Ir para conteúdo

Mochilão dos 100 dias: PE-Cusco, Arequipa, Ica , Paracas, Lima, Huaraz, Trujillo, Chachapoyas, Cajamarca, Chiclayo) EC e CO ¿Por qué no?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Dia 3) Maras y Moray

 

Todo o problema do tour foi o começo, estávamos planejados para sair de Cusco as 8 e meia da manhã e acabamos saindo as 9:30. Íamos voltar as 3 da tarde e chegamos.... As 3 da tarde! Perdemos uma hora de tour pelo atraso do começo, foi tudo mega corrido e não tivemos tempo de ver as ruínas com o cuidado merecido :( (e isso acontece justo comigo, que não curto tour né, mas ok... não foi de todo o mal).

 

Eu poderia não indicar a agencia do tour pra vocês, mas no fim, todas as agências são a mesma coisa, vá pelo preço que você se dará bem!

A primeira parada é no esquema de tour mesmo, em Chinchero onde fomos a uma comunidade de artesãs/tecelãs. Lá nos explicaram como eram feitos os artesanatos, desde as linhas, as tinturas e o tear em si. Interessante até.

 

598dc2b72d878_marasymoray1.jpg.220c739a6dd55c600f1489bfae402e62.jpg

 

Moray foi um sítio inca de testes focados em agricultura (mesmo que se pareça muito com um teatro, rs) onde cada círculo tinha uma temperatura diferente, o que facilitava os cultivos de diversas culturas: papas, maiz, frijoles, etc... Assim conseguiram fazer diversas misturas de raças, criando diferentes variedades de vegetais.

 

Pode-se descer até um certo nível das ruínas, mas, como estávamos atrasados, só vimos de cima e acabamos indo em uma outra ruína menor ao lado. Fiquei bem decepcionada por não poder ver de perto os detalhes...

 

598dc2b7356a9_moray1.jpg.6d916656a2b0819bedc7c54d1937781f.jpg

 

moray.jpg.cff45974ce71683600be4c86eb8e7544.jpg

 

 

De lá, voltamos correndo na van, numa loucura de caminho que só passa um carro dentro da cidade. Depois de muita manobra e várias rés quando encontrávamos os carros, pegamos a estrada pras salineiras de Maras, que na verdade fica bem perto.

 

Lá se pode ver como é a produção de sal na regiao, nesse monte de lagoas aí. Muito interessante e gigante! Muito diferente de tudo o que já tinha visto.

Por lá se pode comprar os produtos de sal (e também umas comidinhas pra volta, maíz gigante S2 ).

 

maras.jpg.e72b46505ee588cadce6f6d79b3e03c1.jpg

 

Se não fosse essa questão do atraso, teria sido incrível. Mas foi bom, vale a pena com certeza!

 

(sim, eu tenho problemas com tours ::Ksimno:: )

 

Gastos:

Tour: 25 soles

Entrada em Maras: 7 soles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Dia 4) Qorikancha e um domingo comum

 

Domingo é um dia excelente em Cusco pra se ficar na Plaza de Armas, a probabilidade de se ter algum grande evento envolvendo desfile, música e roupas típicas é alto. Nessa foi a manhã inteira vendo várias crianças de diversas idades desfilando por lá. Um charme.

 

598dc2da5634c_plazadearmas2.jpg.60132a61d86b1e9fc10f6ca930667aa0.jpg

 

A tarde a visita foi ao Qorikancha, que normalmente é visto no City Tour (isso quando vc vai de agência), que eu tinha planejado fazer no dia seguinte.

A dica pro Qorikancha é Vá no período da manhã! porque todos os tours vão a tarde... mas de domingo essa tática é impossível (só abre as 14hrs), então cheguei lá bem na hora que abriu e consegui uns 30 minutos de sossego antes da maratona de empresas chegarem.

 

O Qorikancha é um lugar especial, muito lindo mesmo, e vale a visita de S15. Foi um dos principais templos do império inca e por isso foi recoberto de ouro (e é esse o significado do nome de lá). Depois da conquista espanhola, Pizarro (obviamente) derreteu quase todo o ouro do tempo e doou o terreno para a Ordem Dominicana, que até hoje administra o lugar, que também é utilizado como convento.

 

qorikancha.jpg.6b6d22927f3b9e605f8cf181f53e134b.jpg

 

598dc2da6b564_qorikancha3.jpg.f4726f6e4c02197aae225bf61cf8b6d2.jpg

 

598dc2da4f12d_qorikancha2.jpg.756a9d7b74115510e705f6796404832a.jpg

 

A noite a ideia foi ir ao Cento Qosqo de Arte Nativo: todos os dias as 18:30 abrem-se os portões para essa atração. Chegue cedo, o teatro é pequeno. É um show de dança típica, não é exatamente profissional, tem uma carinha de caseiro, mas não deixa de ser divertido se você gosta desse tipo de atração. Começa as 19 e tem uma hora de duração.

 

E é de ‘graça’, já que está incluído no boleto turístico. ;)

 

598dc2da639a0_centroqosqo.jpg.775bff0741c8665cd301b75c14625363.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 5) Tambomachay, Pkapukara, Qenqo e Saqsahuaman

 

Essas ruínas, conhecidas como as do City Tour, são supersimples de conhecer, mas eu altamente/novamente recomendo vocês irem lá no posto de info turística pra saber onde pegar a van pra Tambomachay. É fácil, mas não é exatamente em um lugar superturístico.

 

Paguei S4 em uma van, mas tem ônibus também (que eu perdi por um minutinho, mas passa sempre dá pra ir nele bem de boa.. o nome do bus é Sr del Huerto). O bus ou a van te deixa bem de frente de Tambomachay, que fica bem de frente a Pukapukará, aí pronto, você já matou duas das quatro atrações do City ;)

tambomachay.jpg.5c1ef28918aded7ad4d9eddc5e04ab2c.jpg

 

Tambomachay é conhecida como El Baño del Inca, é uma área cerimonial cheia de canais e fontes.

 

Pukapukara foi um forte militar para a proteção da área, tendo uma vista fantástica do vale. Mas existem várias outras teorias para a utilização do lugar.

 

pukapukara.jpg.b988f29f895823cfca0480e2d1aee695.jpg

 

Depois de visitar os dois você tem duas opções:

- Voltar com o mesmo ônibus e pedir pra descer em Qenqo (S1 mas pode ser mais caro se te acharem com muita cara de gringo, acostume-se, rs)

- Caminhar cerca de 40 minutos.

Após a caminhada (ou o ônibus.. meu caso o ônibus, rs) você chegará em Qenqo, as ruínas de ziguezague,que era uma área cerimonial e pode-se ver até uma mesa que era utilizada para sacrifícios. Você verá formas de condores e pumas pelas ruínas.

 

qenqo.jpg.b79cce9f8f26f92853b2c8f3e26d28b1.jpg

 

A última parada, mas não menos importante, é Saqsahuaman, que pra mim, é uma das ruínas mais bem trabalhadas e mais imponentes do império inca. É imensa (e só vemos 20% do original, que foi destruído com a invasão espanhola) e tem blocos de pedra que são completamente inacreditáveis. Lá é o palco do Inti Raymi, realizado todo 24 de junho, a festa do sol. Em Saqsauhuamán dá pra se perder, fácil, umas duas horas.

 

cusco.jpg.89284501b2f8380c75931e0021286dc2.jpg

 

A descida até a Plaza de Armas é bem intuitiva, quando acabar a andança você conseguirá se localizar facilmente. Para essas quatro ruínas eu estimo umas 4 a 5 horas, para observar com cuidado e conseguir tirar algumas boas fotos.

 

O período da manhã é ideal para esse passeio, sol menos ardido e pouca concorrência. Mas não se esqueça do protetor solar, mesmo no frio dá pra dar uma bela tostada.

 

Cheguei em Cusco de novo já era umas 3 da tarde, fui atrás de algo para comer e voltei lá na agência que comprei o Maras y Moray.

 

Mas porque voltar na que já deu merda, Camila? ::hein:

Porque lá eu ia conseguir negociar bem... rs.

Paguei S20 no tour pro Valle Sur pro dia seguinte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Já acompanho teu blog, acho muito legal teus relatos... To acompanhando aqui!

 

Ah, e pra 100 dias como foi o planejamento financeiro? Meta de quantos U$/dia?

 

Oi Luana =)

 

É ótimo saber que tem gente que tem paciencia acompanha o blog ::lol3::

 

Fora as passagens, meus gasto por dia foi de USD 35 (o que foi um pouco maior no começo da viagem e no fim, no norte do Peru e Equador deu pra maneirar bem!).

 

Eu fui com a ideia de gastar por aí mesmo, me mantive bem no previsto (mas no final foi um sacrifício danado, confesso... Cartagena é bem carinha!).

 

Vai acompanhando, tem muita coisa pra sair ainda!

 

Beijos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 6) Pikillacta e Tipón (Valle Sur)

 

Tá aí uma parte do Boleto Turístico que é meio mística para a maioria das pessoas que vai pra Cuzco, muito se fala do Valle Sagrado e do City Tour, mas esse circuito de Pikillacta e Tipón é pouco visto pelos turistas.

 

Mas lógico que como um tour, infiltram algumas outras ‘atrações’ que na verdade é só uma forma de movimentar a economia local. Nesse caso paramos também em Andahuaylillas, que tem uma catedral (que custa 15 soles a entrada então fiquei na Plaza de Armas curtindo a toa) e na volta numa padaria tradicional local, onde experimentamos pães caseiros.

 

Vamos as ruínas, né?

 

tipon.jpg.0516e26fe1ef095d29eee40376aa9d3c.jpg

 

Começamos com Tipón, que pra mim foi uma mescla de Moray e Tambomachay… Por que? Porque lá foi uma área agrícola, assim como Moray, totalmente perceptível pelos infinitos degraus gramados, onde eram produzidas as papas, o trigo, frijoles, arroz, etc… Mas também tem uma área de banhos termais e nosso guia falou que alguns anos atrás ainda havia água fervendo descendo em alguns dos canais…

 

598dc621e8ec2_tipon3.jpg.011026d5d20ef859faa1bab5e82aa5fd.jpg

 

598dc621d0b83_tipon2.jpg.08d92ea4423ab8152a862e5990e5bd81.jpg

 

Essa foi a primeira, mas não foi a última conversa que teve foco as mudanças climáticas que estão ocorrendo e sendo fortemente sentidas em região de altitude… :(

 

Pikillacta foi uma surpresa boa, não estava esperando uma grande ruína, sabendo que era de uma civilização pré-inca (e sabendo que os incas foram os espanhóis de antes do ‘descobrimento’, não sejamos bobinhos, né?) e que pouco sobrou pós dominação.

 

pikillacta.jpg.a0f03c73b092568791f124093725661a.jpg

 

Chego lá e tem paredões gigantes de pedra e argila, uma coisa absurda e LINDA! A cultura wari foi muito importante e ocupou uma grande área na América do Sul e foi em grande parte destruída pelos incas. Mas, e aí, porque essas ruínas sobraram? Simples, porque não havia uma fonte água próxima a cidade…

 

598dc621c0763_pikillacta2.jpg.5ff76488b8e5ddfd68fdde9668ef1b30.jpg

 

E a cidade foi toda branca, pois os muros eram revestidos de gesso. Dá pra imaginar que maravilha que foi isso, né?

 

O tour seguiu para a igreja e para a cidade dos pães gigantes redondos (rs), mas dessa parte não posso acrescentar nada, a minha parte do tour já estava completa.

Voltamos as 15 para Cusco com a sensação de um tour não tão tour assim ::otemo::

 

Gastos:

 

20 soles no tour pela agência Liz Explorer

 

 

(Logo menos edito e coloco as fotos ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...