Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#504559 por ROTA da AVENTURA
16 Set 2010, 20:52
e ai galera vai ai mais um rolezinho que fiz junto com a carla!!
fomos rumo ao parque nacional do caparao aprox 700km de SJC, iriamos entrar pelo lado mineiro mais uma queimada no parque impediu que a gente entrasse no parque pois poderiamos ser surprendidos pela queimada que vinha descendo ai falei pra Carla .. FUDEU !! puts rodei tudo isso pra não poder entrar !! ai veio na cabeça o lado do Espirito Santo!! perguntei pro guarda parque e ele falou que por la poderia entrar pois o fogo estava do lado de MG , dito e feito parti rapinho para a outra portaria e conseguimos entrar e ja fomos direto pro acampamento casa queimada a 9 km da entrada do parque , chegamos la que beleza so a gente no acampamento !!
uauuu da hora uma infra de banheiros e duchas(geladas) e pias pra cozinha no fundo , a noite a ainda tinha uma luizinha gerada por captadores solar !!
é isso ai fizemos 2 ataques , um pro bandeira e calçado no fim de tarde e outro no dia seguinte pro cristal !!
a trilha pro bandeira e calçado são bem marcadas com setas amarelas e piquetes de madeira com a ponta fluorescente pro pessoal fazer a caminhada de madruga !! ja pro cristal o negocio é ir no visual e acompanhando alguns totens e no final superar a escalaminhada !!
apesar do bandeira ser o 3 pico mais alto com seus 2892mts achei o pico cristal muito mais imponente que o bandeira !!

segue videozinho e fotos !!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



falow !!

#508122 por Alber.son
28 Set 2010, 17:36
Fala Bruno, blz...
Pode tirar uma dúvida... estou pra ir a Serra do Caparaó no dia 03/01/2011, gostaria de saber quanto tempo leva a subida ao Cume do Bandeira, Calçado e Cristal. Não sei onde vocês acamparam, mas nos pretendemos acampar no Terreirão.
Abraço
#508142 por ROTA da AVENTURA
28 Set 2010, 18:31
e ai albert blz !!
então eu ia ficar do lado mineiro mas uma queimada ::carai:: no parque não estavam(guarda parque) deixando ninguem passar !!!ai fui pelo lado ES !!
# terreirão ate o pico bandeira e calçado uma media de 2:30 á 3 hs tranquilo a trilha é bem marcada!! até a noite com uma lanterna fica facil !!
# ja pra vc ir ate o cristal demora um pouco mais pois ele é meio "fora" ja que o calçado é quase que uma descida do bandeira !!
acho que da placa onde indica casa queimada /terreirão que e´la em cima deve dar +- umas 1:30hs ate o cristal pois tem muito mais trepa pedra e trilha menos marcada tendo que seguir visualmente e alguns totens , apenas o finalzinho pra chegar no cume é mais complicadinho mais da pra ir com calma hehehe
::sos:: é bom ligar la pra agendar pois nesta epoca deve tar lotado por la !!!
valores 10,00 entrada no parque
6 ,00 diaria camping
vale muito a pena !! estar la em cima é muito bom !!
abço
#508216 por Rafael Maccheri
28 Set 2010, 21:51
Ae Bruno, eu fui para o Bandeira em Julho e fiz os 3 picos também.

Concordo com vc sobre o Cristal. O desafio é maior e considerei a conquista dele mais gratificante do que o próprio Bandeira.

Foi cansativo pacas, mas valeu a pena!!!

Abs
#508475 por Alber.son
29 Set 2010, 15:38
Blz Bruno, a subida tanto do Bandeira quanto do Cristal é bem rápida... dá pra fazer os três em um dia só!!!...
Estou indo no dia 03 de Janeiro, vou chegar no parque no dia 04 lá pelas 7 da manhã...e neste dia pretendo conhecer Vale Verde, Cachoeira Bonita e Vale encantado, acampamos no Terreirão e no dia 05 de madruga (umas 3 da manhã), fazer o ataque aos três cumes. Será q é seguro deixar a barraca com os equipamento e subir apenas com a mochila de ataque? Ouvi dizer q este parque é frequentado por varios tipos de pessoas, não só montanhistas!!!

Valew pelas dicas!!
Abraço
Alber Barros
Cumes - Equipe de Trekking, Bike e Montanhismo / Curitiba - PR - Brasil
#508505 por ROTA da AVENTURA
29 Set 2010, 16:45
alber !!
então é bom sempre ficar esperto !! o parque é super frequentado tanto por montanhistas como qualquer um , pois o acesso é muito facil (ja vi fotos de nego subindo com colchão nas costas e por ai vai ) !!
la no terreiraõ tem uma casinha onde fica guardas parque !!! acho legal vc tentar levar tudo que é de mais valor na mochila pra não correr risco de alguma perda maior !!
as vezes por causa de um sem vergonha acabamos sempre ficando com o pé atras em deixar as coisa na tenda !!
ficar atento tambem com o rango que deixar na barraca , acondicionar bem em outros sacos e guardar na mochila , pois por la existem muitos quatis e eles ficam doidos com o pessoal e seus rangos , então eles vão atras e acabam ate rasgando a tenda pra pegar o rango !!
não se esqueça de levar blusa(anorak) gorro e luva pois la em cima o tempo vira do nada e começa a ventar pra caramba um protetor solar tambem é bem util !!
com certeza da pra vc fazer os 3 picos no mesmo dia o bandeira e o calçado é numa tacada , e depois saindo do calçado acho que mais 1:30 vc chega no cristal !!
o cristal é o mais lindo deles tanto pela sua imponecia e por ter mais dificuldade de subir ate o cume!! !!!!!
falow
#508563 por Alber.son
29 Set 2010, 20:05
Putz, vou ter q aborta a mochila de ataque então, o bom é q é rapidinho pra chegar no Cume deles e como já estou acostumado a caminhar com a cargueira sempre, desta vez não vai ser diferente!!!... Não adianta subir e ficar com o pensamento nas equipos q ficaram pra tráz.
Ouvi falar desses quatis tb... é comer e quardar tudo.
Quando ficar próximo da data faço a reserva.
Obrigado pelas Dicas.
#565593 por CHUREQUY
17 Mar 2011, 12:52
SALVE GALERA,

PELA SEGUNDA VEZ VOU A SERRA DO CAPARAÓ. DA PRIMEIRA A FALTA DE EXPERIENCIA E CONCIENCIA NÃO PERMITIRAM QUE EU DESFRUTASSE DO LUGAR COMO SE DEVE. AGORA VOLTO PARA TIRAR ESTE PESAR DA MINHA CABEÇA. POREM QUERO TAMBEM SUBIR O CRISTAL. DIZEM QUE É MAIS COMPLICADO QUE O PICO DA BANDEIRA. POR ONDE COMEÇA A TRILHA? QUANTO TEMPO LEVA PARA SUBIR E DESCER? A IDEIA É SUBIR O CRISTAL NUM SABADO E O BANDEIRA DE SABADO PARA DOMINGO. E ENTÃO?
#565623 por ROTA da AVENTURA
17 Mar 2011, 14:03
e ai churequy blz !! então se vc vier do terreirão (MG) a hora que vc chegar na plaquinha
Imagem

vc ja vai ver no visual o bandeira/calçado na sua esquerda e o cristal na direita !!!
o acesso o cristal não tem trilha demarcada , tem que ir no visual e alguns totens de pedra pelo chão , mas não tem erro é só ir subindo e descendo algumas pedras que vc ja chega la !!
apenas o finalzinho dele que é mais " inclinadinho" !!!
se vier da casa queimada (ES) mesma coisa chegou na plaquinha cristal agora na esquerda e calçado e bandeira na direita !!
quando fui subi por ES fiz um corta caminho ate o cristal !! mas se vc não tem "muita experiencia " vai ate a plaquinha que vera tudo no visual ai não tera erro é so ir e voltar pelo mesmo caminho !!
Imagem

cristal visto da estradinha de acesso ao acampamento casa queimada
falow e sobe o cristal mesmo pois ele é muito mais " imponente " que o bandeira !!
#567419 por Fábio Borges
22 Mar 2011, 16:12
Esse pico é muito louco mesmo... quero voltar lá....

o problema é a distância e o investimento hehehehe
#568151 por R E D
24 Mar 2011, 12:16
Fiz ele em Agosto/Setembro de 2010. E muito bonito lá, a infraestrutura é muito boa ... o frio é impiedoso ; )
Vale muito à pena subir de madrugada pra ver o nascer do Sol ... recomendo.
Abs
#568875 por Pe_Berganholi
26 Mar 2011, 14:48
Estou pensando em subir os 3 picos em junho!
Entao o que eu gostaria de saber é o seguinte:

É necessário Guia para subir? Ou a trilha é bem demarcada e da para ir por conta?
Tem que agendar a subida, ou é só entrar no parque e comecar a subir?
La no cume do pico da bandeira, tem lugar para acampar, ou é só no terreirão?

Desde já agradeço
#568991 por ROTA da AVENTURA
26 Mar 2011, 22:23
e ai berganholi blz !!
então não precisa de guia não a trilha para o calçado e bandeira é bem marcada tem ate algumas marcações de tinta amarela e alguns "piquetes " de madeira com a ponta pintado de fluorecente , que facilita até a subida noturna então vai tranquilo !! ja o cristal que fica "fora ' um pouco e menos visitado porem você consegue se orientar facilmente no "visual " é so marcar uma reta e vai e volta por ela !!
se for finais de semna e feriados tem que ligar no parque !! existe um limite por dia de visitantes !!
os locais mais proximos dos picos para acampamento são os abrigos de um lado terreirão MG casa queimada ES existe toda uma infra com banheiros /pias !!
outras areas são proibidas pelo parque mas..... vai de cada um ::xiu:: !!
falow

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante