Ir para conteúdo

Roteiro: Porto/Aveiro/Obidos/Lisboa - 11 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, queridos!

 

Sempre utilizo a ajuda de vocês e, com meu novo planejamento, não seria diferente...

Pretendo gastar apenas uma semana em outubro para ir para a Europa, e desta vez, resolvi visitar Portugal!

Minha idéia: passar apenas uma semana "extendida" - emendinha de feriado de 12 de outubro, ou seja, não mais do que 10 dias ao todo. Não quero fazer mochilão pinga-pinga - minha idéia é conhecer as cidades com calma, mas claro - não deixando de lado trocentas atrações.

Escolhi Portugal por: facilidade do vôo direto, menos tempo de vôo, preços relativamente mais baixos do que outras capitais européias e claro, vontade de conhecer a terrinha =)

 

Cês me ajudam?

Minha idéia inicial é:

 

dia 01: chegada em Porto 9am. checkin provavelmente 15h

dia 02: Porto

dia 03: Porto

dia 04: Porto

dia 05: Porto/Lisboa (provavelmente em torno de meio dia, para já chegar em Lisboa e fazer o checkin

dia 06: Lisboa

dia 07: Lisboa

dia 08: Lisboa

dia 09: Lisboa

dia 10: Lisboa até 23h30 (retorno ao Brasil)

 

Bom, às dúvidas:

- acham que esta quantidade de dias é boa? Porto me parece uma cidade interessante e com alguns bate-e-voltas legais, por isso reservei metade do tempo lá

- Portugal de fato é mais barata que as outras capitais européias? minha última estada na Europa foi em München, e tudo por lá estava BEM caro

- as cidades são seguras para andar tranquila pela noite?

- algum bate-e-volta imperdível? Pretendo no máximo dois - pensei em Sintra em Lisboa e Aveiro em Porto

- o clima no outono (outubro) é agradável? não me importo com frio, meu problema seria com dias nublados ou muita chuva.

 

e a dúvida mais importante, ainda sobre roteiro:

- alguma cidade que valha a pena um pit-stop entre Porto e Lisboa? Pensei em parar na metade do trecho, deixar minha mala no bagageiro da estação, almoçar numa cidadezinha e seguir viagem.

 

obrigada antecipadamente a todos =)

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

juliad!!! vc vai adorar a terrinha!!!

 

Acho que a divisão dos dias está boa, mas isso depende dos bate-e-volta que vc vai querer fazer, talvez fique melhor deslocar um dia do Porto! Fiquei dois dias e meio no Porto e achei que foi o suficiente, mas não fiz bate e volta de lá e passei vontade em Lisboa.

 

Em Lisboa, tenho a seguinte sugestão:

1 - chegada e andada pelas redondezas.

2 - castelo são jorge e centro histórico

3 - bairro de belém (gasta-se o dia todo, eu gastei pelo menos, rs)

4 - sintra (imperdível, TOP, fantástico)

5 - rota oeste (batalha, alcobaça, óbidos... talvez compense alugar carro, não fiz isso pq não deu tempo e vou precisar voltar)

6 - oceanário, parque das nações e shopping vasco da gama!

 

Se vc também quiser ir a Fátima, Nazaré, sugiro deslocar um dia do Porto pra Lisboa, até pq vc tem vários dias lá. Não conheci Avieiro, então não posso opinar. E entre Lisboa e Porto tem Coimbra que talvez seja interessante!! Eu não parei lá pq estava com uma viagem bem pesada já!

Viu meu relato? Tem dicas de hospedagem e comida em Portugal!!! :) Já deu saudade só de falar!

 

Bjinhos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se vc quer realmente conhecer o Porto e Lisboa que são as melhores fique como planejou. Portugal se começar a querer conhecer então opino que vc leia bastante no forum de Portugal e leia os relatos de viagens, por que tem muita coisa para conhecer e como o mínimo do mínimo na corrida seria dois dias para o Porto e 3 para Lisboa sem contar o tempo de viagem. Pesquise para formar opinião ppois cada um é cada um eu iria a Fátima num bate volta.e de Trem ou bus Porto Lisboa é uma pedida.

Link para o comentário
  • Membros

passagem comprada =))))))))

 

 

Juliana, adorei o seu relato! muito obrigada por compartilhar! =))) considerei coimbra no meu novo roteiro, principalmente pela biblioteca, que dizem ser uma das mais lindas.

 

Mauro, obrigada pela ajuda. Realmente, quero curtir tudo com calma, sem muito stress...estou lendo vários relatos e blogs, e me apaixonei pelas cidades pequenas, mas Fátima acredito que não entre no meu roteiro. o que estou pensando em fazer é ficar em alguma vila pequena pelo menos uma noite - sou apaixonada por cidades pequenas e fofas da Europa, e acho que Portugal tem várias delas. pelo que vi, Portugal tem algumas lindas!

 

bom, aqui eu resolvi atualizar, agora com datas de ida e volta OK!

 

domingo 04/10 - porto

 

segunda 05/10 porto

 

terça 06/10 porto - aveiro

 

quarta 07/10 porto

 

quinta 08/10 8 am porto/ 10 am coimbra

 

sexta 09/10 8 am coimbra/ 11am obidos

 

sábado 10/10 8 am obidos/ 10am lisboa

 

domingo 11/10 lisboa

 

segunda 12/10 lisboa - sintra

 

terça 13/10 lisboa

 

quarta 14/10 lisboa 23h30 sp

 

pensei em pernoitar em obidos para dar uma "quebrada" de cidade grande no roteiro. no último mochilão europeu que eu fiz só visitei "cidadão" e senti falta de um lugar pacato, sem h&m ou mango hahaha. na verdade, estou colocando coimbra aí mais pela logística: não encontro uma maneira de ir de porto direto para óbidos - eu faria um pitstop em coimbra só pra dar um rolê na biblioteca, mas vi que a estação não tem bagageiro...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Achei ótimo seu roteiro, a divisão dos dias também está boa. No dia que visitar Sintra se sobrar tempo dê uma passadinha em Cascais que é muito bonita, mas tem muita coisa pra ver em Sintra.... recomendo os Clássicos Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.

Óbidos é encantadora, pena que só passei o dia lá, a noite deve ser bem interessante, tem bons restaurantes e tal.

No Porto existe a possibilidade de fazer um passeio pelo D´Ouro, ou de trem mesmo margeando o rio... eu não fiz, mas muitos indicam... é um roteiro até Peso da Régua... ou quem sabe uma visita a alguma vinícola.

Lisboa nem vou dar dicas, é muita coisa... se resolver apenas bater perna pela cidade garanto que já vai se encantar!

 

Portugal é realmente mais barato do que os demais países, exceto se comparado com o Leste Europeu.

 

Quando fui a ultima vez ... já faz um tempinho :*( ... estava bem tranquilo andar por Lisboa até tarde.

 

Clima agradável em outubro, acho que no minimo uns 15 ºC

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, adorei as dicas de todos - e os relatos do filipe e da juliana!

após pesquisar um pouco mais, resolvi fazer um bate e volta para o Douro. Estive em Mendoza no início do ano e me apaixonei pelas vinículas...e não posso perder a colheita na região de vinhos mais antiga do mundo!

Bom, revi o roteiro e conclui que não vou pernoitar mais em Coimbra - quero ficar em cidades menores, se possível. Por isso, achei que Aveiro é uma boa opção, por mei-que-já estar no meio do caminho para Obidos.

Segue o roteiro refeito, super aberto a comentários:

 

domingo 04/10 - porto

 

segunda 05/10 porto

 

terça 06/10 porto - vale do douro

 

quarta 07/10 porto

 

quinta 08/10 porto - Aveiro

 

sexta 09/10 Aveiro - Obidos (troca de ônibus em Caldas da Rainha)

 

sábado 10/10 8 am obidos/ 10am lisboa

 

domingo 11/10 lisboa

 

segunda 12/10 lisboa - sintra

 

terça 13/10 lisboa

 

quarta 14/10 lisboa 23h30 sp

 

 

bom, minhas novas dúvidas:

- pretendo ir por conta própria para o douro, de trem. vi que a região mais bonita é entre Pinhão e Pocinho. minha idéia é curtir o visu até Pocinho, voltar para Pinhão e *tentar* ir a pé para uma vinícula, tomar um goró e seguir a vida pro Porto. vi que a Quinta de la Rosa está apenas a 3km da estação, mas pelo Google Maps, o caminho é uma estrada sem acostamento D= D=

alguém conhece a região? tem taxi para levar/buscar ou rola ir a pé?

- Leio, leio e leio: sei que os ônibus não chegam até óbidos, mas sim a Caldas da Rainha. não encontro o horário desses regionais - apenas de uma Linha Verde, que segue até Lisboa. Alguém sabe onde encontrar essa info?

- Alguém já pernoitou em Aviero? recomenda?

- Eu passaria algumas horas em coimbra, vindo do Porto ou Aviero...mas tudo que eu li diz que não existe bagageiro nem na estação de trem, nem na de ônibus de lá. procede? minha *nova* idéia seria deixar as malas, conhecer a biblioteca/facu e seguir viagem.

- por último: compro esses ônibus no brasil, ou deixo para a rodoviária?

 

novamente, obrigada a todos! estou simplesmente fascinada com portugal!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

gente,

após ler bastante, estou reconsiderando minha noite em Aveiro. pensei inicialmente em ir para Sintra, mas temia ser muito turístico por ser bate-e-volta manjadão (tipo Toledo em Madrid, sabem?) . bom, vi que quero ir para cascais e azenha do mar também, e para isso, precisaria pernoitar lá. daí que aveiro sairia do roteiro, e me daria mais um dia livre em lisboa =))

 

vejam:

 

domingo 04/10 - porto

 

segunda 05/10 porto

 

terça 06/10 porto - vale do douro

 

quarta 07/10 porto

 

quinta 08/10 porto - Obidos (troca de ônibus em Caldas da Rainha)

 

sexta 09/10 - Obidos - Sintra (pensei em pegar um taxi na porta de Obidos para o Trem, para poder seguir direto. ônibus me pareceu muito complicado, ainda mais sozinha e com malas)

 

sábado 10/10 8 am Sintra - Lisboa

 

domingo 11/10 lisboa

 

segunda 12/10 lisboa - alentejo

 

terça 13/10 lisboa

 

quarta 14/10 lisboa 23h30 sp

 

 

o que acham? vou perder muito não indo para aveiro? vejam que minha idéia inicial era curtir mais o clima das cidades, mas Portugal é infinito e, mesmo recomendando pra geral aqui evitar os pinga-pingas, eles são realmente tentadores.

insisto que ainda estou com certo "preconceito" com sintra. minha idéia inicial era aveiro exatamente para pegar algo mais regional. mas, pela logística, a cidade encaixaria bem.

 

obrigada =)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...