Ir para conteúdo

Milhas da TAP - Como usar?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

eu tenho 10 mil milhas da TAP (associada Star Aliance), e vi que é possível adquirir alguns voos com ela na Europa. Porém minha próxima viagem é para os EUA. Minha dúvida: como faço para usar? Compensa ou compensa mais vender? Vou de São Paulo a Las Vegas, tentei usar no site da AA e Delta que é associado a empresa e não consegui. Não consigo desconto do valor final? Ou upgrade para executiva pelo menos em alguns trechos da viagem?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O programa de milhagens da TAP é um dos mais chatinhos para usar.

 

A tua quantidade de milhas não dá para quase nada, na verdade. O máximo que tu consegues acho que é um voo de ida e volta entre cidades de Portugal continental (entre Lisboa e Porto, por exemplo), ou um voo só de ida entre Portugal e outro país da Europa. Para cidades da Espanha, você consegue um voo de ida por 7.500 milhas.

 

A TAP também não permite usar milhas para "descontar" o valor da passagem. Ou seja, você não pode usar milhas para pagar uma parte de uma passagem. Ou você paga tudo com milhas ou paga tudo em dinheiro (seja a vista ou no cartão). Mas essa possibilidade eu não sei se existe outro programa de milhas que permite fazer esse tipo de pagamento.

 

A TAP também exige que você pague o valor das taxas aeroportuárias e de emissão do bilhete prêmio. Você não pode usar milhas para fazer isso. Ou seja, mesmo que você tenha milhas suficientes para retirar um bilhete-prêmio, você vai ter de pagar algo por ele. Em voos internos entre países europeus, custa uns 100 euros, o que chega até ser contraproducente, porque você consegue comprar uma passagem dessas em companhias low cost ou mesmo em companhias tradicionais se conseguir com muita antecedência em alguma promoção.

 

Para conseguir um bilhete prêmio Brasil-Europa, você precisa de 75 mil milhas (para Portugal) ou 80 mil milhas para outros países da Europa. Mas tem de pagar aproximadamente 295 Euros de taxas aeroportuárias e para emissão do ticket. Em comparação, nesse ponto tem programas de milhagens melhores. Pelo que eu sei, o programa de milhas da Lufthansa permite pagar as taxas com milhas.

 

E para transferir milhas para outras pessoas, você precisa pagar 30 Euros a cada lote de 2 mil milhas. O que torna praticamente anti-econômico fazer essa transferência.

 

Eu usei milhas da TAP (15 mil milhas) para emitir um bilhete prêmio Praga - Barcelona (com escala em Lisboa) em janeiro porque precisei comprar de última hora (uma semana antes), pois alterei meu roteiro também de última hora.como era voo só de ida, precisei usar apenas metade das milhas necessárias (30 mil milhas), mas precisei pagar 103 Euros de taxas. E eu só usei essa opção porque de última hora era a mais em conta (não havia esse trecho direto pela low cost Vueling para o dia que eu precisava e com outras companhias seria no mínimo 150 Euros.

 

A única coisa "mais ou menos" boa é que duas vezes por ano a TAP faz uma promoção de voos por metade das milhas. Assim, para voar do Brasil a Portugal, seriam apenas 35 mil milhas e para outras cidades da Europa seriam 40 mil milhas. Mas igual tem de se pagar as taxas,

 

Eu tenho agora umas 45 mil milhas. Estou esperando essa promoção de metade das milhas para ver se vale a pena.

 

Ah, também não vale muito a pena fazer upgrades, porque para isso você tem de comprar o bilhete original numa classe tarifária mais cara.

 

Eu gosto muito da TAP, mas o programa de milhas dela nao me faz muito feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

A TAP costuma fazer pelo menos uma vez por ano uma promoção para emissão de passagem ida e volta por apenas metade das milhas.

 

Para a emissão "'normal", você precisa de 70 mil milhas para ida e volta do Brasil para Lisboa e 80 mil milhas para ida e volta do Brasil para qualquer cidade da Europa (partindo de qualquer cidade do Brasil que tenha voo direto a Lisboa, podendo fazer inclusive a opção múltiplos destinos na Europa - ida para uma cidade e volta por outra).

 

Nas promoções "metade das milhas", você só precisa de 35 mil milhas para ida e volta Brasil - Lisboa e 40 mil milhas para ida e volta Brasil - Outra cidade da Europa.

 

Observação importante: nessas promoções, a TAP não permite emitir passagem só de ida (por exemplo, querer emitir só ida para Lisboa por 17.500 milhas). Também tem de emitir partindo e voltando do mesmo aeroporto no Brasil - por exemplo, se eu saio de Porto Alegre, tenho de retornar somente para Porto Alegre.

 

Ano passado eu finalmente consegui emitir passagem pela TAP nessa promoção: Emiti passagem ida e volta de Porto Alegre - Viena (ida) e Barcelona - Porto Alegre (volta) com 40 mil milhas.

 

É tradição da TAP fazer essa promoção no mês de março de cada ano (quando a companhia celebra o seu aniversário, no dia 14/03).

 

No meu post acima, acho que do início do ano passado, eu disse que para emitr a passagem era necessário pagar uns 300 Euros de taxa de emissão, taxa de embarque e taxa de combustivel.

 

Pois bem, desde a promoção de março de 2015, a TAP não está mais cobrando a taxa de combustível para emissão de passagem por milha se a viagem começa no Brasil. No meu caso, eu paguei apenas 85 Euros de taxa de emissão e embarque.

 

Emitir passagem apenas de ida com milhas não vale a pena, pois assim vai precsiar comprar a passagem de volta uma passagem em um sentido apenas custa praticamente o mesmo valor da passagem ida e volta.

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Complementando a resposta: A TAP costuma fazer as promoçoes de "metade das milhas" no mês de março de cada ano, geralmente do início d emarço até o dia 14/03 ou apenas no dia 14/03 mesmo.

 

E a "janela de datas", digamos assim, é bem grande também. Por exemplo, ano passado a promoção era valida para passagens emitidas com datas que iam de 15 de março a 15 de novembro, excluindo apenas a semana da Páscoa e os meses de julho e agosto. Eu emiti minha passagem para ida em 29/10/15 e volta em 15/11/15 (bem no último dia possível).

 

Esse ano, parece que a promoção foi para período ainda maior, pois dava para marcar até para o dia 15 de dezembro, excluída a Pascoa e os meses de julho e agosto também.

 

A promoção da TAP é muito boa, na verdade, e sempre tem milhares de lugares, tanto é que eu emiti na verdade para três passageiros para as mesmas datas e destinos (para minha mãe e meu irmao também, cada um com suas milhas).

 

Você só precisa ficar atento ao mês de março e ter pelo menos 35 mil milhas disponíveis. O bom é se inscrever na newsletrer do Programa Victoria ou da própria TAP, para receber as notícias sobre as promoçõe. Aliás, ano passado eu recebi o e-mail sobre a promoção três dias antes e assim pude planejar a emissão da passagem com tranquilidade.

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...