Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, comprei passagens para a Europa em outubro em uma promoção da TAP. Chegada por Budapeste e volta por Barcelona. No total, serão 25 dias. Reservei hotéis, mas são reservas que podem ser canceladas sem pagamento de multa. A princípio, minha intenção seria conhecer 4 cidades (Budapeste, Viena, Praga e Barcelona), contudo achei que os 25 dias poderiam ser mais bem aproveitados se incluísse mais cidades. Então incluí Berlim (ou Munique) e Amsterdam. Ainda não decidi qual cidade da Alemanha eu visitarei.

 

O roteiro inicial ficou assim:

 

Dia 1 - Saída de Brasília

Dia 2 - Chegada em Budapeste

Dias 3, 4 e 5 - Budapeste

Dia 6 - Budapeste-Viena de trem

Dias 7, 8 e 9 - Viena

Dia 10 - Viena-Praga de trem

Dias 11, 12 e 13 - Praga

Dia 14 - Praga-Berlim ou Praga-Munique de trem

Dias 15, 16 e 17 - Berlim ou Munique

Dia 18 - Berlim-Amsterdam de trem ou Munique-Amsterdam de avião

Dias 19 e 20 - Amsterdam

Dia 21 - Amsterdam-Barcelona de avião

Dias 22, 23 e 24 - Barcelona

Dia 25 - Barcelona-Brasília

 

Conforme eu disse, as passagens de ida e de volta estão compradas, portanto não dá mais para alterar data ou local sem pagamento de multa. Minhas dúvidas são:

 

1- A quantidade de dias em cada cidade está boa?

 

2 - Estou em dúvida entre Berlim e Munique. Pesquisei a respeito de ambas e Munique me agradou mais, pois parece assemelhar-se mais à ideia que eu tenho da Alemanha, no que diz respeito à comida, cultura, arquitetura. Berlim me pareceu uma cidade cosmopolita, sem muita identidade, meio que um "centrão". Talvez esteja errado, mas os colegas podem me ajudar. Qual das duas oferece maiores possibilidades de lazer e pontos turísticos?

 

3 - Estou pensando na possibilidade de excluir uma dessas cidades para ficar com mais tempo nos locais e diminuir os deslocamentos. Como eu já disse, minha prioridade é conhecer as três capitais imperiais (Budapeste, Viena e Praga) e Barcelona, porém Amsterdam me atrai mais que Munique ou Berlim. Se fosse para cortar um país, cortaria a Alemanha. Nesse caso, pensei em distribuir os quatro dias que resultariam desse corte da seguinte forma (+2 dias para Barcelona, +1 dia para Amsterdam e +1 dia para Viena ou Praga - qual aconselham?) Se optar pela exclusão de Berlim, terei dois deslocamentos de avião, um entre Praga e Amsterdam e outro entre Amsterdam e Barcelona. Sei que isso tornaria a viagem mais cansativa, mas pelo menos diminuiria o corre-corre e o faz-desfaz de malas.

 

4 - Como é o clima em outubro nessas cidades?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quanto ao ponto 2, tem muita polêmica em relação a isso nos fóruns alemães. É tipo Rio e São Paulo, rs. A grosso modo, se você procura tradição, entre as duas listadas Munique é o seu lugar.

 

Quanto ao clima, via de regra quanto mais ao norte e a leste, mais frio fica. Pesquise as médias históricas em www.accuweather.com , opção "month", escolha o ano e coloque em celsius. Se você não é do sul, acredito que sentirá muito frio, mas nada que um agasalho como o da foto do Adriano não resolva, rs.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado aos colegas pela ajuda.

 

Adriano, gostei da sua sugestão de aproveitar melhor o dia, porém, na minha última viagem à Europa isso não funcionou muito. No dia de deslocamento, eu sempre ficava ansioso, com medo de perder o trem ou avião e acabava não aproveitando direito as atrações. E também tem a questão do hotel, o fato de ter de desocupar o quarto antes do meio-dia. Nesse caso, eu teria de guardar a mala, ficar o dia andando, voltar, pegar a bagagem e ir para o novo destino.

Não seria mais interessante pegar o primeiro trem/avião do dia e aproveitar a tarde/noite no novo local?

 

Marcos, a batalha entre Berlin e Munique continua. Confesso que cidades históricas, com tradição, castelos, construções luxuosas e afins me atraem muito mais do que cidades modernas, porém hoje ouvi de um amigo que conhece bem a Alemanha uma opinião interessante. Ele me disse que depois de passar por Praga, Viena e Budapeste eu estaria tão cansado de ver castelos, construções históricas e afins que adoraria a modernidade de Berlin.

 

De qualquer forma, obrigado pelas dicas de vocês, sempre muito úteis.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Apesar de Berlim não ter a mesma beleza que outras regiões, o que me pegou lá foi o que talvez possamos chamar de "clima" ou "alma" do lugar. A presença de marcas da história recente realmente mexeu comigo quando passei por lá, me fez pensar em muita coisa.

 

Essa coisa de ficar enjoado de tanto ver alguma coisa pode ocorrer sim. Passei por isso na Itália, ao fim de três semanas de viagem já tinha enjoado de ver igreja.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Cara, na minha última viagem à Europa eu passei quase um mês focado em cidades históricas e não enjoei. Vai de cada um. De qualquer maneira, as cidades que você listou não são apenas antigas, elas possuem um lado moderno. Não é igual ao de Berlim, mas é suficientemente diferente se você estiver enjoado da parte antiga. Acho que é jogar uma moeda para o alto e escolher. Muito provavelmente você vai gostar das duas. Eu com o tempo que você tem tenderia a escolher Berlim, pois Munique é um lugar para se ficar até mais de uma semana, tem muita coisa interessante e de fácil acesso nos arredores.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pelas dicas.

A logística e os valores de hospedagem estão realmente inclinando minha escolha na direção de Berlim. Aliás, deixo esse comentário aqui. Não sei se é por causa da Oktoberfest, que terminaria alguns dias antes da minha visita, mas os hotéis em Munique são consideravelmente mais caros que em Berlim.

Nos fóruns em que estou pesquisando, os comentários são sempre no sentido de que 4 dias inteiros são o minimo do mínimo em Berlim e Barcelona. Pra aumentar meu tempo de permanência nesses locais, ou eu teria de tirar Amsterdam (pensei nisso pela economia, já que tanto o deslocamento quanto a hospedagem foram os mais caros do meu orçamento, e também porque poderia visitá-la em um final de semana durante o intercâmbio que farei em Londres no ano que vem) ou então encurtar a permanência em Praga e Budapeste. No caso de Praga, seguiria a sugestão do Adriano.

Então, pergunto a vocês:

 

1 - Como vocês aconselham a distribuição dos 3 dias que restariam do "corte" de Amsterdam? + 1 em Berlim e + 2 em Barcelona ou o contrário?

2 - Em dois dias inteiros é possível ver o que interessa em Praga e Budapeste? Nesse caso, eu poderia deslocar um dia a mais para Berlim e outro para Barcelona, sem cancelar Amsterdam.

Link para o comentário
  • Membros

Seguindo as orientações aqui do fórum e após as minhas pesquisas, resolvi alterar o roteiro. Ficou assim:

 

Dia 1 - Saída de Brasília

Dia 2 - Chegada em Budapeste

Dias 3, 4 e 5 - Budapeste

Dia 6 - Budapeste-Viena de trem

Dias 7, 8 e 9 - Viena

Dia 10 - Viena-Praga de trem

Dias 11 e 12 - Praga

Dia 13 - Praga-Berlim de trem

Dias 14, 15, 16 e 17 - Berlim

Dia 18 - Berlim-Amsterdam de trem

Dias 19 e 20 - Amsterdam

Dia 21 - Amsterdam-Barcelona de avião

Dias 22, 23 e 24 - Barcelona

Dia 25 - Barcelona-Brasília

 

Optei por Berlim em detrimento de Munique e retirei um dia de Praga e passei para Berlim. Estou pensando em tirar um dia de Budapeste e acrescentar em Barcelona. Dois dias inteiros são suficientes para Budapeste? Em três dias dá pra ver o principal de Barcelona ou quatro dias são o mínimo razoável?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...