Ir para conteúdo

Primeiro mochilão AMÉRICA DO SUL- Dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros!

 

Estou planejando um mochilão com alguns amigos (jovens universitários quebrados) e ninguém tem experiência com viagens desse estilo, então temos muitas dúvidas. ::sos::

Pra começar, nós moramos em Palmas-TO, que fica bem longe da fronteira e passagens aéreas geralmente mais caras.

O período do mochilão vai ser de cerca de 30 dias, começando dia 28 de dezembro até 28 de janeiro.

 

Inicialmente nós não tínhamos muita noção e como surgiu uma promoção nós compramos a passagem para Porto Alegre para o dia 28 de dezembro por cerca de 270 reais (praticamente sem nenhum planejamento concreto de roteiro, só um esboço no google maps que continha Uruguai, Buenos Aires, Patagônia, Salar de Uyuni, MP e La Paz, sem rota de retorno definida) ::mmm:

Depois de muita pesquisa eu acabei percebendo que esse roteiro tava muito longo pro nosso tempo e dinheiro (eu estou pensando em gastar até uns R$4000) e provavelmente patagônia será deixada para uma próxima viagem dedicada quase que exclusivamente a ela.

 

 

Bem, agora, alguma idéias e dúvidas.

1- MP, Salar de Uyuni e o Downhill em La Paz são os principais pontos que eu quero visitar. ::otemo::

Dúvida: qual rota seguir para sair de Buenos Aires para chegar até Cuzco? Daria pra seguir pelo Atacama ou a viagem ficaria muito extensa?

 

2- R$4000 dá pra fazer a viagem ou é pouco? Não temos frescuras quanto a estadia, podemos cozinhar, acampar, etc. ou seja, economizar.

No início do ano imaginava ser suficiente, mas recentemente o câmbio tá uma bagunça por conta das eleições :/

 

3- O atual esboço do roteiro está o seguinte:

Palmas -> Porto Alegre (já comprada)

Porto alegre -> Uruguai (Punta del leste/Montevideo/Colonia del Sacramento)

Colonia del sacramento-> Buenos Aires

Buenos Aires->Atacama

Atacama -> Salar de Uyuni

Salar de Uyuni-> Cuzco

Cuzco -> La Paz

La Paz-> Santa Cruz

Santa Cruz-> corumbá (pelo trem da morte)

Corumbá-> Campo Grande

Campo Grande-> Palmas (queria já comprar essa passagem o quanto antes pois está 350, sem taxas)

 

Dúvidas: Vai dar tempo? coloquei destinos demais?

Pensei em encurtar a viagem pelo Uruguai pra poder aproveitar mais nos destinos finais, que são meus objetivos mais importantes.

 

4- Equipamento

Preciso comprar uma mochila, essa tem sido uma dúvida cruel. Pesquisei várias, mas sempre vejo que recomendam de olhos fechados a famosa deuter. Ela realmente vale o que custa? Pensei em comprar a Quantum 70+10 que já vem com transport cover e mochila de ataque, mas pagar quase 900 reais só na mochila soa quase insano (apesar de jé estar juntando dinheiro pra isso hehe). Vale mais a pena comprar uma mais barata e levar mais dinheiro pra viajem ou R$4000 já é suficiente? Quais seriam boas alternativas de mochila?

 

5- Pensei em algumas alternativas no meu planejamento inicial como trocar a passagem que já está comprada pra Porto Alegre para Campo Grande e sair do Brasil pela mesma rota da volta e dedicar os dias para Bolívia e Peru, mas isso caso fosse extremamente crucial para poder conhecer MP, caso contrário prefiro manter a rota por POA.

 

Bem, pessoal, por enquanto é isso que eu tô lembrando agora. Com certeza lembrarei de mais dúvidas com o passar do tempo e postarei aqui.

Valeu, galera!

Se alguém estiver com planos parecidos com o meu me avise, vou criar um grupo no WhatsApp :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fernando,

 

Entendo que a trip está muito longa. Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia, muitos países e poucos locais de visitação. Provavelmente, você terá altos custos de transportes e gastará mais da metade do tempo em deslocamentos.

 

Sugiro fazer a rota tradicional que a grande maioria do mochileiros.com faz, qual seja, Bolívia, Chile e Peru. Argentina e Uruguai podem ficar para uma segunda trip.

 

Com R$4.000,00 ou um pouco mais, sem as aéreas, acredito que você faça o roteiro tradicional visitando o Salar de Uyuni, o Atacama, Arequipa, Machu Picchu, Copacabana e La Paz.

 

Mochila: para a trip que estou falando a mochila cargueira não é tão crucial. Eu mesmo fiz a trip com uma mochila trilhas e rumos de 50 litros e uma mochila de ataque de 25l. Agora, se você vai mochilar todos os anos para trips longas, acampamentos, selva, etc., que requeira um produto com maior durabilidade e conforto, poderia se pensar numa deuter.

 

Estas são minhas opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Fernando,

 

Entendo que a trip está muito longa. Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia, muitos países e poucos locais de visitação. Provavelmente, você terá altos custos de transportes e gastará mais da metade do tempo em deslocamentos.

 

Sugiro fazer a rota tradicional que a grande maioria do mochileiros.com faz, qual seja, Bolívia, Chile e Peru. Argentina e Uruguai podem ficar para uma segunda trip.

 

Com R$4.000,00 ou um pouco mais, sem as aéreas, acredito que você faça o roteiro tradicional visitando o Salar de Uyuni, o Atacama, Arequipa, Machu Picchu, Copacabana e La Paz.

 

Mochila: para a trip que estou falando a mochila cargueira não é tão crucial. Eu mesmo fiz a trip com uma mochila trilhas e rumos de 50 litros e uma mochila de ataque de 25l. Agora, se você vai mochilar todos os anos para trips longas, acampamentos, selva, etc., que requeira um produto com maior durabilidade e conforto, poderia se pensar numa deuter.

 

Estas são minhas opiniões.

 

 

Obrigado pela sua opinião!

Vou estudar as mudanças no roteiro o quanto antes pra definir as datas e reservar o passeio para MP.

Entendo, vou pesquisar os modelos de mochila alternativos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

olá Fernando,

se pensar em economizar mais, iniciar o tour do salar em uyuni sai mais barato, assim sairia de buenos aires pra salta e de lá pra la quiaca/vilazon até uyuni. então, se for pro atacama rola de chegar em cusco por arequipa também... mas aí não passaria por mendoza/santiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se é pra ser econômico e melhor aproveitado, sugiro excluir o Chile (que é o mais caro de todos) e focar na Argentina, Bolívia e Peru. Assim será mais fácil aproveitar os lugares, aumentar o tempo de permanência em cidades que merecem e ainda assim fazer uma viagem bem intensa. Travessias de fronteira por terra podem te custar um dia de viagem. A aduana tem horário de funcionamento. Eu já perdi tempo precioso em travessias por causa disso. Outro ponto que vcs devem revisar é o deslocamento x tempo. Em viagens muito longas, o horário de chegada pode custar a programação do dia, considerando que terão que arrumar local pra se hospedar e agencias pra fechar os passeios. Por exemplo: saindo de santiago dia 7, vcs chegarão no meio do dia 8 em San Pedro. Portanto, no dia 8 não farão nenhum passeio. Somente irão arrumar estadia e contratar os passeios do dia seguinte. Isso empurra sua programação um dia pra frente. Se somar tudo, verá que ficará apertado. Pense melhor nesse roteiro e considere os imprevistos que tomam tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O ideal é planejar roteiros que as travessias rodoviarias sejam noturnas (menos de 12h de viagem). Assim se economiza tempo e dá pra aproveitar um dia de passeio, fechando com partida pra outra cidade. O ponto negativo é perder a paisagem, que em alguns (muitos) trechos vale tanto quanto os atrativos a serem visitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite Fernando, estou programando meu mochilao com uma amiga com os mesmos destinos que você mostrou na planilha. Só que saiu de são Paulo, mais ainda não está nada decidido. Vou em julho,junho. Vai primeiro que eu. Favor relatar seu roteiro depois da viagem. Boa sorte e boa viagem... Mais estou querendo excluir alguns destinos, mais se você conseguir fazer. Eu também vou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas ajudas, pessoal! Desculpem a demora pra responder, estou apertado na facul. Vou adaptar meu roteiro sem passar por Santiago e Mendoza, mas vou tentar manter o atacama. Vi que existe um trem que sai de Buenos Aires pra Tucuman, alguém conhece/tem informações? Pelo que eu vi é difícil conseguir passagens pra ele.

 

Pretendo dormir nas viagens de ônibus pra aproveitar o tempo e economizar em hospedagens também.

 

Boa noite Fernando, estou programando meu mochilao com uma amiga com os mesmos destinos que você mostrou na planilha. Só que saiu de são Paulo, mais ainda não está nada decidido. Vou em julho,junho. Vai primeiro que eu. Favor relatar seu roteiro depois da viagem. Boa sorte e boa viagem... Mais estou querendo excluir alguns destinos, mais se você conseguir fazer. Eu também vou...

Claro! Pretendo fazer um relato com minhas experiências e a logística.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...