Dia 3:
Dia da trilha para o Vale de Ordesa.
Arrumamos as mochilas com lanches, água e protetor solar. No verao os carros sao proibidos de entrar no parque, então pegamos o bus que leva até a entrada do Parque por 4,50 euros (ida e volta). O trajeto leva cerca de 20 min.
Descemos na portaria do parque e vimos daí o que nos esperava à frente: dois paredões imensos e o vale no meio. Fiquei até emocionada com a visão... Alí começava a trilha para vários pontos do Parque Nacional de Ordesa.
Pegamos a trilha para o Circo de Soaso, que é o menos difícil e o mais bonito acho, pois passa pelas Gradas de Soaso, que é uma série de cascatas, cascatinhas, cachoeiras, riachos incrivelmente azuis..., pradarias, paredões,.....
Vale de Ordesa - Gradas de Soaso

Andamos no total cerca de 3 horas até o final da trilha, que vai dar na Cola de Caballo, onde termina o vale. Mas na Cola mesmo, que é uma cachoeira em formato de rabo de cavalo só o meu marido chegou. Eu e minha irmã paramos um pouco antes, no riacho e ficamos descansando. Eu estava já bem cansada e minha irmã idem. A paisagem neste ponto é do vale verdinho, com algumas árvores distantes, mas dos dois lados da trilha havia flores coloridas, lírios azuis, e sempre o riozinho no meio do vale, e mais ao fundo, no sopé dos paredões, as flores amarelas cobriam toda a vegetacao rasteira até mais ou menos a metade do paredão.... nossa era uma visão paradisíaca. De ficar admirando e não perceber o tempo passar e nem o cansaço que nos pegou após toda a caminhada e subidas... Estávamos diante do Circo de Soaso.
Dalí se ve o Monte Perdido (+ de 3000m), o Monte Cilindro e o Sound Ramon.
Para além da Cola de Caballo existe mais trilha, para o refúgio do Monte Perdido, mas daí a dificuldade é grande por causa da subida do paredao e é preciso pernoitar no refúgio.
Vale de Ordesa

Pegamos então o caminho de volta, que foi um pouco mais fácil pois era descida. Na volta tiramos fotos quase dos mesmos pontos da ida, mas com angulos e incidencia de luz diferentes, o que deu um outro aspecto aos paredões. Mais clic, clics...
Já quase chegando ao ponto de partida, sentamos na beira do rio, tiramos os calçados e enfiamos os pés na água gelada que descia desde lá do vale acima... Revigorou nossas forças (um pouco).
Foram 7 horas de trilha no total.
Eu estava realizada, consegui andar numa boa, vi tudo que espera ver, apreciei, contemplei, curti mesmo toda a caminhada. Se pudesse voltaria e faria todo o trajeto novamente...
Aliás, se for de novo iria no Outono para ver toda a vegetacao colorida de amarelo e vermelho....
Pegamos o busão de volta a Torla, meus pés estavam moídos.
Tínhamos deixado o carro no estacionamento em frente ao hotel, colocamos todas as malas no carro e deixamos Torla. Seguimos em direcao a Panticosa.
Sao apenas 40 a 50 Km mas cheio de curvas. Passamos por vários lagos, diques, embalse. Chegamos em Pueyo de Jaca, apegada a Panticosa onde tem uma estacao de esqui. Nosso hotel ficava quase a beira do lago verdinho, o embalse de Bubal. A vista era maravilhosa, com as montanhas Pena Telera (2700m) á frente.
Aparthotel Pena Telera: 90 euros TPL, sem café. Ótimo apartamento, com cozinha moderna, banheiro espaçoso, edredon cheiroso, tudo novo. Tem restautante embaixo, mas parecia muito careiro. Compramos pollo assado e fizemos um rango no apto mesmo...
Cola de Caballo