Ir para conteúdo

Ir para Europa apenas com passaporte português


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Tenho uma roadtrip para Europa marcada para inicio de dezembro, mas não posso tirar meu passaporte brasileiro pois meu titulo de eleitor consta como cancelado por falta de atualização, e só posso regulariza-lo em novembro devido as eleições. Tenho passaporte português, mas queria saber se posso usa-lo para sair e entrar no Brasil, e se possível, como evitar problemas. Infelizmente é minha única opção.

 

Agradeço pela atenção.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Também tenho dupla cidadania. Para entrar/sair da Europa obviamente que só precisamos do passaporte europeu... mas as autoridades brasileiras sempre me exigiram o passaporte brasileiro para sair e entrar do Brasil. Moro no exterior e na última vez que estive no Brasil meu passaporte estava para vencer, sendo que minha situação com a justiça eleitoral também estava irregular (título cancelado). Cheguei no BR para ficar apenas 20 dias, mas consegui resolver tudo em 6 dias úteis. Na justiça eleitoral resolvi tudo em 1h (só demorou tanto porque tive que sair do prédio para pagar uma multa e depois voltar). Não consegui marcar a consulta para o passaporte através do site da Policia Federal (o primeiro horário disponível era pra depois da minha viagem de volta), então arrisquei ir no prédio da PF e me explicaram que todos os dias num determinado horário eles atendem pessoas sem consulta agendada. No dia seguinte apareci lá 40 min antes da hora indicada, por precaução, e fui a primeira pessoa a ser atendida (nem precisava ter saído de casa tão cedo). O site da PF avisa que o passaporte geralmente leva 6 dias úteis para ficar pronto, mas nem precisei esperar tanto, antes disso recebi um email avisando que meu passaporte estava pronto, era só buscar. Aliás nota 10 para o atendimento que recebi em todas as repartições públicas, as pessoas foram muito prestativas ::otemo::

 

Então me parece que tendo todo o mês de novembro vc tem tempo suficiente para regularizar sua situação com a justiça eleitoral e providenciar seu passaporte.

Link para o comentário
  • Membros
Também tenho dupla cidadania. Para entrar/sair da Europa obviamente que só precisamos do passaporte europeu... mas as autoridades brasileiras sempre me exigiram o passaporte brasileiro para sair e entrar do Brasil. Moro no exterior e na última vez que estive no Brasil meu passaporte estava para vencer, sendo que minha situação com a justiça eleitoral também estava irregular (título cancelado). Cheguei no BR para ficar apenas 20 dias, mas consegui resolver tudo em 6 dias úteis. Na justiça eleitoral resolvi tudo em 1h (só demorou tanto porque tive que sair do prédio para pagar uma multa e depois voltar). Não consegui marcar a consulta para o passaporte através do site da Policia Federal (o primeiro horário disponível era pra depois da minha viagem de volta), então arrisquei ir no prédio da PF e me explicaram que todos os dias num determinado horário eles atendem pessoas sem consulta agendada. No dia seguinte apareci lá 40 min antes da hora indicada, por precaução, e fui a primeira pessoa a ser atendida (nem precisava ter saído de casa tão cedo). O site da PF avisa que o passaporte geralmente leva 6 dias úteis para ficar pronto, mas nem precisei esperar tanto, antes disso recebi um email avisando que meu passaporte estava pronto, era só buscar. Aliás nota 10 para o atendimento que recebi em todas as repartições públicas, as pessoas foram muito prestativas ::otemo::

 

Então me parece que tendo todo o mês de novembro vc tem tempo suficiente para regularizar sua situação com a justiça eleitoral e providenciar seu passaporte.

 

Opa, maravilha! É a primeira vez que tiro o passaporte Brasileiro e não sabia que era tão simples assim, pensei que envolvia mais burocracia. Pesquisei aqui e o cartório eleitoral abre dia 12/11 para regularização, então da tempo suficiente.

 

Agradeço as respostas, foram muito úteis.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

acredito que dê tempo sim, quando for comparecer no cartório eleitoral já leve o que precisa para acelerar tudo. Tive que apresentar o título eleitoral + comprovante de domicílio (por ex. conta de luz, não precisa ser no seu nome, pode ser nome de parente). E claro, leve dinheiro para pagar a multa. A minha multa se lembro bem deu menos de 20 reais (janeiro/14). Para fazer o passaporte, como vc é um rapaz jovem talvez precise do documento cujo nome correto esqueci mas que demonstra que vc está ok com suas obrigações militares. Talvez vc já possa providenciar isso agora mesmo, caso não tenha em mãos. tomara que dê tudo certo para vc!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...