Relatos de Viagens em Portugal

#1132396 por debalves
23 Out 2015, 11:53
No dia seguinte fizemos o check out no hotel em Lisboa e pegamos o metrô até a estação Entrecampos. Na estação de Entrecampos procuramos a parte dos trens e onde teríamos que pegar o trem para Porto (passagem comprada previamente pela internet). A tela que estava mostrando os trens que chegavam na plataforma nº 1 (a que teríamos que ficar esperando) deu problema e ficamos sem saber qual trem chegava (e chegavam vários diferentes numa mesma plataforma) e ficamos meio perdidos, na dúvida se era ali mesmo. Sem contar que, com medo de chegarmos atrasados, chegamos um pouco cedo demais e tivemos que esperar um bocado pelo trem! ::putz:: Algumas pessoas paravam a gente para perguntar se ali que pegava o trem para Porto e estávamos na mesma dúvida. Aliás, nessa viagem um fato inusitado aconteceu! Depois disso, ficamos até achando que meu marido tem cara de português (apesar de ele ter umas feições meio árabes). Várias pessoas pararam ele em diversos momentos para pedir informações! Foi muito engraçado! ::lol3:: E nem sempre conseguíamos ajudar, coitados!
Até que na hora da viagem, a tela descongelou e mostrou o que queríamos: Naquela plataforma entraria o trem para o Porto. Ufa! ::mmm:
O trem parou e se fez um vão muito grande entre o trem e a plataforma, e as pessoas idosas tiveram muita dificuldade de descer com as malas e quem estava na plataforma teve que ajudar. Foi meio preocupante... Para todos que estavam do lado de fora também subirem com as malas foi igualmente chato... :o mas após subirmos, procuramos nossos lugares no trem e viajamos uma viagem tranquila, de mais ou menos 3h, até o Porto.
Chegando ao porto, zonzos por termos dormido na viagem, ::hein: descemos na estação já com a ideia de pegarmos um táxi, já que a baldeação do metrô ia dar um certo trabalho. O táxi custou em torno de 12 Euros. Chegamos ao hotel (novamente esse foi escolhido pelo Rodrigo, lembrando que o Rodrigo não gostou de ter se hospodado em hostel quando viajamos da última vez e procurou hotéis mais em conta, mas quando procuramos, vários já não tinham mais quartos disponíveis) e o nome era Tryp Porto Centro, muito bom e relativamente perto da estação de metrô Marquês. O staff do hotel nos apresentou alguns folhetos de passeios e a gente ficou de dar uma resposta, mas confesso que no momento, o que queríamos mesmo era comer e dormir, devido ao ritmo frenético que adotamos nos últimos dias! Pedimos ao staff do hotel recomendação de local para assistir Fado e nos recomendaram um local chamado O Fado, com o custo de 60 Euros para o casal, que daria até para ir à pé até lá, muito mais em conta do que em Lisboa. Pedimos para o pessoal do hotel reservar nossos lugares e tivemos bastante sorte, pois já não tinha mais vagas para o final de semana, mas teve uma desistência para aquela noite. Acho que se tivéssemos procurado mais, tínhamos com certeza encontrado locais mais em conta... Mas nos demos de presente essa noite com fado e jantar romântico chique. ::otemo::
Não fizemos os passeios oferecidos pelo hotel (que eram pela empresa Living Tours, a mesma que tínhamos pesquisado antes da viagem e que tínhamos já fechado um passeio para Santiago de Compostela, que coincidência!) pois a grande maioria tinha um preço que não poderíamos pagar no momento... Até acharia o máximo conhecer outras cidades perto com a facilidade de ser levada e trazida, com guia, mas o preço não nos permitia naquele momento. ::Ksimno:: Ficará para uma próxima vez.
Perguntamos em qual restaurante próximo poderíamos almoçar, pois já era por volta de 14h e a recepcionista indicou um restaurante na esquina, de nome Marinhos, um restaurante simples, que a comida era bem mais barata e ainda por cima gostosa também, cada prato por volta de 5,90 Euros! E o pessoal do restaurante bem simpático! Gostamos muito! Eu comi lombo de porco e o Rodrigo comeu salmão. ::otemo::
Após estarmos bem alimentados, fomos de metrô até a Estação de são Bento e fomos explorar um pouco da cidade. Tiramos várias fotos da estação por dentro e ela realmente é muito linda. Seguimos caminho para um lado, subindo, e encontramos a Praça da Liberdade. Depois descemos e para o outro lado da estação conhecemos também a Sé do Porto. Apesar de a cidade ser também de altos e baixos, nos fazendo queimar bastante calorias, achei tudo muito perto e a cidade muito bonita, colorida, contrastando com as cores escuras dos monumentos mais antigos. Resolvemos voltar e deixar pra conhecer mais da cidade amanhã, já que tínhamos hora marcada para assistir o fado. :D
Voltamos, descansamos um pouquinho, nos arrumamos e fomos de metrô por uma parte (descemos na Estação de São Bento novamente) e andando um pouquinho também, até lá, que é um lugar bem escondidinho. Chegamos cedo demais e estava chuviscando um pouco. Ficamos esperando perto da porta, mas confesso que tive um pouco de medo, pois o lugar era um tanto deserto e ainda temos o nosso instinto de preservação brasileiro. :o
Mas logo os funcionários abriram as portas e nós e algumas pessoas que também esperavam pelas redondezas pudemos entrar. Nos deram uma entrada e duas opções de pratos (Lombo de porco e salmão, sendo que dessa vez eu comi o Salmão e o Rodrigo o lombo de porco) e enquanto jantávamos, alguns outros casais foram chegando e o lugar foi enchendo. A comida estava muito saborosa. Após jantarmos (e a grande maioria das pessoas presentes também), os músicos se ajeitaram e a cantora foi apresentada e entrou. O show foi belíssimo e emocionante. ::otemo:: Depois do intervalo, um cantor também se apresentou e foi igualmente belo. E o show foi acontecendo, sempre com alguns intervalos no meio. Até que foi feito um intervalo maior e serviram as sobremesas (tínhamos algumas opções para escolher) e em seguida o show continuou. Mas logo após, no intervalo que se seguiu, já estávamos muito cansados e preocupados com a volta e pedimos a conta e saímos. Não sei se saímos no final ou se ainda faltava muito para terminar o show, mas apesar de termos saído assim, eu adorei o show que foi, como eu já disse, belíssimo e emocionante! E eu fiquei com a música “Uma Casa Portuguesa” na cabeça! Hehehe. E descobrimos que choveu bastante enquanto estávamos lá dentro, assistindo o espetáculo. ::hein:
Voltamos à pé até a estação de metrô e encontramos alguns gringos bêbados (principalmente alemães) no meio do caminho. Foi engraçado.
Vou fazer um adendo para comentar sobre o metrô do porto: Achei um tanto difícil. Tem um funcionário que fica orientando como comprar os passes, porque temos que comprar de acordo com as “zonas” que vamos frequentar ::dãã2:: (e ainda tem que escolher se o passe vale só por uma passagem ou se é válido por 24 h). Usamos por umas duas vezes os “serviços” do funcionário que fica explicando sobre o bilhete. Sem contar que não existem catracas, mas a gente tem que validar o bilhete na máquina que fica no meio do caminho, pois se o fiscal ver que o seu bilhete não foi validado, é multa na certa. Como o metrô não tem catracas, passamos por algumas desagradáveis situações de pedintes dentro do metrô, à noite.
Bem, nesse dia voltamos para o hotel após o show e fomos dormir, para no dia seguinte explorar mais do Porto.
#1132412 por debalves
23 Out 2015, 12:39
Estação de São Bento por dentro:
DSCN3988.JPG
DSCN3988.JPG (742.87 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN3990-1.jpg
DSCN3990-1.jpg (851.91 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN3996-1.jpg
DSCN3996-1.jpg (1.01 MiB) Exibido 825 vezes

Estação de São Bento por fora
DSCN4002.JPG
DSCN4002.JPG (736.81 KiB) Exibido 825 vezes

Praça da Liberdade
DSCN4079.JPG
DSCN4079.JPG (735.37 KiB) Exibido 825 vezes

Catedral do Porto
DSCN4036.JPG
DSCN4036.JPG (755.35 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN4045-1.jpg
DSCN4045-1.jpg (924.97 KiB) Exibido 825 vezes

Estávamos subindo pela rua e assim que avistamos a Catedral, subimos a ladeira para vê-la de frente.
20151009_161414-1.jpg
20151009_161414-1.jpg (400.99 KiB) Exibido 825 vezes

Lateral da Catedral
DSCN4017.JPG
DSCN4017.JPG (735.5 KiB) Exibido 825 vezes

Vista de lá de cima
DSCN4014.JPG
DSCN4014.JPG (717.3 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN4066.JPG
DSCN4066.JPG (705.97 KiB) Exibido 825 vezes

20151009_162547.jpg
20151009_162547.jpg (193.03 KiB) Exibido 825 vezes

Elas estão por toda a parte!
DSCN4027.JPG
DSCN4027.JPG (646.85 KiB) Exibido 825 vezes

No restaurante para assistir o Fado
DSCN4083.JPG
DSCN4083.JPG (753.85 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN4087.JPG
DSCN4087.JPG (764.34 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN4088.JPG
DSCN4088.JPG (726.53 KiB) Exibido 825 vezes

DSCN4094.JPG
DSCN4094.JPG (738.11 KiB) Exibido 825 vezes
#1132886 por debalves
25 Out 2015, 19:23
No dia seguinte, no Porto, acordamos e pegamos o metrô novamente até a estação de São Bento (de novo). Andamos novamente em direção a Praça da Liberdade, tiramos mais fotos (e tinha mais turistas na rua), seguimos subindo a ladeira até a Torre dos Clérigos, visitamos a igreja e tiramos fotos da torre por fora, mas não no aventuramos a subir todos os degraus (já tivemos nossa cota de degraus ultrapassada contando todos os da Espanha no ano passado e os de Portugal esse ano!) ::hein: Só a vista de lá de cima da igreja já é muito bacana. E chegamos na igreja na hora de um concerto de Órgão. Foi muito bonito. ::otemo::
Continuamos seguindo, atravessamos uma praça e fomos até a Igreja da Nossa Senhora das Carmelitas e Igreja do Carmo (que são duas igrejas geminadas), são muito bonitas e todas azulejadas por fora. Achei as igrejas do Porto mais cheias de pompa e douradas por dentro. Só é triste lembrar que esse provavelmente é o ouro que pertencia ao Brasil. Nesse momento a chuva deu as caras novamente, chovendo fraco.
Seguindo adiante, encontramos a Livraria Lello e Irmão, mas a fila do lado de fora estava absurdamente grande. Desistimos de entrar. ::bruuu::
Seguimos pelas ruas e encontramos o Palácio da Bolsa. A entrada custava 6 Euros para cada pessoa (O Rodrigo não estava muito animado, nesse momento também a grana já estava meio curta... Como não era prioridade, acabou ficando para uma próxima vez. Mas tenho uma amiga que foi e disse que lá dentro é muito bonito). Continuamos seguindo e encontramos a Ribeira, com a Ponte Luis I. ::otemo:: Tiramos muitas fotos, ficamos admirando tudo e fomos pesquisar preços dos restaurantes para almoçar. Vimos alguns com uns preços bem salgados e ficamos felizes quando vimos que no primeiro restaurante na parte mais acima, chamado Farol Boa Nova, não tinha preços muito caros. Resolvemos experimentar a Francesinha (um prato típico de lá), que tinha o preço ainda mais em conta. Íamos fica do lado de fora, mas chovendo, corríamos o risco da chuva apertar e o toldo não ajudar em nada e ficarmos molhados. ::Cold:: Logo surgiu um lugar do lado de dentro e ficamos protegidos. Eu gostei da Francesinha, apesar de ter mais cara de lanche do que de almoço. Após o almoço, seguimos admirando mais a região da Ribeira e da ponte. Íamos subir pelo funicular, porém a fila era enorme também e então subimos os muitos degraus (mais degraus?!) ::dãã2:: ao lado da ponte para chegar a parte de cima. Nessa hora já tinha parado de chover. A parte de cima é bem legal pela vista bonita que tem. E o metrô passa bem ao lado dos pedestres (turistas) na ponte. Ao lado da ponte, tem um lugar turístico chamado Muralha Fernandina. Tínhamos pensado em ir lá ver como é, porém pela ponte dá pra ver que parece uma versão reduzida do Castelo de São Jorge e desistimos de ir lá.
Seguimos e chegamos ao outro lado, a Vila Nova de Gaia, mas resolvemos deixar o outro lado para um outro momento. Voltamos e descobrimos sem querer que a ponte fica muuuuito próxima a Catedral (porém ontem quando visitamos a Catedral, assim que a avistamos, seguimos para vê-la pela frente e por isso não vimos a ponte! Passamos por ela e nem percebemos!) ::putz::
Bem, nesse momento, já estávamos bem cansados de toda a maratona (será que estou ficando velha para viajar?!) :cry: e a minha sugestão era voltar para o hotel e descansar um bocado. Mas por pegadinha do destino, meu casaco quentinho que eu levei quebrou o zíper e o Rodrigo cismou que tínhamos que comprar um novo casaco para mim. Realmente a falta do zíper fazia toda a diferença com o ventinho frio do momento. ::Cold::
Descobrimos uma van que levava até o El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia e depois trazia de volta para a praça da Liberdade. Resolvemos arriscar e fomos até lá. Garimpamos um casaco com o preço mais barato que achamos e bem quentinho (e tivemos que incluir esse gasto a mais no cartão de crédito... Que Nossa Senhora da Boa Cotação nos proteja!) ::mmm: e depois pegamos a van de volta (e descobrimos que eles têm uma lista de hotéis que podem deixar os passageiros na porta e o nosso estava na lista, então fomos deixados na porta do nosso hotel). Esse El Corte Inglés parece um shopping, com vários andares diferentes, é bem bacana, mas fica bem afastado da parte turística, por isso que tem esse serviço de van.
Depois de voltarmos, o Rodrigo pesquisou um bom lugar para comermos pizza que posse perto e encontrou um restaurante chamado Mamma Mia, bem aconchegante e gostoso. :) E por fim, descansamos finalmente, na expectativa do dia seguinte.
#1132898 por debalves
25 Out 2015, 20:09
Praça da Liberdade
DSCN4101.JPG
DSCN4101.JPG (704.85 KiB) Exibido 792 vezes

Igreja dos Clérigos (a torre fica atrás)
DSCN4119.JPG
DSCN4119.JPG (661.63 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4129-1.jpg
DSCN4129-1.jpg (912.25 KiB) Exibido 792 vezes

Vista da Igreja dos Clérigos
DSCN4123.JPG
DSCN4123.JPG (718.3 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4124-1.jpg
DSCN4124-1.jpg (789.76 KiB) Exibido 792 vezes

Torre dos Clérigos
DSCN4134-1.jpg
DSCN4134-1.jpg (653.21 KiB) Exibido 792 vezes

Igreja do Carmo e das Carmelitas
DSCN4163.JPG
DSCN4163.JPG (724.62 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4176-1.jpg
DSCN4176-1.jpg (875.15 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4177.JPG
DSCN4177.JPG (766.56 KiB) Exibido 792 vezes

Nós e a Ribeira + Ponte D.Luis I
DSCN4216-1.jpg
DSCN4216-1.jpg (842.76 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4227.JPG
DSCN4227.JPG (692.97 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4239-1.jpg
DSCN4239-1.jpg (886.43 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4254.JPG
DSCN4254.JPG (704.3 KiB) Exibido 792 vezes

A francesinha:
20151010_143211-1.jpg
20151010_143211-1.jpg (569.56 KiB) Exibido 792 vezes

Lá em cima da Ponte
DSCN4272.JPG
DSCN4272.JPG (720.6 KiB) Exibido 792 vezes

DSCN4277.JPG
DSCN4277.JPG (706.26 KiB) Exibido 792 vezes

Em Vila Nova de Gaia:
DSCN4294-1.jpg
DSCN4294-1.jpg (634.42 KiB) Exibido 792 vezes
#1133147 por debalves
26 Out 2015, 16:43
No dia seguinte, eu não tinha planejado muita coisa para esse dia. Era dia de tentar fazer um passeio especial, se tivéssemos dinheiro sobrando... ou fazer o que não tinha dado tempo de fazer nos outros dias (no Porto mesmo) ou, quem sabe, eu ainda tinha esperanças, tentar conhecer a cidade onde meu avô nasceu. :roll: Meu avô nasceu em Régua e até o momento só tínhamos visto passeios para lá que incluíssem um cruzeiro pelo rio Douro com degustação de vinho. Não que a gente não goste da ideia, mas o orçamento não permitia (dia de semana era 60 Euros para cada pessoa e final de semana, 88 Euros para cada pessoa). Daí, surgiu a idéia de pegarmos um trem na Estação de São Bento e ir para lá, só que a viagem dura 2h (e dizem que a vista é linda) e não sabíamos muito bem o que encontrar por lá... Bem, na verdade, já tínhamos pesquisado e tínhamos visto que é uma cidade pequena, sem atrações turísticas (exceto pelos restaurantes e o vinho. E tínhamos visto os preços dos restaurantes pelo Trip Advisor e não eram nada convidativos para aquele momento de final de viagem, com a grana mais apertada). Em Porto estava chovendo... O Rodrigo foi olhar o tempo em Régua e era o pior dos pesadelos: chuva forte com raios (como assim?!) ::hein: Então, somando todos esses fatores, com muito pesar no coração, desistimos da ideia de ir para Régua. Ficará para, quem sabe, uma próxima oportunidade, quando poderemos ir junto com meu pai, para ele conhecer a terra do pai dele... E quem sabe ainda more alguém da família lá, que a gente se apresenta e ganha até um convite para almoçar na casa deles?! Hehehehe ::lol3::
Então, diante disso e debaixo de chuva, fomos até vila Nova de Gaia e ficamos passeando por lá. O Rodrigo até então não tinha se animado muito para visitar uma cave, mas diante da situação, ele até gostou da ideia. Almoçamos no Restaurante Douro Velho (Comi sardinha finalmente! ::otemo:: Me falaram que a sardinha portuguesa era muito gostosa, que eu tinha que provar, mas eu estava tendo dificuldades de encontrar nos cardápios... Talvez pelas restrições na pesca, para preservação, que também me falaram que estava acontecendo) e a comida estava gostosa, porém o restaurante estava lotado e o atendimento dos garçons, embora eles estivessem brincando com os clientes e tudo mais, deixou a desejar. Também visitamos uma Cave, a Cálem, que confesso que foi a primeira que entramos, meio que fugindo da chuva... Eu não tenho muito conhecimento sobre vinhos (e já me falaram que é um hobby muito caro para manter, então era melhor eu nem me interessar! Hehehehe, essa foi boa ::lol4:: ) e também não tenho conhecimento sobre qual seria a melhor cave a visitar. Vi boas resenhas sobre a Cálem no Trip advisor e por isso também foi uma boa opção para nós. A visita foi curta, porém bem explicada. E no final teve degustação de dois dos deliciosos vinhos do porto que eles produzem. Muito bom. ::otemo::
Passeamos mais um pouco pela região e fomos investigar quanto era para subir de teleférico. O preço era 5 Euros por pessoa e resolvemos subir à pé mesmo. ::essa::
Ao retornarmos para o Porto, voltamos de metrô, pois este ainda estava na zona que o bilhete que compramos abrangia. O Rodrigo tinha procurado um lugar que tivesse hambúrguer artesanal, como o que a gente tinha comido em Lisboa e que estava muito bom. Encontramos um restaurante chamado Munchie que era bem avaliado no Trip Advisor e bem localizado, perto de vários outros restaurantes. Rumamos para lá. Estava chovendo um pouco. Essa hamburguería era diferente: primeiro você pede no balcão, paga, e espera na mesa a atendente levar o pedido. O lugar não é grande e ficamos no último salão, que tinha mais espaço. A atendente quando foi levar nosso pedido, escorregou na escadinha entre um salão e outro (por causa do molhado da chuva) e quase caiu. ::ahhhh:: Ela ficou bem, graças a Deus, mas algumas batatas nossas se perderam e ela nem falou nada. Achei o hambúrguer gostoso, porém um pouco gorduroso demais e depois, à noite, ficamos sentindo os efeitos tardios da comida mais gordurosa. ::quilpish::
E fomos descansar, pois no dia seguinte era dia de acordar cedo, tinha o nosso passeio para a tão esperada cidade de Santiago de Compostela!
Editado pela última vez por debalves em 26 Out 2015, 17:12, em um total de 1 vez.
#1133153 por debalves
26 Out 2015, 17:07
Em Vila Nova de Gaia - descendo para conhecer as Caves
DSCN4340.JPG
DSCN4340.JPG (725.35 KiB) Exibido 752 vezes

DSCN4342-1.jpg
DSCN4342-1.jpg (651.48 KiB) Exibido 752 vezes

Cálem
DSCN4346.JPG
DSCN4346.JPG (670.08 KiB) Exibido 752 vezes

Em frente a Cálem
DSCN4356.JPG
DSCN4356.JPG (676.83 KiB) Exibido 752 vezes

Sardinhas na brasa:
20151011_135101-1.jpg
20151011_135101-1.jpg (646.61 KiB) Exibido 747 vezes

Visita a Cave:
DSCN4379-1.jpg
DSCN4379-1.jpg (829.59 KiB) Exibido 752 vezes

DSCN4381-1.jpg
DSCN4381-1.jpg (878.92 KiB) Exibido 752 vezes

20151011_152419.jpg
20151011_152419.jpg (1.46 MiB) Exibido 752 vezes
#1133960 por debalves
29 Out 2015, 18:02
No nosso último dia “útil” em Porto :cry: , já tínhamos contratado um serviço de passeio para Santiago de Compostela, por uma empresa que pesquisamos anteriormente, a Living Tours. :D
Muito antes da viagem, eu havia pesquisado em formas de ir para essa cidade que eu queria muito conhecer, por transporte público, porém todas as informações que encontrei me indicavam muitas horas dentro de ônibus, tendo que descer em um ponto e subir em outro ônibus. Como não queríamos passar a maior parte do tempo preocupados com o caminho, optamos por contratar esse serviço que foi muito bom. ::otemo::
Eles haviam combinado por e-mail passar 8h no nosso hotel e assim o guia (Helio) com a van o fez (ou melhor, carrinha, como os portugueses dizem). Passamos em mais alguns hotéis e fomos junto com um casal de japoneses, um casal de americanos e um casal de suíços, todos de mais idade (a “melhor idade”) e todos conversando em inglês. O guia se disponibilizou a falar em português conosco e em inglês com eles, mas o Rodrigo se comunica bem em inglês e eu tenho um pouco de dificuldade, pela falta de prática, em formar frases, mas quando escuto, consigo entender bem, então falamos que ele poderia falar só em inglês.
Ele se atrasou um pouco no caminho da ida, devido ao trânsito dentro do Porto, mas depois, pela estrada, fomos bem. Passamos pelo porto de Leixões (até porque um casal que estaria junto conosco estava hospedado em um hotel lá perto) e eu fiquei conhecendo um lugar que o pai da minha cunhada (que nasceu em Matosinhos) comentou que conheceu bastante na infância dele em Portugal (só que o porto de Leixões naquela época era pequeno e só para barcos pesqueiros, hoje o porto está enorme e é via de entrada de cargas grandes!) 8)
Depois rumamos para a Espanha, passando pelo Minho, por Vigo (demos uma pequena parada para que as pessoas pudessem ir ao banheiro) e em seguida chegamos a Santiago. O guia explicou vários pormenores sobre a cidade e sua história, sobre os peregrinos e sobre o santo que dá nome à cidade. Nos deixou em frente a Igreja de São Francisco, nos ensinou como chegar a Plaza de Obradoiro e a Catedral e nos deu 3h para visitarmos o que quiséssemos e almoçar, para depois voltar para o mesmo ponto que ele nos deixou.
Depois fiquei sabendo de uma amiga que fez um passeio para lá por outra empresa e essa deixou o grupo numa parte baixa e tiveram que subir até a praça, sendo bastante cansativo. Fiquei feliz pelo nosso guia não ter feito o mesmo. ::mmm:
A cidade de Santiago de Compostela realmente tem uma magia no ar. E são tantos peregrinos com suas mochilas, roupas coloridas e cajados (alguns até de bicicletas). Foi muito legal ter vivenciado essa experiência, mesmo sem ter feito o caminho!
A Catedral estava com uma parte em obras de restauração, o que não tirou sua imponência, mas acho que sem a obra ela deve ser ainda mais bonita! ::otemo:: Passamos um tempo admirando a Catedral por fora (estava ventando muito frio do lado de fora!), depois procuramos a entrada e ficamos admirando ela por dentro, toda dourada, enorme, imponente. :shock:
Havia uma fila gigantesca para subir na parte de trás do altar e abraçar o santo do altar (por trás), :o mas nós não entramos na fila, pois não tínhamos muito tempo disponível.
Saímos da Catedral, passeamos um pouco pelas ruas ao redor, chegamos em uma praça que dava pra ver uma parte mais moderna da cidade, e o Rodrigo adorou essa parte mais moderna.
Procuramos algum lugar para almoçar e só encontrávamos restaurantes que serviam frutos do mar (que eu não sou fã). Achamos uma Cervecería 100 Montaditos e bateu saudades (comemos em uma quando estivemos na Espanha no ano passado) e fomos almoçar lá. ::love:: Depois de almoçar, ainda passeamos mais um pouco e rumamos para o ponto de encontro, nos encontrando com os outros turistas que estavam na van com a gente.
Logo logo, a van chegou e o guia estava preocupado se todos tínhamos almoçado. Ele nos levou de volta a Portugal e no caminho parou em uma cidade chamada Viana do Castelo. Nos contou a história da cidade e nos levou até a igreja de Santa Luzia, que fica no alto de um morro. Paramos lá para conhecer a igreja e depois a van nos levou até a cidade para fazermos um lanche e conhecermos um pouco desta cidade que é muito lindinha, gostei muito. ::otemo:: Ao retornar para a van, seguimos viagem e voltamos novamente para o Porto e o guia nos deixou em nossos hotéis. Estávamos bem cansados e com fome novamente. Eu tinha lido em alguns blogs, antes da viagem, sobre um restaurante chamado Lagostim, que as pessoas gostaram bastante desse restaurante. Convenci o Rodrigo a comermos lá (nós tínhamos passado por esse restaurante ontem, quando fomos comer o hambúrguer) nosso último bacalhau português legítimo antes de voltarmos para o Brasil ::tchann:: (outro agora só no Natal, se a crise econômica assim permitir!). Achamos que os preços não estavam lá tão baratos quanto achávamos que íamos encontrar (cada prato era em torno de 12 Euros). Achei o meu bacalhau com algumas partes sem sal. E o restaurante estava bem cheio (com muitos turistas), os garçons demoravam a chegar a nossa mesa. Achei que ia ter uma melhor experiência lá devido aos elogios que eu tinha lido antes da viagem. ::hein:
De barriga cheia, voltamos para o hotel e descansamos. No dia seguinte fizemos o check out de manhã cedo e rumamos via táxi para o aeroporto (o staff do hotel nos explicou como ir de metrô, porém tinha que fazer baldeação e segundo eles, ia demorar 40 min para chegar ao aeroporto, sendo que de táxi, levaríamos só 20 min). :shock: Pegamos o primeiro voo de Porto para Lisboa e depois de Lisboa para Rio, uma viagem que demorou um dia inteiro, um pouco cansativa, porém era bom estar de volta em casa, com família e amigos... E agora é pensar no próximo destino! ::hahaha:: Espero poder planejar novamente com a ajuda do Mochileiros.com e contar com a presença de vocês, lendo os meus relatos também! Até a próxima!
#1133964 por debalves
29 Out 2015, 18:31
Alguém com frio aí?!
Igreja de São Francisco, caminho para a Plaza do Obradoiro e a Catedral de Santiago
DSCN4434-1.jpg
DSCN4434-1.jpg (1.06 MiB) Exibido 702 vezes

Plaza do Obradoiro
DSCN4443.JPG
DSCN4443.JPG (660.58 KiB) Exibido 702 vezes

Catedral de Santiago de Compostela
DSCN4457-1.jpg
DSCN4457-1.jpg (1.14 MiB) Exibido 702 vezes

DSCN4564.JPG
DSCN4564.JPG (729.02 KiB) Exibido 702 vezes

Detalhe da Catedral
DSCN4460-1.jpg
DSCN4460-1.jpg (979.75 KiB) Exibido 702 vezes

Interior da Catedral
DSCN4487-1.jpg
DSCN4487-1.jpg (881.05 KiB) Exibido 702 vezes

Ruas de Santiago (centro histórico)
DSCN4524-1.jpg
DSCN4524-1.jpg (824.12 KiB) Exibido 702 vezes

Em Viana do Castelo - Igreja de Santa Luzia
DSCN4657-1.jpg
DSCN4657-1.jpg (1.05 MiB) Exibido 702 vezes

Mirante em frente a Igreja de Santa Luzia, para admirar Viana do Castelo
DSCN4630.JPG
DSCN4630.JPG (698.77 KiB) Exibido 702 vezes

Nas ruas de Viana do Castelo
DSCN4679-1.jpg
DSCN4679-1.jpg (896 KiB) Exibido 702 vezes
#1133999 por juliad
29 Out 2015, 21:42
você se arrependeu da Régua e eu de Compostela! Confesso que havia pesquisado ir para lá, mas nunca se tem tempo para tudo, né? que delícia ver as suas fotos!
e bateu uma saudadezinha ver as suas fotos da Ribeira. lembro muito bem desse bar grudado na ponte, sempre com música ao vivo =)))
#1148095 por Karis
26 Dez 2015, 16:27
Moça,

que relato show!

Irei em Lisboa, Porto, Madri e Barcelona em março!

Estou pensando seriamente em ir em Santiago de Compostela depois do seu relato!

Obrigada demais!

Feliz 2016,

karis
#1150139 por debalves
03 Jan 2016, 20:20
Obrigada Karis!
Fizemos uma viagem para Madrid e Barcelona em 2014 (e passamos por Sevilla e Granada) e está relatado aqui no Mochileiros também!
Feliz 2016 pra você também! Espero que sua viagem seja show! Depois relata aqui no Mochileiros pra gente acompanhar!
Abraços!
#1155891 por Sheila M Parreiras
20 Jan 2016, 00:26
Oi, estou indo a Portugal em Março, e adorei seu relato, ajudou muito pois cada dia fico mais perdida com tanta informação,mas seu relato foi bem detalhado , quase me vi nas situações que você narrou.
Parabéns e obrigada mais uma vez , foi de grande ajuda.
Abraços.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes