Ir para conteúdo

Por todos os caminhos da Estrada Real- Caminho Velho - Dos diamantes - Do Sabarabuçu - Caminho Novo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Pessoal, finalmente abandonei os planejamentos e resolvi partir assim mesmo.

Sem GPS, Sem Roteiro Detalhado, sem grandes equipamentos...

Uma muda de roupas, algumas ferramentas, uns trocados.

 

De antemão já adianto que foi uma das mais emocionantes viagens que já fiz.

Principalmente por ter sido uma viagem Solo e 85% Off Road, como sempre imaginei fazer.

Outro fato que também me deu muita satisfação pessoal, é que, consegui realizar por completo todos os quatro caminhos da ER..

Inclusive fui até o ultimo Marco do Caminho novo Porto Estrela, o mais dificil, que no momento oportuno eu relato porque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Caminho velho

 

Trecho - Paraty Guaratingueta

 

 

P1050399.JPG

Marco Zero da Estrada Real na Praça do Chafariz no Centro Histórico de Paraty.

 

P1050390.JPG

Casa do turista Prossimo ao portal da cidade - Segundo marco da Estrada Real sentido Paraty - Diamantina

 

P1050428.JPG

Primeiro marco já na Estrada Real Paraty

 

P1050440.JPG

 

P1050443.JPG

 

P1050452.JPG

Bar do Gueb, Ponto de apoio como ele gosta que chame o lugar.

 

P1050454.JPG

 

P1050459.JPG

Quase no Topo da Serra da Bocaina

 

P1050475.JPG

No asfalto novamente já no final da tarde

 

P1050480.JPG

 

P1050489.JPG

Parada, refrescando na cachoeira de cima - Agua potavel e gelada presente da Natureza

 

P1050490.JPG

Marco proximo a entrada da pedra da Marcela

 

P1050494.JPG

 

P1050504.JPG

Ultimo Marco antes de Chegar na Dutra Guaratingueta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

 

Sexta feira, 24 de Agosto as 6:30h, odômetro zerado, Tanque previamente abastecido no dia anterior e mochilas atadas,

ligo a Moto e com o Coração palpitando de felicidades, me despeço da esposa que mais uma vez me incentiva na partida.

Logo já estou na via Dutra rumo a Aparecida onde eu faria as primeiras fotos da viagem.

 

P1060098.JPG

Basilica e cidade de Aparecida avistados do Mirante da Santa

 

P1060104.JPG

Passei por Guaratingueta e ja na ER chego em Lorena

 

P1060107.JPG

Primeiro Marco já em estrada de Terra, minutos antes, depois de muita procura encontrava o Marco do Campinho em Lorena.

 

P1060129.JPG

Proximo do bairro do Embaú passo pela primeira estrada de ferro.

 

P1060112.JPG

Ali a poucos metros da Garganta do Embaú fui alertado pelo Paulo, morador de um sitio proximo, que não conseguiria passar de com a Moto pela Garganta, teimoso que sou fui ver com meus olhos...

 

P1060113.JPG

Derrepente a trilha foi fechando percebi que por ali nem cavalo passava, depois de uma hora perdida resolvi voltar, não sem antes deixar a Moto ir ao chão por duas vezes. Por pouca que a viagem não termina nas primeiras horas.

 

P1060122.JPG

Temida Serra da Mantiqueira, essas palavras me deixaram apreensivo, Voltei 12 km e pelo asfalto atingi a Garganta, assim me despedia de Cruzeiro - São Paulo e já refeito do susto e feliz , agora já estava em Minas Gerais... agora sim percebia que a Real estava realmente começando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

 

Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, são Lourenço, Caxambu a estrada Real começa a mostrar seu lado rural.

 

 

P1060148.JPG

Por aqui ainda a ER intercalava pequenos trechos de asfalto.

 

P1060135.JPG

Antigas olarias margeiam a ER no sul de Minas

 

P1060158.JPG

Pedir agua era pretesto pra conhecer as pessoas, alem da agua o Zeca me ofereceu pouso. que ficou pra uma proxima.

 

P1060156.JPG

 

P1060160.JPG

Passando pela primeira porteira, muitas viriam pela frente.

 

P1060166.JPG

No Hotel Catagua em Baependi,por R$ 40,00 passei a primeira noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

 

Trecho: Traituba

 

 

Eu sempre gostei das Estradas de Terra, alguns anos atras fui de carro com a familia em Tiradentes e na volta fiz questão de retornar por Carrancas - Cruzilia por estrada de terra, na época nem tinha me dado conta que se tratava de um trecho importante da ER.

 

 

P1040932.JPG

 

P1040929.JPG

Sede da fazenda Traituba, quando eu tirei esta foto estava de quatro rodas, prometi que voltaria a passar por ali em duas rodas

 

P1060205.JPG

Fiquei muito contente em poder voltar aqui com a Pequena e poder tirar outra foto da sede da fazenda

 

P1040930.JPG

Foto do Cruzeiro tirada anos atras

 

P1060203.JPG

E agora com a neguinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

Mata Burro

 

 

Pode ser feito de madeira ou ferro, transversal ou longitudinal, sendo comum um vazio central para economizar no material.

Conhecido artifício chamado mata-burro, que permite a rápida passagem de veículos enquanto impede a de animais. O funcionamento é tão óbvio quanto o nome.

 

O que não é tão óbvio é a minha suposta inteligencia, ao me deparar no primeiro mata-burro longitudinal, confiante me posiciono de modo a passar pela transversal, como sugere a inteligencia. O que eu não contava é que por ser o primeiro estava apreensivo e aconteceu que deixei a Moto morrer bem em cima do mata-eu, por inclivel que pareça, quando tem que dar errado, não tem jeito, da errado mesmo!.. ao apoiar o pé para não desiquilibrar, adivinha onde meu pé apoiou? isso mesmo bem no vão. A sorte de viajar solo é essa, ninguem fotografar numa hora dessas, cai com o pé entre o mata-eu e a moto sobre mim...

Por proteção divina ou sei la o que, não fraturei o tornozelo por sorte ou talvez porque a Lander seja uma Moto leve.

 

 

P1060194.JPG

E olha que não foi por falta de aviso

 

P1060174.JPG

Parece facil, mas esse tipo de mata-burro pode ser criminoso se não souber passar da forma certa.

 

P1060256.JPG

 

P1060274.JPG

 

P1060404.JPG

 

P1060192.JPG

Eu prefiro esses assim. Mesmo assim fico pensando no perigo de passar por ali a noite e não perceber o vão central.

 

Pessoal eu não conheço historicos de motociclistas que se acidentaram nesse tipo de mata-burro, mas com certeza há, então redobre a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

 

Trecho: São Sebastião da Vitoria - São João Del Rei

 

Esse trecho é relativamente dificil e demorarado, principalmente por causa de abrir e fechar tantas porteiras nas fazendas,

incrivel, nem eu sei como consegui fazer esse trecho sem GPS.

 

P1060316.JPG

 

P1060324.JPG

Nesse trecho, o que um dia Foi Estrada Real hoje é pasto, mesmo assim os marcos estão la dentro das fazendas.

 

P1060327.JPG

De todos os Marcos da Estrada Real, esse é o que tem a historia mais significativa, leiam o que diz ele. É Pura ER.

 

P1060341.JPG

 

P1060344.JPG

A minha intencão é ser o mais fiel possivel no caminho Off Road, faltando 5 km para chegar em São João Del Rei o caminho da ER

Se fecha tanto, que nem mesmo a pé seria facil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...