Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Taira, blz?

 

Eu gostei muito do trecho a partir de Paraisópolis.

Mas é cansativo demais.

Se iniciando nessa cidade p/ finalizar em Pindamonhangaba, é um trecho com belos visuais. Muita região de serra.

Fazendo da seguinte forma:

1 dia: Paraisópolis-Luminosa.

2 dia: Luminosa-Campista ou se tiver folego, siga até Campos do Jordão.

3 dia: Campista-Campos do Jordão

4 dia: Campos do Jordão-Pinda.

 

Tem um trecho entre Tocos do Moji e Estiva que é um dos mais lindos. Mas é de apenas 1 dia.

Para essa opção, o ideal seria iniciar em Ouro Fino e seguir até Borda da Mata e de lá até Tocos e depois Estiva e terminar em Consolação.

Mas é um logistica complicada p/ chegar ou sair dessas cidades.

 

Valeu pelo incentivo.

Minha intenção é essa mesma. De que outras pessoas possam também conhecer esse Caminho e só trazer dele boas recordações.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Augusto, obrigado pelas dicas, vou dar uma estudada no seu roteiro, se Deus quiser farei agora no carnaval, depois te conto o resultado! rsrs

Fiquei encantado com a sua travessia da Funicular Paranapiacaba/Cubatão, pesquisei bastante na net, mas acabei refugando... com isso acabei conhecendo a travessia pela Ferrovia do trigo e tive o prazer de realiza-la agora em janeiro! Mais uma vez o seu blog foi o ponto de partida, continue sempre com esse belo trabalho voluntário!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Taira.

 

Outra opção que faltou sugerir é vc iniciar por Aguas da Prata, mas nesse primeiro e segundo dias serão muito cansativos.

É uma sugestão para quem ainda pretende fazer todo o Caminho, que talvez vc queira fazer qdo voltar de lá.

 

Funicular é para poucos. Eu só recomendaria a grupos e para quem tem experiencia de caminhadas em trilhos de trem e pontes em ruinas.

Não foi fácil para gente.

Um facão foi essencial, já que a trilha estava tomada pelo mato.

 

Que bom que o blog te ajudou a escolher as trilhas.

Tô começando um big relato de caminhadas pela Venezuela. Em breve posto lá.

 

 

Valeu

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou tentar fazer de bike, será minha primeira ciclotrilha! rsrs

Vi esse roteiro de outro companheiro mochileiro:

 

Dia 1: Aguas da Prata - Inconfidentes, 85 km, 2.100 m de ascensão.

Dia 2: Inconfidentes - Estiva, 58 km, 1.900 m de ascensão.

Dia 3: Estiva - Luminosa (Pousada da Dona Inês, já na subida da serra), 65 km, 2.000 de ascensão

Dia 4: Pousada da D. Inês - Campos dos Jordão, 35 km, 1.400 m ascensão

 

Depois quero ver a sua pernada na Venezuela! Tive a oportunidade de fazer em 2012 o Roraima, Salto Angel, Mérida e Isla Margarida, na época a moeda estava 7 x 1, rendeu bastante a nossa grana!

Muito obrigado pela força, bom carnaval e juízo tb! rsrs

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fazer de bike é bem mais tranquilo.

Com pouco peso na mochila dá para fazer em um bom ritmo.

Eu nunca fiz de bike, por isso não dá para opinar nesse roteiro.

Depende muito da disposição de cada um.

Alguns fazem em ritmo mais forte, outros vão parando bem mais para aproveitar melhor esse Caminho.

Eu achei esse roteiro muito puxado. Não dá para aproveitar muita coisa.

Eu não faria assim.

 

Qto a Venezuela, tô editando as quase 3000 fotos e depois tem o relato para escrever.

 

Precisando de mais ajuda, é só dar um toque.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Boa tarde Augusto! Suas informações são muito úteis para o meu planejamento do caminho (obrigado mesmo.

Mas queria uma opinião. O que vc acha de realizar um camping selvagem somente para dormir no caminho ( acha viável em termos de segurança)? e sobre a caminhada noturna o que acha (rende ou não)?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Adriano, tudo bom?

Que bom que o relato possa te ajudar no seu planejamento. É sempre a minha intenção p/ que outras pessoas possam fazer esse Caminho sem passar pelos problemas que tive.

 

O camping selvagem dá p/ se fazer em todo esse Caminho. Pode ficar tranquilo qto a segurança.

Só não recomendo no trecho de Campos do Jordão até Aparecida. Já li relatos de roubos, chegando próximo de Pindamonhangaba. Como já são cidades grandes, a violencia é um problema nessas cidades, próximas da Dutra.

Mas sinceramente depois de tudo o que eu passei nesse Caminho, eu recomendaria levar o minimo de peso.

E para um camping selvagem, obrigatoriamente vc terá de levar um peso extra para isso: barraca, saco de dormir, isolante, comida, etc...

São muitos trechos de subida de serra e faz uma diferença grande se vc estiver somente com pouco peso.

 

Qto a caminhada noturna, em cada cidade que eu chegava, o que eu mais queria era apenas tirar a mochila e descansar os pés.

Em alguns trechos eu cheguei durante a noite na Pousada e não aguentava mais caminhar, tanto pelo cansanço qto pelo frio. Em nenhum momento do meu planejamento pensei em chegar nas pousadas durante a noite.

Talvez onde cheguei por volta das 15:00 hrs, até dava para continuar a caminhada, mas não quis fazer isso porque queria conhecer a cidade.

Por isso, na minha opinião, não recomendaria caminhar durante a noite. O frio e o cansaço podem atrapalhar bem mais e se chover é pior ainda.

Além do fato que o caminho é só por estradas de terra sem iluminação nenhuma, te obrigando a levar lanternas e muito cuidado para não pegar alguma bifurcação errada.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas dicas e opiniões ... elas são de extrema importância para meu aprendizado e planejamento sobre o caminho.

Mas me diga um coisa ... qual o peso máximo que vc recomendaria? considerando que vou agora em julho, no inverno?

Você possui alguma informação sobre o clima nesse periodo?

 

Obrigado novamente por sua ajuda,

 

 

Abçs,

 

 

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O ideal é uma pequena mochila com uns 8 Kg. No máximo 10 Kg.

Como são muitos dias e com muitos trechos de subida de serra, leve o minimo necessário.

Julho é sempre um mes seco. Isso na teoria, mas atualmente com esse clima doido, isso não dá para afirmar.

Pode ser que vc pegue um ou outro dia de garoa ou chuva. Nunca se sabe.

Mas indiscutivelmente o inverno é a melhor época para fazer o Caminho da Fé.

 

E precisando de mais ajuda, é só perguntar.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Augusto, boa tarde.

Parabéns pelos vídeos e relatos sobre o caminho.

Aprendi muito lendo e assistindo a tudo.

Por favor, preciso de umas dicas suas.

Pretendo fazer o trecho de Paraisópolis até Aparecida e vou dispor de aproximadamente uns 4 dias de caminhada.

Qual o roteiro que você me indicaria?

Sei que será puxado, mas tenho um bom condicionamento físico.

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...