Ir para conteúdo

BOLÍVIA - PERU - CHILE (DICAS NO ROTEIRO!!?)


Posts Recomendados

  • Membros

Ei, gente!!!

 

Eu e mais 2 amigas resolvemos fazer um mochilão, visando gastar o mínimo possível (máximo de 5 mil reais por pessoas, já incluindo as passagens de ida e volta ao Brasil ::mmm: ).

 

A viagem se iniciará no dia 21/12/2014 e será finalizada no dia 14/01/2015.

 

Totalizando: 26 dias.

 

Bom, o trajeto que traçamos, até então, é o seguinte:

 

1º dia (21/12): Belo Horizonte - São Paulo - Assunção

Partiremos de BH rumo a SP (horário do voo): 08h01-09h22

Transfer Congonhas-Guarulhos

Pegar avião saindo de SP rumo a Assunção - ASU (horário do voo): 21h30-22h35

Seguir para o hostel/hotel/aeroporto (a depender da proximidade e do preço).

2º dia (22/12): Assunção – Santa Cruz de la Sierra – La Paz

Saída de Assunção - ASU rumo a Santa Cruz - VVI (horário do voo): 10h05-10h50

Permanecer no aeroporto - VVI e pegar o voo para La Paz - LPB: 12h30-13h30

Hostel: Loki Backpackers la Paz

3º dia (23/12): La Paz

Hostel: Loki Backpackers la Paz

4º dia (24/12): La Paz - NATAL!!

Hostel: Loki Backpackers la Paz

5º dia (25/12): La Paz - Copacabana

Saída cedo para Copacabana

Hostel: Hostal Las Olas. (Não conseguimos fazer a reserva. Tentaremos a sorte lá)

6º dia (26/12): Copacabana – Isla del Sol - Copacabana

Saída cedo para isla del Sol, retornando no mesmo dia para Copacabana

Hostel: Hostal Las Olas. (Não conseguimos fazer a reserva. Tentaremos a sorte lá)

7º dia (27/12): Copacabana – Isla de La Luna - Copacabana

Saída cedo para Isla de La Luna, retornando no mesmo dia para Copacabana

Hostel: Hostal Las Olas. (Não conseguimos fazer a reserva. Tentaremos a sorte lá)

8º dia (28/12): Copacabana - Puno - Cusco

Saída cedo para Puno, passamos a manhã e saímos de tarde para Cusco. Isso ainda não está definido, pois recomendaram que fossemos direto para Cusco.

Hostel em Cusco: Pirwa Colonial

9º dia (29/12): Cusco

Hostel em Cusco: Pirwa Colonial

10º dia (30/12): Cusco – Machu Picchu - Águas Calientes

Saída cedo para Machu Picchu e retorno para Águas Calientes.

Pensamos em fazer esse passeio no dia 02 de janeiro de 2015, mas acabaríamos atrasando a viagem e, ainda, não conseguimos encontrar a possibilidade de reserva para esse dia. Mas para o dia 30/12 nós encontramos! Uhuuul!! Machu Picchu! ::hahaha::

Hostel: a definir

11º dia (31/12): Águas Calientes - Cusco - ANO NOVO!!

Hostel: Pirwa Colonial

12º dia (01/01): Cusco/Ressaca

Hostel: Pirwa Colonial

13º dia (02/01): Cusco - Arequipa

Saída à noite para Arequipa

Hostel: SEM HOSTEL, NOITE NO BUSÃO MESMO

14º dia (03/01): Arequipa

Hostel: Friendly

15º dia (04/01): Arequipa x Tacna x Arica x San Pedro de Atacama

Sair bem cedo de Arequipa para Tacna, passear um tiquinho durante a manhã, partir para Arica, passear um tiquinho e partir para San Pedro de Atacama de noite.

Hostel: SEM HOSTEL, NOITE NO BUSÃO MESMO

16º dia (05/01): San Pedro de Atacama

Hostel: a definir

17º dia (06/01): San Pedro de Atacama

Hostel: a definir

18º dia (07/01): Tour Deserto do Atacama

Tour Deserto do Atacama

Reservar tour

19º dia (08/01): Tour Deserto do Salar

Tour Deserto do Salar

Reservar tour

20º dia (09/01): Tour Deserto do Salar

Tour Deserto do Salar

21º dia (10/01): Deserto do Salar - Uyuni

Ao fim do tour pelo deserto do Salar, partir para Uyuni.

Hostel: a definir

22º dia (11/01): Uyuni - Potosí

Partir para Potosí assim que der.

Hostel: a definir

23º dia (12/01): Potosí - Sucre

Sair de Potosí rumo a Sucre de manhã cedo

Hostel: a definir

24º dia (13/01): Sucre - Santa Cruz de La Sierra

Sair de Sucre de manhã para Santa Cruz.

Hostel: a definir

25º dia (14/01): Santa Cruz de La Sierra – Assunção – São Paulo

Retorno de Santa - VVI para Assunção - ASS (horário do voo): 11h35-14h20

Saída de Assunção - ASS para São Paulo - GRU (horário do voo): 17h30 – 20h45

Hostel: Casa de graça!! Thanks family!!

26º dia (15/01): SP-BH

Aproveitaremos para ficar 1 dia em SP (uma das integrantes nunca visitou, aproveitaremos a passagem por lá)

Saída de SP - CGH a BH – CNF (horário de voo): 18h40 – 19h45

HOME SWEET HOME! :|

 

Então, gente, tá meio grande, mas queria detalhar o máximo possível, apesar de sabermos pouquíssimos detalhes até agora.

Gostaria que opinassem quanto ao trajeto, se é possível realizá-lo, se possuem sugestões de cidades a incluir ou retirar. Além de dicas de hostel e de meios de locomoção!

 

Bom, é isso! Espero que nos ajudem!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fernanda!

 

Fiz um roteiro parecido com o seu, só que ao contrário: Comecei pela Bolívia, dps Chile, Peru e por fim de volta a Bolivia.

 

Algumas dicas:

 

- Hostel em Arequipa - Home Sweet Home: Fica uns 8 min a pé da praça central. Ambiente tanquilo, sem festa... bem familiar. Foi onde tivemos o melhor café da manhã da viagem! ::cool:::'>

 

- Recomendo tirar Puno do roteiro e ir de Copacabana direto pra Cusco. Não fui a Puno, mas pelo que li Copacabana dá de mil em beleza.

 

- Na Isla del Sol recomendo assistir o por do sol tomando uma cerveja e jantar no Hotel Palla Khasa. Muito lindo! Se vc quiser pagar um pouco mais, fica hospedado nele. Se não me engano pagamos uns R$35 pela diária (caro pros padrões bolivianos, mas barato pra nós...rs).

 

- A viagem Arequipa x Tacna x Arica x San Pedro de Atacama é totalmente viável! Relaxa que vai dar certo. Vai ter um monte de mochileiro fazendo o msm...rsrs. só acho que vcs não deveriam perder mto tempo em Tacna. Em Arica compensa só subir o mirador. Se vc fizer isso, vai chegar em SPA de noite e nao vai precisar dormir no onibus.

 

Se vc quiser conferir o relato completissimo que meu amigo fez, dá uma olhada aqui: mochilao-dos-extremos-bolivia-peru-e-chile-muitas-fotos-t84851.html

 

Qualquer dúvida só falar!

 

bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não entendi uma coisa: dia 30/12, você vai sair cedo de Cusco para Machu Picchu e retorna no mesmo dia a Cusco, e no dia 01/01 você vai a Águas Calientes, é isso?

Não seria mais fácil ir no dia 29/12 a AC, dome lá (como todo mundo faz) e no dia 30/12 cedo sobe MP, aí volta pra AC e de lá pra Cusco no mesmo dia, faria mais sentido, porque AC é a cidade base de MP. Do jeito que está no eu roteiro (se entendi direito) você vai ir e voltar duas vezes pra AC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Fernanda!

 

Fiz um roteiro parecido com o seu, só que ao contrário: Comecei pela Bolívia, dps Chile, Peru e por fim de volta a Bolivia.

 

Algumas dicas:

 

- Hostel em Arequipa - Home Sweet Home: Fica uns 8 min a pé da praça central. Ambiente tanquilo, sem festa... bem familiar. Foi onde tivemos o melhor café da manhã da viagem! ::cool:::'>

 

- Recomendo tirar Puno do roteiro e ir de Copacabana direto pra Cusco. Não fui a Puno, mas pelo que li Copacabana dá de mil em beleza.

 

- Na Isla del Sol recomendo assistir o por do sol tomando uma cerveja e jantar no Hotel Palla Khasa. Muito lindo! Se vc quiser pagar um pouco mais, fica hospedado nele. Se não me engano pagamos uns R$35 pela diária (caro pros padrões bolivianos, mas barato pra nós...rs).

 

- A viagem Arequipa x Tacna x Arica x San Pedro de Atacama é totalmente viável! Relaxa que vai dar certo. Vai ter um monte de mochileiro fazendo o msm...rsrs. só acho que vcs não deveriam perder mto tempo em Tacna. Em Arica compensa só subir o mirador. Se vc fizer isso, vai chegar em SPA de noite e nao vai precisar dormir no onibus.

 

Se vc quiser conferir o relato completissimo que meu amigo fez, dá uma olhada aqui: mochilao-dos-extremos-bolivia-peru-e-chile-muitas-fotos-t84851.html

 

Qualquer dúvida só falar!

 

bjos

 

Cara!!! Assisti ao vídeo do mochilão que vcs fizeram!! Minhas expectativas aumentaram imensamente!!!

Bom, ao retirar Puno, ficaríamos com 1 dia a mais na viagem, recomenda que fiquemos mais tempo em Cusco, então? A nossa intenção é passar o ano novo lá, então não conseguiríamos adiantar a viagem. No entanto, acredito que indo um pouco mais cedo para Cusco eu conseguiria ir para Águas Calientes antes de Machu Picchu, como indicado pelo Alexandre. Acho que vai ser esse o caminho mesmo!

Outra dúvida, eu vi que tinha muita neve no trajeto que vs fizeram e que, inclusive, a viagem foi, basicamente, na mesma época que iremos... teremos que levar roupas especiais pro frio, então, né? Será que uma mochila de 50L é suficiente pra tudo que precisaremos levar? E outra coisa, vcs tomaram vacina contra febre amarela para entrar na Bolívia?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Não entendi uma coisa: dia 30/12, você vai sair cedo de Cusco para Machu Picchu e retorna no mesmo dia a Cusco, e no dia 01/01 você vai a Águas Calientes, é isso?

Não seria mais fácil ir no dia 29/12 a AC, dome lá (como todo mundo faz) e no dia 30/12 cedo sobe MP, aí volta pra AC e de lá pra Cusco no mesmo dia, faria mais sentido, porque AC é a cidade base de MP. Do jeito que está no eu roteiro (se entendi direito) você vai ir e voltar duas vezes pra AC.

 

Ei, Alexandre! Eu me baseei em 2 relatos em que o pessoal preferiu partir direto de Cusco, por isso tinha colocado dessa maneira, mas vou mudar isso, então! Valeu pela dica! E outra coisa, vc teve que tomar vacina pra entrar na Bolívia? Algumas pessoas me disseram pra não correr o risco e tomar. Eu vou seguir essa orientação tbm, só queria saber se era obrigatório.

Ahh, acabei de ver o seu relato tbm! Vc levou uma mochila de 70 litros, será que uma de 50 L seria suficiente? Eu já tenho uma desse tamanho e fiz um mochilão no inverno pela Europa no ano passado com ela. A mochila ficou abarrotada e tava bem pesada. E como eu andava muito com ela, fiquei com dor nas costas por um bom tempo no final da viagem. Mas o tempo de viagem era menor e eu só precisaria de roupas de inverno, daí levei a quantidade certa de roupa. Agora, vou precisar de roupas de calor e roupas de frio, fora que o tempo de viagem é maior. Tô com medo de 50L não ser suficiente. Pensei em comprar um saco de mão e levar na mochila, caso seja necessário distribuir o peso. Acha que seria necessário?

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O problema de ir de Cusco direto é que ou vai de trem, e tem que sair de Poroy (cidade próxima a Cusco) e descer em Águas Calientes, e dormir lá, pois não compensará ir no mesmo dia pra MP (o parque fecha às 17h), ou vai em esquema de van sinistra, e leva-se o dia inteiro, vai ter que pernoitar em AC do mesmo jeito.

Sinceramente, levei muita coisa que nem usei no final, uma de 50l acho que dava, a Marina levou uma de 50l e deu (tudo bem que ela dividiu as coisas com o Renan).

Qualquer coisa compra uma mochila pequena de ataque e usa ela, dependendo do que for levar, ou do que for trazer de lembrança na volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Fernanda!

 

Fiz um roteiro parecido com o seu, só que ao contrário: Comecei pela Bolívia, dps Chile, Peru e por fim de volta a Bolivia.

 

Algumas dicas:

 

- Hostel em Arequipa - Home Sweet Home: Fica uns 8 min a pé da praça central. Ambiente tanquilo, sem festa... bem familiar. Foi onde tivemos o melhor café da manhã da viagem! ::cool:::'>

 

- Recomendo tirar Puno do roteiro e ir de Copacabana direto pra Cusco. Não fui a Puno, mas pelo que li Copacabana dá de mil em beleza.

 

- Na Isla del Sol recomendo assistir o por do sol tomando uma cerveja e jantar no Hotel Palla Khasa. Muito lindo! Se vc quiser pagar um pouco mais, fica hospedado nele. Se não me engano pagamos uns R$35 pela diária (caro pros padrões bolivianos, mas barato pra nós...rs).

 

- A viagem Arequipa x Tacna x Arica x San Pedro de Atacama é totalmente viável! Relaxa que vai dar certo. Vai ter um monte de mochileiro fazendo o msm...rsrs. só acho que vcs não deveriam perder mto tempo em Tacna. Em Arica compensa só subir o mirador. Se vc fizer isso, vai chegar em SPA de noite e nao vai precisar dormir no onibus.

 

Se vc quiser conferir o relato completissimo que meu amigo fez, dá uma olhada aqui: mochilao-dos-extremos-bolivia-peru-e-chile-muitas-fotos-t84851.html

 

Qualquer dúvida só falar!

 

bjos

 

Cara!!! Assisti ao vídeo do mochilão que vcs fizeram!! Minhas expectativas aumentaram imensamente!!!

Bom, ao retirar Puno, ficaríamos com 1 dia a mais na viagem, recomenda que fiquemos mais tempo em Cusco, então? A nossa intenção é passar o ano novo lá, então não conseguiríamos adiantar a viagem. No entanto, acredito que indo um pouco mais cedo para Cusco eu conseguiria ir para Águas Calientes antes de Machu Picchu, como indicado pelo Alexandre. Acho que vai ser esse o caminho mesmo!

Outra dúvida, eu vi que tinha muita neve no trajeto que vs fizeram e que, inclusive, a viagem foi, basicamente, na mesma época que iremos... teremos que levar roupas especiais pro frio, então, né? Será que uma mochila de 50L é suficiente pra tudo que precisaremos levar? E outra coisa, vcs tomaram vacina contra febre amarela para entrar na Bolívia?

Pode adicionar 1 dia em Cusco sim. Pegamos neve só no Chacaltaya em La Paz. Em relação a roupa, vc vai ter que levar roupa que suporte frio negativo! Salar de Uyuni, SPA... Alguns passeios vc vai enfrentar temperaturas mto baixas, afinal vc estará nos Andes.

Quanto a mochila, eu acho que deve dar, mas isso vai depender de como vc viaja... Gosta de levar mta roupa? Compra mta coisa? Mas acho que dá.

Tomamos a vacina sim! Não pediram a gnt hora nenhuma, mas eu não arriscaria ir sem!! Tem que tomar no minimo 10 dias antes da viagem e pegar o certificado internacional no aeroporto (levando o comprovante de vacinação).

bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...