Ir para conteúdo

A velha questão; Multiplus ou Smiles?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ultimamente a TAM tem aumentado muito alguns trechos. Por exemplo, já vi BH-Lima por 55.000 pontos só a ida o que é um grande absurdo. Mas depois acabou aparecendo por 15.000. Não é bem assim que o preço em reais acompanha o preço em pontos, pode variar muito. Já viajei com milhas reduzidas (BH-Santiago-BH por 8.000 pontos ao todo, BH-Cochabamba, quando a Tam ia até lá, por 4.000) e, nas duas ocasiões, as passagens não tiveram promoção para compra no dinheiro. Outro exemplo, na época em qua a TAM estava cobrando 55.000 pontos para Lima, estava pedindo só 12.000 para Bogotá e os preços em reais eram próximos.

 

O Smiles tem um ponto que bate a Tam: dá para pesquisar e emitir voos de todas as companhias parceiras pelo site do Smiles. A Tam disponibiliza no site o resgate apenas para voos Tam e Lan, para resgatar voos em outras companhias da One World, precisa ir à loja ou ligar na central de atendimento, aguentar a musiquinha chata e pagar a taxa de emissão que eles cobram por esses canais. Apesar da taxa, pode compensar ligar pois pode ocorrer de as parceiras apesentarem cotação mais vantajosa. Por exemplo, resgatei NY-BH em voo da United Airlines (a Tam ainda era Star Alliance) por 20.000 pontos. Na mesma ocasião, nos voos próprios da TAM, cobravam mais que o dobro de pontos para resgate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Ultimamente a TAM tem aumentado muito alguns trechos. Por exemplo, já vi BH-Lima por 55.000 pontos só a ida o que é um grande absurdo. Mas depois acabou aparecendo por 15.000. Não é bem assim que o preço em reais acompanha o preço em pontos, pode variar muito. Já viajei com milhas reduzidas (BH-Santiago-BH por 8.000 pontos ao todo, BH-Cochabamba, quando a Tam ia até lá, por 4.000) e, nas duas ocasiões, as passagens não tiveram promoção para compra no dinheiro. Outro exemplo, na época em qua a TAM estava cobrando 55.000 pontos para Lima, estava pedindo só 12.000 para Bogotá e os preços em reais eram próximos.

 

Veja bem, promoção é promoção. E nem todo mundo pode aproveitar as promoções, já que a maioria das pessoas tem férias determinadas e só pode viajar nessa época. O que disse do preço em pontos acompanhar o preço em reais é considerando o preço normal, sem promoção. Ou seja, se você entrar no site da companhia aérea em torno de 90 dias antes da viagem verá alguns valores, se entrar 60 dias depois verá outros valores maiores tanto em pontos quanto em reais, se entrar 30 dias antes verá outros valores maiores tanto em pontos quanto em reais e assim por diante. Nesse raciocínio os valores em pontos e em reais andam juntos. O mesmo acontece com valores em épocas especiais, ou seja, se for viajar em feriados vai pagar mais caro em pontos e em reais. Foi isso.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

No exemplo de Santiago eram promoções. No exemplo que dei de Lima e Bogotá não eram promoções, as passagens estavam com preços normais mas para Lima pediam muito mais milhas que para Bogotá. Dei exemplos com e sem promoção de modo a demonstrar que a associação entre valor monetário e milhagens nem sempre é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Só pra você entender o que eu quis dizer. No seu exemplo de Lima e Bogotá, quando a passagem em reais subisse de valor, ela também subiria em pontos. Ou seja, independente se você está voando para a Lima, Bogotá ou Ilha de Páscoa, se o valor sobe em reais, ele vai subir em pontos. Estabelecer a relação entre voos diferentes, para lugares diferente me parece um pouco fora de razão.

 

Faça o teste. Pesquise uma passagem em pontos e reais agora, pesquise daqui 30 dias e pesquise no dia anterior ao da viagem que você vai ver que tanto o preço em reais quanto em pontos tem o mesmo comportamento.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu entendi o que você quis dizer, só acho que é improcedente sua generalização. Não se pode simplesmemte estabelecer essa relação direta como verdade.

 

Se quer falar apenas do mesmo destino, também posso ilustrar: na Tam, já achei a passagem para Lima que estava por 55.000 pontos e que depois apareceu por 15.000 enquanto o valor para compra da passagem continuou o mesmo, mas houve uma grande mudança na pontuação exigida. Também pode ocorrer que acabem os assentos para o resgate normal e passe a ter assentos apenas para o resgate irrestrito. Nessa situação, a pontuação para resgate aumentará sem que haja alteração no valor monetário do bilhete, simplesmente pela alteração do perfil de resgate. Ou então, de modo contrário como podemos ver no Smiles, é muito comum que os trechos disponibilizados pela Aerolíneas se mantenham a 10.000 pontos, a despeito do aumento da tarifa devido à proximidade do voo.

 

Já fiz o teste várias vezes e não estou contra-argumentando por falta de ter entendido o que você disse, mas por ter elementos que me levam a discordar do que você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não fui sarcástico em momento algum. Me desculpe se assim lhe pareceu. Apenas não vejo sentido em continuar um debate que não vai chegar a lugar algum. Até porque minha intenção não é convencer, só informar. Você pensa de um jeito e eu de outro. A vida é feita também de discordâncias. Sigamos em frente.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

gente, acabei de fazer uma pesquisa no smiles.... saindo de sao paulo para salvador, no carnaval de 2016 ida e volta. 1

deu 100.000 milhas, 50.000 ida e 50.000 volta, kkk é isso mesmo? ouvi dizer que com 10 mil milhas eu conseguia fazer esse percurso, tem epoca certa para trocar? vou precisar de muitos pontos para isso. obrgada ::essa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...