Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia-Chile-Peru - 23 dias (Outubro 2014)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Dia 6/10 embarco no meu primeiro mochilão! Ia sozinha, mas de última hora uma amiga conseguiu pegar férias e vai comigo! Está bem próximo, mas resolvi postar o roteiro mesmo assim, então caso alguém tem alguma dica ou sugestão talvez dê tempo de mudar! Depois pretendo postar um relato como forma de agradecimento às informações coletadas aqui no mochileiros.com. Talvez este roteiro também possa ajudar e dar ideias para quem pretende fazer essa trip!

 

Não me planejei com tanta antecedência como costumo ver que o pessoal faz, mesmo com as férias confirmadas há bastante tempo. Foi vacilo meu, mas no final deu certo, achei que não paguei tão caro nas passagens aéreas (comprei no final de agosto). O roteiro está assim:

 

6/10

SP > Campo Grande (avião) > Corumbá (ônibus noturno)

7/10

Corumbá > fronteira > Puerto Quijarro > Santa Cruz de la Sierra (Trem da Morte)

8/10

Santa Cruz > Sucre (avião) > Potosí > Uyuni (ônibus)

9/10

Salar de Uyuni

10/10

Salar

11/10

Salar > San Pedro de Atacama

12/10

SPA

13/10

SPA

SPA > Arica (ônibus noturno)

14/10

Arica (praia/oceano/mirante)

Arica > Tacna (ônibus ou táxi)

Tacna > Arequipa (ônibus)

15/10

Arequipa

16/10

Arequipa (Canion del Colca)

Arequipa > Ica (ônibus noturno)

17/10

Ica > Huacachina (oásis)

18/10

Huacachina > Paracas (ilhas Ballestas e Reserva)

Ica > Cusco (ônibus noturno)

19/10

Cusco (City Tour ou Valle Sagrado se der tempo)

20/10

Cusco > Aguas Calientes (rota alternativa via hidroelétrica)

21/10

Machu Picchu + Huayna Picchu (comprei as entradas antecipadas pela internet)

Aguas Calientes > Ollantaytambo > Cusco (a volta farei por trem da Peru Rail, também já comprei as passagens pela internet)

22/10

Cusco (City Tour ou Valle Sagrado)

Cusco > Puno (ônibus noturno) ou Copacabana direto, Puno será só de passagem

23/10

Puno > Copacabana (ônibus)

Copacabana > Isla del Sol (barco até o Norte)

24/10

Isla del Sol Norte > Sul (trilha) > Copacabana (barco)

Copacabana > La Paz (ônibus final da tarde)

25/10

La Paz (Downhill)

26/10

La Paz (Chacaltaya)

27/10

La Paz

La Paz > Santa Cruz (avião)

28/10

Santa Cruz > SP (avião)

 

Mais detalhes do planejamento, eu escrevo no futuro relato, mas qualquer dúvida, só perguntar.

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá, achei seu roteiro bom, mas um pouco corrido. Eu sugiro talvez vc tirar Ica/Huacachina/Paracas do roteiro e acrescentar mais 2 dias em SPA que tem mtaa coisa bonita pra se ver, além de que em Ica vc vai ver deserto que já tem em SPA..hehe

 

Eu fui de Cusco pra Copacabana direto (com uma baldeação na rodoviaria de Puno), então nao precisa pernoitar em Puno

 

Vi que vc vai pra Sta Cruz só pra voltar para o Brasil. Tem uma companhia (Boliviana de Aviacion) que faz voo SP-La Paz... as vezes compensa, pq dizem q o trajeto La Paz-Sta Cruz é um caos ::hein:

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cinthia,

 

Eu tb tiraria Ica/Huacachina/Paracas e adicionaria uma noite de aclimatação em Sucre. Eu fiz uma noite de aclimatação em Sucre e duas noite na cidade de Uyuni. Deixaria o outro dia restante para imprevistos ou La Paz.

 

A aclimatação e o cuidado com a alimentação são importantes.

 

Deve-se se atentar para o dia 12 de outubro porque é eleição na Bolívia. Neste dia, recomendo evitar a fronteira boliviana.

 

Boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, achei seu roteiro bom, mas um pouco corrido. Eu sugiro talvez vc tirar Ica/Huacachina/Paracas do roteiro e acrescentar mais 2 dias em SPA que tem mtaa coisa bonita pra se ver, além de que em Ica vc vai ver deserto que já tem em SPA..hehe

 

Eu fui de Cusco pra Copacabana direto (com uma baldeação na rodoviaria de Puno), então nao precisa pernoitar em Puno

 

Vi que vc vai pra Sta Cruz só pra voltar para o Brasil. Tem uma companhia (Boliviana de Aviacion) que faz voo SP-La Paz... as vezes compensa, pq dizem q o trajeto La Paz-Sta Cruz é um caos ::hein:

 

abraços

 

Olá! Obrigada pelas dicas!

Só enfiei Ica no roteiro pq quero muito conhecer o Oásis! Claro que se acontecer algum imprevisto no trajeto, vai ser o primeiro lugar que vou ter que retirar do roteiro, mas a princípio vou manter!

 

Em Puno não irei pernoitar, só desembarcar para já pegar outro ônibus pra Copacabana. A previsão é chegar lá umas 6h da manhã. Li alguns relatos de que sairia mais barato fazer desse jeito do que comprar direto pra Copacabana, mas isso eu tb vou deixar para resolver na hora que for comprar as passagens! Se tiver direto, acho melhor sim!

 

Quando fui pesquisar as passagens de volta (pq só queria pegar o Trem da Morte na ida mesmo), Sta Cruz > SP era o trajeto mais barato e já está comprado pela Gol.

A ideia na verdade é chegar em Sta Cruz no meio da tarde e dar um passeio pelo centro apenas, já que na ida vai ser corrido e não vai dar tempo de conhecer nada, logo parto pra Sucre.

La Paz > Sta Cruz vou fazer de avião para ganhar tempo!

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cinthia,

 

Eu tb tiraria Ica/Huacachina/Paracas e adicionaria uma noite de aclimatação em Sucre. Eu fiz uma noite de aclimatação em Sucre e duas noite na cidade de Uyuni. Deixaria o outro dia restante para imprevistos ou La Paz.

 

A aclimatação e o cuidado com a alimentação são importantes.

 

Deve-se se atentar para o dia 12 de outubro porque é eleição na Bolívia. Neste dia, recomendo evitar a fronteira boliviana.

 

Boa viagem

 

Olá Bity!

 

Tem uma galera que conheci aqui no mochileiros que fará praticamente o mesmo trajeto que eu, mas por diferenças de datas de partida e tempo de viagem, acabamos fazendo roteiros separados. Mas, o começo da trip está coincidindo, e pretendo me encontrar com eles em Uyuni para fazermos o Salar juntos!

Tudo é previsão, montei um roteiro bem contornado, mas sei que os perrengues estão aí! hahaha Então tudo vai depender de como a viagem for acontecendo.

 

Cara, eu não sabia dessa coisa aí de eleição na Bolívia! ;O

A previsão é cruzar a fronteira Bolívia/Chile no dia 11/10, será que pode dar merda?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fui de La paz para Sta Cruz pela BOA e realmente ele é boa mesmo ::lol4:: . Na ocasião eu já estava farto de ter andando tanto de busão ::hein: e eu acho q paguei 60 dolares, em maio de 2013. Bem, minha opinião sobre SPA é que como fiz o salar em 3 dias visitei muuita coisa bonita, achei que em SPA tinha mais ou mesmos tours que no salar, resumindo: se no salar já havia visitado os tais geisers, pq visitar outros gueisers em SPA??? Mas por outro lado, PA tem atraçoes que vc nao encontra no salar, é claro. Já sobre a fronteira, da para vc exigir o transfer em Uyuni e la é super tranquilo ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cinthia,

 

Não acredito que vai ter problemas nao, porque você vai cruzar a fronteira um dia antes da eleição. No dia 11/10 as expedições cruzam a fronteira ainda no meio do dia.

Você, ainda, tem a opção do transfer citado pelo colega. Agora, se você, por algum motivo for cruzar a fronteira no dia 12/10, convém entrar em contato com uma agência de turismo.

A colque tours (http://www.colquetours.com/main.php?lang=id2) possui escritório em Uyuni e em SPA e sempre fornece informações sobre o turismo da região para a imprensa.

 

Este site http://www.uyunibolivia.net/ traz informações atualizadas sobre o tour pelo salar e sobre as cidades de Uyuni e Potosi.

 

Boa Viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...