas pontes, assim que passarem o primeiro rio há uma estrada bem discreta á direita e a ponte sobre o rio Tucum.
Bem, fiz questão de falar sobre a entrada da estrada porque passamos direto, e o retorno acho que fica uns três quilômetros a frente, e depois acabamos voltando para o posto, mas tudo bem, erros viram uma boa história, mas não erramos uma vez não. Já na estrada de chão logo após a igreja, entramos para direita, e quase fomos parar na rodovia de novo, voltamos e pegamos o caminho certo, chegamos à fazenda as 16:00. A taxa é de 10R$ por pessoa.
PS: Celular só pega na entrada da Fazenda, e próximo ao Pico PR.
Quando chegamos tinha um pessoal indo embora, trocamos umas ideias, e pensávamos em acampar na fazenda mesmo para esperar o resto do grupo que chegariam no sábado cedo, porém, nosso amigo Dilson (proprietário do local) nos aconselhou a iniciarmos a trilha e esperar o nosso grupo, na primeira clareira entre o Caratuva e o Itapiroca, afinal era noite de lua cheia, não estava frio (até aquela hora!!) e nem com previsão de chuva, achamos uma boa ideia e fomos.
Quarenta minutos de caminhada e eu já estava morrendo, meu Deus que mochila pesada, no caminho há alguns mirantes naturais, tiramos algumas fotos,
e vimos um pôr-do-sol, lindo!.
Continuando, logo escureceu e estávamos á uma hora do local indicado pelo Dilson onde poderíamos acampar e ficava perto, da bica d´agua.
Enfim chegamos a um clareira e resolvemos acampar ali, pois já estávamos muito cansados e com fome, armamos o "acampamento" e fomos em busca de água para a nossa janta, descendo a trilha achamos uma clareira maior, que era o local correto para acampar, resolvemos continuar acampados onde estávamos e seguimos em busca da água, logo avistamos duas placas indicando as trilhas, uma dizia - PICO PARANÀ a outra CARATUVA, na hora deu um branco e ninguém lembrava por onde ir, seguimos a CARATUVA, andemos uns quinze minutos e a trilha começou a subir, sem sucesso voltamos, e resolvemos ficar no acampamento com a pouca água que tinhamos.
Voltando, passamos novamente pela clareira "correta", e vimos um bichinho, achamos que era uma coruja, nos aproximamos e ela não se moveu, quando iluminamos o animal com a lanterna, Nsssss, era uma cobra, acho até que era uma jararaca, pela cor, bem cinza, rsrsrsrs, só "neguinho" correndo trilha acima kkkkkkkk... foi divertido mas poderia não ser então para os míopes como eu usem oculos na trilha, e pessoal não se aproximem dos animais silvestres que existem por lá.
Estávamos nos conformando em ficar com pouca água quando um grupo que estava indo para o PP passou então perguntamos se eles sabiam onde havia água, eles não só sabiam como nos explicaram muito bem e nos deram um pouco da água deles, já que iriam passar por lá, isto foi muita gentileza deles, não?!!!!
Vimos a maravilhosa lua cheia, céu todo estrelado, muitos aviões, jantamos, e quando fui me preparar para dormir, tinha uma aranha dentro da minha barraca, tive que mata-la, foi legitima defesa!
Não dormimos quase nada pois fez um frio horrível, as quatro da manhã estavamos tomando uma sopa para ver se esquentava, até estrela cadente eu vi de madrugada, mas enfim amanheceu, fomos buscar água.
Voltamos, tomamos um café da manhã bem farto e começamos a desmontar as barracas, então o pessoal que esperavamos chegaram, iniciamos a trilha do PP as 11:00, a trilha não tem erro, é bem aberta, e um pouco difícil já que tem grandes pedras, raízes, troncos e é um pouco escorregadia.
Quando fui me aproximando do PP, no começo me deu um pouco de medo, ele é tão grande, mas não era medo da altura, mas sim da imponência dele...
senti insegurança, é como se estivesse, o desafiando...
me senti tão pequena perto daquele gigante.
Foi um final de semana ensolarado, então tinha bastante gente lá, quando cheguei, no A2, isso ás 17:00 ( é claro que fui em um ritmo bem lento e cheio de paradas), já não havia local para armar as barracas, então meio que ficamos num acampamento "comunitário" e foi a melhor coisa que fizemos pois dormimos em quatro em uma barraca o que ajudou no frio da segunda noite.
As 4:00 da manhã acordei, comi algo e me juntei com o resto do grupo para atacarmos o cume, saímos as 4:30, chegamos lá as 6:00.
Estar no cume do Pico Paraná, vendo o sol nascer e o mar de nuvens invadindo a serra, foi a coisa mais inteligente que fiz este ano, todo o esforço as horas de caminhada e os hematomas nas pernas, valem muito a pena!!!
Fiquei tão encantada com a vista, com o lugar que desci de lá e me esqueci de assinar o livro do cume, agora tenho a obrigação (prazer) de voltar lá para assina-lo.
A volta foi tranquila, sai do PP ás 11:00 fiz a maior parte do caminho sozinha, fui colocando a "cabeça" em dia, contemplando a vista, peguei água no riachinho próximo ao A1, logo meus amigos me alcançaram e terminamos a trilha, tomamos banho na casa do Dilson e seguimos para Curitiba, de lá embarquei para Ponta Grossa.
Resumindo foi perfeito.
Final de semana perfeito fez sol os três dias que passei lá, em pleno inverno quase não passei frio, lua cheia no céu, ótimos companheiros, vi o que queria ver, um mar de nuvens incrível. E até a próxima.

DICA
# SAINDO DE ONDE ESTAVAMOS (entre Caratuva e Itapiroca) DESCE A TRILHA, CHEGANDO NAS PLACAS SEGUE A PLACA INDICANDO O CAMINHO DO PICO PARANÁ, UNS QUINZE MINUTOS DEPOIS HÁ A BICA D´AGUA, PEGUEM ALI POIS O PROXIMO LOCAL COM ÁGUA POTÁVEL FICA PERTO DO A1, PRINCIPALMENTE NAS SEMANAS EM QUE NÃO CHOVE. A BICA QUE HÁ PERTO DO A2 NÃO É MUITO "FARTA" FICOU MEIO DIFÍCIL PEGAR ÁGUA ALI, E TAMBÉM FICOU A DESEJAR A QUALIDADE DA ÁGUA, ENTÃO APROVEITEM PARA PEGAR NO RIACHINO PROXIMO AO A1.

#615446 por Otávio Luiz
22 Jul 2011, 11:52
Parabéns pela conquista Ellen, Lielto, Jr e demais, agora só falta postar as fotos... ::cool::
#615569 por Lielto
22 Jul 2011, 15:57
Otávio Luiz escreveu:Parabéns pela conquista Ellen, Lielto, Jr e demais, agora só falta postar as fotos... ::cool::

po valeu!!

Ellen, Junior aprendi muito com voces! valeu o companheirismo!!!
VOLTAR AO PICO??
CONCERTEZAAAAAA!!!!
foi demais!!!
#615705 por burns - luizcossari
22 Jul 2011, 22:43
Hey, parabéns! São os perrengues que fazem a recompensa de chegar lá em cima ainda mais valiosa! hahaha
Poxa, que legal que vcs pegaram o mar de nuvens perto do PP! Eu tava por lá esse fds também, mas na noite anterior o mar de núvens ficou lá em baixo!
A gente deve ter cruzado o caminho na trilha, já que eu tava voltando quando vocês estavam subindo! Eu ví mesmo que tinha uma galera subindo, e achei mesmo que faltaria espaço para acampar lá em cima...
Bom, já nós saímos do norte do estado quinta de manhã e chegamos à fazenda ao final da tarde. Acampamos na base, e sexta por volta das 9 começamos a trilha. Chegamos ao cume por volta das 16hrs, onde acampamos em uma das clareiras. Ventava demais na parte descampada, mas nas clareiras, as caratuvas protegiam bem. Foi sensacional ver o sol se pôr e a lua cheia nascendo quase ao mesmo tempo. O mar de nuvens cobrindo a baía e subindo serra acima, tudo bem lá baixo! E o sol nascendo com a lua cheia ainda brilhando no sábado de manhã... Iniciamos a descida por volta das 9, e encontarmos algumas barracas no A2 e muita gente subindo a trilha... legal que vcs conseguiram!

Imagem
Editado pela última vez por burns - luizcossari em 22 Jul 2011, 23:09, em um total de 1 vez.
#615750 por Lielto
23 Jul 2011, 02:18
porra parabens pelas fotos Luiz Cossari!!!
ficaram legais!!
ate 'roubei' mais uma ;)
numa dessa nos encontramos na trilha mesmo.. tava lotado o PP!!!
#627139 por Aline Tormes
25 Ago 2011, 10:27
Oieee!

Nossa agora que vi o relato! valeu Helen, foi um prazer enorme te conhecer!..vc é guerreira! parabéns!
Em breve vou subir de novo!..já estou morrendo de saudade daquele lugar!
Abraço a todos que participarem desta aventura!
#703947 por Evolution Brasil
07 Abr 2012, 20:20
Nùossa ::ahhhh:: !!?? Pico Paraná não deve ser pra qualquer um não!!Parabéns Ellen!! Fico muito feliz ao ver a mulherada mandando bem nas trips.Gostei do relato, só mesmo quem está iniciando sabe o valor destas informações.Estou com muita vontade de atacar o PP neste outono..Bora voltar??Vc e todos que lhe acompanharam? Gosto de compainhas experientes hehehe Bota experiência nisso! ::otemo::
Beijokas Faby

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes