Ir para conteúdo

Ctba-Ushuaia/El Calafate/TDP/El Chaltén-Ctba de 17-03 a 05-04. Ajuda e cia ;)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal! Desde logo um muito obrigado para toda e qualquer dica, ajuda ou consideração dos amigos mochileiros que vierem a participar.

 

Vou com minha namorada para a Patagônia daqui 30 dias e ainda não vimos praticamente nada para a viagem!!! ::putz::

 

O que temos são as passagens aéreas: Dia 17 vamos de Curitiba a Ushuaia; dia 22 de Ushuaia a El Calafate (sim, eu sei, mto tempo para Ushuaia... mas isso já era) e 05 de abril de El Calafate para Curitiba ::otemo::

 

A princípio pensei num roteiro mais ou menos assim (sim, eu sei que são mtos dias para Ushuaia. Mas isso é a única coisa que não posso mudar):

 

 

Dia 17/03 - Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego, Pinguinera, Farol, Museu Marítimo, Museu do Fim do Mundo, Trem do Fim do Mundo, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial (o teleférico ainda está parado?), Navegação pelo Canal de Beagle, Laguna de los Tempanos, Laguna Encantada). Vamos dividir esses passeios e tentar fazer o máximo deles nos quatro dias e meio que teremos em Ushuaia.

Dia 18 - Ushuaia

Dia 19 - Ushuaia

Dia 20 - Ushuaia

Dia 21 - Ushuaia

Dia 22 - Ushuaia - El Calafate

Dia 23 - El Calafate Passear pela cidade de El Calafate durante a manhã e início da tarde. Busão às 4:30 (Zaahj) para Puerto Natales (35 dólares), chegando perto das 22hs.

Dia 24 - Puerto Natales - TDP Ônibus de Puerto Natales a TDP (14 dólares), saindo 7:30 e chegando em Pudeto às 10:45 para pegar o Catamarã das 12hs.

Quem sabe dá tempo de conhecer a cachoeira antes de pegar o catamarã.

Chegando em Paine Grande às 12:30, deixar as mochilas, almoçar e seguir tranquilamente até o Refúgio Grey.

Chegaremos no meio da tarde no Refúgio Grey, podendo fazer o checkin e curtir os arredores, indo até o mirante,

glaciar...

Dia 25 - TDP (curtir o Glaciar Grey, quem sabe fazer um passeio de canoa por lá... caminhar até o refúgio Paine Grande)

Dia 26 - TDP (Paine Grande - Italiano - Vale Francês - Refúgio Los Cuernos)

Dia 27 - TDP (Los Cuernos (com direito a ofurô!!! uhuuu) - Torre Central)

Dia 28 - TDP (Torre Central - Chileno - Mirador las Torres)

Dia 29 - TDP - El Calafate (mais um passeio pelas redondezas, mas dessa vez acordando mais tarde; ou, se não tivermos conseguido ver as Torres no dia anterior, por causa do tempo, vamos novamente para o Mirador las Torres; pegamos um transfer às 17hs em Laguna Amarga direto para El Calafate, chegando no hotel às 22hs)

Dia 30 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 31 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 01 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 02 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 03 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 04 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 05 - El Calafate - Curitiba às duas da manhã...

 

Do dia 30 ao dia 05, vamos deixar em aberto, sem reservar hotel ou passagens. De acordo com o clima e com o nosso cansaço, faremos desde logo o passeio pelo glaciar de barco no perito moreno num dia e o mini trekking no outro e depois os últimos dias para trekking livre em El Chaltén. Ou então o contrário, vamos direto pra El Chaltén e no final fazemos os dois dias em El Calafate...

 

Agora, algumas dúvidas:

 

1) O que acharam do roteiro? ::sos::

 

2) Alguém já esteve por lá nessa época? É fácil ver a temperatura média pela internet, mas é muito melhor perguntar para vcs a real sensação térmica ::Cold:: Quero definir que tipo de roupa e em qual quantidade levar. Do pessoal que fez TDP nessa época (últimos dias de março), o que recomenda levar de vestuário? E uma bota impermeável é suficiente ou é melhor levar um tênis reserva?

 

3) Ficaremos apenas em refúgios em TDP. Tudo reservado já! O acampamento Chileno estará fechado a partir de 20 de março, por isso tivemos que fazer uma certa loucura no roteiro do dia 26...

 

4) Para trocar moedas... Trocaremos dólar ou real por pesos argentinos em Ushuaia (melhor seria em Buenos Aires, mas não tem como...). E os pesos chilenos? Será que trocamos com facilidade, rapidez e bom câmbio indo de El Calafate para Puerto Natales? Onde trocaríamos? Vi gente falando em levar peso chileno do Brasil já, pois lá é complicado...

 

5) Quais itens são essenciais na mochila, especialmente para TDP? Já tenho uma boa lista, mas sempre tem alguma boa alma para falar de algo que nem imaginei que seria realmente útil!!!

 

6) Quem foi em TDP, pode dizer se o W é factível para um sedentário? hehe Ou vou me lascar? ::toma:: E podem me explicar a dinâmica das mochilas? Quais trechos andamos com mochila completa e em quais a deixamos no refúgio (para o qual certamente passaremos na volta)?

 

7) Quem foi em El Chaltén, propõe uma série de passeios para uns 3 ou 4 dias? (para alguém que provavelmente já estará morto de cansado... então não queiram que eu suba o Fitz!!! ::mmm: vou fazer trekking, pero no mucho hehe )

 

8) Recomendam levar alguma comida do Brasil? Sei que para entrar no Chile é meio chato... Melhor comprar no mercadinho de Puerto Natales? Ou pegar o full board dos refúgios mesmo?

 

9) Preciso levar algo para tratar a água em TDP ou para acrescentar sais minerais a ela?

 

10) Muito obrigado, galerinha!!! ::kiss::

 

 

ATUALIZAÇÃO:

 

Viajaremos amanhã cedo. Decidimos trocar dólares por pesos apenas lá em Ushuaia, no Hotel Antartida, e não mais com aquele contato que muitos aqui indicam (que vai até o aeroporto). A cotação com ele ficou abaixo do valor do hotel em Ushuaia.

 

Dia 17/03 - Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego, Pinguinera, Farol, Museu Marítimo, Museu do Fim do Mundo, Trem do Fim do Mundo, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial (o teleférico ainda está parado?), Navegação pelo Canal de Beagle, Laguna de los Tempanos, Laguna Encantada). Vamos dividir esses passeios e tentar fazer o máximo deles nos quatro dias e meio que teremos em Ushuaia.

Dia 18 - Ushuaia

Dia 19 - Ushuaia

Dia 20 - Ushuaia

Dia 21 - Ushuaia

Dia 22 - Ushuaia - El Calafate (encontrar com Patrícia Correa e a amiga, que conhecemos aqui nesse tópico, para dividir um carro para TDP)

Dia 23 - El Calafate - TDP Ir cedo até TDP, pelo atalho na estrada de rípio. Conhecer as lagoas e mirantes onde se pode chegar de carro ou estacionar (gratuitamente) perto e andar alguns minutos ou no máximo uma hora (Laguna Azul, Cascada Paine, Laguna los Juncos, Mirador del Nordenskjold, Mirador Cuernos, Cachoeira Salto Grande, Mirador Cóndor, Salto Chico, Mirador Lago Toro, Mirador Ferrier). Dormir em uma Cabana no Hotel Tyndall (cabana superior, com dois quartos, para quatro pessoas, dois banheiros, sala e cozinha, ao lado da entrada do parque TDP, por 160 dólares apenas! 40 dólares por pessoa..) http://www.hoteltyndall.cl/

Dia 24 - TDP A meta nesse dia é chegar no Refúgio Grey e dar uma passeada nas redondezas. Podemos acordar tarde e pegar o catamaran para Paine Grande ao meio dia, partindo de lá até o Refúgio Grey com as mochilas. Também podemos acordar cedo e ir até o lago grey, na ponta sul, para dar uma olhada no mirante (caso não tenha dado tempo no dia anterior) ou mesmo para pegar um barco e fazer um passeio até o glaciar e parar no refúgio grey.

Dia 25 - TDP (curtir o Glaciar Grey, quem sabe fazer um passeio de canoa por lá... caminhar até o refúgio Paine Grande)

Dia 26 - TDP (Paine Grande - Italiano - Vale Francês - Refúgio Los Cuernos)

Dia 27 - TDP (Los Cuernos (com direito a ofurô!!! uhuuu) - Torre Central)

Dia 28 - TDP (Torre Central - Chileno - Mirador las Torres)

Dia 29 - TDP - El Calafate (mais um passeio pelas redondezas, mas dessa vez acordando mais tarde; ou, se não tivermos conseguido ver as Torres no dia anterior, por causa do tempo, vamos novamente para o Mirador las Torres; pegamos um transfer às 17hs em Laguna Amarga direto para El Calafate, chegando no hotel às 22hs)

Dia 30 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 31 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 01 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 02 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 03 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 04 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 05 - El Calafate - Curitiba às duas da manhã...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 86
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Oi zeclaudio!

 

Vamos as duvidas:

 

1) Seu roteiro está ótimo!

 

2) Dificil prever a temperatura na Patagonia. Frio é, mas não é nada de outro mundo. Nas trilhas dps de um tempo seu corpo esquenta e vc sente ate calor.

Já q vc vai fazer trekking recomendo vestir o sistema de "camadas"... tem explicação sobre isso aqui no ferum: como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t35744.html

Bota impermeável é suficiente!

 

3) Não reservaram?? Olha, é recomendado reservar com alguns meses de antecedencia. Pode ser q nao tenha mais vaga. Mande um email pra tentar fzr a reserva hj msm.

Com o Chileno fechado vc vai ter q ficar no Refugio Torre e fazer o bate volta até o Mirador Las Torres (que é punk!!). E outra: nao vai dar pra ver o nascer do sol incrivel nas Torres, que só é possivel acampanto do Acampamento Las Torres.

 

4) Pode trocar em Natales msm. Só perguntar onde fica a rua que tem casa de cambio que eles te informam.

 

5) Dá uma lida no meu relato que detalhei bastante e dei muitas dicas: patagonia-colossal-ushuaia-torres-del-paine-w-el-chalten-calafate-e-buenos-aires-22-dias-em-abril-de-2014-fotos-dicas-e-gastos-t96868.html

 

6) Olha, isso vai de pessoa pra pessoa. Ja li relatos de pessoas sedentarias q fizeram tranquilo. Como vcs pretendem ficar em refugios, acho q é mais tranquilo pq aí não vai ser preciso levar barraca, saco de dormir, etc, e consequentemente diminui o peso da mochila. Os pontos onde vc nao precisa carregar a mochila: Do acampamento Torres ate o Mirador Torres e do Acampamento Italiano até o Vale del Frances.

 

7) Leia meu relato pois fiz as principais trilhas de Chalten. Aqui vale mtoo a pena cansar um pouco mais e fazer o maximo de trilhas possiveis! Lugares mto lindos.

Nao precisa levar nada do Brasil. Lá tem de tudo.

 

9) Não.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, estou saindo para jantar, mas quero deixar registrado: MUITO BOM SEU VÍDEO! ::otemo::

 

Terei que fazer algo assim também. Gravar uns momentos e editar no final. Ficou show! Mto legal a hora em que a câmera bateu nos galhos ::lol3::

 

E depois lerei com calma as informações do roteiro.

 

Não cheguei a ver lá se vc ficou em refúgio ou não. Ficou?

 

abração e obrigado

 

Oi zeclaudio!

 

Vamos as duvidas:

 

1) Seu roteiro está ótimo!

 

2) Dificil prever a temperatura na Patagonia. Frio é, mas não é nada de outro mundo. Nas trilhas dps de um tempo seu corpo esquenta e vc sente ate calor.

Já q vc vai fazer trekking recomendo vestir o sistema de "camadas"... tem explicação sobre isso aqui no ferum: como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t35744.html

Bota impermeável é suficiente!

 

3) Não reservaram?? Olha, é recomendado reservar com alguns meses de antecedencia. Pode ser q nao tenha mais vaga. Mande um email pra tentar fzr a reserva hj msm.

Com o Chileno fechado vc vai ter q ficar no Refugio Torre e fazer o bate volta até o Mirador Las Torres (que é punk!!). E outra: nao vai dar pra ver o nascer do sol incrivel nas Torres, que só é possivel acampanto do Acampamento Las Torres.

 

4) Pode trocar em Natales msm. Só perguntar onde fica a rua que tem casa de cambio que eles te informam.

 

5) Dá uma lida no meu relato que detalhei bastante e dei muitas dicas: patagonia-colossal-ushuaia-torres-del-paine-w-el-chalten-calafate-e-buenos-aires-22-dias-em-abril-de-2014-fotos-dicas-e-gastos-t96868.html

 

6) Olha, isso vai de pessoa pra pessoa. Ja li relatos de pessoas sedentarias q fizeram tranquilo. Como vcs pretendem ficar em refugios, acho q é mais tranquilo pq aí não vai ser preciso levar barraca, saco de dormir, etc, e consequentemente diminui o peso da mochila. Os pontos onde vc nao precisa carregar a mochila: Do acampamento Torres ate o Mirador Torres e do Acampamento Italiano até o Vale del Frances.

 

7) Leia meu relato pois fiz as principais trilhas de Chalten. Aqui vale mtoo a pena cansar um pouco mais e fazer o maximo de trilhas possiveis! Lugares mto lindos.

Nao precisa levar nada do Brasil. Lá tem de tudo.

 

9) Não.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Pesquisei a disponibilidade e custos dos refúgios e consegui o seguinte:

 

Do dia 25 a 26 - Grey (extremo oeste)

Cama armada 75 dólares

Full board 45 dólares

 

Do dia 26 a 27 - Paine Grande

Cama armada 75 dólares

Full board 45 dólares

 

Do dia 27 a 28 - Los Cuernos

Cama armada (saco de dormir) 57 dólares

Full board 52 dólares

 

Do dia 28 a 29 - Torre Central

Cama armada 74 dólares

Full board 52 dólares (extremo leste)

 

Não daria para começar por Torre Central, pois não teria vaga em Los Cuernos no dia seguinte. Por isso (e pelas razões expostas por vários mochileiros) achei melhor começar pelo oeste.

 

Como eu poderia aproveitar melhor esses pontos de apoio? Alguém sugere algo? Como funcionaria minha chegada em Grey e a saída em Torre Central? Se alguém puder me ajudar a visualizar melhor o trajeto (com horas de caminhada de um local a outro e que horas chego e saio de um, mais ou menos) agradeço! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala zeclaudio, blz?

 

Cara, eu achei bom o seu roteiro e não acho que vc tenha deixado muito tempo em Ushuaia. Pode ter certeza que a região tem muitos passeios legais a oferecer e você não "perderá" tempo por lá.

 

Quanto a TDP, tem que ver o que você pretende fazer. Se o seu objetivo é economizar peso na mochila sem se importar com dinheiro, minha recomendação é reservar os refúgios com todas as refeições pois assim você poderá levar pouco peso na mochila (deixando o resto na hospedagem em Puerto Natales).

 

Como vc irá no fim de março, o dia já não será tão longo como acontece em dezembro/janeiro, dessa forma acredito que seja difícil você fazer um bate-volta de Paine Grande ao Grey no dia da chegada.

 

Segundo seu roteiro, você dormiria no Grey no 1º dia e no Paine Grande no 2º. O problema desse roteiro é que você terá que levar toda a sua bagagem nos 2 dias. Eu faria isso se o peso da bagagem fosse insignificante ou então se fosse possível deixar a bagagem no Paine Grande para buscá-la no 2º dia.

 

Outra opção seria ficar 2 dias no Paine Grande e fazer o bate-volta sem bagagem para o Grey apenas no 2º dia e para rentabilizar o 1º dia, você poderia ao chegar de ônibus no Pudeto, ir tranquilamente ao Salto Grande e depois ao Mirador Cuernos (pelo mapa isso levaria no máximo umas 3 horas de caminhada) para então voltar ao Pudeto para pegar o último barco das 18h aproximadamente (você ficará esperando um bom tempo no Pudeto pelo barco a menos que você fique bastante tempo no Salto Grande e Mirador Cuernos)

 

Ah, e vale lembrar que pelo seu roteiro, o 3º dia seria puxado já que você faria o deslocamento de Paine Grande ao Cuernos e ainda teria que subir o Valle Francés!

 

E se está com dificuldades em visualizar o roteiro e distâncias, é só olhar o mapa clássico do TDP aqui

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

José Luiz e demais amigos,

 

Só para esclarecer o pq dos refúgios que escolhi e o que pensei:

 

No dia 24, saio às 8 da manhã de El Calafate (parece que é o primeiro bus para Puerto Natales, mas preciso confirmar). Pelo que vi, a viagem dura 6 horas. Então, Digamos que às 15hs eu já estaria apto a pegar o busão para TDP. Eu vi aqui nos relatos os horários dos bus para TDP e do catamarã, mas esqueci tudo! hehe Alguém pode me refrescar a memória (para março...)? Mas, ACHO que consigo pegar um bus/catamarã após as 15hs em Puerto Natales para chegar ainda no dia 24 em TDP. Dormiria do dia 24 para o dia 25 no Refúgio Grey, lá na ponta oeste. No dia seguinte, pela manhã cedo, daria uma volta por ali até o glaciar. Depois, com a mochila nas costas, iria até o próximo refúgio (Paine Grande). Dormiria lá do dia 26 para o 27. Dia 27 cedo iria com a mochila até o campamento italiano. Penso em deixar a mochila lá (existe armário ou algo assim?) e subir para o braço do meio do W, retornando depois, pegando a mochila e indo até o Refúgio Los Cuernos. Dormiria lá do dia 27 a 28. Sairia cedo com a mochila nas costas e rumaria para o Refúgio Torre Central, onde dormiria a última noite. De lá, no dia seguinte, iria embora.

 

Mas está tudo meio nublado ainda para mim. É BEM CAPAZ que eu esteja programando errado a coisa hehe Então, se alguém puder me dar um toque a respeito dos horários, da escolha dos refúgios e das trilhas, será muito bem aceito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Zé Claudio!

 

Eu e meu namorado estamos na Patagônia nesse momento, acho que podemos dar algumas dicas. Nós acabamos de sair de Ushuaia, ficamos 22 dias por lá, então não acho que você tenha deixado muitos dias não...hehe

 

Algumas coisas que fizemos por lá que vão fazer teus 5 dias passarem rapidinho:

 

Laguna Esmeralda: imperdível na minha opinião, vá cedo e se puder suba também o glaciar que tem logo atrás dela. É lindo, você chega até a neve e tem uma vista incrível da laguna. O transfer até a laguna está AR$ 150,00 ida e volta

Glaciar Martial: passeio rápido, grátis e que pode ser feito em uma tarde. Pagamos AR$ 80,00 num taxi até a entrada, que dividimos com outro casal

Navegação pelo Canal de Beagle: os preços nesse momento estão de ARS 600 a ARS 615 para a navegação tradicional, a dica é pegar um barco pequeno ou veleiro, que é mais intimista que os grandes catamarãs. As reservas podem ser feitas com um ou dois dias de antecedência

Laguna de los Tempanos: Você pode reservar um dia para essa caminhada, que é muito bonita e também só gasta com transporte. AR$ 80,00 em taxi a partir do centro. A laguna é incrível e você pode fazer um combo com a Laguna Encantada, que se acessa a partir da mesma trilha

Parque Nacional Tierra del Fuego: Você pode fazer a trilha do Cerro Guanaco, se estiver disposto a algo mais pesado. A trilha dura 4 horas, com subida e a vista é incrível. Se quiser algo mais leve, pode ir para a Senda Costeira, que margeia a Baia Lapataia e é muito linda também. O preço do ingresso no parque está AR$100,00

 

Em Ushuaia ficamos em um hostel muito bom, o Cruz del Sur. Indico muito. A diária é de AR$200,00 por pessoa. Assustador, mas esta assim em toda Ushuaia. É importante reservar antes, porque demos de cara com muitas placas de lotado nos hosteis por lá.

 

Em Ushuaia é muito fácil fazer câmbio, há várias lojas que fazem isso e a melhor cotação que encontramos foi a loja de ursos de pelúcia na San Martin, esquina com a rua que desce para o Cassino. Pesquise antes de trocar porque varia bastante de uma loja para outra!

 

Estamos agora em Punta Arenas, mas amanhã já vamos para TDP e seguiremos um roteiro parecido com o seu, só que com mais dias. Não vou falar dos que eu ainda não fui, mas como vou em seguida, se tiver alguma informação útil, respondo novamente.

 

Abraços e boa sorte na trip!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa, Bruna. Vc e seu namorado serão de grande valia para nós!!! Informações atualizadíssimas hehe

 

Obrigado pelas dicas para Ushuaia. Vou ocupar meus dias com elas ::otemo::

 

Um lugar que quero muito ir é na pinguineira. Quero fazer aquele passeio que desce e caminha no meio dos pinguins.

 

Não sei se farei mtas trilhas em Ushuaia (ao menos não as pesadas), pois estou sedentário e terei nessa viagem bastante trekking em TDP e El Chaltén. Então, vou descansar para "evitar a fadiga" hehe

 

Sobre o câmbio, vcs levaram dólares ou reais daqui? E quanto estão trocando em Ushuaia por um e por outro, para eu ter uma ideia? Está batendo com o que divulgam nos sites?

 

Ainda não fechamos hotel em lugar algum. Nesse hostel vcs ficaram em quarto coletivo? Minha namorada quer quarto e banheiro privativos... 200 pesos seria mais ou menos 40 reais, né? Se for 80 reais por um quarto privativo com banheiro está ótimo (mas acho que não é o caso, né?).

 

E em TDP vcs começarão pelo Grey tb? E ficarão em refúgios?

 

Muita boa sorte para vcs no quesito clima! Que tudo dê certo!!! E aguardo as dicas, hein! Para me habituar, pedi a São Pedro que fizesse esfriar no verão curitibano. Estou com casacão aqui hehe é dureza!!! ::Cold::

 

Abraços

 

Oi Zé Claudio!

 

Eu e meu namorado estamos na Patagônia nesse momento, acho que podemos dar algumas dicas. Nós acabamos de sair de Ushuaia, ficamos 22 dias por lá, então não acho que você tenha deixado muitos dias não...hehe

 

Algumas coisas que fizemos por lá que vão fazer teus 5 dias passarem rapidinho:

 

Laguna Esmeralda: imperdível na minha opinião, vá cedo e se puder suba também o glaciar que tem logo atrás dela. É lindo, você chega até a neve e tem uma vista incrível da laguna. O transfer até a laguna está AR$ 150,00 ida e volta

Glaciar Martial: passeio rápido, grátis e que pode ser feito em uma tarde. Pagamos AR$ 80,00 num taxi até a entrada, que dividimos com outro casal

Navegação pelo Canal de Beagle: os preços nesse momento estão de ARS 600 a ARS 615 para a navegação tradicional, a dica é pegar um barco pequeno ou veleiro, que é mais intimista que os grandes catamarãs. As reservas podem ser feitas com um ou dois dias de antecedência

Laguna de los Tempanos: Você pode reservar um dia para essa caminhada, que é muito bonita e também só gasta com transporte. AR$ 80,00 em taxi a partir do centro. A laguna é incrível e você pode fazer um combo com a Laguna Encantada, que se acessa a partir da mesma trilha

Parque Nacional Tierra del Fuego: Você pode fazer a trilha do Cerro Guanaco, se estiver disposto a algo mais pesado. A trilha dura 4 horas, com subida e a vista é incrível. Se quiser algo mais leve, pode ir para a Senda Costeira, que margeia a Baia Lapataia e é muito linda também. O preço do ingresso no parque está AR$100,00

 

Em Ushuaia ficamos em um hostel muito bom, o Cruz del Sur. Indico muito. A diária é de AR$200,00 por pessoa. Assustador, mas esta assim em toda Ushuaia. É importante reservar antes, porque demos de cara com muitas placas de lotado nos hosteis por lá.

 

Em Ushuaia é muito fácil fazer câmbio, há várias lojas que fazem isso e a melhor cotação que encontramos foi a loja de ursos de pelúcia na San Martin, esquina com a rua que desce para o Cassino. Pesquise antes de trocar porque varia bastante de uma loja para outra!

 

Estamos agora em Punta Arenas, mas amanhã já vamos para TDP e seguiremos um roteiro parecido com o seu, só que com mais dias. Não vou falar dos que eu ainda não fui, mas como vou em seguida, se tiver alguma informação útil, respondo novamente.

 

Abraços e boa sorte na trip!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...