Ir para conteúdo

1º Mochilão a Machu Picchu Duvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia mochileiros, sou do Rio Grande do Sul e enfim estou organizando meu primeiro mochilão e gostaria muito da ajuda de pessoas mais experientes como vocês acreditem serão de suma importância para mim.

Pretendemos "digamos" assim pois neste mochilão vai eu e meu amigo, fazer um roteiro bacana visitando alguns pontos e cidades turísticas no decorrer da viagem, gostaria da ajuda de vocês para traçar uma rota: por onde começo, quais cidades passar, quais cidades ficar para visitar, quantos dias nas cidades principais, lugares econômicos para se alojar hostels, ou acampamentos, passagens como trem, ônibus? Dispúnhamos de aproximados R$2,500,00 reais cada um.

Quantos dias seria ideal uns 15 dias?

Deveremos levar mais dinheiro, quanto, o orçamento ira apertar?

Deveremos cambiar a moeda e levar dólares e pesos?

A pergunta mais importante saindo de Porto Alegre melhor rota e mais econômica Argentina, Chile e Peru ou Argentina, Bolívia e Peru?

Bom mochileiros são muitas duvidas mas acredito que será uma bela viagem, se alguém tem alguma rota e puder me enviar ficarei muito grato toda ajuda será bem vinda meu

e-mail junior.leonardi@yahoo.com.br

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Junior.

 

Olha, se seu prinicpal objetivo é conhecer Machu Picchu, com 15 dias eu diria para você ir de avião (pular Argentina, Chile e Bolívia) e se concentrar só no Peru mesmo. Aí depende muito do que você quer fazer... Você ta afim de fazer uma das trilhas até Machu Picchu? Só aí já vão uns 4 ou 5 dias. Você quer ir do jeito mais econômico? O jeito é pegar uma van até a hidrelétrica e caminhar o resto do caminho. O Peru tem muuuita coisa para ver, mas Arequipa e Cusco são as cidades mais legais na minha opinião. Meu conselho é que você leia os relatos do pessoal que já viajou para lá e aí você já consegue avaliuar mais ou menos quais cidades quer ver e quais pode deixar para uma próxima oportunidade.

 

Entrando pelo Chile ou Bolívia, as combinações mais comuns costumam ser Atacama + Uyuni + Copacabana + Arequipa ou Cusco. Ou, sentido contrário: Uyuni + Atacama + Tacna + Arequipa. Se você for pela Bolívia, o pessoal costuma ir por Sucre e Potosí. Mas, você deveria basear isso na quantidade de tempo disponível que você tem, porque deslocamentos comem dias inteiros de viagem.

 

Levar dólar é mais vantajoso, sempre. E deixe para comprar pesos e soles por lá mesmo.

 

A regra básica de dinheiro é que você irá gastar mais ou menos 3x o valor da hospedagem por dia. Então vai lá no booking.com, por exemplo, checa os preços da hospedagem e multiplica por três. Se o hostel for $20 a noite, você tem um budget de $60 por dia. Fácil, né? Mas deixe uns 10% de seu orçamento final para emergências. Eu vou dar um chute aqui e dizer que R$2.500 é um bom orçamento, se você não for do tipo esbanjador.

 

Minhas últimas dicas para economizar são: almoce nos mercados municipais locais (mais baratos), suba Machu Picchu a pé (se suas pernas aguentarem) e San Pedro de Atacama é bem carinha mas vale a pena. Dá para alugar uma bicicleta e ir em alguns lugares, tipo o Vale de La Luna e para fazer sandboard. Mas, algumas coisas é preciso pagar. Caro. E pague sem dó! Se é para economizar, economize em hospedagem e alimentação, ok? Não com passeios, afinal você não sabe quando vai voltar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde meu amigo primeiramente estou muito grato pela suas informações acredita é de suma importância.

Oks vou fazer mais algumas pergunta e sou grato se me auxiliar!

Quantos dias seria suficiente para fazer uma viagem boa?

Você sendo experiente me indicaria esta rota Atacama + Uyuni + Copacabana + Arequipa ou Cusco, ou Sucre e Potosí como você comentou, digo em aspectos turísticos?

Seria improprio te pedir o cronograma que você fez?

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Junior.

 

Então, depende do que você quer conhecer.

 

Se você for conhecer somente o Peru, 15 dias é mais que suficiente. Com 20 dias dá para conhecer Peru + Atacama ou Peru + Bolívia vendo as principais atrações. Se você for fazer o combo Machu Picchu + Atacama + Uyuni, que é o que a maioria faz, eu diria que você vai precisar de pelo menos uns 30 dias. Até é possível fazer em um pouco menos, só que você vai ficar correndo de um lado para o outro. E, com um prazo muito apertado, se acontecer algum imprevisto pelo caminho, pode ser que você tenha que abrir mão de uma cidade ou outra.

 

Então, eu ainda não fiz esse roteiro. Eu conheço alguma coisa porque eu viajava bastante a trabalho e trabalhava em operadora de turismo montando roteiros de viagem. Peru, coincidentemente, era um dos destinos mais vendidos aqui na América do Sul, por isso eu peguei bastante informação.

 

Se tudo correr como planejado, eu devo fazer esse roteirinho no início de 2015. Só que eu vou começar pela Patagônia e ir subindo pelo Chile, então no meu caso específico, eu faria Atacama + Uyuni + La Paz + Copacabana + Cusco (ou Arequipa, ainda não decidi).

 

Entrar por Santa Cruz de la Sierra vai te economizar uns trocados, mas turisticamente falando, como você apontou, particularmente eu não acho que tem nenhum atrativo que justifique a viagem.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Junior

 

esse roteiro mais "tradicional" é muito bom mesmo! Fiz Peru, Bolívia e Chile em 2009 e não me arrependo dos pontos que o Guaxinim te indicou. É uma rota que já tem bastante relatos aqui no mochileiros.com, dá uma "garimpada" que você encontra alguns bem detalhados, com preços, hospedagens, passeios, etc.

 

Vou te dar mais uma opção, que é menos frequente nos mochilões por aí, mas igualmente incrível. Essa é a que estou planejando agora, você pode ver nesse tópico aqui: montando-o-roteiro-peru-e-equador-t101457.html. O norte do Peru tem me fascinado!

 

 

De qualquer forma, você fará uma viagem inesquecível.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então pessoal vou tentar trabalhar um roteiro em cima destas cidades Atacama + Uyuni + La Paz + Copacabana + Cusco acredito que vai ser muito bom mesmo.

Guaxinin uns 20 dias e levando R$3.000,00 serão suficientes?

Vou dar uma garimpada nos principais pontos visitados pelo pessoal, gente qualquer coisa me ilumina asuhhsuasa toda a ajuda é bem vinda.

Outra questão que pensei foi o seguinte documentos seria importante eu fazer um backup autenticado de passaporte, identidade , cpf e deixo-los em casa e levar junto no caso de alguma perca ou roubo, também tem a questão da carteira de vacinação internacional é necessário, e para tirar visto é fácil?

Obrigado a todos por terem respondido este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Junior,

 

Eu acredito que 3k são suficientes sim. Mas uma dica é você pegar o preço da hospedagem (checa no Booking ou nos relatos aqui do Mochileiros mais ou menos os preços das diárias dos hostels) e multiplicar por 3. Por exemplo, você tem que a diária do hostel é $20. Então você separa mais $20 para alimentação e mais $20 para transporte/atrações. Logo o seu budget diário é de $60. Dividindo os seus 3k por 20 dias e usando 2,40 na cotação do dólar, o seu dinheiro cobriria o valor estimado de gastos de $60 por dia. Entendeu?

 

Mas foi só um exemplo, eu não sei quanto está a diária do hostel, que na verdade deve ser bem mais barato do que eu chutei.

 

Normalmente eu viajo com RG e ppt. Aí deixo o ppt no hotel e ando com o RG no dia a dia. Se você vai levar um só, eu diria que é uma ótima idéia fazer uma cópia autenticada. Seguro morreu de velho. Você pode deixar uma cópia simples escaneada no seu email e enviar para sua família, just in case.

 

Olha, eu nunca precisei da carteira internacional de vacinação para a América do Sul, não conheço ninguém que precisou e mesmo aqui no Mochileiros, nunca li nenhum relato de que alguém preciso apresentar. Por outro lado, se você tá planejando sua viagem com antecedência, eu acho que não custa nada fazer. Não é bom ficar tentando Murphy. e além disso, para uma próxima viagem, vai ser uma coisa a menos para se preocupar.

 

Não precisa de visto para nenhum desses países para estadias de até 90 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...