Ir para conteúdo

Picos de Monte Verde e travessia até S. F. Xavier pela Fazenda Santa Cruz


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Nelmar.

 

Que bom que o tempo e as dicas ajudaram vcs.

Sempre que volto a MV, o tempo não colabora.

Em Julho desse ano tive que abortar uma travessia devido as chuvas.

Era a minha 5ª vez e esperava finalizar a última travessia que me faltava nessa região.

 

A trilha do Pico do Selado é bem tranquila e demarcada. E o ideal é acampar por lá.

Tente emendar com a Trilha do Jorge, que é bem fácil também.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fala Nelmar, blz?

 

O Selado é uma trilha muito fácil. Não tem segredo.

Já a Trilha do Jorge só é complicada achar o inicio dela, mas na internet vc encontra vários tracklogs.

E entrando por MV o trecho é com subida bem menor do que em SFX.

 

No mais, só recomendo fazer essa trilha com tempo bom, porque o visual é demais.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi pessoal.

 

Depois de longos anos sem retornar a Monte Verde, voltei lá em Julho de 2012 para fazer outra travessia:

A S.F. Xavier-Monte Verde pela Trilha do Jorge.

 

Fotos aqui:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157657386779689

Relato: clique aqui

 

 

Abaixo algumas dicas e infos atualizadas:

 

 

# Em S.F. Xavier existem inúmeras pousadas e para todos os bolsos e o ideal é ficar nas pousadas do centro já que é mais fácil encontrar restaurantes para o almoço e jantar.

 

# As pousadas de Monte Verde são bem mais caras que as de S.F. Xavier. No Bairro Operário, onde se localiza o ponto final do circular até Camanducaia, é possível encontrar pousadas mais baratas.

 

# Um passeio muito bom e que pode ser feito em 1 dia inteiro em S.F. Xavier é na propriedade da Pousada do Rochedo. O lugar possui inúmeras cachoeiras, nascentes e mirantes.

Quem não está hospedado na Pousada é possível pagar somente uma taxa de “Day Use” por um valor bem baixo. http://www.pousodorochedo.com.br

 

# Outro passeio imperdível é na Cachoeira Pedro David, que não fica muito longe do centro de S.F. Xavier e no local funciona um recanto turístico.

O acesso é pela estrada que leva até Joanópolis.

 

# Recebi informações recentes que o dono da Fazenda Santa Cruz não permite que passe pela sua propriedade. Uma pena.

Tem a opção dessa travessia pela Trilha do Jorge, que é bem tranquila.

 

# Em Monte Verde o melhor local para embarcar no circular para Camanducaia é seguir para o portal da entrada e cerca de 200 mts antes de chegar nele, existe um pequeno trevo onde tem um ponto de ônibus.

 

# Ônibus de Sampa para Camanducaia e de lá para Monte Verde é pela Viação Cambuí. Nesse site é possível ver os horários: http://www.guiamonteverde.com.br/acesso/index.html

 

# Ônibus de S.F. Xavier para S.J. dos Campos: Viação Cidade Natureza (12) 3913-3301

 

# Centro Informações turísticas de Monte Verde: (35) 3438-1125 ou (35) 3438-1549

 

# CAT – Centro de Apoio ao Turista - Agencia de ecoturismo e esporte aventura em S.F. Xavier: (12) 3926-1279 e (12) 9710-5534

 

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Oi Augusto, tudo bom ?

 

Eu acompanho seus relatos por aqui e no seu blog, só tenho a agradecer pelas dicas.

 

Fizemos o caminho da fé seguindo seus relatos.

 

Eu e minha noiva queremos fazer nossa primeira travessia acampando selvagem, iniciando agora dia 26/12/14, acampando somente uma noite em selvagem.

 

Na maioria dos seus relatos você acampa mais de uma noite, nós só podemos uma.

 

Você tem alguma sugestão ?

 

- Só podemos acampar uma noite

- Adoramos paisagem de montanha, nosso sonho é acampar no alto de uma.

- Não tenha escalaminhada, temos medo de altura.

 

 

 

Obrigado !!!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Rodrigo, tudo bom?

 

Que bom que os relatos lhe ajudam.

Hoje em dia, pela falta de tempo, até parei de postar eles aqui no Fórum porque não teria como acompanhá-los, sempre atualizando.

Uma pena né, mas depois que nos tornamos pais, temos outras prioridades na vida.

 

Para acampar somente 1 noite e em selvagem, vc escolheu o tópico perfeito. Essa trilha de Monte Verde a SF Xavier é linda e dá p/ acampar somente 1 noite.

Mas como essa trilha está se fechando, eu sugeriria uma alternativa. Esse mesmo roteiro ligando as 2 vilas, mas seguindo pela Trilha do Jorge.

Ela segue paralela a essa trilha da Fazenda Sta Cruz. E é bem mais usada que a da Fazenda.

 

Mas nesse caso entrando por SF Xavier e finalizando em Monte Verde.

Veja nesse link: clique aqui

 

Saindo de SFX dá p/ chegar até o topo da Pedra da Onça na caminhada, onde vcs acampariam com um lindo visual e depois desceriam pelo lado mineiro em direção a Monte Verde.

 

Qqer outra dúvida, é só perguntar.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ola Rodrigo, tudo bom?

 

Que bom que os relatos lhe ajudam.

Hoje em dia, pela falta de tempo, até parei de postar eles aqui no Fórum porque não teria como acompanhá-los, sempre atualizando.

Uma pena né, mas depois que nos tornamos pais, temos outras prioridades na vida.

 

Para acampar somente 1 noite e em selvagem, vc escolheu o tópico perfeito. Essa trilha de Monte Verde a SF Xavier é linda e dá p/ acampar somente 1 noite.

Mas como essa trilha está se fechando, eu sugeriria uma alternativa. Esse mesmo roteiro ligando as 2 vilas, mas seguindo pela Trilha do Jorge.

Ela segue paralela a essa trilha da Fazenda Sta Cruz. E é bem mais usada que a da Fazenda.

 

Mas nesse caso entrando por SF Xavier e finalizando em Monte Verde.

Veja nesse link: clique aqui

 

Saindo de SFX dá p/ chegar até o topo da Pedra da Onça na caminhada, onde vcs acampariam com um lindo visual e depois desceriam pelo lado mineiro em direção a Monte Verde.

 

Qqer outra dúvida, é só perguntar.

 

 

 

Abcs

 

 

Valeu Augusto !!!

 

Eu acompanho o seu site também, muito bacana.

 

Estamos tentando introduzir nossa filha nesse mundo.

Ela tem 8 anos e adora ficar conosco em camping, mas não curte caminhar muito não, quem sabe mais pra frente ela toma gosto né ?

 

Então, vou conseguir duas noites. Vamos sair na sexta bem cedo dia 26/12 e ficar até domingo.

 

Achei legal o bosque dos duendes, meio misterioso rsrs.

 

Estou pensando em um pernoite no Bosque dos Duendes e outro na Pedra da Onça.

 

Mesmo nessa época deve ser bem frio por lá não é ?

Nosso saco de dormir é para 20 Cº e retangular, não é sarcófago, acho que não vai aguentar.

 

Grande abraço !!!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Rodrigo.

 

O blog é só um passatempo. Uma diversão.

E como eu gosto de escrever, juntei com uma outra paixão, o trekking.

Sempre que posso estou atualizando a página com novos relatos.

 

A nossa filha tem 5 anos, mas já faz um certo tempo que a levo em algumas cachoeiras, praias desertas, trilhas. Quero que ela goste desse ambiente sem se cansar. Só tá faltando o camping, mas é só surgir uma oportunidade.

Em algumas das trilhas que levamos, ela se divertiu bastante. Um bom exemplo é o Ibitipoca. Belo local para introduzir os pequenos nas caminhadas.

 

Em duas noites na Trilha do Jorge dá p/ aproveitar muito.

Além do topo da Pedra da Onça, o outro lugar para vc acampar vai depender do horário que vc começara a caminhada e em que sentido.

Me diga o horário que vc pretende chegar ao início da trilha e por onde vai começar, aí eu te passo um bom roteiro de opções.

 

O Bosque dos Duendes é lindo, mas é um lugar sem água e isso pode trazer problemas. Eu não ficaria ali por causa do peso a mais.

O topo da Pedra da Onça também não tem água, mas é o melhor local para vc acampar a primeira ou segunda noite.

 

E pode ficar tranquilo qto ao frio. Nessa época o que pode acontecer é a chuva.

Pode ser um saco de dormir básico, sem problemas.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então Augusto

 

Vamos começar por SFX.

 

Comprei passagem para São José dos Campos sexta-feira dia 26/12/14 às 07:00hs.

Quero horas será que consigo entrar na trilha ?

 

Eu já estava pensando na água com relação ao peso.

A Gí está com um problema na coluna e vou levar tudo sozinho.

Vou tentar ir o mais leve possível.

Inclusive vou levar somente alimentos que eu possa grelhar, sem precisar de água pra cozinhar, assim sobra água para beber.

 

Ainda bem que nosso saco de dormir serve, gastei tudo numa barraca super leve de 1.9kg.

 

Abraço !!!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...