Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera essa minha primeira postagem no fórum então já peço desculpas por qualquer gafe aqui cometida. Então estive no Parque Estadual Terra Ronca, sai de Brasília na sexta-feira dia 27/04/2015 sentido a cidade de São Domingos que foi a que achei mais próxima do Parque a decisão dessa viagem foi muito de improviso só sabia do lugar e na oportunidade de folga do meu trabalho que englobava esse fim de semana resolvi ir chamei mais uns amigos que toparam a ida assim mesmo de ultima hora sem dar tempo de planejar algo só olhamos onde é era e seguimos na BR020 chegando em Alvorada do Norte paramos para abastecer e inocentemente pedimos informação do frentista do posto, perguntei se era melhor ir pela GO112 ou seguir na BR020 e o mesmo no informou que a GO112 seria o melhor caminho o que na verdade não era, era uma estrada e meu carro é de passeio o que passamos maus bocados devido ter passado duas horas pra percorrer pouco mais de 50km em fim chegamos ao Município de São Domingos local que escolhemos como base de nossa viagem logo na chegado avistamos da estrada um morro enorme e acho que a vontade incomum de subir no cume do mesmo foi a de todos dentro do carro então já eram 14h encontramos dentro da Cidade o Centro de Atendimento ao Turista que estava praticamente abandonado isso foi um ponto muito negativo,

 

20150327_142400.jpg.250823aab72c7963ee7fb862ecb27473.jpg

procuramos um local pra almoçar e seguimos em direção ao Morro do Moleque

 

20150327_145917.jpg.6df5098af5e08f841f64d0c7dfc89717.jpg

ficamos sabendo do nome em uma foto na parede do restaurante a estrada até o ponto mais próximo que encontramos é tranquila conseguimos chegar com nosso carro subimos até onde conseguimos e vislumbramos uma vista incrível

 

598dc66a93d16_20150327_173447-Copia-Copia-Copia.jpg.7fcaf551eb176f501468ee193a7f541f.jpg

mas demoramos muito e acabamos descendo a noite sorte que estávamos com o gps, após essa primeira aventura tendo em vista já está muito tarde decidimos ficar na cidade pois a ideia inicial era dormir em algum camping ou pousada dentro do Parque, por fim ficamos hospedados no Hotel Uirapuru o que nos atendeu muito bem pagamos R$ 30,00 a diária incluso o café da manhã e o dono nos atendeu muito bem e nos serviu com várias informações sobre as cavernas, rotas, distâncias e guias. No dia seguinte seguindo as informações coletada e tendo em vista o pouco tempo que iríamos ficar praticamente só o sábado mesmo, fomos a Caverna mais próxima “Angélica” da Cidade até a entrada do Parque

 

20150328_080416.jpg.90a096e605db8f1c7a78de8fe97aa90b.jpg

você percorrer 15km de estrada depois mais 2km até a estrada que dá acesso a Entrada da Caverna não exploramos muito pois estávamos sem guia e o risco é enorme foi a primeira vez que realmente senti a necessidade de um guia em meus poucos passeios

 

20150328_085526.jpg.14cda274d88b6ae297026354a83dbf51.jpg

pois bem ficamos por ali não entramos muito tiramos algumas fotos mas tendo em vista ser a primeira caverna que entrei em minha vida não senti a sensação de estar explorando uma caverna, pois bem seguimos de volta a estrada principal do Parque sentido a Caverna principal Terra Ronca a estrada não é das melhores tendo em vista o nosso veículo mas conseguimos chegar no meio do caminho passamos pelo povoado de São João onde paramos pra fazer um lanche e contratamos um guia chamado Paulo a coisa mais sensata que fizemos, com ele seguimos até a entrada da caverna (36km da entrada do Parque até a entrada da Caverna)

 

20150328_122341.jpg.412ed574d2f6e7a23f25f914ec402095.jpg

onde podemos realmente sentir o que é estar em uma caverna passamos pela Terra Ronca I e Terra Ronca II, o que levou o resto do dia por dentro das cavernas lugar surpreendente

 

SAM_1441.JPG.4d8ac208f8122287647ce7e3d520c8e9.JPG

onde pretendo voltar pois segundo Paulo há em torno de 600 cavernas catalogadas na região porém somente 8 aberta a visitação, o fim do passeio finalizou em cima da entrada da caverna Terra Ronca I mais uma vista incrível.

 

20150328_170635.jpg.02678c6856d69363ff1bbb2086c3ea39.jpg

No dia seguinte voltamos pelo caminha que deveríamos ter vindo que é o da BR020 que está ótimo e você tem asfalto até a cidade. Espero que te auxiliado de alguma forma com essa experiência.

 

20150328_172158.jpg.9572187ba8017c3fc97ecad6c8ac8460.jpg

Abraços e boas aventuras.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa. Estou caindo pros lados do Terra Ronca na primeira quinzena de abril, depois de passar algum tempo na Chapada e também queria saber sobre as hospedagens, se alguém tem uma informação mais atualizada.

Falaram também do Hotel Uirapuru. Será que ainda existe? Gostaria também de infos atualizadas sobre a cidade (se já abriu algum restaurante/butequinho que abre à noite e como andam as condições dos tais 50km de estrada de chão.

Valeu!

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal!

Atualizando as informações sobre Terra Ronca. Fui la no dia 28 de outubro, e não esta muito diferente das outras postagens anteriores.

O melhor caminho para se chegar ainda é por Posse, indo pra cidade de Guarani de Goiás, pois que resolver ir por São Domingos vai pegar muito mais estrada de chão, digo isso para aqueles que vem de Brasília. Falando em estrada, a estrada de chão não esta lá essas coisas e continua sendo recomendado carros altos e 4x4, a ponte continua caída e quem não quiser atravessar o rio com seu carro, existe um atalho antes que aumenta em mais 5km o trajeto, é só perguntar para os moradores locais que eles informam.

Sobre as estadias. Pra que quer um conforto e tem dinheiro em caixa, as pousadas estão com diárias na faixa de 200 reais o quarto casal, 100 reais o solteiro e 80 reais o camping, isso incluindo café da manha, almoço e janta, é o caso da pousada Terra Ronca, que fica bem próxima a caverna Terra Ronca I, a porta de entrada para Terra Ronca.

Pra quem é mais roots, tem o estaleiro Terra Ronca, que fica no povoado de São José, um pouco mais longe e a casa do Seu Ramiro que fica a alguns metros da caverna Terra Ronca I e II, no seu Ramiro o quarto custa 30 reais por pessoa e o camping 20, e tem chalé também, no Seu Ramiro é tudo bem simples, mas eu adorei ficar lá acampado e os guias são excelentes. Falando em guia, o preço esta 120 reais o dia para grupos de até cinco pessoas, se tiver mais eles cobram 20 reais de cada.

A sugestão é ver se já tem marcado algum passeio com mais pessoas, que ai você só agrega no grupo e paga mais barato.

Acho que é isso. Se quiser mais informações é só perguntar.

 

Abraço galera!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

DÚVIDAS!

 

Pessoal, o seguinte. Eu viajo sempre com muito pouca grana, normalmente corto muitos gastos como hospedagem, guias turísticos, almoços e jantares, enfim, sou roots. Tenho duas perguntas:

1. É possível curtir por meio de caronas? Eu não tenho carro, vou na tora mesmo, queria saber se o fluxo permite que a carona seja pelo menos plausível?

2. (Eu já sei que é altamente recomendado guias mas...) É permitida a entrada nas cavernas sem guias-turísticos? Ou é proibido e só entra com o guia?

Link para o comentário
  • Membros

Mari, o acesso ao PETER é feito pela estadual GO-108, uma via em bom estado de conservação no geral, mas com alguns problemas sérios em alguns trechos, como a famose ponte caída que te obriga a passar por dentro de um riacho cujo nível da água varia entre tornozelos e joelho, ou seja, carros baixos passam no limite e dependem de habilidade de motorista além de sorte, já que durante chuvas a montante é impossível passar a não ser por um contorno não sinalizado, também já falado pelos colegas aí. Esse fato aliado a baixa densidade demográfica da região diminui muito o fluxo de carros na estadual, o que deixa sua carona mais complicada mas não impossível, já que locais usam a estrada na boa.

As cavernas estão distribuídas entre São Domingos e Guarani de Goiás e com exceção da Terra Ronca, na rodovia não existe nenhuma sinalização indicativa de

distância ou de acesso as cavernas do parque. Friso, como os colegas já falaram lá pra trás, que as cavernas são imensas, várias delas originadas de desmoronamentos e é muito perigoso, não tendo experiência, adentrar algumas delas sem guia e equipamento adequado. O próprio Ramiro me confidenciou que se perdeu algumas vezes e passou várias e várias horas sem mantimentos e instrumentos lá dentro. Acidentes fatais já ocorreram inclusive com pesquisadores acompanhados.

Há ainda a questão do acesso, porque apesar de estarem situadas próximas a GO- 108, com exceção da

Terra Ronca e da Angélica, é necessário seguir estradas de chão até que tranquilas, mas com acesso mais difícil por não terem sem sinalização.

Um bom conselho seria você parar lá no Ramiro, explicar sua situação e pedir para acompanhar algum grupo com um bom desconto ou trocando sua guiada por algum trabalho, como fez um argentino muito gente boa que já ficou acampado e me acompanhou na Caverna São Bernardo.

É claro que devido a situação de calamidade que áreas de preservação sofrem no nosso país, a fiscalização é ridícula e provavelmente não haverá qualquer entrave a você visitar qualquer uma das cavernas sem guia, mas é sim proibido e muito perigoso seguir muito adiante. E vamos lá, só entrar, dar uma olhadinha e não seguir em frente não vale o rolê até lá. Vai por mim. Fale com o Ramiro.

Link para o comentário
  • Membros
DÚVIDAS!

 

Pessoal, o seguinte. Eu viajo sempre com muito pouca grana, normalmente corto muitos gastos como hospedagem, guias turísticos, almoços e jantares, enfim, sou roots. Tenho duas perguntas:

1. É possível curtir por meio de caronas? Eu não tenho carro, vou na tora mesmo, queria saber se o fluxo permite que a carona seja pelo menos plausível?

2. (Eu já sei que é altamente recomendado guias mas...) É permitida a entrada nas cavernas sem guias-turísticos? Ou é proibido e só entra com o guia?

 

Se quiser ir de carona. Te digo que o movimento pela estrada permite cara. Vá na fé! Boas trips!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...