Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde, Augusto e outros que acompanham este thread.

 

Primeiro, Augusto, parabéns pelo ótimo relato, na primeira vez que fui para ilha grande com minha namorada, em 2011, me inspirei em muitos dos seus trechos para planejar minha estadia. No reveillon deste ano vamos fazer a volta completa da Ilha, sempre acampando, passando a virada em Araçatiba.

 

Meu grande problema tem sido extamente o lugar para passar a virada. Todos os campings só estão fazendo pacote fechado, com mínimo de 4 diárias que ficam ao redor de R$70,00! Ou seja, Mínimo de R$280,00! E o pior problema tem sido no camping Bem Natural, da Nice, em Araçatiba, que além de meter a faca goza de não possuir concorrência!

 

Queria a opinião de você, Augusto, ou de quem passou recentemente por Araçatiba. Tá tão monopolizado assim pelo Camping Bem Natural, ou ainda rola utilizar o abrigo/jardim das casas dos nativos, restaurantes, igrejas que oferecem camping sazonal?? Se alguém conseguiu achar alguma alternativa nestes últimos dias, tem algum contato para compartilhar??

 

Abraços, Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Rafael, blz?

 

Que bom que o relato foi muito útil e te ajudou lá na ilha.

 

Carnaval e Reveillon são as melhores épocas para todo tipo de hospedagem na Ilha. A procura é muito grande e por isso eles só vendem pacotes.

Mas pode ir tranquilo.

Qdo fiz a caminhada, presenciei pessoas acampando no quintal de moradores em Araçatiba e já tive retornos de outras pessoas que também encontraram esse tipo de hospedagem na Praia da Longa, que é a última antes de chegar em Araçatiba.

Quintais de Igrejas e restaurantes talvez vc encontre na baixa temporada.

 

Não tenho nenhum desses contatos, mas se não encontrar vagas nas primeiras casas quando chegar em Araçatiba, é só caminhar até próximo ao último pier da praia, um pouco antes do Camping Bem Natural. Lá existem algumas casas que ficam um pouco mais longe da praia e com certeza terá uma vaga em algum quintal.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Hola Augusto,

 

Na sexta estarè en Aventureiro, espero visitar el bosque entre Parnaioca y Dois Rios.

En un viaje que hicimos de Aventureiro/Proveta/Aracatiba, nos alojamos en unos cuartos (creo que estaban en los fondos de Benè) eran bien baratos!!!!cenamos en ben natural.

Pasamos un dìa maravilloso alugamos canoa y fuimos a lagoa verde, y retornamos de barco a Proveta al otro dìa, y de allì en lancha a Aventureiro (no recomiendo).

En la isla todo es negociable, es solo preguntar, preguntar, siempre alguien ayuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Augusto, tudo bem? Ótimo relato, cara.

Também pretendo fazer a volta completa na Ilha no próximo mês.

O que você recomenda levar de comida na mochilão?

Pretendo levar miojo, arroz (aqueles de saquinho), uva passas, milho/ervilha e um pouco de proteína.

Obrigado.

PS.: em breve trago mais dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Perla.

 

No trecho entre Parnaioca e 2 Rios vale a pena conhecer a cachoeira, que também recebe o nome de 2 Rios.

Não sei se aquela mata tem alguma outra atração.

 

Qto a Lagoa Verde, vc não quis ir até lá pela trilha?

Não deve levar mais que 1 hora a partir de Araçatiba.

Só não fomos lá porque estávamos muito cansados e demos prioridade para conhecer a Gruta do Acaiá.

Mas é uma trilha bem demarcada e nem é preciso contratar algum barco.

 

Abcs

 

 

 

Hola Augusto,

 

Na sexta estarè en Aventureiro, espero visitar el bosque entre Parnaioca y Dois Rios.

En un viaje que hicimos de Aventureiro/Proveta/Aracatiba, nos alojamos en unos cuartos (creo que estaban en los fondos de Benè) eran bien baratos!!!!cenamos en ben natural.

Pasamos un dìa maravilloso alugamos canoa y fuimos a lagoa verde, y retornamos de barco a Proveta al otro dìa, y de allì en lancha a Aventureiro (no recomiendo).

En la isla todo es negociable, es solo preguntar, preguntar, siempre alguien ayuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Luks, blz?

 

Dezembro e Janeiro são os melhores meses p/ conhecer a Ilha.

Apesar de sempre cair uma garoa no final de tarde, mas é para refrescar.

Se vc tiver um tempo disponível maior que o nosso, dá p/ aproveitar algumas praias que tivemos de deixar de lado, principalmente no trecho Saco do Céu-Araçatiba.

Se puder, eu recomendaria vc dividir esse trecho em 2 ou 3 dias p/ dar tempo de visitar a Lagoa azul, Lagoa Verde e a Praia do Marinheiro.

Isso só p/ citar algumas.

 

Qto a alimentação, o que eu sugiro é levar alimentos liofilizados.

Ocupam pouco espaço na mochila e com pouso peso. Alguns servem até 4 pessoas e tem uma validade bem longa.

E não são tão caros.

O problema é o sabor. Só experimentando mesmo.

 

Eu costumo levar sempre algum tipo de carne, junto com as sopas e os miojos.

Salame e linguiça defumada são as melhores. Mas dá p/ acrescentar o bacon também, apesar de ser um pouco mais caro.

Esse arroz, em saquinhos, da marca Tio João é ótima opção. Já levei várias vezes em caminhadas.

E sempre acrescente frutas secas. Não apenas as uvas. São ótimas opções para vc ir comendo ao longo da caminhada.

 

Eu evito levar conservas ou enlatados e a proteína de soja (não tem sabor)

Eles são pesados e devem ser consumidos de uma vez só, senão estragam.

Eu tiraria os enlatados como milhos, ervilhas, atum, essas coisas.

 

Precisando tirar mais algumas dúvidas, é só perguntar.

 

 

 

Abcs

 

 

Fala Augusto, tudo bem? Ótimo relato, cara.

Também pretendo fazer a volta completa na Ilha no próximo mês.

O que você recomenda levar de comida na mochilão?

Pretendo levar miojo, arroz (aqueles de saquinho), uva passas, milho/ervilha e um pouco de proteína.

Obrigado.

PS.: em breve trago mais dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hola Augusto,

 

Recièn retorno de la ilha, como siempre impecable,

En feriado Aventureiro sigue perfecto, el camping de Luis siempre buena onda, y los moradores luchando por conservar el control sobre ese preservado paraiso.

Aventureiro continùa igual que el año pasado en tèrminos de costo: prato feito entre 18 y 22 reales.

El costo de la travesia: 50 rs, tanto con barco de Luis como de otros moradores (todos los barcos se encuentran pròximos al caix Santa Lucìa, frente a un restaurant, es recomendable contactar a los moradores x temas de horarios.

Caminatas: adoré la playa y la caminata

valiò la pena caminar el bosque de Parnaioca a Dois Rìos.

 

Grabè los sonidos de buggios, realmente impactante: los primeros aparecen pròximo a Mar Virado (un lugar que tenìa poblaciòn y que ahora sòlo parece un sertao, se encuentra a una hora u hora y media de Parnaioca, bien en lo alto de la Sierra pasando màs de 3 bambuzales. Caminar el bosque es una experiencia ùnica, ya q probablemente no se cruce con nadie!!!! y sólo aparecen los curiosos buggios y los pàjaros.

 

 

Luego acampè en praia da fazenda, q tambièn tiene un bosque super lindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Augusto, boa tarde!

 

Cara, uma última dúvida no que se refere ao trecho Caxadaço - Palmas. Quero fazer a trilha difícil, até porque evito de passar duas vezes por Abraão.

Você poderia dar mais detalhes sobre a trilha. Se não for pedir demais, ficaria muito agradecido se postasse as observações constantes do livro "Caminhos e Trilhas de Ilha Grande" ou, ainda, enviá-las por e-mail: lucao_coutinho@hotmail.com

 

Grato,

 

Lucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi perla.

 

Esses preços de PF no Praia do Aventureiro estão bem razoáveis hein. Em média $20 reais.

E $50 reais a escuna saindo de Sta Luzia até Aventureiro; preço bom.

Agora na alta temporada o problema é a reserva com a TurisAngra.

Acho que não dá para chegar lá e querer ficar em camping sem a Reserva não é?

 

Aquele som dos bugios no trecho até Dois Rios é de dar medo não é? Mas eu tenho muito mais medo das Jararacas.

Parece que os bugios estão em grandes grupos agora. Isso é muito bom.

Só tenho uma dúvida: vc sabe de alguma coisa dos jacarés da Praia do Leste?

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Luks.

 

Qdo eu fiz essa volta, o que eu levei foi uma cópia xerox do livro, que não era meu. Era de um colega de caminhada.

Mas ao chegar na trilha, usei poucas vezes. Fui seguindo a trilha pela intuição mesmo.

E tem um problema de que no livro ele descreve o trecho no sentido Palmas-Caxadaço.

Então ficava interpretar o livro no sentido inverso.

 

Mas não se preocupe. Algumas das bifurcações que encontrei só levavam ao costão, que era bem próximo.

Então se vc pegar a bifurcação errada, é só voltar alguns minutos e seguir em frente.

No wikiloc vc encontra alguns tracklogs p/ saber por onde a trilha segue:

 

E fique tranquilo.

Se vc tem uma certa experiencia de trilhas, não terá dificuldades nesse trecho da volta.

 

 

 

Abcs

 

 

Oi Augusto, boa tarde!

 

Cara, uma última dúvida no que se refere ao trecho Caxadaço - Palmas. Quero fazer a trilha difícil, até porque evito de passar duas vezes por Abraão.

Você poderia dar mais detalhes sobre a trilha. Se não for pedir demais, ficaria muito agradecido se postasse as observações constantes do livro "Caminhos e Trilhas de Ilha Grande" ou, ainda, enviá-las por e-mail: lucao_coutinho@hotmail.com

 

Grato,

 

Lucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...