Ir para conteúdo

São Paulo a Belém do Pará de carro


haruiti

Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos! Estou planejando uma viagem de São Paulo ao Pará de carro, estou pensando em dirigir cerca de 800km por dia e descansar durante a noite.

 

Verifiquei que para manter esta média de Km devo seguir o trajeto abaixo e parar nas seguintes cidades:

 

De São Paulo até Morrinhos/GO

799 km – aprox. 9 horas 58 minutos

 

De Morrinhos até Gurupi/TO

757 km – aprox. 8 horas 59 minutos

 

De Gurupi até Imperatirz/MA

778 km – aprox. 9 horas 1 minuto

 

De Imperatriz até Belém/PA

594 km – aprox. 7 horas 19 minutos

 

Gostaria de saber se este é o melhor percurso e quais as dicas hospedagem para descansar a noite.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros
Pretendo viajar de carro dia 14 de dezembro saindo de são bernardo do campo/sp até Belém no Pará, viajar de dia e dormir a noite, mas não sei quando vou chegar e quais estradas devo percorrer até meu destino.

 

Olá Everalda! Por favor volte aqui e conte como foi porque vou fazer o mesmo percurso no final do ano e saber da experiência recente de outras pessoas vai me ajudar muito!

 

Conte como estava a estrada, se tem muito pedágio, fiscalização, segurança, lugar pra dormir, comer e etc.

 

Será de grande valia! ::otemo::

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
E aí, deu tudo certo? Fizeram realmente o trajeto?

 

Estou indo fazer o trajeto inverso, em julho, de Belém pra São Paulo. Há possibilidade de ir pelo nordeste e descer até o sudeste? ::otemo::

 

Prezada Leda,

Gostaria que você compartilhasse o roteiro e a experiência sua futura viagem para SP em julho. Pretendo fazer exatamente o mesmo trecho que o seu, saindo de Manaus e enviando o carro por balsa até Belém para depois partir rumo a SP. Por favor nos mantenha informados.

Grande abraço e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros

Fiz o trajeto de Belém a Bebedouro(SP). Maior parte do trajeto pela BR153. Uma viagem muito tranquila. Dirigimos cerca de 900km por dia e descansamos a noite. O ideal é voltar para a estrada por volta das 04h da manhã, pq assim se evita o trânsito e o tráfego intenso das carretas que fazem esse mesmo percurso. 

É MUITO IMPORTANTE é ter o mapa salvo offline em mais de um app. Pq, mesmo salvo offline, podem ocorrer falhas nos aplicativos ao longo do caminho. Vale a pena fazer pequenas anotações manuscritas tbm. De distâncias em possíveis paradas. Nunca é demais quando se está no meio do nada! 😅

Outra dica é usar a hora do almoço para tomar um banho e se renovar antes de seguir novamente! 

 

 

  • Gostei! 2
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora em Janeiro de 2020 fiz São José do Rio Preto - SP a Paragominas - PA e retornei de Paragominas a Uberaba - MG em um Focus 2007 2.0 16v 2007.

Lembrando que Paragominas é uma das cidades que estão no trajeto à Belém. E como está apenas a 300km de Belém, acho que as informações abaixo podem ajudar.

Achei excelente a viagem como um todo! Dou nota 8. Só não dou 10, pelas observações abaixo:

- Trecho em Goiás e Tocantins com alguns desníveis no asfalto. Se seu carro é sólido e médio/grande, você sente menos as pancadas. Não são buracos, mas são rebaixos de asfalto que torcem e abusam da suspensão do carro.

- Trecho de Maranhão: são muitas cidadezinhas próximas umas das outras, com a rodovia cortando no meio. Isso faz com que o trânsito local use a rodovia. Somado às lombadas e radares, faz cair BASTANTE a média horária, andando nesses trechos de 40 a 60km/h

Pontos de destaque:

- Rodovia excelente entre o "trevão" em Minas (próximo a Prata-MG) até Goiânia-GO. Duplicada, subidas e descidas, retas com algumas curvas. Excelente pra manter médias de 140-160km/h tranquilamente. Dá até pra abusar do Cruise Control, se o carro tiver esse recurso. Inclusive as médias de consumo dicam excelentes nesse trecho.

- Depois de passar Goiânia, atravessando Goiás e atravessando o Tocantins, o cenário é lindo! A pista é dupla próximo de Nerópolis ou pode-se manter na BR-153 passando por Anápolis, dupla também. Ambos trechos se encontram em Jaraguá. Infelizmente depois é pista simples, mas bem sinalizada e com muitas retas!

- Façam uma boa revisão no ar condicionado! Mandatório o uso dele!

- Em Goiás e Tocantins, não se vê carros "normalis" ou pequenos. Devido à presença de fazendas, vê-se MUITAS caminhonetes te ultrapassando, mesmo você se mantendo aos 160km/h! Elas são agressivas no término das ultrapassagens. Portanto, tenham calma e esperem a merd@ que elas fazem. É normal. Há de se acostumar com o "encaixe" delas em uma fila de carros atrás de um caminhão se aparecer algum carro na pista contrária. Não adianta brigar com essa circunstância. Lembrando que esse trecho é muuuuuuito percorrido por caminhoneiros e fazendeiros. Portanto, não é desértico. Há muitos postos de combustivel grandes e com boa infraestrutura. 

- Saindo da região do triângulo mineiro (ou noroeste paulista) dá pra seguir até Gurupi-TO ou Paraíso de Tocantins-TO. Hospedei com minha esposa na ida em Paraíso, no hotel Cássia's, almoçando no shopping Flamboyant em Goiânia. Mesmo morando em São Paulo (capital), o ponto de partida e chegada foi nessa região de saída. Ou seja, as cidades acima mencionadas são para essa referência. Na viagem de volta, conseguimos o contrário, rodando mais no 1o. dia, parando em Porangatu (uma das 1as cidades goianas).

- Dividi com minha esposa em torno de 300 a 400kms. Em cada parada neste intervalo de deslocamento, era o suficiente para abastecer, tirar água do joelho, revisar o parabrisa, os pneus e continuar viagem.

Enfim... Que eu me lembre, eram essas as observações. Qualquer dúvida, posso ajudar!

 

Abraços,

Robson Lott

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 25/01/2020 em 18:36, SuzanaLuz disse:

Fiz o trajeto de Belém a Bebedouro(SP). Maior parte do trajeto pela BR153. Uma viagem muito tranquila. Dirigimos cerca de 900km por dia e descansamos a noite. O ideal é voltar para a estrada por volta das 04h da manhã, pq assim se evita o trânsito e o tráfego intenso das carretas que fazem esse mesmo percurso. 

É MUITO IMPORTANTE é ter o mapa salvo offline em mais de um app. Pq, mesmo salvo offline, podem ocorrer falhas nos aplicativos ao longo do caminho. Vale a pena fazer pequenas anotações manuscritas tbm. De distâncias em possíveis paradas. Nunca é demais quando se está no meio do nada! 😅

Outra dica é usar a hora do almoço para tomar um banho e se renovar antes de seguir novamente! 

 

 

Oii Suzana,

Vc fez o trajeto em que carro? Tô querendo fazer num Ford Ka 1.0 de 2008... vc acha possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...