Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá, sou mochileira de primeira viagem! Tomei coragem e vou passar um mês viajando por alguns países, fiz o seguinte roteiro e já reservei os hostels. Meu medo agora é quanto ao transporte, pois comprei o select pass 4 países (França-Benelux-Alemanha-República Tcheca), a reserva de assento que estava em torno de 9 euros subiu para 30 ou mais. Preciso realmente reservar o assento? Nessa época do ano é comum o cancelamento de alguns trens por conta do mal tempo?

 

Segue o roteiro:

DEC 31 SSA-LONDRES

JAN 01 LONDRES

JAN 02 LONDRES

JAN 03 LONDRES

JAN 04 LONDRES

JAN 05 LONDRES

JAN 06 LONDRES

JAN 07 LONDRES

JAN 08 LON-PARIS

JAN 09 PARIS

JAN 10 PARIS

JAN 11 PARIS

JAN 12 PAR-BRUXELAS

JAN 13 BRUXELAS

JAN 14 BRUXELAS

JAN 15 BRU-AMSTERDAM

JAN 16 AMSTERDAM

JAN 17 AMSTERDAM

JAN 18 AMSTERDAM

JAN 19 AMSTERDAM/ROTTERDAM (DAYTRIP)

JAN 20 AMST-BERLIM

JAN 21 BERLIM

JAN 22 BERLIM

JAN 23 BERLIM

JAN 24 BERLIM

JAN 25 BER-PRAGA

JAN 26 PRAGA

JAN 27 PRAGA

JAN 28 PRA-FRANKFURT

JAN 29 FRANKFURT

JAN 30 FRANKFURT/COLONIA (DAYTRIP)

JAN 31 FRANKFURT

FEV 1 SSA

 

Será que consigo cumprir esse roteiro? ::dãã2::ãã2::'>

Link para o comentário
  • Membros

Bom, como já reservou os hosteis, então não há muito o que fazer. Eu só acho que Paris merecia mais um dia, pelo menos.

 

No site da eurail tem a tabela de itinerários mostrando quais são as viagens em que é obrigatória a reserva. Entre aqui http://pt.eurail.com/plan-your-trip/eurail-timetable

A França não gosta muito desses passes. Eles reservam poucos assentos para quem os possui, e muitas vezes não tem mais vaga, daí você precisa pagar metade de um valor cheio. Eu tive que pagar 28 euros Paris - Rennes, 18 euros Paris - Luxembourg, 40 euros Grenoble - Nice. Pois é, dá raiva.

 

Sobre cancelamentes, não sei dizer, pois nunca visitei no inverno.

 

*Lembrando, o timetable é atualizado dia 15 de Dezembro, então há chances de alguns horários mudarem.

Link para o comentário
  • Membros
Bom, como já reservou os hosteis, então não há muito o que fazer. Eu só acho que Paris merecia mais um dia, pelo menos.

 

No site da eurail tem a tabela de itinerários mostrando quais são as viagens em que é obrigatória a reserva. Entre aqui http://pt.eurail.com/plan-your-trip/eurail-timetable

A França não gosta muito desses passes. Eles reservam poucos assentos para quem os possui, e muitas vezes não tem mais vaga, daí você precisa pagar metade de um valor cheio. Eu tive que pagar 28 euros Paris - Rennes, 18 euros Paris - Luxembourg, 40 euros Grenoble - Nice. Pois é, dá raiva.

 

Sobre cancelamentes, não sei dizer, pois nunca visitei no inverno.

 

*Lembrando, o timetable é atualizado dia 15 de Dezembro, então há chances de alguns horários mudarem.

 

Então, sobre Paris, só está no meu roteiro pq está no "meio do caminho", nunca tive muito interesse na França, but I'll give it a try.

 

Para reservar os assentos, vc acha melhor com antecedência, aqui no Brasil ainda ou posso deixar pra comprar quando eu chegar lá? Por exemplo, assim que eu chegar na França já reservar o assento da viagem Paris-Bruxelas.

Será que corro o risco de não conseguir nenhum trem? :o

Link para o comentário
  • Membros
Cancelamentos de trens são raros, se estiver nevando com certeza haverá atrasos, pois com neve os trens trafegam com velocidade menor e acaba engarrafando tudo e aumentando bastante os atrasos e dificultando as conexões....

 

Quanto as taxas de reserva, em alguns trechos ela é obrigatória, em outros é opcional, alem do link que o Davi passou, tem este que lista todos os trens onde a reserva é obrigatória e o respectivo preço da reserva (http://pt.eurail.com/plan-your-trip/guide-eurail-train-reservations/reservation-fees)

 

Já tinha visto sobre as reservas opcionais, a viagem dura mais, mas pra mim não é um problema.

Entretanto, ainda tenho medo de não conseguir nenhum assento nesses trens, li que em alguns pode ir em pé, é verdade? Se eu não conseguir embarcar em um horário, a espera por outro demora muito?

 

Desculpa tantas perguntas e dúvidas, mas eu nunca sai do Brasil! E pra completar ainda estou indo sozinha ::mmm:

Link para o comentário
  • Membros

Aah, e eu só escolhi o select pass pq todas as passagens para Berlim e Frankfurt, seja de avião ou trem estavam caras, e Berlim é indispensável na minha viagem e Frankfurt é da onde eu volto pra casa, então não tinha como tirar a Alemanha :)

Na época eu até calculei o select pass com as reservas de assento, mas a media era de 9 euros (selecionei diversas datas para pesquisar) mas agora a mais barata entre Paris-Bruxelas esta 18 euros e Bruxelas-Amsterdam por volta de 30-50!

Link para o comentário
  • Membros

Quando viajei, também achava que Paris seria aqueles destinos que só é famoso porque todo mundo fala que é famoso, eu não tinha muita vontade de visitar por causa disso. Ela foi a segunda cidade que visitei, de começo não achei o tcham que o pessoal sempre fala, mas depois vi que ela é umas das cidades mais bonitas que vi, e tem muita coisa interessante para visitar. Recomendo também conhecer o Palácio de Versalhes, basta entrar no Jardim, é um lugar espetacular.

 

Não é possível fazer reserva pela internet, a não ser que você compre a passagem inteira, só pode fazer localmente se tiver o passe. Se não me engano, só pode fazer reserva no máximo 3 dias de antecedência. Na França eu recomendo fazer assim que chegar, mas nos outros países dá pra reservar em cima da hora.

O risco de trem cheio é bem difícil.

 

Bom, para te acalmar, minha experiência:

Eu viajei na alta temporada na Europa (final de Julho até final de Outubro), e tinha o passe. Sempre fiz reserva, quando obrigatória, de última hora. Consegui embarcar nos trens sem problema.

Em toda minha viagem (andei 17mil km de trem) tive apenas 2 trajetos que não deu muito certo, mas mesmo assim, consegui embarcar. Foram, de Bruxelas a Amsterdã - o trem direto estava lotado (o qual tinha que ter reserva obrigatória) então a moça me disse que eu poderia pegar um trem até Roterdã e depois outro até Amsterdã (esses são regionais). Demorou umas 2h horas a mais, mas consegui chegar sem problema e sem pagar nenhuma reserva.

De Gênova a Milão - o trem não requeria reserva, estava cheio mas eu poderia viajar de pé sem problema. Nos corredores tinha uns bancos retráteis, não era muito confortável mas dava pro gasto.

 

De resto, eu só reservava quando era obrigatório. Nos trens regionais eu apenas olhava o horário que ele iria sair, chegava na estação bem perto da partida (coisa de 10min antes) e entrava sem problema, sempre tinha lugar pra sentar e colocar minha mochila, isso em alta temporada.

Link para o comentário
  • Membros
Os trens problemáticos e que costumam lotar são os trens de alta-velocidade entre Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam, nestes você viaja somente com reserva e sentado, todas as vezes que viajei num destes trens estava absolutamente udo lotado, mesmo na baixa temporada.

 

Se você quer viajar num horário específico, principalmente se for no começo da manhã ou final da tarde, pode ser complicado achar lugar, mas como tem uns 8 ou 10 horários por dia, é relativamente fácil achar algum trem com vagas no meio da manhã ou tarde ou no dia seguinte, só não dá para garantir que você viaje no horário desejado. Ou então encarrar os trens regionais, que podem fazer a viagem aumentar de 2 a 5 horas dependendo do trecho...

 

Nos outros trens que você vai pegar, pode viajar em pé sem problema caso precise.

 

Realmente nao tenho problema com horário. Nao quero pegar trem cedo, mas tbm não muito tarde. Não programei nada para os dias em que vou me deslocar de um lugar para o outro, então esta tranquilo!

 

Obrigada, Adriano!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...