Ir para conteúdo

Travessia 7 picos do Caparaó, em solitário.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Uma pena...

Ainda preciso arranjar companhia para levar esse projeto adiante pois não vou me arriscar sozinho em lugares distantes do roteiro tradicional.

Dei uma olhada no seu relato da travessia Monte Garuva - Monte Crista. Perrengue dos bons e ótimo relato. Parabéns mesmo!!! Se planejarem voltar para lá num feriado desses me dê um toque, ok? Estas montanhas ainda estão na minha lista.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Olá Cissa!

...

Fiquei curioso em saber se houve algum dano à barraca em razão dos Quatis que habitam como praga a região, especialmente nos pontos de acampamento... Pergunto pois talvez leve uma nova barraca leve que comprei no exterior. Se me disser que eles roeram a sua barraca, irei de Minipack mesmo! :mrgreen:

 

Abraço!

 

Isso acontece sim, se dentro da barraca tiver algo com cheiro forte, como mortadela, feijoada, carne assada, etc.,eles furam a barraca msm. Mas se não tiver nenhum cheiro que os atrai, é de boa.

 

Toninho, isso as vezes nem sempre dá certo! Qdo os bichos tao famintos nao tem jeito.. eles entram mesmo! Foi o q aconteceu comigo no Alto do Capim Amarelo, ja faz tempo. Apesar das precauçoes tomadas, de noite os maleditos mocozinhos roeram minha barraca, comeram meu pão de forma td vedado dentro da mochila, e ainda por cima cagaram no interior dela. ::vapapu:: Agora deixo td q possa atrai-los geralmente fora da barraca, pendurado numa arvore..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Toninho, isso as vezes nem sempre dá certo! Qdo os bichos tao famintos nao tem jeito.. eles entram mesmo! Foi o q aconteceu comigo no Alto do Capim Amarelo, ja faz tempo. Apesar das precauçoes tomadas, de noite os maleditos mocozinhos roeram minha barraca, comeram meu pão de forma td vedado dentro da mochila, e ainda por cima cagaram no interior dela. ::vapapu:: Agora deixo td q possa atrai-los geralmente fora da barraca, pendurado numa arvore..

 

Caro Jorge,

 

Kkkk! Só tu para conseguir uma proeza dessas mesmo! O pão devia estar ruim prá kct, deu dor de barriga nos bichinhos, coitados ::lol4::

 

Abraço!

 

Uma pena...

Ainda preciso arranjar companhia para levar esse projeto adiante pois não vou me arriscar sozinho em lugares distantes do roteiro tradicional.

Dei uma olhada no seu relato da travessia Monte Garuva - Monte Crista. Perrengue dos bons e ótimo relato. Parabéns mesmo!!! Se planejarem voltar para lá num feriado desses me dê um toque, ok? Estas montanhas ainda estão na minha lista.

Abraço!

 

Caro Rafael ,

 

Obrigado! Nem foi tanto perrengue, mas sem dúvida é uma pernada bem bacana. Estamos inclusive voltando pro Quiriri amanhã, para um acampamento de FDS. Temos outras idéias de trilhas e travessias por lá ainda este ano, vamos conversando, quem sabe rola de ir junto.

 

Sem dúvida a companhia no Caparaó seria ótima, mas as agendas dessa vez não bateram... Quem sabe prá frente.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Antonio, td bem?

 

Poderia relatar um pouco sobre a infra que voce levou: mochila (tamanho?), barraca (tipo?), ferramentas (faca, canivete, lanterna), instrumentos de navegação, comida, etc. Teve algum ponto que acha que poderia ser melhorado (tipo: menos comida, menos roupa, etc)? Que tipo de alimentos vc levou? Dá p se abastecer de água no caminho? Estou querendo conhecer estes picos tbm, e gostaria de uma ajuda p me organizar neste sentido.

 

Desde já obrigado e parabens pela trip!

 

Abs

Cesar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Antonio, td bem?

 

Poderia relatar um pouco sobre a infra que voce levou: mochila (tamanho?), barraca (tipo?), ferramentas (faca, canivete, lanterna), instrumentos de navegação, comida, etc. Teve algum ponto que acha que poderia ser melhorado (tipo: menos comida, menos roupa, etc)? Que tipo de alimentos vc levou? Dá p se abastecer de água no caminho? Estou querendo conhecer estes picos tbm, e gostaria de uma ajuda p me organizar neste sentido.

 

Desde já obrigado e parabens pela trip!

 

Abs

Cesar

 

 

Cesar,

 

normalmente uso mochila entre 70 e 80L.

Minha barraca é semi-geodésica, 4 estações. Não precisa de tanto, mas recomendo que a barraca seja pelo menos auto-sustentável.

Quanto ao equipamento geral, levei o básico, fogareiro + utensílios de cozinhar (que inclui uma pequena faca de cozinha), lanterna de cabeça e um facão. Levei o facão pq eu tava neurado com as histórias das onças, mas em condições normais eu não levo.

Navegação: carta e bússola. se orientar por lá é trivial, isso é mais q suficiente.

Comida: Nessa travessia em específico, levei miojo, linguiça defumada, feijoada(não é muito adequado mas é bom demais!), batata palha, castanhas, pão, mortadela, frutas e biscoito.

Roupas: levei um conjunto de "segunda pele", blusa polar, uma ceroula grossa(q nem precisei usar) e touca.

Água: Bem, lá tem algumas nascentes, mas não sei se tão com sempre com água. Descendo um pouco entre os picos, normalmente tem água.

Quanto a melhorias, só não levaria o facão msm, o resto foi na medida. Lembrando que eu sempre levo comida excedente, pra caso tenha q ficar mais dias.

 

Espero ter ajudado,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Antonio, muito show de bola a viagem. Eu tava querendo fazer esse percurso, e o relato me animou hehe (é bom saber q é possivel)

dei uma olhada nas cartas topograficas e umas mexidas no google earth, e vi mais ou menos o caminho que voce tomou. A unica coisa que nao consegui entender foi que caminho voce tomou pra chegar no tesouro a partir de São João do Principe. pode me dar uma mão nisso?

abração rapaz

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

opa!

 

Então, eu peguei a rua que passa à direita da igrejinha e fui subindo ao sul.

Fui perguntando para as pessoas até descobrir por onde ia. Só que eu não decorei o passo a passo, pq foi meio confuso, hauahauahau

Mas assim, existe uma trilha, vc só tem que se preocupar em chegar ao início dela. Depois pode seguir as dicas do relato.

Outra coisa, no meu relato tem uma foto de um trecho da estradinha inconfundível, já serve como um marco.

 

Esse lugar é problemático, além de não ter track log, nem esboço da pra fazer, a imagem do google ta com baixa qualidade e com nuvens e sobras. =\

Vou ficar de devendo essa...

ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Muito legal, Antonio !

 

Finalmente encontrei um relato sobre uma travessia no Caparaó.

 

Então, sou de S.Paulo e tenho subido algumas montanhas no eixo SP, PR e MG, tendo feito inclusive algumas travessias no PR.

 

Procuro parceiros para fazer uma travessia na Serra do Caparaó.

 

Gostaria de tentar os 9 cumes ( Bandeira, Calçado, Calçado Mirim, Cristal, Cruz do Negro, Pedra Roxa, Cabritos, Tesourinho e Pedra Menina ).( Se é que é possível fazer todos )

 

Tenho disponibilidade para 12/2014(estarei em ferias) ou preferencialmente na temporada de 2015.

 

Seria ótimo poder contar com sua experiencia na região. No Caparaó só conheço Bandeira, Calçado e Cristal.

 

Fica o convite.. E também aos colegas que participaram nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Adislson,

nessa data eu não vou poder. já estou cheio de compromissos.

O Calçado Mirim é junto do Calçado, então vc passa nele. O calçado já não é um pico de fato, então nem sitei o calçado mirim, hahauha.

Mas a travessia é bacana, vale a pena. Mas talvez dezembro não seja um boa época, principalmente se for realizar o cannioning que eu fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...