Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#1078241 por Paulozaca
14 Abr 2015, 14:07
Fala Leo,

Não tenho telefone deles, acho que nem tem telefone lá, mas é de boa.

Chegando ao vilarejo do Tabuleiro se informe aonde é o poço Pari. Na entrada da propriedade tem um estacionamento e uma lanchonete. Procure pelo Julio ou Renatinho e fala que quem te indicou foi o Paulinho de BH que está sempre lá. Os caras são muito gente boa. Você vai gostar com certeza. Lugar tranquilo e de cara pra um dos atrativos da região. O Renatinho conhece aquelas montanhas como ninguem, poderá tambem te ajudar com dicas e localizações. Aproveite e mande um abraço pra eles. Vou viajar pra serra do mar agora e só retorno no Tabuleiro dia 08 de maio.

Quanto a Pirapama, não conheço área de camping e se você ficar em Pirapama estará distante dos atrativos. Se for pra lá procure ir de dia e procure o vilarejo de Fechados. Tambem estará num lugar paradisíaco, repleto de atrativos. O caminho para lá é o seguinte: Seguindo em direção a Santana de Pirapama, faltando uns 4 kms pra chegar na cidade, existe uma estrada de terra a direita que tem uma placa indicando BR 259 e Presidente Juscelino. Entrar nessa placa e dali são 40 kms exatos. Do começo da terra seguir reto por uns 12 kms e verá a única placa que tem pra Fechados. Depois quando houver dúvida por onde seguir, é só seguir as placas indicativas da Ponte Cristal (ponte que atravessa o Rio Cipó). Dessa ponte até Fechados são 12 kms e indo durante o dia você conseguirá informações inclusive na própria ponte, onde tem um barzinho.

Lá em Fechados procure pela D. Amélia que você conseguirá acampar, com café da manhã e almoço.

Amanhã estarei viajando e só retorno dia 26.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Paulo

#1085773 por Hélio Jr
05 Mai 2015, 20:53
Algum vivente neste site já fez a trilha desde Altamira (em Nova União) até a cachoeiras Braúnas, no PARNA Cipó?

Tenho o tracklog e só. Alguém sabe se todo o caminho tem trilha demarcada (mesmo que seja bem rala)? Ou se é preciso varar muito mato?

Agradecido!
#1085842 por thiagobdi
05 Mai 2015, 23:20
Cara, eu já fiz esse percurso...
São cerca de 12km para ir.
A vegetação tipica da Serra do Cipó é baixa e os rasga matos são raros. Exceto quando tem que atravessar algum rio ou um brejo maluco e não der para dar a volta. ::hahaha::
Não existe trilha definida até lá... só no começo, para a saída de Altarima.
Porém lá na Serra do Cipó sempre tem aquele solo cheio de pedras brancas o que faz com que cada pedaço seja uma trilha. ::otemo::
Se quiser, me mande o seu track log e eu dou uma olhada e faço algumas considerações q possam ser úteis para vc., ::cool::
#1086119 por Hélio Jr
06 Mai 2015, 20:40
thiagobdi,

então, o track é esse:

http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2851532

tem outro via farofa por cima, mas achei esse por altamira mais tranquilo de seguir. qualquer pitaco é bem-vindo!
#1086293 por thiagobdi
07 Mai 2015, 12:23
Fino...
Dei uma olhada preliminar e o caminho parece ser esse mesmo.
Porém o cara marcou desde Nova União.
Dá para avançar bem, até depois de Altamira, de carro, para fazer praticamente só o percurso da trilha mesmo.
Vou comparar com o tracklog que tenho em casa mas pelo visto está bem parecido com o seu.
O começo da trilha é tranquila e bem definida, uma estrada de terra que termina em trilha e depois em uma trilha de pedras.
A partir daí só seguir o tracklog mesmo. Não tem trilha muito definida mas como disse a região é de vegetação baixa e dá para ir pelo rumo do tracklog.
Eu já fiz uma corrida de aventura na região, e passava pelo alto da serra de Altamira, só com carta topográfica, aí nem tem rasga mato.
Vou ver o meu track log e te falo.
Abraço,
#1086348 por Hélio Jr
07 Mai 2015, 14:34
daora, bom saber que nao tem muito vara mato!
e tem algum lugar bom pra deixar o carro lá em altamira?
#1086704 por thiagobdi
08 Mai 2015, 12:06
Lá perto do começo da trilha tem umas propriedades rurais, na beira do rio, de povo simples e acolhedor. Tem uma que até tem que atravessar o rio, mas antes do rio tem um pastão com muito espaço e rola de deixar lá.
Acho que é só chegar, mostrar o que você vai fazer e pedir se pode deixar o carro la perto, num pasto algo assim.
Geralmente não tem erro, pessoal é de boa.
Quando retorno, costumo dar uma grana por gratidão, mas aí é de cada um. ::otemo::
Tá pensando em fazer bate-volta ou pernoitar lá?
#1087675 por Hélio Jr
12 Mai 2015, 08:29
ah, boto fé! tava imaginando que fosse de boa mesmo...
então, pretendo pernoitar por lá, pra aproveitar melhor a braúnas e a caminhada, mas não tenho data certa.
#1088392 por Hélio Jr
14 Mai 2015, 08:36
Sobre mais um destino da Serra do Espinhaço e do Cipó, há algum tempo estive em Ipoema, um distrito de Itabira. Acho que não perde em nada para a maioria dos destinos do Cipó e é uma opção mais tranquila que os outros distritos mais badalados:

http://numamoto.blogspot.com/2015/05/ipoema-mg.html
#1104945 por drianoso
08 Jul 2015, 12:09
Bacana demais os relatos e me animando a conhecer a Serra do Cipó e arredores.
Pretendo sair de Brasília dia 05.09 para curtir o feriado. Penso em ficar em Conceição do Mato Dentro (MG) e tenho algumas dúvidas:
É uma boa pedida levar a bike? A população tem uma recepção bacana com que faz as trilhas de bike?
O que vocês indicam? Ficar em uma pousada em CMD ou acampar no Parque? Dá pra fazer isto?
No mais, quem quiser formar grupo pra essa aventura, tamo junto. Abraços a tod@s
#1105204 por Hélio Jr
09 Jul 2015, 11:31
drianoso escreveu:Bacana demais os relatos e me animando a conhecer a Serra do Cipó e arredores.
Pretendo sair de Brasília dia 05.09 para curtir o feriado. Penso em ficar em Conceição do Mato Dentro (MG) e tenho algumas dúvidas:
É uma boa pedida levar a bike? A população tem uma recepção bacana com que faz as trilhas de bike?
O que vocês indicam? Ficar em uma pousada em CMD ou acampar no Parque? Dá pra fazer isto?
No mais, quem quiser formar grupo pra essa aventura, tamo junto. Abraços a tod@s

é uma boa levar bike e acho que o pessoal não tem nada contra não.
só que é o seguinte, as cachoeiras de CMD ficam longe umas das outras, então seria bom ter uma bike para fazer os deslocamentos até o começo das trilhas. não tenho certeza se as trilhas DE VERDADE podem ser percorridas de bike, pq alguns atrativos ficam dentro do Parque Estadual e as trilhas podem ser complicadas. a trilha pra cachoeira de tabuleiro, a mais conhecida, é meio que impossível fazer de bike (além do mais na portaria devem barrar a entrada da bicicleta). enfim, bike seria bom pra andar do estradão até onde for possível.

sobre onde ficar: melhor ficar nos distritos de CMD. até porque é um longo caminho do centro da cidade até as cachoeiras. o mais conhecido é tabuleiro, tem algumas opções de pousadas e camping por lá. se vc voltar algumas páginas neste tópico, vai achar umas dicas. se for ficar em tabuleiro, leve dinheiro. acredito que dificilmente aceitam cartões por lá e não há caixas eletronicos tbm (tabuleiro fica a uns 18km do centro de CMD, por estrada de terra e bem sinalizada).

se em setembro eu tiver de boa, pode ser que eu anime de ir pra CMD. tem algumas cachoeiras que ainda não conheço por lá e to aguardando uma oportunidade pra conhecer.
#1105698 por Hélio Jr
11 Jul 2015, 14:01
Quem quiser ver mais opções sobre o Parque Nacional, dá uma olhada nos posts.
Há algum tempo fiz umas caminhadas pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, indo até alguns pontos menos visitados, mas acessados por trilha. Pra quem gosta de bater perna, são boas opções:

Uma caminhada pesada saindo da Pousada Duas Pontes, passando pelo Travessão e pela Cachoeira do Tombador, até a portaria 2 do Parque.

http://numamoto.blogspot.com/2015/06/tr ... bador.html

Uma pernada tranquila até o conjunto de cachoeira Congonhas, saindo do restaurante Chapéu do Sol:

http://numamoto.blogspot.com/2015/06/hi ... onhas.html

E, por último, um compilado com todos os atrativos do Parque que já visitei.

http://numamoto.blogspot.com/2015/06/se ... ional.html

Recentemente conheci a cachoeira Braúna, tida como um mito do PN Serra do Cipó. Em breve colocarei uns detalhes sobre essa jornada.
#1112724 por Hélio Jr
06 Ago 2015, 10:53
Em junho estive na cachoeira Braúnas, relativamente pouco conhecida, mas muito bonita e bem grande. É uma trilha tranquila de se fazer, fizemos sem GPS, embora tivesse analisado bastante um tracklog antes de ir. Basta saber onde começa e pegar algumas referências. No blog coloquei mais detalhes sobre a jornada. Pra quem gosta de uma pernada e não conhece, taí a deixa:

http://numamoto.blogspot.com/2015/07/tr ... aunas.html

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes