Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#1158045 por Hélio Jr
26 Jan 2016, 10:52
Warmington escreveu:Boa noite Mochileiro(a)s,
Gostei bastante das dicas e conteúdo da região da Serra da Canastra. Estou programando ir no carnaval.
Vou de carro baixo, então preferiria que tivesse algum tipo de transporte através de alguma agência ou guia que faz passeios para as cachoeiras. Em quais cidades tem esse tipo de turismo? Quantos eles geralmente cobram? O que vocês recomendam para o período de carnaval? Muita muvuca em todas as cachoeiras?

Abraços e desde já agradeço atenção.

De carro baixo ainda dá pra visitar um bocado de atrativos, como a parte baixa da Casca Danta, Cerradão, Chinela, Capão Forro e Capão da Mata. A não ser que esteja chovendo por dias sem parar na região, aí o máximo que um carro baixo vai é na parte baixa da Casca Danta.

Pelo que vi lá, a cidade com mais opções de agência é São Roque de Minas, pelo menos na região do Parque Nacional. Pelo que ouvi (não procurei saber), as agência$ cobram algo em torno de 100$/pessoa pra visitar a parte alta do Parque. Não sei quais atrativos estão incluídos, mas deve ser a parte alta da Casca Danta e a nascente do São Francisco (pelo menos).

Olha, fui pra lá no final do ano, o tempo não estava dos melhores (o que pode ter ajudado), mas grande parte dos locais estava vazio. Claro que as cachoeiras mais perto da cidade e de fácil acesso ficam cheias ou com bom movimento, o negócio é sair cedo e aproveitar o dia.

#1160872 por taniadenver
03 Fev 2016, 23:56
Queria muito conhecer esta região, sou de sampa e estou sozinha, se alguém topar posso ir com meu carro, que é um palio e com isto teremos limitações....mas gostaria de conhecer um pouco da região, gastronomia.....sou psicologa e ja passei dos 40...então tb não vão rolar grandes caminhadas ou escaladas..mas prometo bons papos.....rs....
bju
#1161652 por ManaLoka
07 Fev 2016, 21:40
Estive no camping ontem, é o mais barato que vi pela internet, mas a única coisa boa, foi a atenção do porteiro da manhã, pois quando voltei das cachoeiras, o camping estava bem lotado, até então a grama alta não me atrapalhou, mas tem somente 2 banheiros femininos e 2 masculinos com duchas quentes e 2 com duchas naturais, fiquei quarenta minutos na fila do banho. A noite, pedi ao porteiro noturno que falasse com uns campistas que queriam fazer carnaval no camping com som automotivo alto, ele me disse que ia aguardar até a meia noite para falar com eles. Como assim?Este camping não tem lei do silêncio, pois eles ficaram com o som ligado até as 5 da manhã e ocasionou em briga no final. Recomendo a todos que não fiquem lá.
#1171491 por Acrofales
13 Mar 2016, 01:49
Vi (na vdd também neste forum) que é possivel fazer a travessia a pé desde Delfinopolis até a Casca d'Anta, e estamos olhando para fazer este caminho no feriado de Pascoa. Alguém sabe se é possivel fazer sem guia? Há tracklog? As descrições que eu li parecem tranquilos, mas estando lá, as coisas sempre são diferentes, e sendo só 3 dias não temos muito tempo para nos perder e ainda chegar no trabalho na segunda :lol:

O outro assunto é como sair: tem jeito de organizar taxi para ir de volta até o carro? Tem jeito de voltar desde a cachoeira para Delfinopolis sem 4x4?

Com guia é possibilidade tbm, e pode mandar mensagem.
#1171617 por marcelovisk
13 Mar 2016, 20:04
Fiz essa caminhada em 2 dias, e achei mais ou menos tranquilo.. são 50 km
tem trechos com trilhos de boi, com estradas e alguns "atalhos" no meio do mato..
no geral a navegação é tranquila, dá pra fazer sem guia (eu fui sem guia, só com algumas referencias do Google Earth).. acampei no meio do mato. e mapeei tudo.

pra voltar da casca D'anta para Delfinópolis, tem 3 opções:

1) Combinar um resgate com alguém em Delfinópolis.. não conheço ninguém, mas não deve ser difícil.
2) Conseguir uma carona (C D'anta-Delfin direto). Nos feriados prolongados sempre tem muita gente fazendo esse trajeto, mas eu não confiaria tanto assim na carona.
3) pegar uma carona da Casca Danta pra Vargem Bonita.
de Vargem bonita, uma carona ou onibus para Piumhi
de Piumhi, um bus ou carona para Passos.
de passos um bus ou carona para Delfinópolis.

me manda uma mensagem com seu e-mail que eu te passo os mapas
#1178154 por Hélio Jr
07 Abr 2016, 10:27
Mau-santos escreveu:Vamos até São Roque de Minas em julho, em 2 carros. Um Palio e uma Tucson.
Como estão as condições das estradas? Um Palio vai de boa pelos caminhos do parque?
Obrigado. ::cool::

É bem provável que o Palio raspe em muitos lugares, mas como não costuma chover em julho, dá pra andar tranquilo. O problema maior é quando cai uma chuva forte ou fica chovendo dois ou três dias sem parar, aí a estrada fica completamente sem aderência em alguns pontos, principalmente na subida para a portaria de São Roque.
#1191767 por andre-luiz.kamelo
30 Mai 2016, 19:55
Boa noite. É a primeira vez que acesso a página e achei muito interessante. Procurei saber se ja tinha essa pergunta mas não achei, ate mesmo por estar no celular e fica um pouco mais complicado, se caso ja tenha a pergunta me desculpe. Gostaria de saber se tem como conhecer a parte alta e a parte de baixa de bike em um só dia. Qual seria a melhor cidade para deixar o carro, sendo que vamos ir e voltar, se daria para conhecer mais algum lugar e qual melhor caminho para ir saindo de Patrocínio Mg em um carro pequeno.
#1191900 por Hélio Jr
31 Mai 2016, 10:27
andre-luiz.kamelo escreveu:Boa noite. É a primeira vez que acesso a página e achei muito interessante. Procurei saber se ja tinha essa pergunta mas não achei, ate mesmo por estar no celular e fica um pouco mais complicado, se caso ja tenha a pergunta me desculpe. Gostaria de saber se tem como conhecer a parte alta e a parte de baixa de bike em um só dia. Qual seria a melhor cidade para deixar o carro, sendo que vamos ir e voltar, se daria para conhecer mais algum lugar e qual melhor caminho para ir saindo de Patrocínio Mg em um carro pequeno.

Olha, imagino que vc esteja falando da parte alta e baixa do Parque Nacional, é isso? Se for, é possível sim fazer um circuito na região pra ser percorrido em um dia. Sobre os lugares a serem visitados, aí é complicado. Por exemplo: um pequeno circuito lá, saindo do povoado de São João Batista da Canastra e indo até São Roque de Minas pela estrada do Parque e voltando por fora, daria por volta de 115km, com muitas subidas e descidas. Porém, são poucos os atrativos que estão dentro deste circuito. Pra chegar em outros atrativos vc teria que fazer desvios consideráveis, de 10km ou mais (só ida!). No final das contas vc poderia até fazer esses desvios, mas aproveitaria pouco os lugares.
Sobre o melhor caminho, vai depender de onde você quer chegar. Use o GoogleMaps, a maioria das estradas de terra são tranquilas para carros de passeio no período da seca. Para chegar a São João Batista da Canastra, por exemplo, o caminho é esse: Patrocínio > Araxá > Tapira > SJB da Canastra (o último trecho é de terra), dá pouco mais de 200km.

Agora, se vc estiver falando da CASCA DANTA, como tinha pensado ao ler sua postagem pela primeira vez, a história é outra. O carro chega até a porta, mesmo sendo pequeno. Como você quer fazer o rolê de bike, tem várias opções. A mais puxada é deixar o carro naquele mesmo povoado de SJB da Canastra e ir de bike direto pra parte alta da cachoeira, depois fazer a trilha que desce pra parte baixa (acredito que esta trilha só dá pra ser feita a pé, pelo desnível). Uma opção mais light é deixar o carro em Vargem Bonita e fazer o resto de bike, que dá mais ou menos 50km (ida e volta) pedalando até a parte baixa. Mais light ainda é deixar o carro no povoado de São José do Barreiro, aí deve dar uns uns 20km de pedal no total.

Acredito que a 1ª opção (mais puxada) tenha o melhor visual, além do percurso de carro ser menor. No mais, acho que as 3 opções são bem puxadas pra fazer em um dia (bate-volta), mais pelo trajeto de carro do que pelo rolê de bike. A melhor alternativa seria dormir no dia anterior já na cidade de partida, pra dar contar de fazer o trajeto e voltar pra Patrocínio numa boa.

Google Maps é uma ótima ferramenta pra elaborar esses roteiros. No mais, deixo o link com meu roteiro de 8 dias pela região do Parque Nacional da Serra da Canastra, que pode te ajudar:
http://numamoto.blogspot.com/2016/02/an ... a-4x4.html
#1194142 por LuisRegadas
08 Jun 2016, 19:51
Boa noite a todos.

Peço ajuda para entender algumas coisas sobre a Serra da Canastra.
Últimos dias tenho pesquisado bastante sobre o local, nesse forum achei bastante dicas, mas mais voltado a quem tem 4x4 (confesso que não li as 35 paginas, mas das que eu li achei uma colega que falou sobre seu carro, um march).
Bom, pretendo ir pra lá na primeira semana de julho, não tenho tempo apertado (estarei de férias), mas pra não ficar algo muito extenso, tenho em mente de 4 a 5 dias só na região (pretendo emendar com alguma outra viagem, ainda não sei).
Não pretendo fazer "aquela viagem", conhecendo "cada cantinho", mas conhecer o que for mais fácil e mais interessante dentro dos dias estimados. Até agora o que eu "fechei" que devo ir são as trilhas por cima e por baixo da casca d'anta. Quanto aos outros passeios adicionais, ainda não "fechei" nada. Não pretendo fazer trilhas muito puxadas (adoro trilhas, mas nem eu nem minha esposa somos mais garotos, e além disso levaremos uma criança de 8 anos, não é chata com esse tipo de passeio, mas não deixa de ser uma criança). Além disso, não tenho um 4x4 , meu carro é um sandero (tá, na trilha por cima já vi que terei que arrumar um 4x4 que nos leve).

Algumas perguntas:
Dentro das condições que apresentei (carro de passeio e trilhas de média para fácil), o que os colegas me sugerem?
Pra ir nas duas trilhas do PARNA, preciso ficar hospedado nas duas cidades, uma em cada dia (S. Roque e Barreiro), ou posso ficar numa única (quanto menos deslocamentos, sempre é melhor)? nesse caso qual das duas seria melhor?
Com meu po"ç"ante, o que é melhor para complementar a viagem, Gloria ou Delfinópolis?
Pretendo viajar em dias de semana, saindo de sp num domingo, ou seja, fugindo do final de semana, os colegas acham que preciso reservar pousadas ou consigo me virar por la (camping nem pensar, já doei minha barraca e também não tenho mais "costas", hehe, pra isso)?
Sobre o 4x4 pra trilha de cima, é facil de arrumar por lá? alguma sugestão de local (acho que preço deve ser tudo igual, ou estou errado?) Vi um site sobre fazer a trilha de caminhao, de 80 a 100 reais, o dia inteiro (trilha de cima e mais alguns lugares), alguem sabe a respeito ou é roubada? Infelizmente nesse passeio vou ter que "morrer" com alguns cascaios a mais, mas pelo menos já vou preparado para a facada!

Amigos, agradeço qualquer ajuda. Abraços
#1194180 por tiagokxuera
08 Jun 2016, 21:47
Olha, quando eu fui (de moto), teve um corsa Wind que fez o mesmo trajeto que eu dentro do parque. Isso foi na parte alta, roteiro tradicional (Imagino que essa deve ser a "trilha por cima" citada, mas sinceramente eu acho uma estradinha de terra kkkkk) e tinha chovido só um pouco. Então depende do "dó" que vc tem do seu carro e das condições da estrada na época que for. Verão é certeza de aventura. Inverno mais tranquilo. Muitas vezes eles consertam as estradas, e até que chova novamente, elas ficam mais tranquilas de rodar. Não da pra prever muito não. rsrs. Se chover forte, sempre complica muito. Acho que rola mesmo é consultar a portaria do parque antes de sair.
Na pior das hipóteses, pague o tour nos carros apropriados e não vá no seu. Não é bicho de 7 cabeças arrumar um jeep desses. Em São Roque da pra arrumar na hora, sem problemas. Basta chegar cedo na cidade. Na época tinha um monte caçando o povo na rua pra lotar o 4x4.
Quanto a hospedagem, fiquei em Capitólio, fui até São Roque e depois entrei no parque (Isso tudo no mesmo dia). Então não vejo problema também. Só aconselho pular da cama cedo pra aproveitar o dia.
Ah, quanto a Cascadanta por baixo, da pra ir com qualquer carro. É estradão de terra. Mole mole. rsrsrs.
#1194284 por Hélio Jr
09 Jun 2016, 10:58
LuisRegadas,
aconselho ficar em São Roque pra fazer o passeio da Casca Danta. A cidade tem mais infraestrutura e acredito que a oferta de passeios seja melhor.
No mais, como o Tiago falou, tudo depende da condição das estradas e se vc tem dó ou não do carro. Fui pra Canastra no Reveillon passado, chovendo bastante, estradas terríveis e encontrei com um Gol lá no alto da Casca Danta, sem falar em outros carros de passeio que vi pelo caminho.

Antes de ir pra Canastra ligue na administração do Parque Nacional e pergunte sobre as condições da estrada da parte alta, se um carro de passeio vai sem problemas pra Casca Danta, por exemplo.
Lá nas redondezas de São Roque tem muitos outras cachoeiras para serem vistas, como a da Chinela, Cerradão, Capão Forro e Capão da Mata, todas tranquilas para carro de passeio e praticamente sem trilhas.
Acho que não tem necessidade de reservar hospedagem.
O preço do transporte é mais ou menos isso aí, 100$ por cabeça. Dependendo dos lugares visitados, compensa fechar com eles. Agora, se for só parte alta da Casca Danta, "nascente" do S. Francisco, Garagem e Curral de Pedra, carro de passeio vai tranquilo.

A cachoeira dos Rolinhos fica na parte alta também, não sei como é o acesso pra carro de passeio pq estava armando uma tempestade quando passávamos por lá. Fica mais próxima de S. Roque que a Casca Danta, se não me engano. Pelas fotos é bem bonita. Mais um atrativo em potencial. A outra é a cachoeira do Fundão, imperdível na minha opinião. Pelas suas características, só dá pra ir nela se vc fechar com um 4x4 e o cara fizer esse passeio. Carro traçado te deixa a uns 10-15 minutos do poço.
#1194357 por LuisRegadas
09 Jun 2016, 15:48
Hélio e Tiago, antes de mais nada, obrigado pela ajuda. Com certeza contribuíram muito para sanar minhas dúvidas.

Dó não é propriamente o sentimento, e meu carro nem é tão baixo assim. É medo de ficar preso/encalhado/atolado e precisar de resgaste. De qualquer forma, farei o que vocês disseram, ligarei no parque antes de sair de SP pra saber das condições das estradinhas. Não custa perguntar...
Tô pensando então que três dias inteiros em São Roque daria para "brincar" bem e com tranquilidade.
Como o colega falou de Capitólio, minha intenção é, não ida ou na volta, passar por lá, até porque indo de SP pela Fernão Dias (saindo em Pouso Alegre), acaba sendo caminho. Mas só de passagem, não penso em pernoitar por lá.
Sobre Glória e Delfinópolis, alguma dica especial/recomendação, qual das duas seria mais indicada para minha situação?

Obrigado mais uma vez!
#1194511 por marcelovisk
10 Jun 2016, 10:42
Luis, concordo com as opiniões do Helio e Tiago.
entre SJB Gloria e Delfinópolis, eu prefiro Delfinópolis...
da Parte baixa da casca Danta, tem um caminho que leva direto a Delfinópolis...
passando pelo município do Glória (não passa na cidade)

da uma olhada na pagina 7 desse tópico.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes