Ir para conteúdo

São Joaquim e Urubici


Posts Recomendados

  • Membros

Concordo com a Déia, vale a pena conhecer a serra do Corvo Branco.

 

Apenas, dependendo do veículo que estiverem verifiquem as condições climáticas e se assegurem de que não haverá muita chuva.

 

Isso porque a estrada, que é de terra, estava em obras no ano passado.

 

Abraços e boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 323
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Se sua ideia for fazer a trilha da pedra furada e a trilha no rio sete quedas, seu tempo está curtíssimo para curtir os atrativos com mais tempo.

 

Mas se você não estiver pensando nas trilhas, eu sugiro que você saia de Urubici direto a Serra do Corvo Branco e no retorno já venha conhecendo em sequencia a Gruta Nossa Senhora de Lourdes (o espaço é bem pequeno e em pouco tempo você vê tudo o que há pra ser visto), a cascata véu de noiva (propriedade particular com um restaurante e lojinha e a cascata numa trilha de aproximadamente uns 150 mts) e o Morro da Igreja (final dessa estrada, onde é o ponto mais alto de Santa Catarina com uma visão privilegiada de todo o entorno, inclusive da Pedra Furada ) Em dias limpos, conseguirá avistar até o litoral de Santa Catarina. Retornando na estrada e passando por Urubici, você chegará no morro do Campestre e estará próximo ao rio sete quedas.

 

Para efeito de informação, a gruta Nossa Senhora de Lourdes e a cascata Véu de Noiva ficam na mesma estrada secundária que levam ao morro da Igreja.

 

Acho que você pode deixar o morro do campestre e o rio sete quedas pro segundo dia (já estará no caminho da cachoeira do Avencal) e pra otimizar seu tempo talvez já dormir na segunda noite em Bom Jardim da Serra.

 

Se for fazer as trilhas da Pedra Furada e do Rio Sete Quedas, acho fundamental que você remaneje o morro do campestre e o Rio Sete Quedas pro segundo dia.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!

 

Só lembrando que são duas "Pedras Furadas". Uma fica no complexo do Morro da Igreja, acessível por trilha apenas com guias autorizados pelo PN São Joaquim ou com autorização prévia da Aeronáutica, cerca de 3 a 4h de caminhada (ida e volta). A outra Pedra Furada é a que fica no alto do Morro do Campestre, acesso por estrada até bem perto do topo onde se encontram as formações de arenito, em direção totalmente oposta à do Morro da Igreja (e S. Corvo Branco) e, como mencionado pelo Paulo, próxima do Rio Sete Quedas. No Morro do Campestre o passeio dura em média 2h entre subir, caminhar e descer, enquanto no Rio Sete Quedas sugiro algo como 3 a 4 horas para caminhar (por dentro do Rio) e tomar banho no rio (com tempo quente).

 

Diferentemente do que foi dito pelo Paulo, a localidade do Campestre fica em direção diferente dos atrativos Inscrições Rupestres e Cachoeira do Avencal, da proposta de roteiro pro segundo dia. Ainda assim fica mais fácil (mais próximo) do que as atrações propostas para o primeiro dia.

 

Sobre os atrativos, no segundo dia eu retiraria tranquilamente São Joaquim do roteiro, ou incluiria a cidade no terceiro dia, pela proximidade maior com Bom Jardim da Serra. Nada contra a cidade, mas nunca achei muita graça por ali, especialmente se for para comparar com as outras cidades do entorno. Na minha opinião é o "patinho feio" da região, apesar da fama e do apelo comercial...

 

E se houver tempo, incluiria no 3º dia um passeio no Cânion da Ronda, perto do Mirante do Rio do Rastro (lado oposto - acesso por fazenda próxima e pequeno trecho a pé onde se caminha na beirada do perau). A usina de energia eólica ali perto também é interessante.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Paulo e Getulio,

 

Vamos lá.

 

Dia 1

Manhã

- Serra do Corvo Branco

- Gruta

- Véu de Noiva

- Morro da Igreja (Mirante)

Tarde

- Morro Campestre com Pedra Furada 2

- Rio Sete Quedas (O acesso é somente pelo rio????)

 

Getúlio, apesar dos dois guris já terem feito algumas "trilhas urbanas" e aguentarem o ritmo não queria me aventurar sem conhecer. Não é minha intenção me enveredar pelas trilhas mais longas.

O Mirante do Rio do Rastro, Usina e Canion dá para fazer antes de descer a Serra do Rio do Rastro? E a Salto do Passo Velho vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Massa Getúlio,

 

Não conheci essa segunda pedra furada. Achei que ele estivesse falando da pedra furada do morro da igreja.

 

Me expressei mal com relação ao Campestre, o que eu queria dizer como vc disse, não que está no caminho da cachoeira do avencal e sim que são direções mais próximas.

 

Compartilho da mesma opinião sobre São Joaquim. Eu fui conhecer e andei uns 100 kms (ida e volta) praticamente a toa sem ver nada de interessante.

 

Acabei deixando de conhecer Urupema por conta disso. Dá próxima vez que for quero conhecer.

 

Saudades de Urubici e Bom Jardim da Serra. Gostei tanto da estrada da Serra do Rio do Rastro que subi e desci ela quatro vezes na mesma viagem... hehehehe

 

Abraços,

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Farsdag

pode ir tranquilo, de onde voce para o carro até a base da cachoeira sao uns 15 minutinhos de caminhada, e nem molha o pé!

Dá pra ir até de tenis, mas claro que de bota é infinitamente melhor porque tem que pular algumas pedras, mas nada absurdo. Devagar e sempre!

Boa viagem!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera,

 

estou catalogando as tracklogs e dados das principais montanhas de Santa Catarina e compilando em um blog pra ajudar aqueles que querem se aventurar por aqui... Pra facilitar o acesso a informação, gerei esse tópico pra disponibilizar algumas informações gerais, segue:

 

Morro do Spitzkopf (Blumenau)

- Altitude Máxima: aprox. 914 metros

- Altitude Mínima: aprox. 142 metros

- Distância Total: cerca de 5,8 km

- Foto - Vista do cume:

spitz2.jpg

 

Morro do Baú (Ilhota)

- Altitude Máxima: aprox. 820 metros

- Altitude Mínima: aprox. 210 metros

- Distância Total: cerca de 4,46 km

- Foto - perfil da montanha:

img_2046.jpg

 

Monte Crista (Garuva)

- Altitude Máxima: aprox. 967 metros

- Altitude Mínima: aprox. 20 metros

- Distância Total: cerca de 8 km

- Foto - preview da trilha:

monte-crista.jpg

 

Castelo dos Bugres (Joinville)

- Altitude Máxima: aprox. 970 metros

- Altitude Mínima: aprox. 751 metros

- Distância Total: cerca de 3,98 km

- Foto - cume da montanha:

100_2309.jpg

 

Pico Jurapê (Joinville)

- Altitude Máxima: aprox. 1149 metros (medição oficial)

- Altitude Mínima: aprox. 40 metros

- Distância Total: cerca de 6 km

- Foto - Preview da trilha:

jurape.jpg

 

Morro do Pelado (Joinville)

- Altitude Máxima: aprox. 1044 metros

- Altitude Mínima: aprox. 750 metros

- Distância Total: cerca de 6 km

- Foto - perfil da montanha:

100_2183.jpg

 

Pico Jaraguá (Jaraguá do Sul)

- Altitude Máxima: aprox. 926 metros

- Altitude Mínima: aprox. 321 metros

- Distância Total: cerca de 2,7 km

- Foto - vista do cume:

img_29582.jpg

 

Morro do Cambirela (Palhoça)

- Altitude Máxima: aprox. 913 metros

- Altitude Mínima: aprox. 5 metros

- Distância Total: cerca de 3,8 km

- Foto - vista do cume:

img_26142.jpg

 

Morro do Sapo (Blumenau)

- Altitude Máxima: aprox. 718 metros

- Altitude Mínima: aprox. 300 metros

- Distância Total: cerca de 4,5 km

- Foto - companheiro de trilha

img_5921.jpg

 

Pico da Pedra (Camboriú)

- Altitude Máxima: aprox. 680 metros

- Altitude Mínima: aprox. 192 metros

- Distância Total: cerca de 2 km

- Foto - vista do cume:

100_5848.jpg

 

Morro da Igreja (Corupá/São Bento do Sul)

- Altitude Máxima: aprox. 847 metros

- Altitude Mínima: aprox. 277 metros

- Distância Total: cerca de 2,7 km

- Foto (Luís Fernando Buso)

1540454_700688060019623_2451841961462677971_o.jpg

 

Por enquanto é isso, aos poucos vou alimentando com novos picos... Quem precisar de informações mais específicas pode consultar em:https://tmtrekking.wordpress.com/montanhas/

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Me ajudem. Li todos os topicos , mas é tanta coisa , que fico na dúvida do que fazer.

Vou chegar em urubici no proximo dia 02/03 por volta das 14 horas. Estarei de carro

o que é possivel conhecer neste dia?

Fico dia 03 . Nao vou fazer trilhas.

No terceiro dia vou p bom jardim da serra.

Quero conhecer o morro da igreja, cascata veu de noiva, cascata do avental , serra do rio do rastro e serra do corvo branco. E o que mais vcs sugerirem.

Como chegar a serra do corvo branco? Vou ums km e retorno na parte asfaltada? Eu nao entendi como fazer.

Se alguem puder me ajudar, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...